sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Roteiro para uma manhã em Pomerode (SC)

Nos meus quatro dias no Vale Europeu (SC) para um encontro de blogueiros (veja aqui o nosso roteiro), não podíamos deixar de incluir uma outra cidadezinha fofa, de origem alemã como Blumenau, mas bem menor - Pomerode!



Roteiro para conhecer Pomerode (SC) em poucas horas
Portal Sul em uma das entradas da cidade - tem uma lojinha de souvenir aí dentro!


Roteiro para conhecer Pomerode (SC) em poucas horas
Letreiro da cidade em uma praça atrás do portal acima


História de Pomerode (SC)



A região de Pomerode chegou a ser habitada por índigenas, mas se desenvolveu economicamente a partir do século XIX com a imigração alemã, pois estava no caminho entre Blumenau e Joinville. Os imigrantes que se instalaram ali deram início a diversos cultivos e indústria, com destaque para a porcelana, e tinham vindo do estado alemão de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental (a parte da esquerda do mapa abaixo).

Como vocês podem ver no mapa, a antiga Pomerânia ocupava áreas que hoje estão no norte da Alemanha e da Polônia, englobando cidades como Rostock e Stralsund no lado alemão e Stettin e Gdansk no lado polonês (amei conhecer Gdansk, mas as outras ainda não conheço).


Roteiro para uma manhã em Pomerode (SC) - mapa da Pomerânia
Por Krzysztoflew, CC BY-SA 3.0



Por conta disso, o alemão é bastante falado em Pomerode (eu vi uma senhorinha na farmácia falando em alemão com o caixa!) e ensinado na escola. Além de Pomerode, os pomeranos se instalaram também em Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo, por onde passei rapidamente durante o encontro Pocando no ES.






Veja aqui todos os posts no blog sobre Blumenau!



Roteiro para uma manhã em Pomerode (SC)


Todos as dicas deste post estão marcadas em um mapa lá no final! Começamos o nosso roteiro tirando fotos no lindinho Portal Sul, por onde chegamos vindo de Blumenau. Aproveitem o centro de informações turísticas e lojinha de souvenir que fica no portal.



Roteiro para conhecer Pomerode (SC) em poucas horas

Roteiro para conhecer Pomerode (SC) em poucas horas
Algumas casas enxaimel nas principais ruas de Pomerode! Inclusive o restaurante da Cervejaria Schornstein.


Roteiro para conhecer Pomerode (SC) em poucas horas
Mais casas aleatórias pela cidade em estilo enxaimel (mas prefiro as de tijolo de cima)



Procurando dicas de onde ficar em Pomerode? Aqui estão todas as opções de hospedagem na cidade (mas não são muitas)! Mas eu fiquei em Blumenau mesmo e recomendo o Ibis Blumenau ou o Hotel Himmelblau Palace


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required



Visitamos o Museu Pomerano, imperdível para conhecer sobre os imigrantes da região da Pomerânia que vieram para o Brasil e fundaram a cidade. Aprendemos sobre seus costumes, como viviam, como trabalhavam, vimos maquetes de casas enxaimel, carruagens antigas e etc.



Roteiro para conhecer Pomerode (SC) em poucas horas - Museu Pomerano

Roteiro para conhecer Pomerode (SC) em poucas horas - Museu Pomerano

Roteiro para conhecer Pomerode (SC) em poucas horas - Museu Pomerano

Roteiro para conhecer Pomerode (SC) em poucas horas
Na hora de voltar para Blumenau, paramos novamente perto do portal e aí tiramos foto da praça ali atrás (praça Jorge Lacerda), do monumento aos imigrantes e do letreiro de Pomerode - um coração enxaimel fofo!




Roteiro para uma manhã em Pomerode (SC)




Osterbaum e Osterfest em Pomerode (SC)



Conhecemos Pomerode em agosto e não sei porque a árvore da Páscoa passada ainda estava montada! Mas sorte a nossa pode admirar a árvore que entrou no livro dos recordes por ser a maior árvore do mundo com mais de 80 mil cascas (que são pintadas meses antes do feriado). A cidade tem diversos eventos, mas o destaque fica para a Osterfest, na Páscoa (confira neste link no blog Casa de Doda). Quero voltar a Pomerode na época da Páscoa!


Roteiro para conhecer Pomerode (SC) em poucas horas - Osterfest







Procurando dicas do que ver e fazer em Blumenau? Aqui no blog tem este post com as principais dicas de turismo em Blumenau, este roteiro de uma manhã pelo centro da cidade, este post com todos as dicas para quem quer fazer turismo cervejeiro e este post com dicas do que e onde comer em Blumenau!


Dicas para quem tem mais tempo em Pomerode (SC)


Para quem tiver mais tempo em Pomerode, recomendo conhecer a Rota do Imigrante, que a Márcia contou no blog dela - Sabores Coloniais de Pomerode e Tour Cultural, ambos na zona rural e que me parecem com o passeio Raízes Coloniais em Gramado. Mais famosa é a Rota do Enxaimel, também mais afastada do centro - eu com certeza amaria, mas não tivemos tempo. Diz-se que Pomerode concentra o maior número de casas enxaimel fora da Alemanha. Ela pode ser feita de carro ou de bicicleta e marquei o início dela no mapa abaixo. Um museu bastante famoso e fora do centrinho é o Museu Casa do Imigrante Carl Weege.

Marquei no mapa também alguns atrações que acredito que são mais para as crianças como a Vila Encantada, o Museu Mundo dos Brinquedos e o Zoólogico de Pomerode. Ainda tem também o Museu do Marceneiro na cidade. Em 2022, está prevista a inauguração do Alles Park. Mais afastado do centrinho de Pomerode, fica a fábrica de chocolates da Nugali (marquei no mapa em marrom) - é possível conhecer o processo de fabricação do doce e degustar, como mostrado no reels abaixo - leia mais sobre a fábrica no link acima.


 



Em 2023, foi aberto o Museu Brasil Alemanha, sobre a relação entre os dois países e a imigração alemã para o Brasil, na cidade mais alemã em terras brasileiras.





Todo o centrinho dá para ser conhecido a pé, mas para fazer esses passeios mais afastados e mesmo circular entre Blumenau e Pomerode, o ideal para ter liberdade é alugar um carro. Não cheguei a usar Uber em Pomerode, mas em Blumenau, funciona super bem. Acabei de fazer uma simulação - da cervejaria no centro de Pomerode até o Hotel Ibis em Blumenau fica cerca de R$ 50,00. De ônibus confira os pontos e preços no site da Volkmann.



Uma publicação compartilhada por Vem Pra Pomerode (@vemprapomerode) em 




Pomerode é uma das boas opções de cidade para curtir o clima de Natal no Brasil - veja aqui uma lista com mais de 20 lugares para quem gosta de decorações e eventos natalinos!


Onde ficar em Pomerode (SC)



Como disse lá em cima, me hospedei em dois hotéis de Blumenau, mas acabei não dormindo em Pomerode. Aqui estão todas as opções de hospedagem em Pomerode!





Booking.com





O jeito mais fácil de conhecer Pomerode além do centrinho e passear pela região é definitivamente com um carro alugado (se você já não estiver com o seu carro mesmo)!



Roteiro básico para conhecer Pomerode (SC)


Marquei todos os lugares mostrados e citados no post no mapa abaixo. Em azul, os principais pontos turísticos; em rosa, as atrações para crianças; em amarelo, a cervejaria mais famosa da cidade. Em uma manhã na cidade, não deu tempo de conhecer os pontos mais afastados do centro. Marquei com uma sacolinha verde (?) as 2 lojas de artesanato que gostei e comprei um ovinho de madeira pra árvore de Natal aqui de casa rs.





Roteiro para uma manhã em Pomerode (SC)


I Blogando no Vale Europeu


Acompanhem nas redes sociais com a #BlogandonoValeEuropeu!


Organização: blog Casa de Doda

Blogs Participantes: RetripViajante SoloTá na minha rota, Roteiros & Dicas, Rota TerrestreMapa na Mão, ITALIAna, Meu DestinoRelatos de ViagemDestinos por onde andei, Entre Polos, Viajar Correndo e Vamos por aí



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

18 comentários:

  1. Pomerode parece lindo. Não conhecia o destino. Adorei as dicas, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, trate agora de ir pra Santa Catarina, região do Vale Europeu! Vai amar as cidadezinhas tudo assim!

      Excluir
  2. Adoro esse pedacinho alemao do Brasil, parece realmente que estamos viajando pra longe.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, deve ser uma sensação engraçada visitar Pomerode e pensar que parece que você está na Europa! Adorei seu roteiro, muito fofa a cidade.

    ResponderExcluir
  4. A diversidade do Brasil é incrível, né? Um lugar onde falam até alemão! Muito interessante. Pomerode é um lugarzinho fofo mesmo. Adorei o roteiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e até pouco tempo atrás eu nem "me tocava" que isso seria possível, mas então comecei a viajar pelo sul do Brasil hehehe

      Excluir
  5. Amo essas cidadezinhas de Santa Catarina com esse estilo alemão! Pomerode está na nossa lista faz tempo, pois estamos planejando fazer o Vale Europeu de bike no ano que vem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! Q coragem! rs eu mal sei andar de bike rs Mas com certeza vcs vão curtir!

      Excluir
  6. Foi um dia bem produtivo em Pomerode e que bom que a árvore ainda estava enfeitada, é bom saber que podemos ver essa atrações em outras épocas do ano.

    ResponderExcluir
  7. Nos últimos tempo tenho visto algumas postagens da serra catarinense e achei bem interessante. Um amor as casas de Pomerode.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindas, né? O turismo na região parece q está crescendo mesmo.

      Excluir
  8. visitei pomerode há tanto tempo que preciso voltar! eu ia muito quando era criança e comia muitos doces gostosos!

    ResponderExcluir
  9. Ah, eu queria ter lido este rotiero por Pomerode antes de ir (mas ainda não existiam blogs ahaha), porque passei pela cidade e não sabia exatamente o que procurar. Ficamos uma noite numa pousada com casinhas em estilo enxaimel, todo mundo falando alemão, muito interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe que legal! Já tá na hora de voltar então pra conferir os novos passeios hein?

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.