sexta-feira, 3 de março de 2017

Palau de la Musica Catalana e Grand Teatre del Liceu em Barcelona

Eu não estava planejando assistir a nenhum espetáculo em Barcelona, mas queria muito conhecer 2 casas renomadas e lindas! Não lembro quando vi a primeira foto do Palau de la Musica Catalana, mas desde então ele era certeza absoluta no meu roteiro em Barcelona! E foi um ótimo acerto - com certeza no top 3 das coisas mais lindas que vi nesses 15 dias entre Barcelona e Valência! Em um outro dia, aproveitei um tempinho livre ali na região das Ramblas e conheci também o Teatro do Liceu, que completa esse post!

Eu fiz a visita guiada nos 2 locais, mas se você quiser assistir a alguma ópera, concerto, apresentações de flamenco ou outros shows, entre no site oficial para mais informações.

Palau de la Musica Catalana e Grand Teatre del Liceu
Palau de la Musica Catalana ou Grand Teatre del Liceu - qual visitar?



Palau de la Musica Catalana


Todo mundo fala horrores do Gaudí quando se trata de Barcelona, mas nessa viagem eu descobri outro arquiteto catalão que eu gostei demais: Domènech i Montaner (o mesmo do Hospital de la Santa Creu i Sant Pau que vou mostrar em breve aqui no blog), responsável pelo sensacional Palau de la Musica Catalana! O edifício foi declarado Patrimônio Mundial e é uma joia modernista. Sedia apresentações diversas como jazz e música erudita, atraindo muitos artistas mundialmente conhecidos. Sua construção aconteceu entre 1905 e 1908 e foi feita originalmente para o Orfeó Català, um coral de 90 pessoas. A fachada exuberante com pilares com mosaicos e arcos de tijolo chama a atenção, além do rico foyer e o bar com materiais como cerâmica, pedra, madeira, mármore e vidro, ornamentados com motivos florais (a natureza era um tema muito comum na decoração no estilo modernista).

Palau de la Musica Catalana - Barcelona

Palau de la Musica Catalana - Barcelona
Pena que as ruas da região são tão estreitas que não dá pra tirar fotos decentes da fachada antiga porque fica muito perto! A entrada mais moderna atual não tem nem metade da graça dessa entrada antiga, que é onde se entra para o tour guiado!

Palau de la Musica Catalana - Barcelona

Palau de la Musica Catalana - Barcelona

Palau de la Musica Catalana - Barcelona

No segundo andar, a sala Lluís Millet (compositor catalão)  é um dos destaques e tem enormes janelas com vitrais. Vemos por ali vários bustos de nomes importantes na música, como por exemplo Beethoven. O balcão principal externo ostenta impressionantes fileiras de pilares ornados com mosaicos.

Palau de la Musica Catalana - Barcelona

Palau de la Musica Catalana - Barcelona

Palau de la Musica Catalana - Barcelona

Palau de la Musica Catalana - Barcelona

Destaque também para a sala de concerto, principalmente para a claraboia de Antoni Rigalt i Blanch, com vitral e borda que traz luz solar para dentro do teatro. O ambiente é iluminado pela luz solar e muda de cor/iluminação conforme o dia vai passando. A cúpula invertida com vitral é rodeada por 40 anjos.

Palau de la Musica Catalana - Barcelona

Palau de la Musica Catalana - Barcelona

O palco semicircular é adornado por 18 musas em mosaico e terracota projetadas ao fundo. Rodeando a sala de concerto existem grandes janelas com vitrais, que deixam indefinido o limite do exterior e do interior. No teto, esculturas equestres (cavalos alados) de Eusebi Arnau e também representação da Cavalgada das Valquírias de Wagner, com carruagem que galopa em direção ao palco.

Palau de la Musica Catalana - Barcelona

Palau de la Musica Catalana - Barcelona

Depois disso tudo, só tenho uma coisa a dizer: UAU!


Informações Práticas - Palau de la Musica Catalana

Localização: Calle Palau de la Musica, 4-6 (entrada principal hoje), mas entrada para o tour é na bilheteria antiga na Carrer de Sant Pere Més Alt)
Como chegar: metrô Urquinaona
Horários das visitas guiadas: a cada meia hora, entre 10h e 15h30 - confira no site o idioma de cada horário (não tem português - as opções mais tranquilas são espanhol e inglês)
Preço: 18 euros (confiram descontos no site - tem vários). Compre com antecedência pois são poucos horários por dia em cada idioma.
Site: http://www.palaumusica.cat/es
Programação: Toda a programação / Espetáculos de flamenco


Guia Roteiros Básicos de Barcelona
Compre aqui o seu Guia Roteiros Básicos de Barcelona! Contei tudo sobre esse guia em pdf aqui!

Grand Teatre del Liceu


A casa de ópera de 1847 apresentou ao mundo estrelas como Montserrat Caballé e abrigou apresentações de José Carreras, um dos 3 tenores. Depois de um atentado ainda no século XX e principalmente após o incêndio de 1994, foi totalmente restaurada. É uma das maiores casas de ópera da Europa, com ótima acústica. Leia mais sobre a história do Teatro do Liceu na wikipedia.

Grand Teatre del Liceu
Quase não dá para ver a fachada do teatro por conta das árvores e todo o movimento ali nas Ramblas! Foto: Viajero, Wikipedia - CC BY-SA 3.0.

Grand Teatre del Liceu - Barcelona

A visita começa pelo lobby e escadarias imponentes e segue para esse magnífico Salão dos Espelhos. Durante o tour, a guia mostrou diversas fotos de como era o teatro antigamente. Aprendemos também sobre o clube "Círculo del Liceo", que conta atualmente com mais de mil sócios da sociedade catalã.

Grand Teatre del Liceu - Barcelona

Grand Teatre del Liceu - Barcelona
O teto não chega a ser tão impactante como o do Palau de la Musica Catalana, mas essas aberturas também são curiosas.

Grand Teatre del Liceu - Barcelona
Dá até um pouquinho de medo de sentar lá em cima tão perto do teto!

Grand Teatre del Liceu - Barcelona
Alguns detalhes. A parte dos assentos e das cabines lembra bastante o Teatro alla Scala de Milão.

Grand Teatre del Liceu - Barcelona


Informações Práticas - Grand Teatro del Liceu

Localização: La Rambla, 51-59
Como chegar: metrô Liceu (mais ou menos no meio das famosas Ramblas)
Horários das visitas guiadas: das 9h30 às 18h, confira os horários exatos aqui (existem 3 tipos de visitas, entre 30 e 50 minutos de duração)
Preço: 9 -16 euros (preço varia de acordo com duração da visita - existem descontos para famílias)
Site: http://www.liceubarcelona.cat/#

Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogSeguros Promo - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!




Qual vale mais a pena visitar - o Palau de la Musica Catalana ou o Grand Teatre del Liceu?



Claro que vale a pena visitar os 2 locais, apesar de que o Teatro do Liceu é mais parecido com teatros que vemos em outras cidades europeias. Se só tiver tempo para um, prefira o Palau de la Musica Catalana, que é diferente de qualquer outra coisa que você já tenha visto na vida! Quem já conheceu os 2 ou pelo menos um deles? O que achou?

O ingresso para o Palau de la Musica Catalana e para o Grand Teatre de Liceu foram cortesias do Visit Barcelona/Turisme de Barcelona, que me ofertou um presscard com direito a entrada grátis em várias atrações da cidade, mas as opiniões aqui no blog são independentes.


Você já curte a fanpage no Facebook, já segue o Twitter, o Instagram, o Google+ e o Pinterest?

20 comentários:

  1. Que linda a arquitetura, os detalhes nas colunas e a preocupação em cada detalhe da ornamentação. Ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo a arquitetura, Fernanda! Dá pra ficar fascinada, realmente o Paulau Musica Catalana é mais encantador, tem um quê mais charmoso na arquitetura, eu sou fascinada pelas histórias e pelos prédios antigos, obrigada por compartilhar ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada! Eu tb sou apaixonada por essas coisas então compartilho com prazer!

      Excluir
  3. Nossa, que lugar maravilhoso!! Me senti num filme de época, super chiquérrimo! hahaha Adorei a dica e com certeza quero visitar quando for a Barcelona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!!! Sabe que não tinha pensado nessa do filme, mas faz sentido! rs

      Excluir
  4. Que teatros lindos! Adorei as fotos mostrando os detalhes. Assistir a um espetáculo deve ser algo inesquecível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve mesmo!!! Mas dessa vez, preferi só fazer as visitas diurnas mesmo.

      Excluir
  5. Adoro mosaicos, vitrais e teatros, tudo junto neste post maravilhoso. Quantas maravilhas na Espanha, um país que pretendo conhecer logo, logo.

    ResponderExcluir
  6. Como são lindos esses teatros! Eu não conheci, já tenho motivos para voltar a Barcelona!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim! Eu fiquei uma semana lá e faltou tempo! rs

      Excluir
  7. Eu desde que li um livro que citava o Palau de la Musica sou fascinada em conhecer, seu post aumentou ainda mais minha vontade de visitar. Suas fotos estão lindas.

    ResponderExcluir
  8. Os dois são lindos demais, os detalhes impressionam. Quando formos a Barcelona iremos incluí-los no roteiro.

    ResponderExcluir
  9. Bah! A Palau de la Musica Catalana tava na lista de coisas para ver em Barcelona, mas não deu 😥

    ResponderExcluir
  10. Uau!!! Eu sou apaixonada por arquitetura (embora a minha formação seja em Jornalismo) e me deliciei com esse post. Deve ter dado um trabalhão para escrever.
    Quando voltar, farei a visita guiada. Excelente dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb amo arquitetura apesar de não ter estudado isso hehehe.

      Excluir