domingo, 22 de setembro de 2019

Exposição Nineties Berlin - revivendo a música e a Berlim dos anos 90

A EXPOSIÇÃO FOI FECHADA!!

O muro de Berlim caiu em 1989, as duas Alemanhas se unificaram em 1990 e nessa época as mudanças, construções e reconstruções eram gigantes (mais ainda na capital do que no restante do país). Nesse cenário, a música eletrônica (techno music) foi crescendo e as baladas da época se tornaram importantes ícones da cidade. Museus sendo reconstruídos, exposições surgindo, novas modas aparecendo e uma geração que cresceu na economia socialista se juntando à contrastante economia capitalista.


Exposição Nineties Berlin - revivendo a música e a Berlim dos anos 90
Chegando na exposição Nineties Berlin você vai passar atrás da Rote Rathaus e ter essa vista super legal da Torre de TV. Ali também fica o prédio da direita, a Altes Rathaus.


Exposição Nineties Berlin - revivendo a música e a Berlim dos anos 90
Alte Münze - local de eventos temporários que está recebendo a Nineties Berlin


Quando comecei a pesquisar mais a fundo sobre as atrações que faltava conhecer em Berlim e planejar o que faria nos 10 dias inteiros que teria na cidade nessa minha última viagem pela Europa, descobri uma exposição multimídia que não existia da última vez que estive lá, a Nineties Berlin, sobre os anos 90 efervescentes na capital alemã.






Aqui está o índice com todos os posts sobre Berlim no blog!




Exposição Nineties Berlin - revivendo a música e a Berlim dos anos 90
Entrada da exposição e vários modelos de tênis que estavam na moda nos anos 90


Procurando onde se hospedar em Berlim? Neste super post conto sobre os 4 lugares econômicos onde fiquei na viagem de 2019!



Exposição Nineties Berlin - revivendo a música e a Berlim dos anos 90
Nessa sala são 14 desses totens com personalidades famosas falando como estava a sua área de atuação nos anos 90 em Berlim e as incríveis mudanças que aconteciam - tem político, tem músico, tem guarda, tem artista, tem dono de nightclub, tem cidadão comum etc Se você for ouvir tudo, vai levar tempo.

Exposição Nineties Berlin - revivendo a música e a Berlim dos anos 90
As armas da foto acima são as mesmas que os guardas da fronteira entre as 2 cidades usavam para evitar fugas do leste para o oeste (Kalashnikovs). Ali tem também uma homenagem às vítimas oficiais do muro (somente 140, mas qualquer um que aprenda o mínimo sobre Berlim sabe que foi muito mais do que isso). Mapa da Berlim dividida e até uma foto ampliada de de uma cena comum até a queda do muro - alemães e visitantes da Berlim do oeste subiam em plataformas perto do muro para olhar por cima dele como seria a Berlim socialista


Dicas de alguns dos passeios mais legais em Berlim: Tour sobre o subterrâneo de Berlim com a Berliner Unterweltentour de segway pelos principais pontos turísticos da capital alemã e Trabi Safar (veja como é dirigir um carro da Alemanha socialista).


Exposição Nineties Berlin - revivendo a música e a Berlim dos anos 90
Nessa sala, o muro de Berlim convida os visitantes a fazerem as suas próprias intervenções artísticas lembrando a East Side Gallery - um dos principais pontos turísticos berlinenses




Sabiam que ainda existem muitas marcas pela cidade da separação que existiu nos tempos da Guerra Fria? Leia mais sobre isso aqui! E também confiram como foi a comemoração dos 25 anos da queda do muro de Berlim (eu estava lá em 2014)! Contei aqui sobre o local exato onde o muro "caiu" em 9/11/1989 junto com mais outras atrações fora do óbvio em Berlim.



Exposição Nineties Berlin - revivendo a música e a Berlim dos anos 90
Nas 2 fotos de cima, um mapa gigantesco da cidade na parede, destacando alguns pontos importantes, como estavam e como estão hoje. A outra parte da exposição é relacionada com música e tem por exemplo uma sala espelhada onde você pode escutar a principal música de cada ano da Love Parade (vejam no vídeozinho que postei acima no Instagram!)


Veja como economizar em Berlim com o passe de desconto em atrações Berlin Welcome Card. A exposição Nineties Berlin está no passe!


Tem um labirinto para você encontrar as famosas boates de Berlim e conhecer um pouquinho de cada ícone (algumas fotos abaixo de prédios antigos que eram reaproveitados em Berlim para outro uso completamente diferente - aliás, coisa que continua acontecendo com frequência na cidade).


Exposição Nineties Berlin - revivendo a música e a Berlim dos anos 90


Em 1990 surgiu a Love Parade em Berlim para celebrar o amor, com foco em música eletrônica. Depois a parada se tornou símbolo do movimento LGBT, se expandiu para outros lugares e chegou a ser cancelada em Berlim em 2010 devido a um incidente com mortes. O Tiergarten (principal parque da cidade) e suas ruas ficavam lotados como no vídeo abaixo. Quem souber ler em inglês, este artigo sobre a Love Parade é interessante demais.






E no ritmo musical, a exposição chega ao fim. Ela era prevista para ficar só até o final de 2019, mas aparentemente foi prorrogada até o final de 2022 - assim que tiver informações mais atualizadas sobre isso, atualizado o post!




Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro viagem europa 336x280



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

10 comentários:

  1. Ah que legal essa exposição! Que ótimo que vai ficar até 2022.. quem sabe ainda consigo voltar pra Berlim até lá! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me leva na mala q acabei de voltar de lá e quero ir de novo! rs

      Excluir
  2. Ahhhh minha amada Berlin.. tá aí um lugar que nunca fui e já quero. Parece ser bem interessante. E queria um de cada dos Adidas expostos.. hahahha =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe é que não faz tanto tempo que abriu essa exposição. Pra vc q volta sempre, vale mais a pena ainda visitar algo diferente!

      Excluir
  3. Eu AMEI este lugar! Justamente o tipo de local/informação que adoro quando visito uma cidade! Estive em Berlim ano passado, quando Leo foi sorteado para correr a maratona. Nunca pensei que a cidade fosse me emocionar tanto. Foram poucos dias e saí em busca destes marcos que dividiam a cidade e as histórias das pessoas. Tenho que programar uma volta antes de 2022 para não perder esta exposição!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Berlim é mesmo sensacional! Nunca tive vontade de correr maratona nenhuma, mas nesse ano vendo a de Berlim até que bateu uma vontadinha rs

      Excluir
  4. Acabei de voltar de Berlin, mas fui a trabalho.... Estou louca para voltar com calma para explorar melhor!! Adorei suas dicas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu já passei 2 meses na cidade e não dou conta de ver td!

      Excluir
  5. Coisa boa tem que durar mais mesmo. Tomara que consiga voltar à Berlim até 2022 para ter a chance de ver essa exposição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe vou torcer aqui pq sempre tem o que fazer em Berlim!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.