domingo, 17 de novembro de 2019

Roteiro de um dia em Petrópolis (RJ)

Algum tempo atrás, fui participar de uma espécie de congresso em Petrópolis, mas eu e alguns amigos chegamos cedo e aproveitamos para conhecer a cidade em algumas horas! No post de hoje, conto como foi o nosso roteiro na Cidade Imperial, que eu já conhecia de uma excursão nos anos 90 quando ainda era adolescente. Depois do congresso, segui para o Rio de Janeiro, passar 3 dias sozinha explorando a Cidade Maravilhosa!

Lá no final do post tem um mapinha com todos os lugares citados aqui para você se localizar!

Palácio de Cristal

Avenida Koeler com o rio Quitandinha no centro e ao fundo a Catedral São Pedro de Alcântara

Petrópolis ("a cidade de Pedro") possui clima bem mais ameno do que o Rio de Janeiro e foi construída para a Família Real brasileira como um refúgio para o verão. Daí que veio o apelido de Cidade Imperial e suas construções em estilo europeu. Leia mais sobre Petrópolis aqui.

No Rio de Janeiro, já testei e aprovei 2 hotéis: Mercure Ipanema (antigo Adagio Aparthotel) e Ibis Styles Botafogo (antigo Zii Hotel)! Garanta aqui os melhores tours no Rio de Janeiro!

Roteiro para um dia em Petrópolis (RJ)
Começamos o nosso roteiro pela praça onde está a Universidade Católica de Petrópolis e o relógio de flores (em comemoração aos 150 anos de independência do Brasil).

Ali perto fica a Casa do Santos Dumont, pai da aviação, que virou um museu, mas não visitamos. Veja como é a visita no blog Mineiros na Estrada. Almoçamos ali perto no Restaurante Paladar - eu gastei R$ 23,79 com refrigerante no restaurante por quilo. Tinha muita fila, mas a comida era boa e variada. Era um feriado emendado então a cidade estava lotada. Na Praça da Liberdade estava rolando um evento para crianças e o local estava cheio de atrações para elas.

Dicas de onde comer no Rio de Janeiro: parte 1 e parte 2. Tour imperdível pelas docerias históricas do centro - Walking Tour Doces Histórias!

Roteiro para um dia em Petrópolis (RJ)
Fomos caminhando pela Avenida Koeler margeando o rio e admirando os palacetes da época de D. Pedro II e da Princesa Isabel. O nome da avenida era o sobrenome do fundador de Petrópolis.

Vimos inclusive a casa da princesa por fora e ao final da avenida, a Catedral São Pedro Alcântara, que estava fechada por algum motivo que não me lembro, mas é onde estão os restos mortais de D. Pedro II, D.Tereza Cristina, Princesa Isabel e Conde d’Eu. A maioria dos palácios da avenida são propriedade particular e não podem ser visitados, mas sempre tem uma plaquinha na entrada explicando o que é (era) cada um.

Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required

Seguimos de táxi (preguiça rs e também porque as pessoas que estavam comigo já eram mais para a idade dos meus pais do que para a minha idade) até o Museu Imperial por R$ 10,00. De lá, saíam os passeios de charrete pelo centro de Petrópolis, que fiquei sabendo que recentemente foram modificados para não utilizar mais animais (notícia 1 e notícia 2).

Roteiro para um dia em Petrópolis (RJ)
As charretes de Petrópolis agora não são mais puxadas por cavalos! O Museu Imperial é lindo, mas pena que não podemos fotografar por dentro... Temos que usar pantufas para não prejudicar o piso antigo do palácio centenário (causadoras de um dos meus maiores traumas da adolescência - o piso fica MUITO liso e tombos são comuns). Ali na frente tem um parque gostoso. Pela posição do sol, nem consegui tirar fotos decentes da fachada da antiga residência de verão da família real.

O palácio que hoje abriga o Museu Imperial abrigou D. Pedro II na maioria dos verões durante o seu reinado e possui 44 cômodos, até hoje ricamente decorados. Foi construído entre 1845 até 1862 e após a proclamação da República em 1889 serviu como escola. Somente em 1940 foi transformado em museu e o acervo é constituído principalmente de objetos e mobílias da época do Segundo Reinado, sendo a coroa e o trono de D. Pedro II alguns dos destaques. O pessoal que faz a visita guiada diz que vale muito a pena, mas pelo tempo, visitamos livremente mesmo. Em um prédio separada, existe também uma exposição de charretes e afins, mas não entramos.

Ali acontece o espetáculo de som e luz à noite de 5a a sábado - deve ser lindo, mas impossível de aproveitar em um roteiro de um dia somente. Veja aqui o site oficial do Museu Imperial e aqui um relato mais completo no blog E aí, férias.

Para entender melhor sobre História e a época imperial no Brasil, sugiro a leitura de 3 livros: 1808, 1822 e 1889.

Procurando dicas sobre onde ficar no Rio de Janeiro para fazer esse passeios pára Petrópólis? Os dois últimos lugares onde fiquei são super recomendados: Mercure Ipanema e Ibis Styles Botafogo

Repost de @nomundoenahistoria - - MUSEU IMPERIAL, Petrópolis, Região Serrana. 🏛⛰ - Residência de veraneio de D. Pedro II e sua família, o palácio em estilo neoclássico teve sua construção iniciada em 1845 e concluída em 1862.- - Com o golpe republicano de 15 de novembro de 1889, a Família Imperial é banida do país. No período que vai de 1903 até 1939, o palácio funcionou como uma instituição educacional.- - Na década de 1940, é transformado por Vargas em Museu dedicado ao Império. O Museu Imperial conta com um acervo de joias, obras de arte, vestuários, documentos, mobílias e demais objetos pertencentes à Família Imperial, com destaque para a coroa de D. Pedro II e a pena de ouro com a qual foi assinada a Lei Áurea pela Princesa Isabel.- - Marque #RioAntigo em suas fotos de tesouros arquitetônicos ou de vestígios históricos cariocas para vê-las publicadas aqui.
Uma publicação compartilhada por Rio Antigo 🏛🌴🌊 (@rioantigo) em

O primeiro voo homologado da história da aviação foi em 12 de novembro de 1906. Nesse dia, o 14-Bis voou 220 metros, a seis metros de altura, em 21 minutos e dois segundos. ✈ Então, em homenagem a isso, vamos conhecer a casa do pai da aviação, em Petrópolis... A Encantada foi idealizada por Santos Dumont em 1918. A intenção era que ela fosse a residência de verão. Ele conheceu o local durante a visita a Petrópolis a convite da Princesa Isabel. O acesso à casa é feito por uma escada externa com uma particularidade: ela possui os degraus cortados para facilitar a subida. E eles foram planejados para que a pessoa comece a subir colocando primeiro o pé direito. A casa ainda possui outras particularidades que você pode conferir no post "Casa de Santos Dumont em Petrópolis, a Encantada" no blog VIajar correndo. É só clicar no link no perfil do Instagram e digitar Santos Dumont que o post aparecerá. ✈🏃✈🏃✈🏃✈🏃✈🏃✈🏃 #viajarcorrendo #casadesantosdumont #petropolis #14bis #souRBBV #cidadeimperial #petropolisrj #visitepetropolis #guiapetropolis #corridaeviagem #viagemecorrida
Uma publicação compartilhada por Viajar correndo (@viajarcorrendo) em

Seguimos então para o Palácio de Cristal, construção de ferro e vidro, presente do Conde d´Eu para a Princesa Isabel. Lá dentro estava rolando uma feirinha de artesanato e aproveitei para comprar meu imã de geladeira e a praça ali na frente estava cheinho de famílias se divertindo. Esta praça começou a sediar feiras e exposições em 1875 e o conde encomendou a construção da estrutura inspirada no Palácio de Cristal de Londres (que não existe mais), inaugurada em 1884. É ali que acontece a Bauernfest (Festa do Colono Alemão), no inverno, um dos principais eventos de Petrópolis.

Roteiro para um dia em Petrópolis (RJ)

Fomos então para a Cervejaria Bohemia, para aproveitar o bar/restaurante do local.

Não fizemos o tour propriamente dito, mas você pode conferir como é no blog Kari Desbrava. Veja aqui o site oficial da Cervejaria Bohemia. Voltamos então para onde estávamos hospedados no distrito de Itaipava.

Roteiro de um dia em Petrópolis (RJ)

A cidade tem também um museu de brinquedos, focado nos clássicos dos anos 80 e 90 - nostagia pura!

Conhecendo Petrópolis em um dia saindo do Rio de Janeiro

As duas cidades ficam perto uma da outra e é bem possível conhecer o básico de Petrópolis em um passeio de um dia saindo do Rio de Janeiro. O trajeto dura cerca de 1h15 cada trecho. Você pode alugar um carro, estacionar no centrinho e andar tudo por lá a pé ou táxi e ainda fazer uma visita guiada por Petrópolis. Para quem vai direto do aeroporto, o mais fácil é chegar pelo aeroporto Galeão.

Poderia ainda pegar uma excursão de um dia saindo do Rio de Janeiro para Petrópolis e não se preocupar com o trânsito ou com o caminho correto.

Onde ficar em Petrópolis (RJ)

É bastante coisa para ver e se você quiser descansar, ver o espetáculo de som e luz e entrar em todos os museus, o ideal é dormir na Cidade Imperial. A época do Natal é uma boa época para visitar a cidade e curtir os eventos natalinos do Natal Imperial. Aqui estão todas as opções de hospedagem em Petrópolis - boas opções são o Grande Hotel Petrópolis, o Hotel Casablanca Imperial ou o Um Hostel, todos muito bem localizados e notas boas no Booking. Algumas pessoas preferem se hospedar fora da cidade para curtir a tranquilidade, por exemplo em Itaipava (foi onde eu fiquei, mas só porque o hotel do congresso era lá) - o táxi deu cerca de R$ 50,00 cada trajeto.

Booking.com

Roteiro de um dia em Petrópolis (RJ) no mapa

Além de todos estes locais que visitamos, ficou faltando o Palácio Quitandinha, que fica fora do centro, como vocês podem ver no mapa abaixo. Vejam como é a visita no blog Vem que te conto. No mapa abaixo, estão marcados todos os lugares citados e mostrados neste post e mais alguns pontos interessantes. Passei pouco tempo na cidade imperial, então para dicas de onde comer em Petrópolis, cliquem no link acima.

Vale emendar também uma visita a Petrópolis com a Estrada Real, afinal a cidade era o final do Caminho Novo! Além disso, Petrópolis é uma das cidades mais bonitas para curtir o clima natalino no Brasil - sucesso entre as pessoas que gostam de eventos e decorações de Natal!

Roteiro de um dia em Petrópolis (RJ)

Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!