quarta-feira, 20 de julho de 2022

Mercados e feirinhas em Berlim


Muita coisa fecha em Berlim aos domingos, mas um programa legal em temperaturas agradáveis são as feirinhas e mercados de segunda mão espalhados pela cidade. Além disso, assim como outras grandes cidades pelo mundo, mercados públicos tradicionais (de alimentos) em Berlim também fazem eventos gastronômicos muito frequentados pelos moradores e que fazem sucesso com turistas. Mesmo em outros dias da semana, principalmente aos sábados, também é possível fazer um passeio legal por mercados e feirinhas em diferentes bairros. Neste post, falo sobre alguns destes locais que visitei e outros que ainda não tive a oportunidade, mas estão na minha lista para quando voltar!


Mercados e feirinhas em Berlim
Berliner Dom e Ilha dos Museus vistas do Monbijou Park




Os flohmarkts ou "mercados de pulga" são bastante tradicionais na Alemanha, pois por lá existe uma cultura maior de reaproveitamento dos bens materiais e menos consumismo desenfreado.









Boxhagener Platz


No bairro mais alternativo Friedrichshain, fica a praça Boxhagener Platz, onde acontece uma feira de itens de segunda mão aos domingos. Além de um chai latte gelado em um café no meio da praça, aproveitei para almoçar currywurst no Curry 66 depois - não é dos locais mais famosos para comer currywurst em Berlim, mas eu gostei bastante!

Um mercado tradicional de alimentos acontece na mesma praça aos sábados e às 4as. Perto dali fica a área mais famosa dos barzinhos na região da estação Warschauer Straße - muito movimentada durante a noite e madrugada adentro. Veja aqui uma lista de lojinhas interessantes, cafés e bares nas proximidades da Boxhagener Platz (texto em inglês). A praça é carinhosamente chamada de "Boxi".


Mercados e feirinhas em Berlim - Boxhagener Platz
A feirinha estava cheeeia de gente, muitas famílias e não vi nenhum turista, mas muitos moradores mesmo. Paguei 2,50 euros nesse iced chai acima e comprei 2 livros para treinar meu alemão aqui no Brasil - até agora só li um deles rs.


Mercados e feirinhas em Berlim - Boxhagener Platz
Meu almoço no Curry 66 naquele dia. Gastei 6,50 euros com a coca.







Mauerpark




Mercado de segunda mão super tradicional em Berlim, famoso também pelo karaokê nas tardes de domingo - eu já fui 2x pra cidade e 2x nesse parque aos domingos e por azar, ainda não consegui ver o tal do karaokê! Em 2014, estava rolando diversos eventos e comemorações pelos 25 anos da queda do Muro de Berlim, mas como já era novembro, o karaokê é suspenso nos meses de frio. Em 2019, não rolou porque estava ameaçando chover. Mas vale a pena demais curtir a feirinha e o agito, mesmo sem ele - acontecem diversas outras apresentações musicais, de dança, esportivas, etc! 

É claro que o parque recebeu esse nome porque o muro de Berlim passava por ali! Aliás, ele está hoje em um trecho da famosa "faixa da morte" e aqui também é possível ver algumas partes remanescentes do muro, hoje grafitadas. Na feirinha, ou mercado de pulgas, vende-se de tudo! Móveis, artigos de decoração, roupas, antiguidade, LPs, bijuterias, quinquilharias e etc. Apesar de lotado de turistas, também está sempre lotado de locais e claro que tem barraquinhas de comida - almocei uma bratwurst da 1a vez e da 2a vez só tomei um café mesmo. Confiram no facebook se o karaokê vai rolar ou não quando vocês forem.


Mercados e feirinhas em Berlim - Mauerpark
Fotos de 2014 e de 2019 misturadas rs






Markthalle Neun



Berlim contava com diversos mercados regionais antigamente e cada um tinha um número - em 1890 eram 14. O da área de Kreuzberg era o nono mercado e por isso nome "Markthalle Neun" (neun = nove em alemão). Hoje em dia, a maioria desses mercados de Berlim não existe mais, mas um dos que resiste ainda como mercado de bairro é justamente o Markthalle Neun. Esses mercados eram o equivalente ao Mercado Municipal de São Paulo, só que ao invés de só um para a cidade toda em localização central, existiam diversos mercados em Berlim, espalhados pelos bairros.




Além das feiras de alimentos para a população em geral (legumes, verduras, etc), acontecem diversos eventos gastronômicos ali e o mais famoso dele é "Street Food Thrusday", toda 5a feira das 17h às 22h, quando dezenas de food trucks invadem o local. É comum encontrar comida árabe, indiana, turca, japonesa, mexicana, tapioca brasileira, burgers, comida coreana, doces diversos, cervejas, empanadas, sorvetes, massas e muito mais. Jantei cedo um dia ali na minha última vez na cidade e gastei 6,50 com as boulettes e 2,20 com o refri (Fritz Kola, refri alemão). Boulette são almôndegas muito comuns em Berlim e eu pedi um combo com 4 temperos diferentes.


Mercados e feirinhas em Berlim - Markthalle Neun

Mercados e feirinhas em Berlim - Markthalle Neun


Mercados e feirinhas em Berlim
O antigo Ackerhalle - na região da Rosenthaller Platz - virou um supermercado da rede Rewe (foto de 2019, passei em frente sem querer e tive que tirar foto da fachada rs)




Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro viagem europa 336x280


Käthe Kollowitz Platz


A praça Käthe Kollowitz fica no centro do bairro Prenzlauer Berg. Muitas ruas residenciais com esses predinhos simpáticos abaixo e a feirinha de bioprodutos - Ökomarkt - de 5a feira na praça (das 12h às 19h) e outra aos sábados. O nome da praça vem da artista Käthe Kollowitz que morava e trabalhava na praça (a casa dela não existe mais).


Mercados e feirinhas em Berlim - Ökomarkt na Käthe Kollowitz Platz, Prenzlauer Berg




Marheineke Markthalle


Mais um dos antigos mercados de comida que sobreviveram, este na área de Bergmannkiez, em Kreuzberg. A região é cheia de lojinhas, cafés e restaurantes interessantes e a rua Bergmannstrasse é uma das ruas mais mais agradáveis de Berlim. É um mercado de frutas, legumes, verduras, carnes etc, mas conta com restaurantes e comidinhas prontas também.

Aos sábados e domingos, acontece a feirinha na Marheinekeplatz (Trödelmarkt) - atrás do mercado, com antiguidades, roupas, artigos para crianças, arte, livros, etc. Fica pertinho do aeroporto que virou parque, o Tempelhof (clique no link para ler meu post sobre o tour do local) - por isso estava no meu roteiro passear e comer por ali antes de conhecer o antigo aeroporto à tarde (só que saí no dia anterior e preferi dormir até mais tarde, tomar um brunch no hostel onde estava mesmo e ir direto para o tour). O mercado abre todos os dias, mas é mais interessante visitar aos finais de semana para já aproveitar a feirinha - e emendar também com o Tempelhof.


O que ver e fazer em Berlim:





Mercados e feirinhas em Berlim


Ostbahnhof


Ostbahnhof é uma das principais estações de trem/metrô e hubs de transporte na parte leste de Berlim e ao lado da estação é realizada mais uma feirinha conhecida em Berlim - com móveis, discos, selos, moedas, livros de segunda mão, aos domingos. Eu me hospedei no Ostel - hotel inspirado na Alemanha Oriental - perto da Ostbahnhof e passei ali rapidinho em um horário que a feira deveria estar acontecendo, mas sinceramente achei bem pequena e menos interessante do que as outras 2 que tinha visitado no mesmo dia - a do Mauerpark e da Boxhagener Platz - tanto que nem tirei foto.



Strasse des 17. Juni


A grande avenida que corta o parque Tiergarten recebe aos sábados e domingos um tradicional mercado de pulgas desde 1978 - o mais antigo da cidade! É o mesmo local onde aconteciam a famosa Love Parade - acho que uma das recordações mais antigas que tenho de Berlim é do festival com aquele mundo de gente inundando esta avenida e o parque. Não cheguei a ver essa feira - porque tem coisa demais para fazer em Berlim sempre - só neste post tem dica de mais de 130 atrações e atividades grátis na cidade, mas dizem que não é dos mais baratos. Tem uma feira de artes também.

Mercados e feirinhas em Berlim - Strasse des 17. Juni
O principal parque de Berlim visto do alto da Coluna da Vitória




Outras ferinhas e mercados de Berlim que não conheci


Markthalle Arminius é o terceiro mercado antigo sobrevivente ainda como mercado de legumes/verduras/frutas/carnes e fica no bairro residencial Moabit  - perto das atrações turísticas de Mitte, mas com praticamente nada a ser visto ou visitado nas proximidades. Conta com stands de gastronomia típica de diversos países, que abrem ao meio dia.

Wochenmarkt na Schillerplatz acontece de 4a à tarde e sábado o dia todo na região de Neukölln e é mais voltado para ingredientes culinários mesmo. Já o famoso e popular Mercado Turco (próximo a estação Kottbusser Tor, na divisa entre Kreuzberg e Neukölln) acontece de 3a e 6a das 11h às 18h30 independentemente do clima à beira do Landwehrkanal e é ótimo para provar a culinária turca ou garimpar acessórios e itens de decoração com motivos turcos. Também na Maybachufer, mas aos sábados, acontece uma feira criativa, chamada Neuköllner Stoff, com artesanato, fashion, cosméticos, brinquedos, etc.

Na Arkonaplatz, em Prenzlauer Berg, acontece um dos mercados de pulga mais tradicionais da cidade nas tardes de 6a feira. Já nas proximidades do Bodemuseum na Ilha dos Museus (o único dos 5 que ainda não visitei), se realiza um dos mercados mais novos de Berlim, um mercado de antiguidades e livros, o Antik & Buchmarkt aos finais de semana e feriado - pena que só passei por ali durante a semana.


Mercados e feirinhas em Berlim - Antik & Buchmarkt at the Bodemuseum
Parte de trás do Bodemuseum na Ilha dos Museus. A feirinha acontece do outro lado do rio.



Outro local um pouco mais afastado dos locais turísticos tradicionais, mas com um bom mercado de pulga aos sábados e domingos é a região da Rathaus Schöneberg - local onde JFK fez um discurso finalizado com "Ich bin ein Berliner" em 1963.

Na montagem abaixo, é possível ver um pouquinho do Wochenmarkt em Hackescher Markt às 5as e sábados. É um dos locais mais centrais deste post (pertíssimo da Alexanderplatz e da Ilha dos Museus) e muitos turistas podem esbarrar sem querer com o mercado, como eu nesse dia que tirei as fotos. Tem várias atrações nessa região.


Mercados e feirinhas em Berlim - Wochenmarkt em Hackescher Markt



Veja aqui a lista completa de feirinhas de segunda mão no site oficial de turismo de Berlim (em alemão, mas dá para conferir a localização e horários).



Mercados de Natal


Para finalizar o post, não poderia deixar de citar os incríveis mercados natalinos de Berlim, mas eles merecem um post exclusivo (clique aqui para ler) - são mais de 60 e eu conheci uma dezena deles quando estudava em Berlim -aproveite caso esteja em Berlim aproximadamente entre os dias 20 de novembro e 25 de dezembro! Tem barraquinhas de doces, comidas típicas deste época do ano, souvenirs, itens de decoração, acessórios de inverno, etc. As fotos abaixo são do mais famoso deles, o WeihnachtsZauber at the Gendarmenmarkt.


WeihnachtsZauber at the Gendarmenmarkt, Berlim
WeihnachtsZauber at the Gendarmenmarkt


WeihnachtsZauber at the Gendarmenmarkt, Berlim
WeihnachtsZauber at the Gendarmenmarkt


WeihnachtsZauber at the Gendarmenmarkt, Berlim
WeihnachtsZauber at the Gendarmenmarkt



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

11 comentários:

  1. Ah, que legais essas dicas de feiras em que os nativos vão... Muito massa! Eu conheci as feiras de Natal, mas tudo muito cheio e turistão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todo mundo fica na maior expectativa pelas feiras de Natal e aí comparecem em peso - ainda mais pq é uma época do ano q escurece cedo e muita coisa perde a graça - sobram poucas opções do que fazer de diferente.

      Excluir
  2. Eu amo uma feirinha! E meu marido é doido por antiguidades (ele coleciona moedas também) e a gente sempre para em mercados de pulgas sempre que tem chance. Adorei essas dicas de mercados e feirinhas em Berlim, morro de vontade de conhecer a cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Todo mundo tem que conhecer Berlim pq a cidade é fantástica demais!

      Excluir
  3. Que pena que ainda não tinha ouvido falar no Markthalle Neun quando fui a Berlim... Mas agora já anotei sua dica, quando retornar a cidade quero conhecer. Adoro mercados

    ResponderExcluir
  4. Que pena que não pesquisei sobre mercados antes de ir para Berlim, vi que perdi lugares incríveis... Mas já salvei suas dicas, certamente conhecerei numa próxima oportunidade.

    ResponderExcluir
  5. Teu post me "jogou" num lugar de saudade de uma época feliz em Berlim. Eu adorava o mercadinho de Mauerpark. Comprei até umas coisa legais e trouxe pra Roma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe queria poder comprar mais, mas sempre lembro que terei que carregar pelo resto da viagem e me controlo rs

      Excluir
  6. Os mercados e feirinhas em Berlim parecem ser bem legais, eu adoro conhecer as feirinhas das cidades

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.