sábado, 16 de abril de 2022

Aura - espetáculo de luzes na Basílica de Notre Dame em Montreal (Canadá)

Durante o planejamento da viagem para o Canadá, descobri um espetáculo muito diferente e bonito em Montreal, que fiz questão de incluir no meu roteiro! O preço está bem salgado agora em 2022, mas se você se planejar, vale a pena conferir (tem descontos para maiores de 60 anos ou famílias). Estou falando do show de luzes na Basílica de Notre-Dame, chamado "Aura".



Aura - espetáculo de luzes na Basílica de Notre Dame em Montreal (Canadá)
A principal igreja de Montreal se ilumina por alguns minutos e a experiência torna a visita mais interessante.








Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required






A Basílica Notre-Dame de Montreal fica na Place d´Armes (metrô mais próximo para chegar: Place d´Armes), uma das principais praças da cidade. Na montagem abaixo podemos ver algumas de suas principais construções.


Aura - espetáculo de luzes na Basílica de Notre Dame em Montreal (Canadá)
A primeira foto é a fachada da Basílica. Em cima no meio em um prédio não tão alto com cúpula fica o Museu do Banco de Montreal e os outros são diversos prédios de escritórios e lojas na mesma praça.


A construção da basílica atual em estilo neogótico aconteceu entre 1823 e 1829. Os campanários (1841-1843) tem 69m de altura. A primeira sede da paróquia começou a ser construída em 1672 e ampliada pela primeira vez em 1708. Entre 1691 e 1796, funcionou também no local um cemitério, removido por questões sanitárias da cidade que não parava de crescer. Esta primeira igreja (demolida) estava no local da Place d´Armes de atualmente. Curiosidade: foi aqui que Celine Dion se casou nos ano 90.


Aura - espetáculo de luzes na Basílica de Notre Dame em Montreal (Canadá)
A antiga igreja na frente da basílica em construção. The Place d'Armes, Montreal, QC, 1828 - Robert Auchmuty Sproule (1799-1845) - domínio público - quadro do Museu McCord



Aura - espetáculo de luzes na Basílica de Notre Dame em Montreal (Canadá)
Na direita, a fachada com a fila de pessoas naquele dia para o espetáculo. Mas o destaque da Notre Dame é mesmo seu interior (inspirado na Saint Chapelle em Paris) - principalmente o teto e o altar.


Aura - espetáculo de luzes na Basílica de Notre Dame em Montreal (Canadá)
Alguns dos altares laterais



Leia mais:



Mas o destaque mesmo, fica com a experiência multimídia "Aura". São 40 minutos de apresentação em duas partes, que passam rápido demais. Quando eu fui em 2018, não era possível comprar ingressos com antecedência e a entrada não era organizada - mesmo chegando com cerca de meia hora de antecedência, ficamos no final da fila e os funcionários não deram conta de vender ingressos e colocar todo mundo para dentro antes do horário de início e numa dessas, perdemos o começo do show. A apresentação em si não é longa e ainda perdendo o começo, ficou uma sensação ruim de que recebemos menos do que deveríamos pelo preço que pagamos (em 2022 o "Aura" custa 32 dólares canadenses - preço cheio para adultos). Hoje a venda de ingressos é somente online! Você pode combinar com um ticket para visitar a basílica tambémEm 2022, a visita da basílica sem o show custa 14 CAD para adultos.

Aura - espetáculo de luzes na Basílica de Notre Dame em Montreal (Canadá)


Os assentos não são marcados, mas dá para ver bem de qualquer lugar da igreja. Não é permitido tirar fotos ou filmar durante a apresentação - na maior parte do tempo as fotos e vídeos ficariam com qualidade péssima de qualquer jeito porque é escuro demais. As fotos deste post foram tiradas no intervalo ou logo que a apresentação acabou - deixamos as centenas de pessoas saírem enquanto demos uma volta e fomos dos últimos a sair da basílica.

Depois do show, demos uma volta pela igreja bem rapidinha, tirando fotos das laterais e observando detalhes da construção e também chegamos perto do altar maravilhoso! Mas para visitar com calma e audioguia, deve-se comprar ingresso separado e ir durante o dia. Entre 2017 e 2020, o espetáculo teve 1.345 apresentações para mais de 650 mil pessoas de 137 países. O nome "Aura" se refere ao uso das luzes para realçar a Basílica e os trabalhos internos. A música foi composta por Marc Bell e Gabriel Thibaudeau for TroubleMakers. A composição original envolveu 32 músicos, 20 coristas e o órgão da igreja. Antes disso, existia um outro show no mesmo local por 15 anos. Veja fotos e um resumo em vídeo do espetáculo no final do post.

2 comentários:

  1. Ruim quando a desorganização do evento afeta a nossa percepção do passeio, não é mesmo? Mas pelo jeito o espetáculo de luzes da basílica de Notre Dame ainda valeu a experiência! Também gosto desse tipo de espetáculo que une arquitetura com luzes e sons.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, ruim demais aquela desorganização! Sorte que agora vendem online porque vale a pena sim!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.