terça-feira, 8 de outubro de 2019

Top 15 atrações e pontos turísticos de Berlim

Com cerca de 100 posts sobre Berlim hoje no blog, fica meio difícil selecionar o que é mais "importante" de se visitar e por isso decidi fazer essa lista do que seria mais imperdível. Em geral essas listas são "top 10", mas te garanto que é impossível selecionar só 10 atrações em Berlim e por isso selecionei 15 - a cidade é cheinha de coisas legais para ver e fazer! Tudo que eu vou colocar aqui está em ordem aleatória conforme fui lembrando então não necessariamente é minha ordem de preferência, mas vale muito a pena. E no fim das contas, acabei dando umas roubadinhas e incluindo várias coisas legais dentro de alguns tópicos - não tem jeito, Berlim é inesgotável!


01) Admirar o Portão de Brandemburgo 


Um dos maiores símbolos da cidade, fica em uma avenida central movimentada e vai ser até difícil você não passar por ali. É uma visita rápida só para fotos porque nem tem como subir por exemplo.


Top 15 coisas para fazer em Berlim - Admirar o Portão de Brandemburgo


Top 15 coisas para fazer em Berlim - Admirar o Portão de Brandemburgo
Vale a pena passar de dia e de noite e se tiver acontecendo algum evento grande durante sua visita, com certeza vai ter alguma coisa ali no portão.


02) Visitar o Reichtag


O prédio do Parlamente Alemão tem um tour bem interessante contando toda a sua história, muito antes da construção da famosa cúpula. A atração também é famosa pela vista lá de cima e tudo isso de graça - você só tem que reservar com antecedência no site oficial. Leia aqui sobre como visitar o Reichtag e se o tempo estiver ruim, tente ir outro dia depois para subir (eu só consegui conhecer a cúpula e a vista na terceira tentativa)!


Top 15 coisas para fazer em Berlim - Visitar o Reichtag
A frente do Reichtag

Top 15 coisas para fazer em Berlim - Visitar o Reichtag
A cúpula por dentro


Veja aqui um roteiro para um dia pelas atrações básicas de Berlim!

03) Ter uma vista panorâmica de Berlim e procurar a Torre de TV de qualquer lugar onde estiver


A Torre de TV é uma das construções mais altas da Alemanha e a mais alta de Berlim e por isso virouum dos símbolos da cidade - a gente acha a torre de tudo quanto é lugar! Mas subir na própria torre não é a melhor forma de ver a cidade do alto porque de lá vai faltar justamente a torre no horizonte!!! São dezenas de opções para ter uma vista panorâmica legal de Berlim e falei de várias outras aqui: eu gosto do Hotel Park Inn na Alexanderplatz, do Panorama Punkt na Potsdamer Platz ou do balão da Air Service Berlin, perto do Checkpoint Charlie.


Top 15 coisas para fazer em Berlim - vista panorâmica de Berlim
Berlim vista do Panorama Punkt




Procurando hospedagem em Berlim? Dei aqui as dicas dos 4 hotéis/hostels econômicos onde me hospedei em 2019aqui tem indicações dos hotéis mais estilososaqui algumas dicas econômicas e o lugar onde fiquei em 2014 e aqui uma lista com várias opções de hospedagem com vista panorâmica de Berlim!


Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro viagem europa 336x280


04) Potsdamer Platz


Uma das coisas que eu mais gosto de Berlim é a mistura do passado com o presente. Como a cidade foi bastante destruída com a Segunda Guerra Mundial, a divisão da cidade durante a Guerra Fria e construção do muro de Berlim, depois que ele caiu, a capital alemã pode se reconstruir (e aliás, o trabalho ainda não está terminado!). Numa dessas, um dos melhores lugares que unem a importância do passado com a modernidade de hoje é a Potsdamer Platz e todo o seu entorno (Sony Center, Leipziger Platz etc).  Tem muita coisa para ver e fazer por ali.

Top 15 coisas para fazer em Berlim - Potsdamer Platz


Veja aqui mais de 100 atrações e atividades grátis em Berlimcomo conhecer Berlim gastando pouco (ônibus 100 ou 200 e Free Walking Tour)o divertido tour de segway em Berlim e o trabi safari, tour pelos pontos turísticos de Berlim a bordo de um trabant!


05) Memorial do Holocausto


Acho que não preciso falar muito com essas fotos aqui embaixo - este é o memorial para os milhões de judeus que perderam suas vidas no holocausto.


Top 15 coisas para fazer em Berlim - Memorial do Holocausto
Não se esqueça de que este é um local para contemplação e não para brincar de esconde-esconde ou tirar selfies desrespeitosas.


Veja aqui quais ingressos de atrações e tours devem ser comprados com antecedência em Berlim e tudo sobre o Berlin Welcome Card, passe para economizar nas atrações e transporte público.






06) East Side Gallery


A East Side Gallery é o maior e mais bonito trecho do muro de Berlim ainda de pé ali na margem do rio Spree. Ali que ficam as famosas pinturas no muro, algumas delas nas fotos abaixo. Este não é o único local onde podemos ver o muro de Berlim nos dias de hoje, mas é o mais colorido e o meu preferido!



07) Praças Gendarmenmarkt e Bebelplatz


Pertinho de uma das principais avenidas da cidade, ficam essas 2 praças famosas. A Gendarmenmarkt é considerada a praça mais bonita de Berlim (e ali acontece o melhor mercado de Natal de todos) e a Bebelplatz é famosa pela infame queima dos livros pelos nazistas em 1933, querendo censurar autores que fossem "subversivos". Leia sobre as 2 praças aqui


Top 15 coisas para fazer em Berlim - Praças Gendarmenmarkt e Bebelplatz
Gendarmenmarkt




08) Memorial da Bernauer Straße


Nas proximidades do Mauerpark com sua feirinha e karaokê imperdível aos domingos, fica um dos mais novos e menos conhecidos memoriais relacionados ao muro de Berlim - o memorial da rua Bernauer. Ali é o único local onde preservaram a faixa da morte como na foto abaixo. Leia aqui sobre o Memorial da Bernauer Straße, sobre o Mauerpark e mais duas atrações grátis relacionadas ao muro de Berlim.

Top 15 coisas para fazer em Berlim - Memorial da Bernauer Straße



Várias dicas práticas para viajar de trem e ônibus pela Alemanhatudo sobre a Berlin Hauptbahnhof, a principal estação de trem de Berlim e muitas ideias de cidade para conhecer em um dia saindo de Berlim. Aqui tem uma super lista de cidades charmosas para ir além do básico no seu roteiro pela Alemanha.


09) região do Hackescher Markt e Oranienburger Straße


Uma das minhas regiões preferidas de Berlim! Tem museu sobre a Anne Frank, muita arte de rua, lojinhas e cafés fofos, pátios lindos (como o Hackescher Hof da foto abaixo) e uma vibe bem legal! Leia mais aqui sobre isso tudo!

10) Berliner Unterwelten


Só fui conhecer na minha segunda vez na cidade, mas desde sempre já sabia que ia gostar de fazer um tour sobre os subterrâneos de Berlim! A melhor aula de História in loco!


Top 15 coisas para fazer em Berlim - Berliner Unterwelten



11) Ilha dos Museus


Mesmo que você não queira visitar museus, passear pela Ilha dos Museus, declarada patrimônio pela UNESCO, já é um programão em Berlim! E se você efetivamente for visitar algum entre eles, qualquer um dos 5 museus da ilha com certeza vão representar bem!


Top 15 coisas para fazer em Berlim - Ilha dos Museus
Mesmo passear pelo lado de fora dos museus vale muito a pena!









12) Conhecer as 2 principais igrejas de Berlim: Berliner Dom e Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche


Na Ilha dos Museus fica também a catedral de Berlim ou Berliner Dom (foto abaixo). Perto do zoológico, do lado da antiga Berlim Ocidental, fica a igreja destruída na Segunda Guerra Mundial e deixada em ruínas propositalmente para ninguém nunca esquecer dos horrores de uma guerra (a Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche da segunda foto abaixo). Leia mais sobre essas 2 e outras igrejas e sinagogas de Berlim aqui


Top 15 coisas para fazer em Berlim - Berliner Dom
Berliner Dom


Aproveite quando for visitar a igreja abaixo e ande pela Kudamm ou Avenida Kufürstendamm, a principal rua de compras da antiga Berlim capitalista e que ainda hoje é um dos principais paraísos para quem quer renovar o guarda-roupa em Berlim. Mas tem muitas outras atrações além de lojas na região.


Top 15 coisas para fazer em Berlim - igreja Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche
Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche


Conhece a loja onde é sempre Natal na Alemanha?


13) Relaxar no Tiergarten



Além de aproveitar o principal parque de Berlim, você pode subir na Coluna da Vitória para ter a vista abaixo (se for outono) e ver os vários memoriais que estão na área.

Top 15 coisas para fazer em Berlim - Tiergarten


14) Deutsches Historisches Museum - Museum Histórico Alemão


O melhor "resumo" da História Alemã (muito além das guerras) está no lindíssimo prédio do Arsenal na Avenida Unter den Linden - no Deutsches Historisches Museum.


Top 15 coisas para fazer em Berlim - Deutsches Historisches Museum


Top 15 coisas para fazer em Berlim - Deutsches Historisches Museum




15) Aprender sobre a Alemanha Oriental/socialista no DDR Museum e/ou Alltag in der DDR


Já falei sobre o museu pago e a exposição grátis neste post aqui e comentei inclusive qual parte é melhor em um e qual parte é melhor do outro...


Top 15 coisas para fazer em Berlim - DDR Museum e/ou Alltag in der DDR
Como era a vida (e as férias) na Alemanha sob influência da União Soviética





Quando for visitar a exposição Alltag in der DDR, observe o magnífico prédio da Kulturbrauerei, antiga cervejaria que virou um centro cultural, de eventos, com cinema, bar, restaurante e muito mais! Ah, ele fica em um dos meus bairros preferidos de Berlim, o Prenzlauer Berg!

Top 15 coisas para fazer em Berlim - Kulturbrauerei
Kulturbrauerei




EXTRA - Top 15 atrações e pontos turísticos de Berlim


Tá vendo como é difícil fazer só um top 15? rs Se você estiver na cidade entre o fim de novembro e fim de dezembro, os mercados de Natal (são mais de 60) com certeza entram nessa lista!!! Veja aqui o post sobre quase uma dezena de mercados de Natal que conheci em Berlim em 2014 e as comidinhas típicas que experimentei!


Top 15 coisas para fazer em Berlim - mercados de Natal em Berlim


Top 15 coisas para fazer em Berlim - mercados de Natal em Berlim


Top 15 atrações e coisas para fazer em Berlim no mapa


Marquei tudo deste post com uma estrela roxa e os principais locais para ter uma vista panorâmica legal da cidade com uma luneta laranja.





Gostou das sugestões? Algo mais que você considera imperdível em Berlim e que eu não coloquei neste post? Deixe nos comentários como sugestão para os outros leitores!

Top 15 atrações e pontos turísticos de Berlim


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

25 comentários:

  1. Berlim está na minha listinha faz tempooo! Com certeza vou recorrer a esse roteiro quando for, pois quero conhecer esses principais pontos turísticos.

    ResponderExcluir
  2. Conheço outra pessoa apaixonada por Berlim. Infelizmente ainda não conheço a cidade, mas um dia vou aproveitar esse seu top 15.

    ResponderExcluir
  3. Eu amo Berlim, só de ver esse post já fiquei doida pra ir novamente! Acho que pra mim ficou faltando só a região do Hackescher Markt e Oranienburger Straße....

    ResponderExcluir
  4. Ola, adorei a sua dica com os pontos turísticos de Berlim. Quantos dias você acha ideal para conhecer todos esses atrativos com calma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, no verão, com disposição, sem entrar nos atrativos só tirando fotos por fora mesmo é possível até em um dia só. Mas recomendo uns 3 no mínimo. https://www.taindopraonde.com.br/2018/02/roteiro-um-dia-berlim-atracoes-basicas.html

      Excluir
  5. ai simmm conheci todas! berlim tem bastante coisa interessante para quem gosta de historia ne!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha toca aqui! Sim!!!! Hoje em dia eu considero a MELHOR cidade pra quem gosta de história!

      Excluir
  6. Realmente Berlin tem muita coisa legal para se ver, estou esperando a minha filha ficar maior para visitar a cidade e ela compreender melhor toda a história. O teu top 15 já será um norte para a montagem do roteiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ajudar! E com certeza seria uma viagem incrível para qq um aprender in loco sobre a História mundial, principalmente do século XX! Muito mais fácil fazer as provas e vestibulares depois de visitar Berlim ;)

      Excluir
  7. Realmente é difícil fazer uma lista só 15 atrações numa cidade como Berlim, mas já é um bom começo para quem nunca foi. Adorei a proposta da ilha dos museus, não conhecia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, e o que não falta em Berlim são museus sensacionais viu? Até pensei agora em fazer uma lista top 15 de museus rs.

      Excluir
  8. Berlim é uma cidade única, sou apaixonada! Cada vez que volto tem algo novo e diferente para conhecer :) na próxima vou seguir suas dicas, com certeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a cidade ainda não terminou de se reconstruir após a Segunda Guerra Mundial, divisão durante a Guerra Fria e muro de Berlim. Eu fui em junho e já tem novidade!

      Excluir
  9. Pontos turísticos de Berlim o que mais me encanto foi as feiras de natal, como são lindas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mesmo né? O frio é de lascar, mas vale a pena enfrentar por elas!

      Excluir
  10. Quantas atrações lindas em Berlim!! É uma viagem que estou "me devendo" há tempos! Há tanto o que explorar na Alemanha, não é mesmo? :)

    ResponderExcluir
  11. Numa cidade como Berlim, realmente é difícil fazer uma lista apenas com 15 atrações, mas para quem vai pela primeira vez, esse já é um ótimo começo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, são todas bem legais e com essas 15 ideias, dá pra andar por vários bairros da cidade, entender sobre vários períodos e assuntos.

      Excluir
  12. Escolher somente 15 atrações de Berlim é bem difícil mas essa lista do que fazer na capital da Alemanha tá ótima!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.