segunda-feira, 28 de outubro de 2019

30 anos da queda do Muro de Berlim

A Alemanha está em festa pelos 30 anos da queda do Muro de Berlim, que será daqui alguns dias! E não era para menos! O país sofreu economicamente com essa divisão e até hoje ainda estão tentando recuperar a diferença entre regiões. A capital Berlim ainda tem cicatrizes bem visíveis da época que ficou dividida entre 2 países com sistemas econômicos totalmente diferentes. Muitas famílias foram separadas e demoraram décadas para reencontrar seus entes queridos.


30 anos da queda do Muro de Berlim
East Side Gallery


30 anos da queda do Muro de Berlim
Berlim vista do espaço à noite: o muro caiu, mas décadas depois a cidade continua dividida - perceberam a cor diferente das luzes? Mais sobre neste post aqui, Foto: NASA/ESA - domínio público


São muitas atrações hoje em dia em Berlim para entender a motivação para a construção do murocomo era a vida na Alemanha socialista e qual(is)  o(s) motivo(s) para a queda do muro. Além disso, trechos do muro ainda que ainda estão de pé são a tela perfeita para street art (leia aqui sobre a East Side Gallery)! Mas agora em 2019, surgiram algumas exposições especiais e eventos sobre o assunto.


Leia aqui todos os posts sobre Berlim no blog!





30 anos da queda do Muro de Berlim
East Side Gallery - está vendo porque considero esta uma das atrações mais imperdíveis de Berlim?

30 anos da queda do Muro de Berlim
East Side Gallery





A construção e queda do muro de Berlim


Não vou explicar muito porque tudo isso já está contado em diversos posts aqui no blog e também no vídeo abaixo:







Leia aqui sobre a comemoração dos 25 anos da queda do muro em 2014 (eu estava lá!) e sobre diversas atrações relacionadas ao muro: Topografia do TerrorThe Wall MuseumMauermuseumCheckpoint CharlieAsisi Panorama The WallBlack Box Kalter KriegTränenpalastMauerpark, exposição sobre estações fantasmas na NordbahnhofMemorial da Bernauer Straße, a torre de vigilância da DDR e veja o primeiro local a "cair" e permitir a passagem dos alemães orientais para o lado ocidental em 9/11/1989 - a Bösebrücke!. Você também pode fazer um tour dirigindo um trabi ou trabant - o carro símbolo da Alemanha Oriental ou simplesmente caminhar pelo antigo trajeto do muro, que tem uma parte bem central e cheia de atrações turísticas (relacionadas ou não ao muro).

30 anos da queda do Muro de Berlim
Mapa de como a cidade ficou dividida em 4 setores durante a Guerra Fria. O muro em vermelho circulava a parte capitalista, separando-a da Alemanha socialista que estava à sua volta.


30 anos da queda do Muro de Berlim
Na esquerda, um pedaço do muro pintado - temos pedaços espalhados pela cidade e pelo mundo hoje em dia. Na direita, as marcas no chão da cidade do antigo traçado do muro.


Para ver resquícios e pedaços do muro em Berlim, sigam as dicas deste post aqui e para ver pedaços do muro de Berlim espalhados pelo mundo, este post.


30 anos da queda do Muro de Berlim
Memorial da Bernauer Straße mostrando a faixa da morte


Nas duas fotos abaixo, a Bösebrücke, primeiro lugar onde o muro "caiu" em 9/11/1989 e os alemães do leste puderam passar para o lado oeste da cidade.


Bösebrücke - o local onde "caiu" o muro de Berlim

Bösebrücke - o local onde "caiu" o muro de Berlim


Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro viagem europa 336x280



A exposição Nineties Berlin mostra bastante sobre a vida da população após a queda do muro e também é recomendada para entender tudo isso. Abaixo, o vídeo que a cidade fez para a ocasião, cm imagens antigas e atuais.









30 anos da queda do Muro de Berlim

Comemorações dos 30 anos da queda do Muro de Berlim


De 4 a 10/novembro vão rolar vários eventos para comemorar a queda do muro, que aconteceu oficialmente no dia 09/11/1989, chamada de "Berlin Festival Week". Sete dos locais originais onde aconteceu a "Revolução Pacífica" vão se tornar palco de eventos diversos - Avenida Kurfürstendamm, Portão de Brandemburgo, Stasi-Centrale Haus 7(central da Stasi), Alexanderplatz, Gethsemanekirche, East Side Gallery e Schlossplatz, cada uma dessas localidades lembrando algum episódio chave na queda do muro. Vídeos 3D projetados, luzes, som, painéis, fotografias, o antigo Palácio da República já demolido será projetado no atual Humboldtforum -  totalizando mais de 100 eventos durante esta semana específica. Na noite do dia 09, um show no Portão de Brandemburgo, com a Staatskapelle e o DJ WestBam, com participação de pessoas importantes para a conquista. Confiram aqui o programa do festival - várias das exposições acontecem em outras datas também.





Alguns dos eventos que eu gostaria de participar são (links a seguir em inglês) esta exposição sobre o fim do comunismoGermany about Yesterdaytour guiado pela Bernauer Straße depois da construção do muro, exposição East Berlin - half the capital no Ephraim Palais, peça teatral Atlas des Kommunismusesta exposição e "Walking Through Walls" na Gropius Bau.





Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

10 comentários:

  1. Eu nunca imaginei que Berlim pudesse me emocionar tanto como o fez! Talvez por eu ter vivido a guerra fria, ter crescido sabendo do muro de Berlim, e ter visto na tv sua queda... Um misto de mil emoções tomaram conta de mim quando visitei a cidade! :) Espero um dia voltar e ver mais do que vi e do que ainda não vi também. :) bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu tb quero muito voltar. Eu me emociono tb com toda essa história e olha que eu era criança demais pra lembrar da queda do muro... Lembro muito vagamente de alguns detalhes na escola e de ver a famosa foto dos jovens em cima do muro com o portão de Brandemburgo atrás em algum jornal.

      Excluir
  2. Lendo esse post de Berlim é uma pontada de culpa que eu ainda não conheci essa cidade incrível!
    Adorei as dicas... o mundo deveria comemorar a queda do muro e aprender com tudo isso! Mas sinto que estamos voltando a ficar cegos!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e os alemães fazem questão de mostrar tudo isso para o mundo e uma galera tá simplesmente virando as costas e escolhendo não ouvir... aff E trate de conhecer Berlim correndo!!! *ou sua sócia te mata kkkkk

      Excluir
  3. Que emocionante rever as imagens e momentos da queda do muro de Berlim. Eu era pequena, mas lembro-me da surpresa dos adultos, quando a notícia circulou na TV

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? Eu era criança, mas bem pequena e nem lembro rs Mas mesmo assim essa história toda me emociona depois do que aprendi nos museus e exposições em Berlim.

      Excluir
  4. É incrível como a queda do muro de Berlim é tão recente, quando escutamos falar sobre o assunto parece que foi a tanto tempo. É muito legal saber que hoje as pessoas tem liberdade dentro da Alemanha. Gostei muito do post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! E sim, historicamente falando, isso foi "ontem", mas lá se vão 30 décadas de reunificação da Alemanha!

      Excluir
  5. Ainda não conheço Berlim, mas quero conhecer logo. EU não sabia que os eventos em comemoração a queda do muro duravam dias. Muito bom saber!

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.