terça-feira, 24 de setembro de 2019

Sobre a "coragem" de viajar sozinha

Toda mulher que vai viajar sozinha vai acabar ouvindo uma ou mais perguntas ou afirmações que se repetem. Uma das mais clássicas é "como você tem coragem de viajar sozinha?" ou "queria ter essa coragem que você tem de viajar sozinha". Até bem recentemente eu não entendia de jeito nenhum como que as pessoas me falavam esse tipo de coisa porque para mim, viajar sozinha não tem nada a ver com coragem.




Sobre a "coragem" de viajar sozinha


Eu sou medrosa em relação a várias coisas, mas acho que meus maiores medos atualmente são ser assaltada, sequestrada ou estuprada e já cansada de ouvir as notícias  e conhecer as estatísticas brasileiras sobre esse assunto, sei que isso pode acontecer comigo em qualquer lugar do Brasil a qualquer hora. Eu tenho medo de andar na rua sozinha aqui na minha cidade mesmo (Campinas-SP) - seja andar a pé ou de carro. Logo, considero todos os residentes do Brasil que saem de casa para o trabalho, faculdade, médico ou qualquer outro compromisso do dia a dia muito mais corajosos do que eu viajando!





Por outro lado, costumo viajar mais para a Europa. E também sabendo as estatísticas desses crimes e lendo as notícias europeias, sei que as chances de algo assim acontecer comigo em alguma viagem é ridiculamente baixa, muito menor do que a chance de acontecer aqui. Por conta disso, não passa pela minha cabeça ter "medo de viajar sozinha".


Conversando com algumas amigas e conhecidas que já viajaram sozinhas pelo menos uma vez na vida, parei para pensar nos medos que estão por trás do que as pessoas falam. Muita gente que costuma falar esse tipo de frase lá do começo do post na verdade tem medo da solidão. Outros, tem medo do julgamento de terceiros ao deixarem seus filhos e/ou maridos em casa, por exemplo. Uma galera tem medo de não conseguir se comunicar em outro idioma.


Sobre a "coragem" de viajar sozinha


Para os que tem medo do julgamento de deixar filhos e maridos em casa, não tenho muito o que falar porque sou solteira e não tenho filhos e não saberia muito o que dizer além de não achar que tenha muito sentido dar ouvidos para quem não conhece a sua vida, sua realidade. Sobre o medo de falar outro idioma, o assunto dá muito o que falar, mas quantas pessoas já não viajaram sem falar língua nenhuma e se viraram mesmo que com mímica? Se outros conseguem, porque você não conseguiria?


Para as que tem medo da solidão, saibam que só fica sozinha em uma viagem que quer! Além de poder fazer amigos na estrada, hoje em dia é muito fácil se manter conectada 24h por dia se quiser e ter sempre alguém para conversar.


Sobre a "coragem" de viajar sozinha



Além disso, acho que muita gente confunde solidão com solitude. O primeiro seria basicamente o medo e angústia de estar sozinho e o segundo termo, a felicidade de estar sozinho. Todo mundo nasce sozinho e em algum momento da vida ficará sozinho, o que quer dizer que ninguém é obrigado a ficar 100% do tempo grudado em alguém, mas ao mesmo tempo em algum momento da vida saber ficar bem sozinho vai acabar te ajudando. Vou deixar diversos textos abaixo que explicam melhor a diferença entre os dois termos e sobre gostar de ficar sozinho (eu AMO), sobre apreciar a própria companhia e um livro também que trata sobre solidão e outros temas!






Destaco o seguinte trecho do livro "O dilema do porco espinho":

“Desconfie de quem se isola sempre. Desconfie ainda mais de quem nunca se isola. Confie pouco em quem vive conectado. Tenha compaixão pelas pessoas que estão tão desesperadas para evitar a solidão que vivem de festa em festa, de post em post, de bar em bar levando seu desespero para beber. Solidão bêbada não ilumina, apenas tropeça e amanhece mais triste na calçada. Solidão a dois é um inferno absoluto. E solidão ranheta azeda e avessa ao mundo é derrota, e não conquista. Conseguir o exercício da solidão-solitude como um prêmio fruto do seu esforço, um privilégio de busca, uma maturidade de vida.
Viver exige pausas, pensar implica certo isolamento, ser feliz com quem você ama é, acima de tudo, ter a experiência da solidão antes e durante o amor. Você precisa de muitas pessoas. Viver é amar e amar implica outros seres. Lembre-se apenas de que você também precisa de você e esse mergulho em si é vital. Quando olhar alguém em uma mesa de restaurante sozinho e feliz, passeando em um parque sem ninguém e pleno, quando ligar para alguém e a pessoa em um sábado à noite disser com serenidade: “Eu estava aqui pensando e lendo tranquilo”, não se esqueça de lhe dar os parabéns. Aquela pessoa já descobriu a faceta libertadora da solidão tornada amiga e está apta para voltar ao convívio dos outros porque já convive consigo. Se você não se suporta, quem conseguirá fazê-lo?”









SOLIDÃO X SOLITUDE ⠀ ⠀ Recentemente comentei com vocês nos Stories sobre o conceito de solitude. ⠀ ⠀ Basicamente, solitude é dar outro significado para o fato de se estar sozinha. ⠀ ⠀ Enquanto solidão é sinônimo de se sentir triste por não ter alguém ao nosso lado, seja viajando seja na vida, solitude traz luz para isso. ⠀ ⠀ Solitude é saber ser feliz na sua própria companhia. ⠀ ⠀ Pois, ao saber ser feliz só, sabemos ser feliz acompanhadas.⠀ ⠀ Trazendo isso para as viagens, solitude viajando é saber curtir a própria companhia mesmo que tenha ido sozinha. ⠀ ⠀ É não deixar de ir nem de curtir um destino por ter ido só você. ⠀ ⠀ Mas, aqui vale um alerta: solitude não é se isolar, muito menos se afastar dos outros. ⠀ ⠀ Não confunda saber ficar só com não querer a companhia das pessoas!⠀ ⠀ É sobre estar bem com você mesma o suficiente para ficar bem independente de ter alguém do seu lado. Apenas isso.
Uma publicação compartilhada por Empoderamento pelas viagens (@elasdesbravam) em




Sobre a "coragem" de viajar sozinha


Para mim, coragem é andar na rua no Brasil mesmo! E para você? Alguém aí já teve ou ainda tem medo de viajar sozinha? Sabe o motivo? Quer conversar sobre isso? Deixe um comentário ou entre em contato pelas redes sociais do blog!


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontopesquisar passagens aéreas, comprar chip de internet para usar no exterior, conseguir ingressos para atrações no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.