sexta-feira, 3 de março de 2017

Palau de la Musica Catalana e Grand Teatre del Liceu em Barcelona

Eu não estava planejando assistir a nenhum espetáculo em Barcelona, mas queria muito conhecer 2 casas renomadas e lindas! Não lembro quando vi a primeira foto do Palau de la Musica Catalana, mas desde então ele era certeza absoluta no meu roteiro em Barcelona! E foi um ótimo acerto - com certeza no top 3 das coisas mais lindas que vi nesses 15 dias entre Barcelona e Valência! Em um outro dia, aproveitei um tempinho livre ali na região das Ramblas e conheci também o Teatro do Liceu, que completa esse post!

Eu fiz a visita guiada nos 2 locais, mas se você quiser assistir a alguma ópera, concerto, apresentações de flamenco ou outros shows, entre no site oficial para mais informações.

Palau de la Musica Catalana e Grand Teatre del Liceu
Palau de la Musica Catalana ou Grand Teatre del Liceu - qual visitar?



Palau de la Musica Catalana


Todo mundo fala horrores do Gaudí quando se trata de Barcelona, mas nessa viagem eu descobri outro arquiteto catalão que eu gostei demais: Domènech i Montaner (o mesmo do Hospital de la Santa Creu i Sant Pau que vou mostrar em breve aqui no blog), responsável pelo sensacional Palau de la Musica Catalana! O edifício foi declarado Patrimônio Mundial e é uma joia modernista. Sedia apresentações diversas como jazz e música erudita, atraindo muitos artistas mundialmente conhecidos. Sua construção aconteceu entre 1905 e 1908 e foi feita originalmente para o Orfeó Català, um coral de 90 pessoas. A fachada exuberante com pilares com mosaicos e arcos de tijolo chama a atenção, além do rico foyer e o bar com materiais como cerâmica, pedra, madeira, mármore e vidro, ornamentados com motivos florais (a natureza era um tema muito comum na decoração no estilo modernista).

Palau de la Musica Catalana - Barcelona

Palau de la Musica Catalana - Barcelona
Pena que as ruas da região são tão estreitas que não dá pra tirar fotos decentes da fachada antiga porque fica muito perto! A entrada mais moderna atual não tem nem metade da graça dessa entrada antiga, que é onde se entra para o tour guiado!

Palau de la Musica Catalana - Barcelona

Palau de la Musica Catalana - Barcelona

Palau de la Musica Catalana - Barcelona

No segundo andar, a sala Lluís Millet (compositor catalão)  é um dos destaques e tem enormes janelas com vitrais. Vemos por ali vários bustos de nomes importantes na música, como por exemplo Beethoven. O balcão principal externo ostenta impressionantes fileiras de pilares ornados com mosaicos.

Palau de la Musica Catalana - Barcelona

Palau de la Musica Catalana - Barcelona

Palau de la Musica Catalana - Barcelona

Palau de la Musica Catalana - Barcelona

Destaque também para a sala de concerto, principalmente para a claraboia de Antoni Rigalt i Blanch, com vitral e borda que traz luz solar para dentro do teatro. O ambiente é iluminado pela luz solar e muda de cor/iluminação conforme o dia vai passando. A cúpula invertida com vitral é rodeada por 40 anjos.

Palau de la Musica Catalana - Barcelona

Palau de la Musica Catalana - Barcelona

O palco semicircular é adornado por 18 musas em mosaico e terracota projetadas ao fundo. Rodeando a sala de concerto existem grandes janelas com vitrais, que deixam indefinido o limite do exterior e do interior. No teto, esculturas equestres (cavalos alados) de Eusebi Arnau e também representação da Cavalgada das Valquírias de Wagner, com carruagem que galopa em direção ao palco.

Palau de la Musica Catalana - Barcelona

Palau de la Musica Catalana - Barcelona

Depois disso tudo, só tenho uma coisa a dizer: UAU!


Informações Práticas - Palau de la Musica Catalana

Localização: Calle Palau de la Musica, 4-6 (entrada principal hoje), mas entrada para o tour é na bilheteria antiga na Carrer de Sant Pere Més Alt)
Como chegar: metrô Urquinaona
Horários das visitas guiadas: a cada meia hora, entre 10h e 15h30 - confira no site o idioma de cada horário (não tem português - as opções mais tranquilas são espanhol e inglês)
Preço: 18 euros (confiram descontos no site - tem vários). Compre com antecedência pois são poucos horários por dia em cada idioma.
Site: http://www.palaumusica.cat/es
Programação: Toda a programação / Espetáculos de flamenco


Guia Roteiros Básicos de Barcelona
Compre aqui o seu Guia Roteiros Básicos de Barcelona! Contei tudo sobre esse guia em pdf aqui!

Grand Teatre del Liceu


A casa de ópera de 1847 apresentou ao mundo estrelas como Montserrat Caballé e abrigou apresentações de José Carreras, um dos 3 tenores. Depois de um atentado ainda no século XX e principalmente após o incêndio de 1994, foi totalmente restaurada. É uma das maiores casas de ópera da Europa, com ótima acústica. Leia mais sobre a história do Teatro do Liceu na wikipedia.

Grand Teatre del Liceu
Quase não dá para ver a fachada do teatro por conta das árvores e todo o movimento ali nas Ramblas! Foto: Viajero, Wikipedia - CC BY-SA 3.0.

Grand Teatre del Liceu - Barcelona

A visita começa pelo lobby e escadarias imponentes e segue para esse magnífico Salão dos Espelhos. Durante o tour, a guia mostrou diversas fotos de como era o teatro antigamente. Aprendemos também sobre o clube "Círculo del Liceo", que conta atualmente com mais de mil sócios da sociedade catalã.

Grand Teatre del Liceu - Barcelona

Grand Teatre del Liceu - Barcelona
O teto não chega a ser tão impactante como o do Palau de la Musica Catalana, mas essas aberturas também são curiosas.

Grand Teatre del Liceu - Barcelona
Dá até um pouquinho de medo de sentar lá em cima tão perto do teto!

Grand Teatre del Liceu - Barcelona
Alguns detalhes. A parte dos assentos e das cabines lembra bastante o Teatro alla Scala de Milão.

Grand Teatre del Liceu - Barcelona


Informações Práticas - Grand Teatro del Liceu

Localização: La Rambla, 51-59
Como chegar: metrô Liceu (mais ou menos no meio das famosas Ramblas)
Horários das visitas guiadas: das 9h30 às 18h, confira os horários exatos aqui (existem 3 tipos de visitas, entre 30 e 50 minutos de duração)
Preço: 9 -16 euros (preço varia de acordo com duração da visita - existem descontos para famílias)
Site: http://www.liceubarcelona.cat/#


Qual vale mais a pena visitar - o Palau de la Musica Catalana ou o Grand Teatre del Liceu?


Claro que vale a pena visitar os 2 locais, apesar de que o Teatro do Liceu é mais parecido com teatros que vemos em outras cidades europeias. Se só tiver tempo para um, prefira o Palau de la Musica Catalana, que é diferente de qualquer outra coisa que você já tenha visto na vida! Quem já conheceu os 2 ou pelo menos um deles? O que achou?

O ingresso para o Palau de la Musica Catalana e para o Grand Teatre de Liceu foram cortesias do Visit Barcelona/Turisme de Barcelona, que me ofertou um presscard com direito a entrada grátis em várias atrações da cidade, mas as opiniões aqui no blog são independentes.


Você já curte a fanpage no Facebook, já segue o Twitter, o Instagram, o Google+ e o Pinterest?

Nenhum comentário:

Postar um comentário