quinta-feira, 24 de outubro de 2019

O que fazer no centro de Gramado (RS)

Muitas atrações de Gramado ficam afastadas do centrinho da cidade e várias na verdade ficam na cidade vizinha Canela, mas tem bastante coisa legal ali na avenida principal (Borges de Medeiros) e arredores, que vou mostrar no post de hoje! Claro que tem mapinha com tudo isso lá no final do post e se você se hospedar bem localizado como eu me hospedei, vai conseguir fazer tudo isso aqui a pé!


Igreja Matriz São Pedro Apóstolo e Fonte do Amor Eterno


A igreja de Canela é a mais conhecida da região, mas a de Gramado é também bastante imponente. Não achei muita graça por dentro, mas por fora mesmo ela já rende fotos bonitas. Construída primeiramente em madeira em 1917, foi reconstruída 26 anos depois em pedra. Sua torre tem 46m e seus vitrais retratam a vida do apóstolo Pedro.


O que fazer no centro de Gramado - Igreja Matriz São Pedro Apóstolo e Fonte do Amor Eterno
Igreja Matriz São Pedro Apóstolo



Leia aqui todos os posts com dicas de Gramado no blog!






O que fazer no centro de Gramado - Igreja Matriz São Pedro Apóstolo e Fonte do Amor Eterno
Eu não curto essa história de cadeados para demonstrar o amor porque para mim cadeado simboliza prisão, mas os turistas amam e encheram a Fonte do Amor Eterno com eles! Pelo menos aqui, os cadeados não estão ameaçando a existência de patrimônio histórico como em Paris...




Palácio dos Festivais, Kikito, Rua Borges de Medeiros




O que fazer no centro de Gramado - Palácio dos Festivais, Kikito, Rua Borges de Medeiros
O palácio acima e a Avenida Borges de Medeiros naquela altura.


O que fazer no centro de Gramado - Palácio dos Festivais, Kikito, Rua Borges de Medeiros
Na calçada na frente do prédio, ficam as mãos de artistas que passaram por lá, imitando a calçada da fama de Hollywood. Tem também uma escultura do Kikito, a estatueta que é o prêmio e simbolo do festival.

Rua Coberta


Atravessando a rua, chegamos na famosa rua coberta. Ali temos essa estrutura que protege a rua, cheia de restaurantes e lojas. Nos dias que estive ali, estava ocorrendo um festival gastronômico em diversos restaurantes da cidade e a Rua Coberta era um dos principais pontos do festival.


O que fazer no centro de Gramado - Rua Coberta



Praça das Etnias e Casa do Colono


Na Praça das Etnias fica a Casa do Colono, onde diversos produtos artesanais são vendidos por colonos descendentes de alemães e italianos, como geleias, cucas (espécie de bolo), cachaças, sucos, pães, biscoitos, vinhos, etc. Quando os fornos de barro estão funcionando, fica aquele cheirinho irresistível no ar. Aqui acontece uma feirinha aos sábados.


O que fazer no centro de Gramado - Praça das Etnias e Casa do Colono


10 motivos para visitar Gramado


Rua Torta


Oficialmente Rua Emílio Sorgetz, a "Rua Torta" imita a famosa Lombard Street em São Franscisco (EUA), mas é menos íngreme e mais estreita. Não é uma parada demorada, mas vale tirar algumas fotos.


O que fazer no centro de Gramado - Rua Torta



 Mundo de Chocolate


São diversas atrações e lojas de chocolate em Gramado em geral e principalmente ali no centro, mas o destaque definitivamente é o Mundo de Chocolate, com esculturas em chocolate imitando diversos pontos turísticos do mundo todo! Uma graça! Na entrada do passeio tem uma fonte de chocolate que faz você ficar com água na boca e ao final da visita rola degustação de chocolate e sinceramente foi dos melhores chocolates que comi em Gramado - experimentei de várias marcas, mas não curti a maioria não.


O que fazer no centro de Gramado -  Mundo de Chocolate
O portal da cidade


O que fazer no centro de Gramado -  Mundo de Chocolate
Índia, Estados Unidos e Inglaterra

O que fazer no centro de Gramado -  Mundo de Chocolate
Pisa e Torre Eiffel


O único inconveniente é que em algumas esculturas maiores, só é possível tirar foto com o fotógrafo oficial da atração e isso não sai barato...


Escape Game Chave Mestra


É um escape game, atividade divertida para quem estiver em grupo, com uma sala inspirada no universo de Harry Potter - tem outras opções de sala também. Já contei mais detalhes aqui.


O que fazer no centro de Gramado -  Escape Game Chave Mestra


Ice Bar Boreal


Um bar feito inteirinho de gelo! Sensacional! Só dá para ficar pouco tempo e esse casacão de neve é fornecido na entrada da atração, mas é bem inusitado! Já contei mais detalhes neste post aqui.


O que fazer no centro de Gramado -   Ice Bar Boreal

O que fazer no centro de Gramado -   Ice Bar Boreal

O que fazer no centro de Gramado -   Ice Bar Boreal




Mini Mundo


Uma das atrações mais famosas de Gramado fica um pouquinho mais afastadas do que todas as outras citadas neste post, mas mesmo assim, bem pertinho da avenida principal e bem rápido de se chegar mesmo a pé. Contei tudo sobre o Mini Mundo e suas miniaturas neste post aqui..


O que fazer no centro de Gramado -   Mini Mundo

O que fazer no centro de Gramado -   Mini Mundo




O que fazer no centro de Gramado -   Mini Mundo


Saí de lá morrendo de vontade de conhecer ao vivo vários daqueles lugares! Hoje já fizeram outras atrações parecidas em Gramado, mas essa é a mais famosa.


Mais dicas de Gramado: o famoso parque indoor Snowland e o tour Raízes Coloniais, que dura uma tarde!


E aí, recomenda mais alguma coisa para ver e fazer no centro de Gramado? Deixe nos comentários!


Roteiro pelo centro de Gramado

Mapa - O que fazer pelo centro de Gramado - RS


Todas as atrações citadas no post estão marcadas no mapa abaixo em azul. Em marrom, estão as atrações relacionadas a chocolate rs. Marquei em amarelo os restaurantes e bares indicados e em roxo, o hotel que fiquei e indico. Além disso marquei com uma máquina fotográfica pontos interessantes para tirar uma foto e com um ônibus , o ponto de saída do passeio Raízes Coloniais que amei! Uma atração nova no centro de Gramado é o Bier Park.






Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

9 comentários:

  1. Quanta coisa pra fazer no centro de Gramado, fiquei surpresa! Ta aí um destino brasileiro que ainda não conheço mas quero mto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura q não conhece? Eu fui em 2017 e achei que era a única pessoa da face da Terra q ainda não conhecia hehehe

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Acho um charme essa rua torta de Gramado. Eu conheci a de São Francisco e para mim é uma das ruas mais fofas. Também adorei essa rua coberta com essas plantinhas no teto :) Espero conhecer essa cidade um dia. Ainda não tá nos planos, mas sempre ouço tão bem que vontade é o que não falta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah então, eu sempre achei q fosse o único ser da face da terra q naõ conhecia gramado ainda rs to descobrindo mais algumas rs

      Excluir
  4. Já fomos algumas vezes em Gramado e adoramos essa cidade. Super charmosinha e acolhedora, sempre investindo para transformar a visita do turista uma experiência única . Adorei rever a cidade através do seu post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! E sim, a cidade é super fofa e não para de inventar atrações pra sempre ter novidades pra todo mundo!

      Excluir
  5. Está aí um lugar que gostaria de voltar. Nós fomos para Gramado há muito tempo atras, nem tenho tantos memorias. Muito bom ver como estao suas atrações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Se eu q já fui em 2017 não vi algumas novidades, vc então tem que voltar com certeza!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.