segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Tour de Street Art em Berlim e Urban Nation (Friedrichshain, Kreuzberg e Schöneberg)

Uma das coisas que eu mais gostei de voltar a Berlim depois de 5 anos (2019) é que hoje gosto ainda mais de arte de rua, grafites e afins e dessa vez, pude conhecer ainda mais esse lado da cidade. Acho que só comecei a gostar disso quando estive lá pela primeira vez em 2014. Na minha última viagem, fiz um walking tour pago sobre street art, que durou quase uma tarde inteira e valeu a pena demais!


Tour de Street Art em Berlim e Urban Nation
Alguns murais destaques do tour


O guia do walking tour era um artista urbano e o grupo em um dia de semana em junho era pequeno - eu e mais 3 mulheres viajando sozinhas interessadas no assunto. Dava para perguntar qualquer coisa e levar o tempo necessário para tirar fotos, pois não havia aquela pressa, comum em diversos outros tours. O tour da Alternative Berlin custou 14 euros (em 2019) e o ponto de encontro foi um supermercado nas cercanias da estação Warschauer Straße - você pode aproveitar e já comprar uma bebida se estiver um calor do cão como no meu caso. É necessário ter um ticket de metrô, pois em determinado momento mudamos para outro bairro de metrô e como naquela região, ele não é subterrâneo, o tour continua mesmo dentro do trem, pela janelinha!


Tour de Street Art em Berlim e Urban Nation
Vários prédios interessantes




Veja aqui todas as dicas sobre Berlim no blog!






Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro viagem europa 336x280


Tour de Street Art em Berlim e Urban Nation


O guia foi explicando a diferença entre grafite e pichação, comentou sobre um tipo inusitado de arte urbana e que também pode servir para protestos - os adesivos (eu nunca tinha pensado sobre isso!), explicou sobre o uso de poucas ou muitas cores e foi mostrando inclusive alguns padrões de artistas mais conhecidos que você pode usar depois para reconhecer alguma arte da mesma pessoa em outro lugar.


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required



Tour de Street Art em Berlim e Urban Nation
Atravessamos a Oberbaumbrücke do bairro Friedrichshain para o Kreuzberg e ainda perto da ponte vimos diversos destaques. Lá ao longe no rio, a escultura Molecule Man.





Tour de Street Art em Berlim e Urban Nation
Esse cara aí no meio era o guia rs e atrás dele o famoso mural Pink Man/Leviathan - são vários homenzinhos formando o homem maior



Leia mais:
Street Art Sightseeing in Berlin by Bus, Tram and Train (em inglês, mas dá para ver as fotos e entender os endereços de alguns painéis)


Tour de Street Art em Berlim e Urban Nation
Vários desenhos menores acabam ficando escondidos atrás de árvores ou outros elementos e é preciso observar sempre para descobrir muitas artes de rua em Berlim!





Kreuzberg é um bairro multicultural com forte presença de imigrantes e bastante comercial e movimentado. Paramos em uma pequena lanchonete para um descanso, alguma bebida e comidinhas, mas não anotei o nome do local:( . Seguimos de metrô então da estação U Görlitzer Bahnhof até a região da U Büllowstraße, onde estão diversos murais abaixo, pintados em prédios de apartamentos. Aí já estamos no bairro de Schöneberg.


Tour de Street Art em Berlim e Urban Nation

Tour de Street Art em Berlim e Urban Nation

Tour de Street Art em Berlim e Urban Nation
Essa igreja da foto é a American Church in Berlim. Fomos caminhando até o Urban Nation (abaixo), mas o guia mostrou mais outra arte urbana, que eu já tinha citado aqui no blog como uma curiosidade de Berlim, mas nunca tinha visto - os "Street Yogis" ou Korkmännchen/bonequinhos de rolha



Além dos famosos murais, as esculturas também são arte presente nos espaços públicos. Veja este vídeo com algumas esculturas de Berlim.


O tour termina no Urban Nation, uma atração relativamente recente em Berlim, que já tinha contado brevemente aqui. É um museu de arte urbana contemporânea e a visita é grátis (mas necessário reservar um horário no site - link acima, imagino que pela pandemia). Não deixe de entrar no banheiro que até lá você vai se impressionar. Eu AMEI essa fachada azul e roxa, mas não garanto que ela ainda esteja assim ou que continue por muito tempo igual - é bastante comum que murais e pinturas do tipo sejam substituídas depois de um tempo. Ali já estamos perto da estação Nollendorfplatz para ir embora e o guia se despede no Urban Nation para cada um curtir o tempo que quiser. Eu aproveitei para descansar as pernas também.


Tour de Street Art em Berlim e Urban Nation




Quem aí também curte street art? Quais outras cidades do mundo vocês me recomendam para ver mais coisas interessantes como essas?




Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontopesquisar passagens aéreas, comprar chip de internet para usar no exterior, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

6 comentários:

  1. Esse é o tipo de passeio que eu adoro fazer!
    Sou apaixonada por arte urbana, amo grafite e adoro lambe-lambes.
    Seus posts da Alemanha estão sensacionais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu não curtia muito antigamente, fui aprendendo a gostar aos poucos e em parte, por "culpa" de Berlim rs

      Excluir
  2. Ah! Que máximo fazer um tour pela arte urbana de Berlim! Acho que a street art combina demais com a capital alemã. Quando estou percorrendo as ruas de uma cidade, meus olhos sempre buscam por tal arte. Acho que elas dizem muito sobre uma cidade e nos fazem pensar, imaginar, especular. Mas este tour que você conta aqui, leva a caça à arte de rua para outro nível. Vou voltar à Berlim para correr e vou querer fazer esse passeio. :) bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Berlim é provavelmente a cidade no mundo todo onde mais faz sentido mesmo um tour sobre street art - tem TUDO a ver!

      Excluir
  3. É difícil não sofrer de vontade de ir pra Berlim lendo seu blog! Amo essa cidade e achei incrível esse walking tour de street art. Já salvei aqui pra fazer quando conseguir viajar de novo

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.