quarta-feira, 6 de julho de 2022

Onde ficar em Munique - várias dicas de hotéis e hostels testados por conhecidos

Munique é uma das maiores cidades da Alemanha, uma das cidades mais caras e talvez a mais procurada por turistas no país então é bem importante se programar para essa viagem com antecedência para não dormir em uma região afastada e/ou pagando uma fortuna!


Onde ficar em Munique - várias dicas de hotéis e hostels testados
Odeonplatz, Feldherrnhalle e Theatinekirche amarela (e a Frauenkirche ali atrás) -  Foto Thomas Klinger


Como toda cidade europeia, o ideal é se hospedar no centro histórico (ou bem próximo a ele) e em cidades grandes, pertinho de alguma estação de metrô para facilitar sua estadia. Eu tenho uma grande amiga nativa da cidade e nas 3 vezes que estive ali, fiquei na casa dela em 2 lugares diferentes, mas no subúrbio da cidade. Em uma das vezes cheguei a reservar um hostel e um hotel porque ela talvez estivesse viajando quando eu chegasse, mas no final das contas cancelei minhas reservas. Mesmo assim, já indiquei hospedagem para um primo e conhecidos que se hospedaram e aprovaram as minhas escolhas então no post de hoje, indico em quais hotéis e hostels eu ficaria caso vá para Munique mais uma vez (com certeza ainda volto!) e minha amiga não esteja na cidade rs.





Veja aqui todas as dicas sobre Munique no blog!



Onde ficar em Munique - dicas de hotéis e hostels aprovados



Wombat´s City Hostel Munich Hauptbahnhof foi o hostel que indiquei para um primo que estava fazendo intercâmbio na Alemanha e ele aprovou a indicação. Era o hostel que eu tinha reservado para julho/2019 e acabei cancelando. Fica próximo à estação central de trens, por onde eu chegaria na cidade vindo de Lindau e passaria algumas vezes para fazer passeios bate-volta. Tem boas notas no Booking e é comentado como um bom hostel para fazer amizades, arranjar companhia para sair à noite em fóruns de mochileiros etc. Um blogueiro que conheço também tinha ficado neste hostel e até aquela viagem, ele classificava como o melhor hostel que ele já tinha se hospedado! Ele curtiu o jardim de inverno, a luz individual nas camas e o atendimento dos funcionários. É um hostel de rede e já ouvi muitos elogios sobre o Wombat´s de Berlim quando estive lá.

Na mesma região, tinha reservado algumas noites no Hotel Ambiente Garni, um hotel pequeno, com fachada meio feia e decoração mais em estilo alemão, para ter mais privacidade em algumas noites em Munique (fiquei uma semana na cidade). Acabei cancelando também para me hospedar na casa da minha amiga.


Peguei várias indicações de hotéis com amigos que já se hospedaram em Munique e falo sobre eles a seguir. O Brunnenhof City Center se encaixa no mesmo estilo hotel alemão não muito grande e também na região da Hauptbahnhof, que é a região escolhida para ficar por todos os conhecidos que consultei. O destaque dele fica para os quartos para famílias, que cabem até 5 pessoas. A gente pensa que regiões de estação são super perigosas, mas na Europa em geral e principalmente na Alemanha, tem vários casos onde não é assustador ou inseguro como pensamos. Em alguns casos como Frankfurt, depende muito da rua, mas eu já fiquei (sozinha) bem ao lado da estação sem problemas.


Onde ficar em Munique - várias dicas de hotéis e hostels testados
Brunnenhof City Center




Hospedagem econômica em Munique


Alguns anos atrás, outra amiga ficou no Euro Youth Hotel Munich nessa mesma região ao lado da estação central, praticamente ao lado do Wombat´s que falei acima, tanto em quarto coletivo como em quarto privativo. Ela aprovou o wifi e a localização cheia de restaurantes e lojinhas por perto e mesmo alguns anos depois, ele continua com boas notas no Booking.

Outros hostels indicados para os viajantes mais econômicos e com boas notas na internet são o Jaeger´s Munich, na mesma região de quase todos as indicações deste post (marcada em laranja no mapa ao final do post) ou o The 4you Hostel & Hotel Munich, do outro lado da estação.





Onde ficar em Munique - várias dicas de hotéis e hostels testados


Hotel em Munique durante a Oktoberfest


Para quem for a Munique conhecer a Oktoberfest, a dica é reservar a hospedagem com muuuita antecedência (vários meses no caso), pois a cidade enche e tudo encarece bastante. Se você não for curtir a festa da cerveja, fuja dessas datas pois seria um perrengue desnecessário (e caro). O ideal é ficar próximo a estação de metrô Theresienwiese, que é a mais perto do festival e ir e voltar a pé (ou em algum hotel que tenha fácil acesso a metrô). Indico o Cocoon Hauptbahnhof ou o Eurostars Book Hotel, duas opções arrumadinhas (estilo hotel internacional), pertinho do local da festa e ainda na região da estação de trem. Ambos foram testados e aprovados por conhecidas, o primeiro deles inclusive recentemente no período de pandemia.


Onde ficar em Munique - várias dicas de hotéis e hostels testados
Quarto do Cocoon Hauptbahnhof na esquerda e lobby do Eurostars Book Hotel na direita



Saindo e chegando em Munique de Flixbus


Os ônibus da Flixbus param na ZOB ("rodoviária" de Munique), em frente da estação Hackerbrücke do SBahn, que fica perto da estação central, mas do outro lado das linhas de trem em relação aos hotéis indicados neste post. Vou marcar tudo em um mapa lá no final do post para vocês entenderem melhor. Eu achei a região da Hackerbrücke nada interessante e até um pouco estranha então indicaria ficar em outro local e chegar ali de metrô, como eu fiz.


Onde ficar em Munique - várias dicas de hotéis e hostels testados
A estação de Sbahn Hackerbrücke e a ZOB (rodoviária de Munique) ficam em uma região sem graça e erma - para que se hospedar aqui tendo milhares de outras opções na cidade? Prints do Google Streetview em jul/2022






Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required











Hospedagem com estilo em Munique


As opções abaixo não ficam tão perto da estação central de trem (Hauptbahnhof), mas ficam exatamente na Altstadt, o centro histórico. Se o dinheiro não for problema, indico se hospedarem no Hotel Bayerischer Hof, que era o hotel preferido do Michael Jackson em Munique e tem até uma estátua em homenagem ao cantor na praça em frente ao hotel. Ele fica entre as estações de metrô Marienplatz, Odeonplatz e Karsplatz, super central, tem um bar legal no subsolo (dica do marido alemão da minha amiga) e outro bar/cafeteria no terraço com vista legal para a Frauenkirche - Blue Star Terrace (até subimos lá com intenção de tomar um café com vista, mas estava fechado para um evento privativo).


Onde ficar em Munique - várias dicas de hotéis e hostels testados
Olha essa vista!


Onde ficar em Munique - várias dicas de hotéis e hostels testados
A fachada, o lobby e estátuas na frente do hotel na Promenadeplatz - inclusive o "altar" em homenagem ao Michael Jackson, que dizem que sempre se hospedava ali!


Outras boas opções também com preço acima dos hotéis indicados anteriormente são o Platz Munich (muito próximo à Marienplatz e se afastando da estação de trem) e o Mercure Hotel München Altstadt (a uma quadra da principal rua de compras de Munique - entre a Karlsplatz e a Marienplatz).


Onde ficar em Munique - várias dicas de hotéis e hostels testados


Outras opções de onde ficar em Munique



Claro que uma cidade grande conta com milhares de opções de hospedagem - confira todas elas aqui! No caso de Munique, sugiro demais facilitar sua programação e se hospedar no centro, apesar de ser um pouco mais caro. O transporte público é ótimo e tem algumas atrações afastadas do centro (como o estádio do Bayern por exemplo), mas poder conhecer muita coisa e sair para jantar a pé em áreas movimentadas dá uma outra sensação para a sua viagem! O ruim de ficar nas casas da minha amiga é que sempre perdi muito tempo logo cedo para chegar no primeiro ponto do roteiro ou no final do dia para voltar e aí complica também dar uma descansada entre a programação diurna para depois sair para jantar.






Booking.com






No mapa abaixo, marquei as estações de trem, metrô e rodoviária citadas neste post, além da Marienplatz, a praça mais central da cidade, o local da Oktoberfest e as regiões mais indicadas para hospedagem! É só ir mexendo no mapa e clicando nas figuras!





Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

4 comentários:

  1. Excelente dicas de onde ficar em Munique. Com tantas opções de hotéis e hostels é difícil escolher sem as suas informações. Elas facilitam demais a escolha. Parabéns por tantos detalhes e cuidado nas informações.

    ResponderExcluir
  2. Esse post vale ouro pois saber onde ficar em Munique só mesmo com dicas de hotel e hostel já testados. Eu tentei 2 anos seguidos e tudo muitooo caro. Só depois me dei conta que era a época da Oktoberfest. No terceiro ano consegui uma hospedagem por um preço ótimo em um apartamento pelo AirBnb mas um pouco afastado.

    ResponderExcluir
  3. Amei essas dicas de onde ficar em Munique! Vou visitar a cidade pela primeira vez e não vejo a hora. Seu blog tá me ajudando muito :)

    ResponderExcluir
  4. ótimas sugestões de onde ficar em Munique, parece ser um destino muito interessante para conhecer.

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.