domingo, 12 de fevereiro de 2023

Modernismo catalão em Barcelona

Quando falamos "modernismo", muita gente lembra da Semana de Arte Moderna de 1922 (parte do movimento cultural modernista) ou de arquitetura moderna, Oscar Niemeyer e afins, mas antes disso teve um movimento em Barcelona e na Catalunha chamado "modernisme", traduzido como "modernismo". É deste último tipo de modernismo que estou falando no post de hoje. O estilo arquitetônico chegou a outros lugares, por exemplo Valência - que não é longe de Barcelona, mas é evidente que seja até hoje na capital da Catalunha o lugar onde mais se vê exemplares do modernismo catalão.

O modernismo foi um estilo de arquitetura que surgiu na Catalunha no final do século XIX e início do século XX. Usava muito ferro forjado, vitrais e cerâmica e elementos da natureza como flores e plantas como decoração. Alguns indicam que ele seja uma variação do mais internacional art noveau e outros que seria o mesmo estilo, com toques regionais. Os três grandes nomes do modernismo catalão foram Domènech i Montaner, Puig i Cadafalch e o mais famoso, Antoni Gaudì, mas eram mais de 100 arquitetos que construíram utilizando este estilo.


Modernismo catalão em Barcelona - Casa Amatler
Casa Amatler - falo sobre ela mais abaixo





Nas últimas décadas do século XIX e nas primeiras do século XX estava acontecendo uma grande urbanização no mundo todo, gerada pelo aumento da industrialização dos países e invenções e descobertas como ferrovias, motor a vapor e eletricidade que sustentavam essas novidades. Tudo isso se refletia na arquitetura.

A maioria dos turistas vai para Barcelona e volta apaixonado pela genialidade de Gaudì, mas o que mais me impressionou foram 2 construções de Domènech i Montaner - acho que por serem menos famosas e igualmente maravilhosas! Ele foi professor de arquitetura em Barcelona e influenciou muitos dos arquitetos do modernismo.









Leia aqui sobre as construções em estilo modernista em Valência!


Modernismo catalão em Barcelona - Domènech i Montaner


Um dos primeiros arquitetos espanhóis a desenvolver o estilo modernista catalão foi Domènech i Montaner, que por sinal construiu minhas 2 atrações preferidas em Barcelona e que foram declaradas patrimônio pela UNESCO - o Palau de la Musica Catalana e o Hospital Santa Creu i Sant Pau. Entre as suas obras, também se destacam o Castelo dos 3 dragões no Parc de la Ciutadela e a Casa de les Puntxes. Clique nos links anteriores para posts exclusivos sobre os 2 lugares impressionantes e pouco visitados e conhecidos dos turistas. Alguns de seus trabalhos são considerados "pré-modernistas". Além de professor universitário, atuou como político. Tem obras em outras cidades além de Barcelona - veja uma lista completa aqui.


Top 5 atrações em Barcelona - Hospital Santa Creu i Sant Pau


O Hospital de la Santa Creu foi fundado no século XV na parte antiga da cidade (onde hoje funciona a Biblioteca da Catalunha), mas no século XIX, ele estava pequeno e por isso pensaram em ampliar e transferir o hospital para uma área mais moderna da cidade. O projeto do novo hospital foi iniciado por Domènech i Montaner em 1905 e concluído por seu filho em 1930. São diversos pavilhões decorados com mosaicos, vitrais e esculturas de Eusebi Arnau. O local continuou funcionando como hospital até 2010, quando foi transferido e reformado para reabrir como museu/centro de exposição. Originalmente, pensou-se em construir 48 pavilhões, mas só 27 foram realmente construídos (e somente 16 em estilo modernista). Somente 2 pavilhões, além do prédio principal, estão abertos para visitação, mas são lindos demais e já valem total a pena. Os prédios são ligados por um túnel subterrâneo, que quando está vazio é assustador. Todos os prédios estão em volta de um belo jardim, também aberto para visitação.


Top 5 atrações em Barcelona - Hospital Santa Creu i Sant Pau

Top 5 atrações em Barcelona - Hospital Santa Creu i Sant Pau


Top 5 atrações em Barcelona - Hospital Santa Creu i Sant Pau

Top 5 atrações em Barcelona - Hospital Santa Creu i Sant Pau

Top 5 atrações em Barcelona - Hospital Santa Creu i Sant Pau



A construção do Palau de la Musica Catalana aconteceu entre 1905 e 1908 e foi feita originalmente para o Orfeó Català, um coral de 90 pessoas. A fachada exuberante com pilares com mosaicos e arcos de tijolo chama a atenção, além do rico foyer e o bar com materiais como cerâmica, pedra, madeira, mármore e vidro, ornamentados com motivos florais. Hoje sedia apresentações diversas como jazz e música erudita, atraindo muitos artistas mundialmente conhecidos e também é possível fazer visitas guiadas. 

A sala de concerto, com a claraboia de Antoni Rigalt i Blanch, vitral e borda que traz luz solar para dentro do teatro se destaca. O ambiente é iluminado pela luz solar e muda de cor/iluminação conforme o dia vai passando. A cúpula invertida com vitral é rodeada por 40 anjos.


Top 5 atrações em Barcelona - Palau de la Musica Catalana

Top 5 atrações em Barcelona - Palau de la Musica Catalana


O palco semicircular é adornado por 18 musas em mosaico e terracota projetadas ao fundo. Rodeando a sala de concerto existem grandes janelas com vitrais, que deixam indefinido o limite do exterior e do interior. No teto, esculturas equestres (cavalos alados) de Eusebi Arnau e também representação da Cavalgada das Valquírias de Wagner, com carruagem que galopa em direção ao palco.


Top 5 atrações em Barcelona - Palau de la Musica Catalana



Top 5 atrações em Barcelona - Palau de la Musica Catalana
O lado de fora do Palau de la Musica Catalana já é surpreendente também!



No segundo andar, a sala Lluís Millet (compositor catalão)  é um dos destaques e tem enormes janelas com vitrais. Vemos por ali vários bustos de nomes importantes na música, como por exemplo Beethoven. O balcão principal externo ostenta impressionantes fileiras de pilares ornados com mosaicos.


Top 5 atrações em Barcelona - Palau de la Musica Catalana


Domènech i Montaner também foi responsável por várias casas magníficas no bairro Eixample - a mais famosa é a  Casa Lleo i Morera (no "quarteirão da discórdia" juntamente com a Casa Amatler e a Casa Batlò). O "quarteirão da discórdia" ("Manzana de la discordia") é uma quadra da Passeig di Gràcia onde estão os 3 maiores ícones das casas modernistas. O apelido é por conta das brigas entre os arquitetos para saber quem era o melhor.




Modernismo catalão em Barcelona


O "Castell dells Tres Dragons" (castelo dos 3 dragões) acima foi construído entre 1887 e 1888 como um café/restaurante para a Exposição Universal de Barcelona em 1888. Foi danificado na Guerra Civil e serviu por décadas como Museu Zoológico até 2010. Fica no Parc de la Ciutadella. Outra obra do arquiteto foi a Casa Fuster da foto abaixo, hoje convertida no Hotel Casa Fuster G.L Monumento.



Modernismo catalão em Barcelona - Puig i Cadafalch


Josep Puig i Cadafalch foi arquiteto, historiador, matemático, político e inclusive, discípulo de Domènech i Montaner. Teve fases distintas e é conhecido como um dos últimos modernistas catalães e um dos primeiros novecentistas. Foi o principal arquiteto da Exposição Internacional de 1929 (já contei um pouco sobre ela no post sobre a região de Montjüic, que abrigou o evento). Foi exilado com a guerra civil espanhola e retornou ao país posteriormente, mas proibido de atuar como arquiteto.

Sua obra modernista mais famosa é a Casa Amatler da foto abaixo. Pode ser visitada e no local fica uma cafeteria com boas recomendações. Amatler era um renomado chocolatier e sua marca de chocolate existe até hoje, embora não seja mais controlada pela família.


Modernismo catalão em Barcelona - Casa Amatler


Ele também reformou a Casa de les Puntxes, que antigamente era fechada para o público e durante a pandemia se transformou em coworking. Todas essas casas foram construídas por famílias ricas da cidade e muitas vezes recebiam o nome de seu dono. Quando mudavam de dono, muitas vezes eram reformadas e tinham seu nome alterado.


 


O restaurante "El Quatre Gats" (de 1897) no bairro Gótico está em um prédio modernista - ele foi um importante local de encontro do movimento cultural entre o final do século XIX e início do XX. O local é a Casa Martí e era frequentado por Pablo Picasso. 





Procurando dicas de onde ficar em Barcelona? Eu testei 2 lugares econômicos e contei aqui! Leia mais sobre o TOC Hostel Barcelona (apesar do nome é também um hotel) e sobre o Safestay Passeig de Gràcia.

Modernismo catalão em Barcelona - Antoni Gaudì


Deixei o mais famoso por último rs. Além das características básicas do modernismo como utilização de ferro, inspiração em elementos da natureza, etc, Gaudì também empregava frequentemente a técnica de trenacadís em suas obras (aqueles mosaicos com azulejos quebradinhos). A primeira obra de Gaudì foi a Casa Vicens (1883-1888) no bairro de Gràcia (naquela época independente de Barcelona) e que ainda é considera nos estágios iniciais do estilo do arquiteto. Compre o seu ticket aqui para um dos patrimônios da humanidade construídos por Gaudì!




Sua obra mais famosa é a Igreja Sagrada Família ou Templo Expiatório da Sagrada Família, iniciada em 1883 e em construção até sua morte em 1926. Paralelamente ele foi construindo muitas outras coisas. E a igreja ainda está inacabada e em construção até hoje (2023). Aqui no blog tem um post com todos os detalhes sobre a igreja (e também outros templos religiosos de Barcelona).

As igrejas mais lindas de Barcelona! Sagrada Família

As igrejas mais lindas de Barcelona! Sagrada Família


É aconselhável pegar o audio-guia (em português) para entender melhor cada detalhe da obra monumental e simbolismo dos detalhes. A fila para subir na torre da Fachada da Paixão é maior então a dica é subir no campanário da Fachada da Natividade. Eu subi na última simplesmente porque era a que tinha horário disponível antes, mas dizem que do lado da Paixão, você vê mais ícones de Barcelona. As oito torres terminadas representam os 12 Apóstolos (com mais 4 a terminar). Ainda falta terminar a Fachada da Glória (que representará o Juízo Final, a morte e o inferno), as torres dos quatro evangelistas e a maior de todas de 170m que simbolizará Cristo. São diversos mirantes em Barcelona, então se você não quiser pagar a mais para subir aqui, poderá ver a cidade de vários outros pontos, inclusive mirantes grátis e com vistas melhores/ menos obstruídas. A parte mais interessante de subir em alguma torre da Sagrada Família é a possibilidade de observar detalhes da construção - muito mais do que a vista. Existem elevadores que levam por boa parte do trajeto de subida, mas ainda tem alguns lances de escada e toda a escadaria da descida.


As igrejas mais lindas de Barcelona! Sagrada Família

As igrejas mais lindas de Barcelona! Sagrada Família

As igrejas mais lindas de Barcelona! Sagrada Família
A fachada com Jesus pendurado na cruz é a Fachada da Paixão e a mais rebuscada é a Fachada do Nascimento ou da Natividade. A fachada principal, Fachada da Glória, ainda não está pronta



Um jeito incrível de ver a Sagrada Família seria sobrevoando de helicóptero, mas você pode também subir no rooftop bar do Hotel Ayre Rosellón para ter esta vista privilegiada! Todas as fotos deste post são de 2016 então quando você for para lá, a Sagrada Família já estará um pouco diferente e mais completa - algumas partes foram terminadas durante a pandemia, por exame Torre da Virgem Maria com sua estrela de 12 pontas e 7 metros no topo.


As igrejas mais lindas de Barcelona! Sagrada Família

As igrejas mais lindas de Barcelona! Sagrada Família
Essas colunas dão a impressão de um "bosque encantado"! E olha esses vitrais coloridos lindos com a luz matutina (em dias chuvosos você acaba perdendo essa beleza)!


As igrejas mais lindas de Barcelona! Sagrada Família


A nave principal foi descrita por Gaudì como uma floresta - usou-se motivos de árvores para colunas a fim de apoiar as cúpulas. As claraboias dão à nave uma iluminação característica, toda colorida. O nome oficial da igreja é Templo Expiatório da Sagrada Família e é considerada a maior obra do modernismo catalão. Aliás, quando ela estiver terminada, com 172m de altura, será a igreja mais alta do mundo - hoje em dia (2023), o posto é da Ulmer Münster (Alemanha), que conhecei em 2019

As igrejas mais lindas de Barcelona! Sagrada Família

As igrejas mais lindas de Barcelona! Sagrada Família

A cripta foi a primeira parte a ser concluída, abaixo do transepto, em estilo neogótico. O túmulo de Gaudì está aqui e pode ser visto de uma sala do Museu Gaudì, abaixo do nível do solo, com material interessante sobre esta e outras obras do artista assim como maquetes e fotos da Sagrada Família.

As igrejas mais lindas de Barcelona! Sagrada Família
Vista para a Plaça de Gaudì

As igrejas mais lindas de Barcelona! Sagrada Família
Não dá nem para ver direito o Hospital de la Santa Creu i Sant Paul lá ao longe, mas a Torre Agbar em outra janela sim.

As igrejas mais lindas de Barcelona! Sagrada Família
Além da Torre Agbar, o Hotel W Barcelona em formato de vela na região do Port Vell


As igrejas mais lindas de Barcelona! Sagrada Família
Vista para a Plaça de Gaudì

As igrejas mais lindas de Barcelona! Sagrada Família


Outros destaques são o Palau Güell (1886-1890) no Raval, construído para a família de Eusebi Guëll, patrono de Gaudì (industrial, político e conde) e o Park Güell (1900-1914) complexo habitacional organizado pelo mesmo empresário da família Güell. O primeiro tem características da arquitetura mudejar (árabe) e oriental e foi construído derrubando diversas casas do mesmo quarteirão. Ele tem 2.850m2 e os destaques são a fachada, as portas de entrada e a cúpula central.


Modernismo catalão em Barcelona - Palau Güell
Fotos: da esquerda para a direita, Canaan CC SA 4.0, Turol Jones CC SA 2.0 e Canaan CC SA 4.0



O projeto original do Park Güell não foi levado à frente e a área foi convertida em parque - algumas construções de Gaudì já estavam ali e hoje são um dos mirantes mais famosos de Barcelona (originalmente eram esperadas 40 unidades habitacionais, mas só 2 foram construídas - uma serviu de moradia para o próprio Gaudì). O parque foi declarado patrimônio da UNESCO em 1984. Acabei nem passando em frente à primeira, mas visitei a 2a, infelizmente em um dia muito nublado e logo cedo - a dica pela posição do sol é ir mais tarde. Logo cedo, o sol nasce bem na sua frente e atrapalha as fotos como no meu caso (não sei o que foi pior - as nuvens ou o sol).


Modernismo catalão em Barcelona - Park Güell

Modernismo catalão em Barcelona - Park Güell

Modernismo catalão em Barcelona - Park Güell
Em cima, os bancos decorados com vista para Barcelona

Modernismo catalão em Barcelona - Park Güell
A salamandra logo na entrada (às vezes chamada de dragão) de trencadís tornou-se um ícone e símbolo do arquiteto

Modernismo catalão em Barcelona - Park Güell
Parte inferior do Viaduto do Algarrobo


É possível subir pelo parque para pontos mais altos, mas como o dia estava feio demais, preferi ir visitar outros pontos da cidade. O parque tem uma parte paga pequena e uma grande área gratuita, mas a parte interessante é justamente a parte paga. Garanta seu horário marcado com antecedência para mais um patrimônio da humanidade em Barcelona.





A Casa Batllò (1904-1906) no quarteirão mais famoso do Passeig di Gràcia é talvez a minha preferida (entre as casas das famílias ricas e também entre as obras do arquiteto catalão). O edifício é mais antigo e foi somente reformado por Gaudì. Os balcões fazem referência à máscaras venezianas, o hall com ladrilhos azuis parece o oceano, o teto é bem interessante e tudo no interior da casa é incrível. É um ingresso caro, mas uma visita que vale a pena demais (Formam-se filas imensas! Compre o ingresso com antecedência - são mais de um milhão de visitantes por ano). Josep Batlló Casanovas era uma industrial do setor têxtil. A família habitou o primeiro andar e alugou os apartamentos superiores, mas nos anos seguintes com o falecimento do casal, os herdeiros venderam a casa, que também abrigou estabelecimentos comerciais. Gaudì também desenhou alguns móveis para a casa, que entrou para a lista de patrimônios mundiais em 2005.


Modernismo catalão em Barcelona - Casa Batllò
Eu passei em frente diversas vezes em diferentes horários, mas sempre com fila. Acabei visitando mais para o final da tarde então quando entrei estava claro, mas quando cheguei no telhado, já tinha escurecido.


Modernismo catalão em Barcelona - Casa Batllò
Vários pisos diferentes e só fazendo esse post percebi que a Casa Batllò tem uma vibe meio "Castelo Rá-Tim-Bum"! (ao contrário na verdade né? rs)


MModernismo catalão em Barcelona - Casa Batllò

Modernismo catalão em Barcelona - Casa Batllò

Modernismo catalão em Barcelona - Casa Batllò
A "floresta de chaminés" no teto






Uma publicação compartilhada por Spain (@spain) em




Casa Millà (1903-1906) também no Passeig di Gràcia é hoje mais conhecida como "La Pedrera". É um prédio de apartamentos e monocromática e acho que por isso que não curto tanto. É possível visitar telhado e um dos apartamentos com mobiliário de época - compre o ticket aqui. É patrimônio da humanidade.


Modernismo catalão em Barcelona - Casa Millà/La Pedrera


Modernismo catalão em Barcelona - Casa Millà/La Pedrera






Na região metropolitana de Barcelona fica a cripta de la Colonia Güell (1908 e 1915). A colônia era uma espécie de cooperativa, organizada por Eusebe Guëll. O projeto da igreja no local é de 1891, mas demorou a ser iniciado. Quando o patriarca faleceu, a família cancelou a obra (que ficou inacabada) e Gaudì havia terminado somente a cripta. É patrimônio da UNESCO - compre o ticket aqui.

As nove construções acima estão todas inscritas como patrimônio da humanidade pela UNESCO, mas Gaudì teve muitas outras obras, menos conhecidas. Entre elas estão os Pavellons de la Finca Güell, a Torre Bellesguard, o Col.legi de les Teresianes e a Casa Museu Gaudì, dentro do Park Guëll, por onde morou por muitos anos.






Leia mais:

Outros exemplares do modernismo catalão


São centenas de construções neste estilo arquitetônico em Barcelona e seria impossível fazer um post completíssimo sobre o assunto. Mas entre os demais projetos relevantes de outros arquitetos estão o Hotel España, o prédio ocupado atualmente pelo Cosmo Caixa, o da Fundació Tàpies, o Palau del Baró de Quadras e muitos outros. Marquei muitos e muitos deles no mapa abaixo - é só ir mexendo e clicando no mapa para descobrir mais lugares lindos e interessantes.


Modernismo catalão em Barcelona
Essa á a Casa Bruno Quadros, no meio das Ramblas (em frente ao mosaico de Miró), com seu dragão e guarda-chuvas na fachada (o local já foi uma loja de guarda-chuvas)



Museu do Modernisme


O museu não é muito conhecido, mas fica no bairro de Eixample, perto da maioria dos lugares citados aqui. Estão expostas pinturas, esculturas, mobiliário e elementos decorativos do estilo em um antiga fábrica (construída entre 1902 e 1904).


As calçadas de Barcelona também são modernistas



Andando pelas calçadas de Barcelona, não deixe de olhar para o chão! As lajotas são decoradas com motivos modernistas! A mais famosa é a "flor de Barcelona", de Josep Puig i Cadalfach e está em todo o bairro Eixample, bairro que foi projetado e construído justamente na época auge do modernismo. Esse planejamento urbano de Eixample merece um post inteiro só para isso!


Modernismo catalão em Barcelona
Foto tirada em dia sem chuva


Modernismo catalão em Barcelona
Foto tirada em dia com chuva - existem outros desenhos nas calçadas, mas só tirei foto desse








Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa




Rota do Modernismo


Existe um itinerário oficial do modernismo, estruturado pelo escritório de turismo de Barcelona, passando pelos principais exemplares do estilo arquitetônico local - 120 pontos. O caminho está marcado no chão com uma lajota especial vermelha, vista no vídeo acima. Você precisa comprar o guia, que inclui desconto nas entradas das atrações modernistas.




Barcelona Card Modernista



Recentemente, o escritório de turismo da cidade criou um passe de atrações bem vantajoso para quem ama arquitetura e quer visitar vários dos locais deste post. O cartão inclui as entradas da Casa Amatller, Casa Batlló, Casa Milà - La Pedrera, Casa Vicens Museu Nacional d'Art de Catalunya (com muitos objetos decorativos desse período),  Colònia Güell, Palau de la Música Catalana, Sant Pau Recinte Modernista, Torre Bellesguard e Palau Güell, além de um cartão de transporte Hola Barcelona. Mesmo já tendo visitado as atrações mais conhecidas dessa lista, eu compraria o cartão para uma próxima visita, apesar do valor alto - os tickets em Barcelona são todos caríssimos!


O ingresso para a Casa Battlò, a Sagrada Família, o Park Guëll, o Palau de la Musica Catalana e o Hospital foram cortesias do Visit Barcelona/Turisme de Barcelona, que me ofertou um presscard com direito a entrada grátis em várias atrações da cidade, mas as opiniões aqui no blog são independentes. Fiquei uma semana na cidade e não tive tempo de visitar todos os patrimônios da UNESCO.



Mapa do modernismo catalão em Barcelona


Marquei todos os lugares citados no post no mapa abaixo. Em estrela roxa, são as mais importantes que você deve focar o seu roteiro. Em azul, dezenas de exemplares modernistas para você admirar enquanto passeia por Barcelona. Em preto, estão 3 edifícios modernistas que hoje funcionam como hotel. Mas obviamente, existem mais dezenas de outros prédios modernistas e este post não é uma lista definitiva (se é que isso seria possível).






Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

10 comentários:

  1. Fui a Barcelona em 2012 numa correria danada, mas tenho muita vontade de voltar. Sou apaixonada por arquitetura o seu post me encheu os olhos, Fê.
    Quero ver as obras de Domènech i Montaner ao vivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que fiquei bastante tempo tb quero voltar, imagino vc rs

      Excluir
  2. Estive em Barcelona em minha primeira viagem à Europa, era uma cidade que sempre em encantou por fotos. Fui a alguns dos exemplos que representam o modernismo em Barcelona, mas confesso que não tinha ideia de que eram projetos arquitetônicos desse movimento. Pretendo voltar em breve, quero rever alguns lugares e conhecer outros, alguns inclusive estão nesse post. Adorei saber mais sobre eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barcelona é daquelas cidades que tem tanta coisa para ver que merece estar em vários roteiros!

      Excluir
  3. Amei o seu post!!!!! Primeiro por mostrar que modernismo é um gênero de várias vertentes e segundo porque ensina que o modernismo em Barcelona não é só Gaudi. Há muito mais para visitar! Muito boa a iniciativa do turismo da cidade de fazer um roteiro pelos pontos de interesse e oferecer um cartão com desconto. Certamente vale cada centavo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, as atrações de Barcelona não são baratas infelizmente, mas é tudo lindo demais demais!

      Excluir
  4. Gosto muito desse estilo arquitetónico, mas verdade que não se resume a Gaudí (apesar do seu génio). Não conheci a Casa Amatler na minha visita relâmpago a Barcelona, mas já anotei a dica para quando regressar

    ResponderExcluir
  5. Consigo perfeitamente compreender o seu entusiasmo com o trabalho de Domènech i Montaner. É absolutamente maravilhoso

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.