domingo, 20 de agosto de 2017

Roteiro de 4 dias em Blumenau e Pomerode - encontro de blogueiros Blogando no Vale Europeu (SC)

Qualquer pessoa que acompanha o blog já percebeu que eu amo a Alemanha e deve ter visto alguma reclamação minha nas redes sociais que não volto para lá desde 2014 (hehehe)! Para tentar resolver um pouco da minha saudade,  enlouqueci quando surgiu a possibilidade de conhecer um pouquinho da "Alemanha brasileira"! A queridíssima Márcia do blog Casa de Doda resolveu alguns meses atrás organizar um encontro de blogueiros no Vale Europeu (Blumenau e região - Santa Catarina) e eu adorei poder conhecer mais um pouquinho do sul do Brasil (que conheço pouco ainda), comer muito bem e claro, conhecer e reencontrar blogueiros!



Vou fazer um resuminho aqui de como foi o dia a dia do encontro (e passeios extras!), mas claro que ainda vou escrever muitos outros posts pela frente sobre o assunto!

Roteiro em Blumenau e Pomerode - Dia 1


Cheguei cedo na 6a feira e fiz meu check in no ótimo Himmelblau Palace Hotel. Fui almoçar com o pessoal do Restaurante Per Tutti, seguido de um café nos Amantes do Café. Contei sobre o Himmelblau Palace Hotel aqui.




Depois de um descanso, o encontro começou oficialmente com uma palestra da Ana Grassi (do blog ITALIAna) seguido pelo jantar no Plaza Hotel. O chef arrasou nesse macarrão com queijo flambado, feito dentro de um Grana Padano gigante!


Uma publicação compartilhada por Blog Tá Indo Pra Onde? (@taindopraonde) em


Já viram o post no blog sobre todas as delícias que comemos e bebemos em Blumenau e Pomerode?


Ainda conhecemos a Adega Blumenau, brindamos ao encontro e rolou degustação de cervejas.



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook





Roteiro em Blumenau e Pomerode - Dia 2


O ponto de encontro era na frente da lindíssima Prefeitura de Blumenau para uma caminhada guiada pela Rua XV de Novembro. Aqui está o roteiro completo deste passeio pelo centro de Blumenau!





Além de aprender bastante sobre a cidade, fiquei babando na mistura de prédios em estilo enxaimel e muita arquitetura art deco também (que foi uma surpresa para mim). Conhecemos o centro histórico (Rua das Palmeiras, Museu da Família Colonial e Cemitério dos Gatos) e rolou uma fugida até o Museu Hering (que foi fundada em Blumenau para quem não sabia!) antes do almoço do tradicional restaurante Thapyoca, com vista para o rio Itajaí-Açu.





Passamos pelo Museu da Cerveja e pelo Museu da Água antes de começar a saga das cervejarias - Cervejaria Blumenau, Cervejaria Container e Vale do Lúpulo foram as nossas próximas visitas e em cada uma delas aprendemos um pouco mais sobre a arte de fazer cerveja e toda essa indústria que está movimentando a região. Recentemente, Blumenau foi até oficializada como a Capital Nacional da Cerveja! Apesar do cansaço, todos foram felizes para o Parque Vila Germânica (recinto onde acontece a Oktoberfest), aproveitar o festival Sabores de Santa Catarina. Deu para experimentar um montão de coisas e fazer umas comprinhas também para levar para casa!





Contei aqui sobre todas as cervejarias onde fizemos degustações e sobre o Museu da Cerveja!


Roteiro em Blumenau e Pomerode - Dia 3


Acordamos cedo e partimos rumo a Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil. Depois de uma mega sessão de fotos no portal da cidade, conhecemos o Museu Pomerano e a Osterbaum (árvore de Páscoa), que por sorte ainda não tinha sido desmontada.




Uma publicação compartilhada por Blog Tá Indo Pra Onde? (@taindopraonde) em


Íamos visitar uma cervejaria, mas como não rolou, passeamos pela cidade, com tempo para parar em lojinhas de souvenir, admirar as casinhas fofas etc. O almoço de despedida foi um tradicional risoto de linguiça Blumenau, já de volta a Blumenau no Himmelblau Palace Hotel.


Veja aqui como foi o nosso roteiro de algumas horas em Pomerode e o que mais tem para fazer na cidade!




Alguns foram embora e eu segui com um grupinho para a Vila Germânica, tirar fotos melhores, o que não conseguimos na noite anterior. Troquei do Himmelblau Palace Hotel para o Ibis Blumenau e à noite ainda comemos pizzas maravilhosas no Mortadella. Contei sobre o Ibis Blumenau aqui.


Super posts com dicas do que ver e fazer em Blumenau! E tanto Blumenau como Pomerode estão no post com dicas de onde curtir o clima natalino no Brasil!

Roteiro em Blumenau e Pomerode - Dia 4


Acordei mais tranquila e fui encontrar com os últimos blogueiros remanescentes para almoçar. Depois de algumas tentativas frustadas (trânsito para ir para cidades vizinhas, restaurantes fechados na 2a feira etc), almoçamos na Vila Germânica. À tarde, passeamos pela cidade, batemos ponto na loja da Hering, mas não compramos nada e ainda descobrimos as capivaras e a réplica do Vapor Blumenau na Prainha. Já era hora então de se despedir da hospitalidade da Márcia e seu marido e de Blumenau!


capivaras e Vapor Blumenau na Prainha em Blumenau
capivaras e Vapor Blumenau na Prainha em Blumenau


Transporte Navegantes - Blumenau - Navegantes


Tanto o trajeto Navegantes-Blumenau como Blumenau-Navegantes foi feito com os ônibus da Executivo Transportes. Consultem o site para os horários. Cada trecho custa hoje (agosto/2017) R$ 50,00 e leva cerca de 1h. Se preferirem alugar um carro para facilitar o deslocamento ida e volta para o aeroporto e na cidade, recomendo que pesquisem no comparador de locadoras, Rentcars. Uber funciona em Blumenau e para quem ainda não tem o aplicativo, podem utilizar o meu código pessoal EDEY7DE8UE antes da primeira corrida para ganhar desconto!

Hospedagem em Blumenau


Nas 2 primeiras noites, fiquei no Himmelblau Palace Hotel (clique aqui para ler meu post com todos os detalhes sobre o Himmelblau Palace Hotel) e aqui para ler sobre o Ibis Blumenau. Um beijo para as minhas roommates Ester do Mapa na Mão, Sabrina do Rota Terrestre e Laura do Roteiros & Dicas!


Roteiro um fim de semana em Blumenau e Pomerode - Blogando no Vale Europeu


I Blogando no Vale Europeu


Acompanhem nas redes sociais com a #BlogandonoValeEuropeu!


Organização: blog Casa de Doda

Blogs Participantes: RetripViajante SoloTá na minha rota, Roteiros & Dicas, Rota TerrestreMapa na Mão, ITALIAna, Meu DestinoRelatos de ViagemDestinos por onde andei, Entre Polos, Viajar Correndo e Vamos por aí



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontopesquisar passagens aéreas, comprar chip de internet para usar no exterior, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

10 comentários:

  1. Que maneiro que foi esse encontro de blogueiros heim... Só lugar lindo, já quero fazer tb.kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Fiz uma road trip por Santa Catarina ano passado e passei por Blumenau. Visitei todos esses lugares que você menciona, indicados inclusive por Doda, que conheci nessa ocasião. Uma fofa! A ideia era visitar Pomerode também, mas não deu tempo. Em Blumenau fizemos ainda um delicioso e frio treino de corrida. Amo percorrer as ruas de uma cidade correndo. O blogando Vale Europeu deve ter sido muito bacana, com tanta gente boa reunida! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah q legal! Tem várias outras cidades tb ali por perto para visitar - vale outra viagem hein?

      Excluir
  3. Que delícia que deve ter sido esse encontro de blogueiros de viagem em Blumenau e Pomerode . Essa é uma região que ainda quero conhecer e vou ficar de olho nos próximos posts e dicas.

    ResponderExcluir
  4. Linda demais esta cidade, já tinha ouvido falar sobre ela e ler seu texto me deixou com mais vontade de visitar. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo demais pra quem quer conhecer coisas diferentes e fazer turismo além de praia.

      Excluir
  5. Esse deve ter sido um ótimo encontro pois nada melhor que conhecer um novo destino acompanhada de amigos blogueiros. Adorei Pomerode e fiz a rota do Enxaimel. Blumenau é interessante também mas acho que aproveitaria mais se tivesse feito um passeio guiado. As comidas são muito gostosas. Boa ideia visitar essas cidades para matar a saudade da Alemanha. beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah tb acho q ter tido guia em Blumenau foi ótimo! E tb conhecer td acompanhada d uma moradora da cidade né?

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.