Da última vez que fui para o Espírito Santo, conheci a região dos imigrantes (além de Vitória e Vila Velha que revisitei) e a cidade que fizemos mais coisas durante o encontro de blogueiros Pocando no ES 4 foi Santa Teresa, a primeira cidade fundada no Brasil pelos imigrantes italianos!
Algumas das atrações de Santa Teresa (ES) - antiga casa de imigrantes e igreja matriz
Santa Teresa é hoje a maior produtora de uvas e vinhos do Espírito Santo e possui pouco mais de 20 mil habitantes. Em 1875, chegaram na região vários imigrantes da região do Tirol e do Vêneto e mais tarde seguiram alemães, suíços e poloneses. O povoado crescia e em 1891 foi declarado o município de Santa Teresa. É o berço do cientista Augusto Ruschi, pioneiro nas pesquisas com beija-flor (muito abundante naquela área) e fundador do Museu de Biologia Professor Mello Leitão.
Saímos cedo de Vitória e chegando em Santa Teresa, visitamos a Cantina Mattielo. Degustamos vários vinhos produzidos no Espírito Santo (e eu nem sabia que isso existia!), mas não posso opinar muito porque eu não sou uma pessoa de vinhos. Seguimos para a Casa Lambert, uma das casas mais antigas da cidade e que hoje preservada, funciona como um museu.
Conhecemos o processo de fabricação dos vinhos, experimentamos vinhos mais suaves, vinhos mais secos e até um de jabuticaba! Mas as uvas utilizadas nestes vinhos são uvas de mesa, portanto são vinhos mais simples.
Na Casa Lambert, conferimos móveis e objetos de imigrantes que se instaram na cidade e aprendemos sobre a imigração e vida no Brasil daquelas épocas. Construída em 1875 por dois irmãos Lambert, é uma construção de taipa (ou pau-a-pique) Fomos recebidos pelo casal rei e rainha da Festa do Vinho e da Uva.
Maquinário antigo utilizado em diversas profissões e inclusive fotos históricas da região.
Almoçamos e seguimos para o Circuito Caravaggio, uma rota turística na zona rural da cidade, contando com diversos atrativos. Nossa primeira parada foi na Rampa de Voo Livre, com vistas sensacionais para as montanhas do Espírito Santo!
Continuamos no circuito para degustar espumantes na Casa dos Espumantese licores na Casa dei Liquori. Os licores eram bastante doces e gostei bem mais dos espumantes.
A Rua do Lazer fica no centro da cidade e além das casinhas bonitinhas, está cheia de opções de bares e restaurantes, tanto para você curtir uma noite de sábado, um almoço de domingo com calma ou qualquer outra refeição. Contei aqui sobre os restaurantes que experimentamos em Santa Teresa.
A igreja matriz com a fachada listrada e a escadaria impõe respeito (e fica ali pertinho)!
Que delícia curtir a vida nessas mesas no meio da rua!
Entre Santa Teresa e Vitória (ES)
São duas paradas estratégicas entre Santa Teresa e Vitória e se você estiver de carro, pode conhecer as duas - a Claid´s Biscoitos e o Laticínio Lorena(o último tecnicamente em outro município)! Ideal para comprar lembrancinhas comestíveis para levar para casa! O caminho de volta passando por esses lugares dá somente 1h30 de carro!
Experimentei várias opções, mas para doces desse tipo (parecidos com as bolachinhas mineiras), os de goiaba são sempre os meus preferidos!
Foi um lanche da tarde delicioso! Eu não sei qual queijo gostei mais e o pessoal adorou os iogurtes! A manteiga, o requeijão - estava tudo muito gostoso!
Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.