sexta-feira, 22 de junho de 2018

Os melhores passeios de um dia (bate-voltas) saindo de Bolonha

Já contei aqui que AMEI conhecer Bolonha! A cidade em si é fantástica, mas um dos motivos pelos quais gostei tanto dela foi também a localização muito prática para diversos passeios pela região. Quando estive na Itália em 2016, fiquei 7 noites em Bolonha e fiz 5 passeios de um dia para cidades próximas, que estão todos na lisitnha do post de hoje! Além disso, dou dicas de outros passeios que queria muito fazer, mas já não tinha dias suficientes...



Os melhores passeios de um dia (bate-voltas) saindo de Bolonha
Basilica di San Petronio na Piazza Maggiore em Bolonha



Marquei no mapa abaixo todos os lugares que conheci em 1 dia saindo de Bolonha em verde, em amarelo os que poderia ter feito isso, mas cortei porque não tinha tempo (chorei para cortar Mântua/Mantova da lista!) e em roxo cidades que poderia ter feito isso (mas acabei ficando mais tempo em Padova e conheci Verona saindo de lá). Ainda marquei em vermelho cidades que tecnicamente seria possível conhecer em um dia saindo de Bolonha (tempo de viagem de trem é ok), mas que definitivamente não devem ser conhecidas em tão pouco tempo, então não recomendo - Veneza e Milão por exemplo.






Leia aqui todos os posts sobre a Itália no blog!




Veja aqui como foi o nosso roteiro de 22 dias pelo norte da Itália (e San Marino)!

Ferrara


A cidade do castelo maravilhoso abaixo tem um centrinho lindo demais, mas na nossa visita, nos concentramos mesmo no castelo. Apesar disso, dá tranquilamente para ficar mais tempo por lá. Fica a menos de meia hora de trem de Bolonha!

Os melhores passeios de um dia (bate-voltas) saindo de Bolonha - Ferrara
Castelo Estense



Modena (e Maranello)


Modena e Maranello geralmente atraem os turistas por ser casa da Ferrari, mas o centro histórico também é interessante. A cidade também é a casa do vinagre balsâmico - delicioso! Modena fica a 20 minutos de trem de Bolonha e neste post expliquei como chegar a Maranello sem alugar carro (mas carro seria o mais prático)!

Os melhores passeios de um dia (bate-voltas) saindo de Bolonha - Modena e Maranello
Duomo di Modena

Os melhores passeios de um dia (bate-voltas) saindo de Bolonha - Modena e Maranello
Museo Ferrari em Maranello

Os melhores passeios de um dia (bate-voltas) saindo de Bolonha - Modena e Maranello
Museo Enzo Ferrari em Modena

Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogSeguros Promo - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!




Ravenna


Amei a cidade dos mosaicos! Um mais maravilhoso do que o outro! O trem saindo de Bolonha leva 1h20 e além dos mosaicos lindos, tem mais coisa para ver e fazer em Ravenna!

Os melhores passeios de um dia (bate-voltas) saindo de Bolonha - Ravena
Alguns dos muitos mosaicos lindos de Ravenna, mas a cidade tem muito mais!





Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook






San Marino


Como já contei aqui, é o bate-volta um pouco mais difícil dessa lista porque é preciso fazer uma combinação de trem + ônibus para chegar lá e acaba levando um pouco mais de tempo do que os outros lugares (52 minutos de trem + 40 minutos de ônibus para ir + tempo de espera entre eles). A República de San Marino tem atrações para mais dias, mas o mais legal mesmo pode ser conhecido somente em um dia pela capital.


Os melhores passeios de um dia (bate-voltas) saindo de Bolonha - San Marino
Piazza della Libertà

Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!


* indicates required












Parma


A cidade do queijo parmesão acabou não sendo uma das minha preferidas. Achei meio paradona, mesmo tendo uma feira de comidinhas típicas e vinho no centro da cidade no dia que visitei. Fica a 50 min de trem de Bolonha, mas se você não gosta de acordar cedo, o ideal mesmo é se hospedar aqui para poder fazer um tour por alguma fazenda que fabrique o parmesão (os tours começam cedo). Leia sobre o meu dia em Parma aqui!

Os melhores passeios de um dia (bate-voltas) saindo de Bolonha - Parma
Palazzo della Pilotta

Leia aqui todos os posts no blog sobre Parma!


passeios de um dia (bate-voltas) saindo de Bolonha


Outras sugestões


Queria MUITO conhecer Mantova (ou Mântua), mas deixei de fora porque as outras cidades me interessavam mais a princípio e porque o trem era um pouco mais longo aqui - 2h20 - o dobro do tempo do que se você for de carro. Veja dicas sobre Mantova no blog Itália para Brasileiros. O ideal para conhecer Mantova é saindo de Verona ou até de Milão. Outra cidade que não tive tempo de conhecer foi Rimini (apesar de ter parado na estação de trem da cidade a caminho de San Marino) - leia sobre a cidade praiana a menos de 1h de trem de Bolonha no blog A Bolonhesa.

Durante as minhas primeiras pesquisas para essa viagem, a cidade de Ímola (meia hora de trem de Bolonha) também me chamou a atenção, mas não porque tenha atrações interessantes para visitar, mas sim pelo Ayrton Senna. Como não é uma cidade turística com muitas coisas para fazer, ir até lá somente para ver o local do acidente do Senna me pareceu mórbido e sem muito sentido então não fui, mas no blog A Path to Somewhere tem um relato sobre a visita que pode interessar muitos fãs.

Todos os trajetos deste post foram calculados pelo site Rome2Rio, que compara a melhor maneira de ir de um local a outro.






Você já curte a fanpage no Facebook, já segue o Twitter, o Instagram, o Google+ e o Pinterest?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.