domingo, 5 de fevereiro de 2023

Onde ficar e onde comer em Montreal (Canadá)?

Montreal é a 2a maior cidade do Canadá, perdendo somente para Toronto, mas a maior parte da cidade é bastante residencial e não interessante para turistas. O centro (Downtown) cheio de escritórios, prédios altos, lojas etc acaba sendo a melhor localização para se hospedar e conta com bom transporte público, que os turistas vão precisar para visitar atrações mais distantes como o Mont Royal, as instalações das Olimpíadas de 1976, o Circuito Gilles Villeneuve de Fórmula 1 ou o Parc Jean-Drapeau.


Onde ficar e onde comer em Montreal (Canadá)?
Vista panorâmica de Montreal do alto do Mont Royal


A maioria das pessoas que conversei sobre a cidade, gostaram bastante, mas sendo sincera eu não achei muita graça não e foi a cidade que menos gostei no Canadá (visitamos 5). Não sei nem definir Montreal - tem a parte do porto antigo que é pequeninha, bem fofa e interessante, mas achei todo o resto bastante estranho. Se por um lado aqueles prédios todos lembram vagamente Nova York, tem muitos espaços vazios, viadutos, avenidas expressas parcialmente subterrâneas, muitas estruturas esquisitas e partes feias demais com o pior da arquitetura dos anos 60/70* (deve ter rolado um boom de construções devido aos Jogos Olímpicos e a Exposição Universal de 1967) ou coisa mais atual também, mas em geral, do pior tipo. Essas partes mais vazias e esquisitas para piorar ainda mais a situação, separa o centro comercial atual do porto antigo então você vai acabar passando por lá de qualquer jeito. Não sei como a cidade era antes, mas agora que andei estudando sobre urbanismo e planejamento urbano, me parece que essa parte central foi destruída para atender aos carros, o que era muito comum nessa época, e quem sofre hoje é o pedestre.

* PS: eu gosto de arquitetura moderna e brutalismo típicos dessa época, então essa nem é essa a questão.


Onde ficar e onde comer em Montreal (Canadá)?
O Oratoire Saint-Joseph fica fora da área central, mas fácil de chegar de transporte público


Montreal tem uma cidade subterrânea por conta do frio extremo no inverno e conta com dezenas de corredores embaixo da terra, como se fosse um shopping center gigante, com muitas lojas, restaurantes, serviços, entradas para prédios por ali etc. Acho que essa cidade subterrânea também diminui o movimento nas ruas, mesmo em tempos mais quentes (minha viagem foi em maio e senti a mesma coisa na parte de Toronto onde também existe uma cidade subterrânea - as ruas ficam vazias e você nem enxerga os comércios do lado de fora!).

Um ponto positivo para Montreal é que em tempos de pandemia, eles andaram revertendo algumas ruas e avenidas para uso somente de pedestres- alguns casos somente no verão, o que deve ter melhorado essa impressão ruim, apesar do esvaziamento da região desde março/2020 por conta de demissões e trabalho remoto. Um ótimo vídeo sobre o assunto é esse aqui (em inglês).


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required


 
 
 










Não sei bem explicar os motivos, mas se voltar a Montreal, escolheria outro local para me hospedar, porque acredito que existem localizações melhores. Achei a cidade extremamente difícil de entender e poucos locais com movimento de pedestres na rua à noite e com hotéis por perto. Primeiramente, falo sobre o local onde eu e minha família nos hospedamos e depois comento quais outras opções considerei ficar e também que lugares eu poderia ficar se fosse novamente para lá.


Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem 12x sem juros







Hoje o Farbourg Hotel em Montreal está com uma nota mais baixa do que costumamos escolher - 7.3. Na época desta viagem, era algo perto de 8,0 e mesmo assim, foi o pior hotel daquela viagem. O quarto era bem grande, mas um pouco escuro demais (studio com 2 camas queen). O telefone não estava funcionando e quando descobrimos o aquecedor (que ficava dentro do closet) vazando água, tivemos que ir até a recepção pedir ajudar. O banheiro era grande também - olha o tamanho da bancada da pia abaixo! Só que a combinação banheira com cortina de plástico é muito desconfortável.


Onde ficar e onde comer em Montreal (Canadá)?
Quarto e banheiro do Farbourg Hotel


Nem usamos a cozinha disponível, mas parecia bem completa. Havia uma pequena mesa no quarto para fazer refeição caso utilizasse a cozinha. O café da manhã era simples, mas com bastante itens - parecia um café de hotel Ibis.

Onde ficar e onde comer em Montreal (Canadá)?
Café da manhã do Farbourg Hotel


Farbourg Hotel em Montreal pode ser uma boa opção para quem for fazer uma viagem mais longa, pois oferece diversos itens úteis para longas estadias.


Chip de celular com internet ilimitada no Canadá
Leia aqui tudo sobre o chip que usamos lá no Canadá com internet ilimitada!



Onde ficar em Montreal (Canadá)? Com mapa



Montreal foi a cidade onde fiquei mais em dúvida na escolha de hospedagem no Canadá. Queríamos ficar perto do metrô para chegar e sair da cidade (de trem no nosso caso) e também para os passeios, uma vez que a cidade é bem espalhada e as atrações turísticas ficam em bairros distantes. O sistema de transporte público é muito bom. Hoje escolheria alguma hospedagem perto das estações Place des Arts, Mc Gill ou Peel da linha azul (ou ainda na região do porto antigo, sem metrô). A estação central de trem na cidade é ligada à estação Bonaventure, mas a região do entorno é MUITO feia (apesar do hotel mais chique da cidade, o Fairmont The Queen Elizabeth, estar na mesma quadra - vai entender). Esta estação fica na verdade na linha laranja, que no centro da cidade é paralela à linha azul. Olhando o mapa parece que as estações Bonaventure, Square Victoria e Place d´Armes são boas opções, mas uma cidade totalmente organizada para carros faz surgir muitos vazios, estruturas esquisitas e sensação de insegurança naquelas ruas e avenidas perto dessas 2 últimas estações. É uma região feita para carros e não encanta, mas não necessariamente insegura.

Em uma próxima vez, começaria pesquisando pelos seguintes hotéis em Montreal: Ambrose House & CafeLe St-Martin Hotel Centre-villeHôtel Le Cantlie SuitesResidence Inn by Marriott Montréal DowntownBest Western Ville-Marie Hotel & SuitesLe Square Phillips Hôtel & SuitesL'Appartement Hôtel ou Best Western Plus Hotel Montreal. Cuidado com hotéis com nomes muito parecidos! Seguiria mais ou menos essa ordem, sendo que os 4 primeiros  são próximo à estação Peel.

No mapa abaixo marquei as principais ruas e regiões que cito neste post, assim como a estação de trem e algumas estações de metrô relevantes. Marquei também em roxo as principais atrações da cidade para vocês enxergarem como as coisas são distantes. É só ir clicando no mapa e mexendo para entender melhor e ler mais dicas.








Outras opções de hospedagem em Montreal, Canadá



Muita gente gosta da região de Plateau Mont Royal em Montreal - marcado em marrom no mapa acima, mais residencial e mais cool do que Downtown com prédios altos, empresas etc. As casinhas são um charme, mas acho que depende muuuito em qual rua você ficar - vai da sua sorte se seria uma região extremamente pacífica e parada ou com alguns cafés, lojinhas descoladas etc. A estação mais conveniente seria a Mont Royal, mas sem opção de hotel e somente apartamentos (eu acho inconveniente porque na maioria dos casos não dá para você chegar cedo e deixar suas coisas na recepção muito antes da hora do check-in ou deixar as coisas depois do check-out e passear por horas antes de ir embora). Acho que fica longe para visitar as atrações turísticas.

Outra região que muita gente fica é o Vieux Port, o antigo porto, aqui um pouco mais dependente de táxi/carro de aplicativo para chegar e sair. São muitas lojinhas, atrações, restaurante e afins por aqui, mas não sei como é o movimento à noite. Boas opções são Auberge du Vieux Port, o Saint Paul, o Springhill Suites Old Montreal ou o Saint Sulpice Hotel. Marquei a praça Jacques Cartier e a rue St-Paul, que são os destaques daquela área. A região da avenida Viger e da rua Saint-Antoine é aquela parte horrorosa que falei antes que separa a centro comercial do centro histórico de Montreal.


Veja aqui todas as opções de hospedagem em Montreal!












Onde comer em Montreal?


Como nas outras cidades deste roteiro pelo Canadá, chegamos à noite de trem, mas o jantar já estava incluído na passagem Business. Vou mostrar aqui os almoços e jantares (e cafezinho) dos dias seguintes. Nenhuma refeição foi excepcional, mas a gastronomia não era o foco dessa viagem de qualquer jeito - comíamos onde fosse mais conveniente no meio do roteiro. O primeiro almoço foi bem simples (sem fotos) no Jardim Botânico, pois estávamos visitando aquela parte da cidade.

Na primeira noite, jantamos em uma "brasserie esportiva", uma mistura de bar esportivo com restaurante - La Cage. Veja aqui as reviews no TripAdvisor. Fomos para a região da Rue Sainte-Catherine - a rua comercial mais longa do Canadáuma ótima região para andar à noite com movimento e muitas opções de restaurantes e escolhemos este ao acaso. Pela menos uma parte da rua é fechada para carros e utilizada somente por pedestre. Chegue pela estação de metrô Place-des-Arts (a região é conhecida como "Quartier des spectacles" devido a diversos equipamentos artísticos).

Onde ficar e onde comer em Montreal (Canadá)?
Onde comer em Montreal? La Cage - pedimos burgers, massas, batata frita etc


No dia seguinte, estávamos passeando pela região do porto antigo e almoçamos por lá em um restaurante mais arrumadinho, que tinham muitos trabalhadores locais pedindo o menu executivo - Vieux-port Steakhouse - veja aqui as reviews no trip advisor. Uma salada de entrada e pratos principais variados nas fotos abaixo. O meu era o camarão com arroz e legumes e estava bom demais! Pelo menos durante o dia, é uma região bastante movimentada e com muitas opções de onde comer.

Onde ficar e onde comer em Montreal (Canadá)?
Onde comer em Montreal? Vieux-port Steakhouse




Onde ficar e onde comer em Montreal (Canadá)?
O Second Cup é aparentemente o principal concorrente do Tim Hortons, o Starbucks canadense. Tem uma unidade quase em cada esquina e paramos para um café saindo do Oratoire Saint-Joseph - eu pedi um frappuccino.



Essas fotos abaixo ficaram bem ruins, mas o nosso segundo jantar foi em um restaurante bem arrumadinho - o Universel Dejeuners et Grillades - os pedidos variaram entre burgers com onion rings, sopa de cebola e massa com carnes diversas. Leia as reviews do Trip Advisor. São 2 unidades, uma na movimentada Rue Sainte-Catherine, que falei acima e a outra, na região da estação de metrô Peel, não muito longe da primeira - fomos na 2a. Também é uma região movimentada à noite, mas menos do que a primeira.


Onde ficar e onde comer em Montreal (Canadá)?




No último dia em Montreal, estávamos mais uma vez passeando pelo porto antigo e almoçamos em um restaurante frequentado por locais. Fomos embora naquele dia à tarde, mais uma vez no trem do horário do jantar. O almoço foi no L´Usine de Spaghetti, restaurante italiano e por isso nossos pedidos foram massas e risotos. Vejam as reviews do Trip Advisor.


Onde ficar e onde comer em Montreal (Canadá)?




Mais posts sobre Montreal em breve por aqui!



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

8 comentários:

  1. Ainda não conheço o Canadá, mas quando for, Montreal estará no roteiro sem dúvida nenhuma. Dicas de onde ficar e onde comer anotadas :).

    ResponderExcluir
  2. Que post bom sobre onde ficar em Montreal! Tem particularidades das cidades que só mesmo quem vai pode falar. Isso ajuda tanto a quem está planejando uma viagem pela primeira vez.Tb adoro ver fotos dos pratos de comida pois sou muito chata para comer e assim já tenho uma ideia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre tento fazer os posts respondendo as dúvidas que tive quando planejei o meu roteiro pras próximas pessoas terem uma experiência melhor!

      Excluir
  3. Adoro suas dicas de onde ficar e onde comer, são sempre muito detalhadas e práticas!! Esse seu post de Montreal não é diferente. Apesar de você não ter curtido muito a localização do seu hotel, achei que foi uma escolha simpática pela descrição e fotos. A dica de restaurantes deu água na boca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até que era perto de metrô e dava pra ir a pé pra região do antigo porto, mas à noite era tãããõ sem graça (e mesmo essa caminhada pro porto era um deserto de gente!)...

      Excluir
  4. E eu que pensei que todas as cidades do Canadá eram bonitinhas e organizadas. Como formamos pré-conceitos sobre os lugares, né? Gostei da sua honestidade sobre Montreal

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.