quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Arte em Recife: Oficina Cerâmica Francisco Brennand e Instituto Ricardo Brennand

Ouve-se por aí que o talento artístico e a apreciação pela arte está no sangue e em Recife podemos comprovar que essa teoria tem procedência. Dois de seus maiores atrativos ligados à arte são fruto do trabalho de dois familiares, que dizem os recifenses, não se bicam. Eles ficam no bairro Várzea, mais afastados de todas as outras atrações turísticas (e bairros legais para se hospedar), então a dica é alugar um carro e fazer um roteirinho perfeito para um dia, conhecendo os dois um em seguida do outro, mas quem me levou lá foi a Luísa do Janelas Abertas.


Arte em Recife: Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand e Instituto Ricardo Brennand


Para localização, preços, horários de funcionamento, confiram nos sites oficiais das atrações que estão sempre atualizados. É só clicar nos nomes abaixo!

Oficina Cerâmica Francisco Brennand


Francisco Brennand é um artista plástico brasileiro conhecido principalmente por suas cerâmicas e esculturas. Podemos ver o seu trabalho no Parque das Esculturas Francisco Brennand bem em frente à praça do Marco Zero de Recife, na oficina deste post e até em casas de famílias abastadas ou no shopping Paço Alfândega (me disseram, mas alguém confirma essa informação????). Em setembro/2019, a atração foi transformada em instituto, com o intuito de preservar o legado do artista e promover o fomento de várias áreas como a artística, educacional, filantrópica e ambiental.





Arte em Recife: Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand
Muralha Mão da Terra e Pátio das Esculturas


Arte em Recife: Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand
Esse é a primeira parte que vemos ao chegar à oficina. Na última foto da montagem, a Fonte Vênus Sequestrada lá no fundo e "Os Comediantes". Não é um passeio ideal para dias de chuva, como podem ver - boa parte à céu aberto.


Leia aqui um dos meus textos para o guia solidário Lugares Apaixonantes pelo Brasil - sobre cultura pernambucana em Recife e Olinda!


O ateliê e museu foi instalado na área de uma antiga olaria e o espaço é muito bonito - bem maior do que eu imaginava.


Arte em Recife: Instituto Oficina Cerâmicaa Francisco Brennand

Arte em Recife: Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand
Francisco Brennand é conhecido por suas esculturas fálicas


Procurando hospedagem em Recife? Testei três hotéis e um hostel e conto tudo aqui: Hotel Atlante Plaza (de frente para a praia de Boa Viagem), Mar Hotel ConventionsIbis Boa Viagem e Ramon Hostel BarOnde ficar em Recife? Os melhores hotéis, hostels e bairros!



Arte em Recife: Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand

Arte em Recife: Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand
Seguimos depois para a parte interna da exposição, com mais esculturas e muita cerâmica/azulejos.

Arte em Recife: Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand



Não deixe de experimentar estas comidas típicas quando visitar Recife e Pernambuco! E aqui já dei muitas dicas de onde comer em Recife depois de passar um mês na cidade!



Arte em Recife: Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand

Arte em Recife: Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand
Confesso que essa última parte nós passamos correndo pelo cansaço - o lugar é muito grande mesmo e o sol e o calor estavam demais naquele dia. Acima no centro, a Accademia. Jardim projetado por Burle Marx.


Comemos o lanche que levamos de casa e compramos bebidas no restaurante da oficina antes de seguir para o próximo local. 




Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required












Instituto Ricardo Brennand


O instituto mais conhecido por seu "castelo" já foi reconhecido como um dos melhores museus do Brasil (e aliás, o melhor museu da América do Sul, segundo o Tripadvisor). O museu conta com a maior coleção de pinturas do holandês Frans Post, que retratou o Brasil holandês, e uma das maiores coleções de armas brancas do mundo, acervo de Ricardo Brennand.



Arte em Recife: Instituto Ricardo Brennand
O castelo e algumas das esculturas pelo jardim - réplica do David de Michelangelo e até escultura de Botero - "A Dama e o Cavalo".


Arte em Recife: Instituto Ricardo Brennand
Na primeira foto, o portão principal. São vários ambientes para se visitar, além do jardim. Em um deles, diversas cópias de quadros conhecidos como "A Noite Estrelada" de Van Gogh e "Moça com brinco de pérola", de Vermeer. A réplica da escultura "O Pensador" de Rodin, que antes ficava do lado de fora, onde hoje está o David, foi transferida para dentro.


Arte em Recife: Instituto Ricardo Brennand
Maquetes do complexo, jardim e mais algumas salas


Arte em Recife: Instituto Ricardo Brennand
Tapeçarias de Albert Eckhout (da época de Maurício de Nassau), móveis, objetos de decoração e relíquias da época que Recife e região era dominada pelos holandeses.



Veja aqui duas dicas incríveis de passeios de um dia saindo de Recife: João Pessoa com pôr do sol na Praia do Jacaré ao som de Bolero de Ravel e Praia de Carneiros! E aqui as melhores dicas de bate-voltas saindo de Recife!



Arte em Recife: Instituto Ricardo Brennand

Arte em Recife: Instituto Ricardo Brennand
Espadas, armas de fogo, armaduras, adagas, canivetes, estiletes, lanças, escudos, flâmulas e diversos objetos de um arsenal de guerra


Arte em Recife: Instituto Ricardo Brennand


Conta com um grande estacionamento e restaurante e no dia que visitei, a oficina tinha poucos estudantes, mas o "castelo" estava cheio de estudantes.


Arte em Recife: Instituto Ricardo Brennand
Vista aérea do Instituto Ricardo Brennand. Foto: Portal da Copa ME






Veja aqui várias opções de passeios em Recife, Olinda e praias vizinhas!



Como combinar o Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand e o Instituto Ricardo Brennand no mesmo dia


Tanto o Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand como o Instituto Ricardo Brennand ficam longes dos outros atrativos de Recife ou do melhor bairro para se hospedar na cidade e como Recife é uma grande metrópole brasileira, vocês podem imaginar que o transporte público caótico. É possível visitar os 2 no mesmo dia começando pela oficina cerâmica que abre mais cedo e deixando o outro para o período da tarde.

O jeito mais fácil definitivamente é contratando um taxista por um dia no seu hotel ou alugando um carro. É possível ir de Uber, mas acabei de fazer uma simulação da praia de Boa Viagem até a oficina e sai por cerca de R$ 60,00 a viagem de ida. O mais difícil seria ir de um local para o outro, já que essa região é mais afastada e fica difícil conseguir um Uber entre os dois lugares. Para voltar para Boa Viagem, também pode não ser fácil - fora que vai sair muito mais caro do que alugar um carro por um dia.

Alugue carro com o parceiro do blog Rentcars, não pague nada a mais por isso e ajude o blog, que ganhará uma comissão!




Daria para combinar o passeio com a Zona Norte da cidade e visitar por exemplo a Fundação Gylberto Freire, o bairro Poço da Panela e Casa Forte ou até o Museu do Homem do Nordeste no mesmo dia porque o caminho passaria por lá, mas acho que ficaria programação demais para tempo de menos. Mais detalhe sobre tudo isso em breve aqui no blog!


A visita ao instituto e à oficina foi uma cortesia do Visite Recife para o blog Tá indo pra onde?, mas as impressões aqui relatadas são independentes.



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

20 comentários:

  1. Eu amoooo esses dois passeios, visitar a oficina de cerâmica e o instituto brennand foram uma das coisas mais legais que fiz no Recife, realmente imperdível!

    ResponderExcluir
  2. Certamente são dois passeios imperdíveis em Recife, tanto o acervo incrível de Ricardo Brennand quanto as obras de Francisco Brennand. Podemos considerar ambos os espaços patrimônio artístico do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito e tb considero passeios imperdíveis em Recife!

      Excluir
  3. Adoro um programa cultural e este parece-me perfeito para 1 dia em Recife. Esse pátio de esculturas é qualquer coisa de maravilhoso, né?

    ResponderExcluir
  4. Nossa como é lindo esse lugar, hein? Não conhecia nem sabia que existia a Oficina Cerâmica Francisco Brennand e Instituto Ricardo Brennand, muito boa surpresa em Recife.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recife é demais e sempre surpreendendo! E Nordeste vai muito além das praias!

      Excluir
  5. Ahhh meu Recife querido! Se a ideia é ver arte, essa é a cidade! O Brennand caprichou demais em suas contribuições para a cidade!

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Achei os dois lugares muito legais, achei interessante a questão da distância, ótima dica para se organizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Os 2 lugares ficam perto um do outro e longe de tudo mais, então tem que visitar junto pra fazer sentido né?

      Excluir
  7. Não sei há quanto tempo sonho em visitar esse lugar. E vou precisar de muitos dias na região, porque se não for pra gastar pelo menos um dia inteiro aí eu nem vou hahahahahahaha

    Adorei o relato do lugar, só atiçou ainda mais as lombrigas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha que bom q curtiu! Eu tb sou dessas, só vou quando consigo aproveitar com tempo!

      Excluir
  8. Muito legal seu post sobre o Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand e o Instituto Ricardo Brennand. Sabe que quero muito conhecer mais o nordeste mas ainda não tive oportunidade, tanta coisa interessante além de, claro, a beleza natural.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, nunca falta o q fazer no Nordeste, independente de clima! Em Recife então...

      Excluir
  9. adorei fazer essa visita virtual pelas obras do instituto! normalmente só vejo a parte externa das fotos, espero visitar recife ainda este ano!

    ResponderExcluir
  10. Conheci o Instituto Ricardo Brennand de fato é maravilhoso precisa visitar, mas não conheci o Francisco Brennand, parecia ser bem bonito também.

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.