domingo, 22 de setembro de 2019

Exposição Nineties Berlin - revivendo a música e a Berlim dos anos 90

O muro de Berlim caiu em 1989, as duas Alemanhas se unificaram em 1990 e nessa época as mudanças, construções e reconstruções eram gigantes (mais ainda na capital do que no restante do país). Nesse cenário, a música eletrônica (techno music) foi crescendo e as baladas da época se tornaram importantes ícones da cidade. Museus sendo reconstruídos, exposições surgindo, novas modas aparecendo e uma geração que cresceu na economia socialista se juntando à contrastante economia capitalista.


Exposição Nineties Berlin - revivendo a música e a Berlim dos anos 90
Chegando na exposição Nineties Berlin você vai passar atrás da Rote Rathaus e ter essa vista super legal da Torre de TV. Ali também fica o prédio da direita, a Altes Rathaus.

Exposição Nineties Berlin - revivendo a música e a Berlim dos anos 90
Alte Münze - local de eventos temporários que está recebendo a Nineties Berlin


Quando comecei a pesquisar mais a fundo sobre as atrações que faltava conhecer em Berlim e planejar o que faria nos 10 dias inteiros que teria na cidade nessa minha última viagem pela Europa, descobri uma exposição multimídia que não existia da última vez que estive lá, a Nineties Berlin, sobre os anos 90 efervescentes na capital alemã.






Aqui está o índice com todos os posts sobre Berlim no blog!




Exposição Nineties Berlin - revivendo a música e a Berlim dos anos 90
Entrada da exposição e vários modelos de tênis que estavam na moda nos anos 90


Procurando onde se hospedar em Berlim? Neste super post conto sobre os 4 lugares econômicos onde fiquei na viagem de 2019!


Exposição Nineties Berlin - revivendo a música e a Berlim dos anos 90
Nessa sala são 14 desses totens com personalidades famosas falando como estava a sua área de atuação nos anos 90 em Berlim e as incríveis mudanças que aconteciam - tem político, tem músico, tem guarda, tem artista, tem dono de nightclub, tem cidadão comum etc Se você for ouvir tudo, vai levar tempo.

Exposição Nineties Berlin - revivendo a música e a Berlim dos anos 90
As armas da foto acima são as mesmas que os guardas da fronteira entre as 2 cidades usavam para evitar fugas do leste para o oeste (Kalashnikovs). Ali tem também uma homenagem às vítimas oficiais do muro (somente 140, mas qualquer um que aprenda o mínimo sobre Berlim sabe que foi muito mais do que isso). Mapa da Berlim dividida e até uma foto ampliada de de uma cena comum até a queda do muro - alemães e visitantes da Berlim do oeste subiam em plataformas perto do muro para olhar por cima dele como seria a Berlim socialista


Dicas de alguns dos passeios mais legais em Berlim: Tour sobre o subterrâneo de Berlim com a Berliner Unterweltentour de segway pelos principais pontos turísticos da capital alemã e Trabi Safar (veja como é dirigir um carro da Alemanha socialista).


Exposição Nineties Berlin - revivendo a música e a Berlim dos anos 90
Nessa sala, o muro de Berlim convida os visitantes a fazerem as suas próprias intervenções artísticas lembrando a East Side Gallery - um dos principais pontos turísticos berlinenses


Quer viajar usando o mesmo chip que eu usei?



Viaje Conectado



Sabiam que ainda existem muitas marcas pela cidade da separação que existiu nos tempos da Guerra Fria? Leia mais sobre isso aqui! E também confiram como foi a comemoração dos 25 anos da queda do muro de Berlim (eu estava lá em 2014)!



Exposição Nineties Berlin - revivendo a música e a Berlim dos anos 90
Nas 2 fotos de cima, um mapa gigantesco da cidade na parede, destacando alguns pontos importantes, como estavam e como estão hoje. A outra parte da exposição é relacionada com música e tem por exemplo uma sala espelhada onde você pode escutar a principal música de cada ano da Love Parade (vejam no vídeozinho que postei acima no Instagram!)


Veja como economizar em Berlim com o passe de desconto em atrações Berlin Welcome Card. A exposição Nineties Berlin está no passe!


Tem um labirinto para você encontrar as famosas boates de Berlim e conhecer um pouquinho de cada ícone (algumas fotos abaixo de prédios antigos que eram reaproveitados em Berlim para outro uso completamente diferente - aliás, coisa que continua acontecendo com frequência na cidade).


Exposição Nineties Berlin - revivendo a música e a Berlim dos anos 90


Em 1990 surgiu a Love Parade em Berlim para celebrar o amor, com foco em música eletrônica. Depois a parada se tornou símbolo do movimento LGBT, se expandiu para outros lugares e chegou a ser cancelada em Berlim em 2010 devido a um incidente com mortes. O Tiergarten (principal parque da cidade) e suas ruas ficavam lotados como no vídeo abaixo. Quem souber ler em inglês, este artigo sobre a Love Parade é interessante demais.









E no ritmo musical, a exposição chega ao fim. Ela era prevista para ficar só até o final de 2019, mas aparentemente foi prorrogada até o final de 2022 - assim que tiver informações mais atualizadas sobre isso, atualizado o post!




Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro viagem europa 336x280


Compre aqui o seu ingresso para a exposição Nineties Berlin! Imperdível para os fãs dos ano 90 e da música eletrônica! Ah, a lojinha tem souvenirs relacionados à década de 90 e alguns dos postais mais lindos de Berlim.




Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontopesquisar passagens aéreas, comprar chip de internet para usar no exterior, conseguir ingressos para atrações no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

10 comentários:

  1. Ah que legal essa exposição! Que ótimo que vai ficar até 2022.. quem sabe ainda consigo voltar pra Berlim até lá! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me leva na mala q acabei de voltar de lá e quero ir de novo! rs

      Excluir
  2. Ahhhh minha amada Berlin.. tá aí um lugar que nunca fui e já quero. Parece ser bem interessante. E queria um de cada dos Adidas expostos.. hahahha =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe é que não faz tanto tempo que abriu essa exposição. Pra vc q volta sempre, vale mais a pena ainda visitar algo diferente!

      Excluir
  3. Eu AMEI este lugar! Justamente o tipo de local/informação que adoro quando visito uma cidade! Estive em Berlim ano passado, quando Leo foi sorteado para correr a maratona. Nunca pensei que a cidade fosse me emocionar tanto. Foram poucos dias e saí em busca destes marcos que dividiam a cidade e as histórias das pessoas. Tenho que programar uma volta antes de 2022 para não perder esta exposição!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Berlim é mesmo sensacional! Nunca tive vontade de correr maratona nenhuma, mas nesse ano vendo a de Berlim até que bateu uma vontadinha rs

      Excluir
  4. Acabei de voltar de Berlin, mas fui a trabalho.... Estou louca para voltar com calma para explorar melhor!! Adorei suas dicas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu já passei 2 meses na cidade e não dou conta de ver td!

      Excluir
  5. Coisa boa tem que durar mais mesmo. Tomara que consiga voltar à Berlim até 2022 para ter a chance de ver essa exposição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe vou torcer aqui pq sempre tem o que fazer em Berlim!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.