domingo, 20 de outubro de 2019

Roteiro pelo centro de Blumenau (SC)

Durante o encontro de blogueiros Blogando no Vale Europeu, passamos uma manhã caminhando pelo centro de Blumenau, conhecendo sobre a história da cidade e curtindo algumas atrações. Lá no final do post vai ter um super mapa marcando tudo que vou falar neste post e também dicas de onde se hospedar, onde comer etc.


Roteiro pelo centro de Blumenau



Blumenau é a 3a cidade mais populosa de Santa Catarina e foi fundada pelo químico e farmacêutico alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, que desembarcou no local em 1850 juntamente com os primeiros colonos. A cidade mais conhecida no Brasil por ser a sede da grande festa da cerveja Oktoberfest (em outubro, nos moldes da Oktoberfest original de Munique, Alemanha) é o centro econômico do Vale do Itajaí (ou Vale Europeu), sendo o destaque econômico da região as indústrias têxtil (sede da Cia. Hering por exemplo) e informática.





Veja aqui como foi o nosso roteiro de 4 dias em Blumenau e Pomerode!


Roteiro pelo centro de Blumenau
Prefeitura de Blumenau, relógio de flores e a locomotiva Macuca, importada da Alemanha em 1908.

O passeio começa na Prefeitura de Blumenau, em um prédio com arquitetura enxaimel, muito comum em diversas regiões alemãs - eu adoro! Depois da minha visita, instalaram um daqueles letreiros para tirar foto de "Eu amo Blumenau", mas em alemão, trocando o "eu" por "ich".




Roteiro pelo centro de Blumenau
Andando pela rua principal, a XV de Novembro - eu fiquei impressionada pelo tanto de casarão em estilo art deco, que não sabia que tinha bastante por ali.

Leia mais sobre a Rua XV de Novembro no blog da Márcia, Casa de Doda, moradora de Blumenau e organizadora do encontro!



Roteiro pelo centro de Blumenau
É só ir passeando e tirando fotos de tudo!

O jeito mais fácil de chegar em Blumenau é pelo aeroporto de Navegantes. Veja como ir do aeroporto de Navegantes para Blumenau e como se locomover na cidade!

Roteiro pelo centro de Blumenau
Nas 2 fotos de cima, o Teatro Carlos Gomes fundado em 1860 e nas 2 fotos abaixo, uma das construções mais emblemáticas da cidade - o "castelinho" que teria sido inspirado na prefeitura de Michelstadt, na Alemanha e hoje abriga uma loja que não recomendo. Essa prefeitura inspiradora sempre é citada como uma mais bonitas da Alemanha e escrevi sobre o assunto aqui.

Roteiro pelo centro de Blumenau
Catedral São Paulo Apóstolo com a sua torre do sino diferentona

Roteiro pelo centro de Blumenau
Mais arquitetura típica alemã e austríaca

Roteiro pelo centro de Blumenau


Vejam várias dicas do que e onde comer em Blumenau (inclusive no centro) e tudo sobre cerveja e cervejarias na Capital Brasileira da Cerveja!


No outro extremo da Rua XV de Novembro, fica o Museu da Cerveja (que já mostrei aqui), uma pracinha bonitinha e um dos restaurantes mais recomendados de Blumenau, o Thapyoca, na beira do rio Itajaí-Açú com um visual bem legal.



Roteiro pelo centro de Blumenau
O Museu da Cerveja não poderia estar em uma cidade melhor, não é mesmo?


Roteiro pelo centro de Blumenau


Roteiro pelo centro de Blumenau


Não tivemos tempo de visitar o Museu de Hábitos e de Costumes, mas sim  o Mausoléu do Doutor Blumenau (fundador da cidade) e o cemitério dos gatos Edith Gaertner das fotos abaixo. Leia mais aqui sobre a atriz não muito conhecida e fã de gatos, sobrinha-neta do Dr. Blumenau e responsável pela criação deste pequeno cemitério.




Roteiro pelo centro de Blumenau


Procurando dicas de onde se hospedar em Blumenau? Testamos 2 hotéis na cidade e contamos tudo aqui:  Hotel Himmelblau Palace e Hotel Ibis Blumenau! O Hotel Ibis fica mais perto desta parte dos museus, mas o Himmelblau Palace fica mais perto da prefeitura.



Roteiro pelo centro de Blumenau
Museu da Família Colonial

Mas entramos sim no Museu da Família Colonial, que vocês podem ver nas fotos anteriores e próximas fotos - ele é pequeno, mas adorei - mostra bem como eram as casas das famílias dos primeiros colonos. E de novo, está em mais um prédio enxaimel lindo. A rua ali na frente com 2 fileiras de palmeiras também chama a atenção (Alameda Duque de Caxias).



Roteiro pelo centro de Blumenau


Roteiro pelo centro de Blumenau


Esse roteiro todo começou bem cedo e durou a manhã toda caminhando!

Veja aqui todas as atrações de Blumenau e porque você deve conhecer a cidade no dias que antecipam o Natal!


Roteiro pelo centro de Blumenau no mapa


Marquei todas as atrações citadas acima no mapa abaixo em azul. A linha roxa é o trajeto que fizemos naquele dia, seguindo a rua principal de Blumenau, a XV de Novembro. Adicionei também os hotéis que recomendo na cidade e ponto de parada do ônibus para o aeroporto, por exemplo. E claro, também tem dicas de onde comer por ali (em laranja).





Aqui está o nosso roteiro para conhecer Pomerode em pouco tempo!


Curtiram conhecer um pouco mais de Blumenau?

Roteiro pelo centro de Blumenau (SC)


I Blogando no Vale Europeu


Acompanhem nas redes sociais com a #BlogandonoValeEuropeu!


Organização: blog Casa de Doda

Blogs Participantes: RetripViajante SoloTá na minha rota, Roteiros & Dicas, Rota TerrestreMapa na Mão, ITALIAna, Meu DestinoRelatos de ViagemDestinos por onde andei, Entre Polos, Viajar Correndo e Vamos por aí




Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontopesquisar passagens aéreas, comprar chip de internet para usar no exterior, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

12 comentários:

  1. Oi, Fernanda. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

    ResponderExcluir
  2. Adoro Blumenau :) o bom é que dá pra fazer muita coisa a pé né? Tá tudo aí nesse miolo. Mas mesmo tendo morado super perto de lá, não conheço a maioria desses museus (que vergonha hahaha). Fica a desculpa para voltar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse passeio foi inteirinho feito a pé - gosto taaanto quando dá pra fazer isso! E a senhorita trate de voltar então rs

      Excluir
  3. Blumenau é uma graça de cidade, nunca esqueci a marca da casa com as enchentes. Mas alguns dos lugares citados eu não conheci, olha a oportunidade de retornar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo né? Tinha me esquecido dessa história. Mas que bom q sempre tem algo novo para conhecer!

      Excluir
  4. Bem legal esse roteiro pelo centro de Blumenau. Ainda não conheço a cidade, mas já me interessei pelo Museu da Cerveja e Museu da Família Colonial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Não são museus grandes e demorados para conhecer, mas eu gosto bastante de museus que tem um tema bem específico!

      Excluir
  5. Lindo o prédio da prefeitura, vai bem de acordo com essa arquitetura europeia da cidade. Quero muito conhecer, mas acho que prefiro ir já no agito da Oktoberfest. Você já foi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fui, mas tb nem bebo cerveja hahaha Mas pra quem curte, com certeza recomendo!

      Excluir
  6. Muito bem ilustrado seu post, Fer! Valeu pelas dicas de roteiro no Centro de Blumenau! Bjs

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.