quinta-feira, 30 de março de 2023

As cidades criativas da UNESCO no Brasil

ATUALIZADO EM 04/01/2024


Em 2004, a UNESCO criou a Rede de Cidades Criativas (Unesco Creative Cities Network – UCCN), para reunir cidades e compartilhar experiências criativas em 7 áreas: Literatura, Cinema, Música, Artesanato e Arte Folclórica, Design, Artes Midiáticas e Gastronomia. Hoje são quase 300 cidades pelo mundo que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável. Temos 14 cidades brasileiras nesta rede, cidades que assumiram um compromisso em compartilhar boas práticas e desenvolver parcerias que promovam a criatividade e a indústria cultural.


As cidades criativas da UNESCO no Brasil - Salvador
Elevador Lacerda e Mercado Modelo em Salvador - Foto: Márcio Filho



As cidades criativas da UNESCO no Brasil - Belém
Estação das Docas em Belém - Foto: Bruna Brandão


As cidades criativas da UNESCO no Brasil - Belo Horizonte
Igreja de São Francisco na Lagoa da Pampulha - Belo Horizonte



O papel das cidades na promoção de um desenvolvimento sustentável será crucial para atingir as metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (leia sobre o que é essa agenda aqui) focando nas pessoas e no respeito aos Direitos Humanos, já que hoje as cidades abrigam mais da metade da população mundial e 75% da atividade econômica do planeta.

Em 2022 foi criada a RBCC - Rede Brasileira de Cidades Criativas, com o intuito de "promover a cooperação entre cidades que identificam a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano e turístico sustentável", mas ela ainda não foi de fato implementada.



Leia aqui todos os posts no blog sobre Turismo em Cidades ou Turismo Urbano!





Salvador (BA)


A primeira capital brasileira entrou para a lista de cidades criativas na área de Música, o que já era de se esperar. Com quase 3 milhões de habitantes, a música conecta moradores e visitantes em Salvador. Uma das coisas que mais lembro é do ensaio do Olodum em pleno Pelourinho, que presenciei algumas vezes. A terra de Caetano Veloso, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Gilberto Gil e muitos outros artistas reconhecidos até internacionalmente tem um gingado especial e criou o trio elétrico, que arrasta milhões de pessoas no carnaval baiano, uma das maiores festas do país. São vários espaços públicos relacionados a música na cidade.


As cidades criativas da UNESCO no Brasil - Salvador
Farol da Barra - Foto: Márcio Filho


As cidades criativas da UNESCO no Brasil - Salvador
Pelourinho - Foto: Márcio Filho



 





Até Michael Jackson nos anos 90 sabia que a música de Salvador era diferenciada. Estive em Salvador diversas vezes, mas a maioria ainda no século passado rs muito antes de pensar em ter um blog e muito antes se quer dos blogs existirem - sinal que preciso voltar logo! Visitei a escola de música que Carlinhos Brown instalou na favela do Candeal para formar músicos locais (que na época - ano 2000 - iam tocar no Timbalada depois de passar pelo Projeto Pracatum) e não pulei nenhum Carnaval por lá - mas estive em um pré-Carnaval algumas semanas antes, quando eu ainda aguentava eventos sem lugar para sentar rs. Recentemente foi aberto na cidade o Museu da Música (achei incrível) - leia sobre no blog Uma Senhora Viagem.







Recife (PE)


Impossível pensar em Recife (e sua vizinha irmã Olinda) e não lembrar de alguma música. É claro que a cidade tem muito mais a oferecer na área cultural além dos ritmos, mas os foliões do Carnaval ao som do frevo e do maracatu e outros ritmos contagiam. O Galo da Madrugada e os bonecos gigantes de Olinda são alguns dos principais símbolos da festa.  A cidade com mais de 400 anos e cerca de 1,5 milhão de habitantes tem um dos melhores carnavais do país (na prática é como se as 2 cidades fossem uma coisa só).

Visite o Paço do Frevo para conhecer e aprender mais sobre o ritmo tipicamente pernambucano, na lista de patrimônios imateriais da UNESCO. Na trilha sonora da viagem, inclua também Lenine, o manguebeat de Chico Science e Nação Zumbi e claro, Alceu Valença... “Tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais...”! Clique aqui para a playlist "Pernambuco falando para o mundo" e aqui para a minha playlist para lembrar dessa viagem!


Garanta aqui os melhores passeios em RecifeE aqui estão todas as opções de hospedagem em Recife!


As cidades criativas da UNESCO no Brasil - Recife
Marco Zero


As cidades criativas da UNESCO no Brasil - Recife
Paço do Frevo














João Pessoa (PB)


A capital da Paraíba é destaque na área de Artesanato e Arte Folclórica. A cidade onde o sol nasce primeiro no Brasil é um centro de produção de crochê, cerâmica e bordados e em anos recentes, algodão orgânico. João Pessoa sedia o maior evento regional de artesanato, que recebe cerca de 8 mil participantes, conectando artesãos, a comunidade e a identidade cultural local. São várias iniciativas para formar a próxima geração de artesãos. Não deixe de visitar o Mercado de Artesanato Paraibano!





As cidades criativas da UNESCO no Brasil - João Pessoa
Igreja de São Francisco


As cidades criativas da UNESCO no Brasil - João Pessoa
Farol de Cabo Branco









Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required



Belém (PA)


A capital do Pará uma cidade criativa na área gastronômica e acho que quem conhece, entende bem o motivo - pois já experimentou os sabores únicos! Com cerca de 1,5 milhão de habitantes e mais da metade de Belém espalhada em 39 ilhas, o destaque fica com o cacau, açaí, frutos do mar e pupunha. O mercado histórico Ver-o-Peso é uma das âncoras da vida na cidade, que abriga o maior festival gastronômico anual da Amazônia. A indústria gastronômica emprega cerca de 45 mil pessoas. O Instituto de Tecnologia de Alimentos da Universidade do Pará e outros laboratórios de pesquisa são dedicados em pesquisas sobre inovação e tecnologia na área. Em 2013, Belém sediou a primeira conferência de Gastronomia da Amazônia.


Garanta aqui os melhores passeios em BelémE aqui estão todas as opções de hospedagem em Belém!


As cidades criativas da UNESCO no Brasil - Belém
Tacacá - prato típico da região Norte (a foto foi tirada em Manaus, mas é muito presente em Belém)


As cidades criativas da UNESCO no Brasil - Belém
Açaí


As cidades criativas da UNESCO no Brasil - Belém
Theatro da Paz - Foto: Bruna Brandão




Paraty (RJ)


Apesar de ser uma pequena cidade com cerca de 50 mil habitantes, Paraty é conhecida pela sua produção de cachaça em diversos alambiques. Foi um cruzamento importante no comércio na época imperial, o que levou à criação de receitas como farofa de feijão ou paçoca de banana. É estimado que cerca de 20% da força de trabalho da cidade, esteja envolvido setores produtores de alimentos ou gastronomia. A maior parte dessa indústria atualmente é considerada ecofriendly. Com 78% de seu território protegido, Paraty tem legislação rígida sobre a época de pesca legal e trabalha para obter certificados de gastronomia sustentável, além de sediar eventos gastronômicos renomados.


As cidades criativas da UNESCO no Brasil - Paraty
Cais de Paraty - Foto: Rogério Cassimiro


As cidades criativas da UNESCO no Brasil - Paraty
Casa da Cultura - Foto: Rogério Cassimiro





Garanta aqui os melhores passeios em ParatyE aqui estão todas as opções de hospedagem em Paraty!


Belo Horizonte (MG)


Belo Horizonte tem pouco mais de 100 anos de existência e foi uma cidade planejada, que substituiu Ouro Preto como capital de um dos estados mais gastronômicos do país. Com cerca de 2,5 milhões de habitantes, cerca de 86% do PIB do município vem da área gastronômica. Na cidade que não tem mar, todo mundo vai para o bar! Além do tradicional Mercado Central (leia aqui sobre ele), que vende todas as iguarias mineiras, recentemente abriu o Mercado Novo, com diversos estabelecimentos gastronômicos. Ainda nem fiz, mas quero muito e já recomendo o tour "Minas é mais" (clique no link para ler sobre ou veja o reels abaixo) para experimentar vários dos comes e bebes típicos locais, do pessoal do Onde comer e beber. Outro tour deles com comidinhas é o Nostálgicos FC, para quem curte cerveja, comida típica e futebol.




As cidades criativas da UNESCO no Brasil - Belo Horizonte
Praça da Liberdade

As cidades criativas da UNESCO no Brasil - Belo Horizonte
Doces mineiros no Mercado Central de BH



BH sedia diversos eventos da área, por exemplo o Semana Internacional do Café, que quero muito ir! O estado é o maior produtor de café brasileiro e neste evento estão presentes empresas e pessoas envolvidas desde a produção e até baristas! O turismo gastronômico é muito forte em todo o estado.







Florianópolis (SC)


Floripa é a capital das ostras e uma das cidade com maior qualidade de vida no Brasil. Florianópolis sedia o Observatório da Gastronomia, que coleta, analisa e disponibiliza informação e conhecimento sobre o setor gastronômico.


As cidades criativas da UNESCO no Brasil - Florianópolis
Lagoa da Conceição - Foto: Daniel Vianna


As cidades criativas da UNESCO no Brasil - Florianópolis
Avenida Beira Mar, Centro - Foto: Caio Vilela







Curitiba (PR)


Com cerca de 2 milhões de habitantes, Curitiba é a oitava cidade brasileira e a maior cidade da região Sul. Entrou para esta lista como destaque na área de design. A indústria criativa local dá suporte para o turismo e promove crescimento sustentável e desenvolvimento. A economia diversificada da cidade e investimentos estratégicos formaram um cenário moderno e dinâmico. A capital paranaense reconhece o design como agente de transformação urbana e está se reinventando para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos através de iniciativas de economia criativa. Curitiba tem um dos maiores níveis de qualidade de vida da população, preocupação com o meio ambiente e preservação da cultura, além de ser modelo em planejamento urbano - seu transporte público permite uma cidade mais inclusiva, humana e inovadora centrada nos seres humanos.


Garanta aqui os melhores passeios em CuritibaE aqui estão todas as opções de hospedagem em Curitiba!


As cidades criativas da UNESCO no Brasil - Curitiba
Museu Oscar Niemeyer ou Museu do Olho - Foto: Renato Soares


As cidades criativas da UNESCO no Brasil - Curitiba
Ópera de Arame - Foto: Renato Soares








Brasília (DF)


O design e a inovação fazem parte do DNA de Brasília, a cidade criada do zero em meados do século passado para ser a capital do Brasil. Cerca de 2,5 milhões de pessoas moram na capital brasileira, considerada a cidade mais criativa no Brasil, com uma pulsante vida artística. Os moradores e trabalhadores de Brasília podem se inspirar diariamente pelo urbanismo de Lúcio Costa, a arquitetura de Oscar Niemeyer, os azulejos de Athos Bulcão ou pelo paisagismo de Burle Marx. A cidade é completamente diferente de qualquer outra cidade brasileira e seu projeto de sinalização urbana é único. Será que foi por isso que lá nasceram as principais bandas de rock dos anos 80 como Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude, entre outros? Brasília é sede de dezenas de start-ups e incubadoras, com o objetivo de desenvolver a economia criativa nos campos de design, fashion, arte e grafiti.


Garanta aqui os melhores passeios em BrasíliaE aqui estão todas as opções de hospedagem em Brasília!


As cidades criativas da UNESCO no Brasil - Brasília
Catedral de Brasília


As cidades criativas da UNESCO no Brasil - Brasília
Vista da Torre d TV



 






Fortaleza (CE)


Fortaleza tem uma população estimada de cerca de 2,6 milhões de habitantes e cerca de mil empresas no ramo criativo, entrando na lista na área de Design. A capital cearense é responsável por 23% da indústria de design no Nordeste, que representa 1% da economia do Estado. A cidade sedia diversos eventos da área, como por exemplo o Ceará Design Week e o Mais Design Ceará, eventos importantes no cenário latino-americano sobre o assunto.


Garanta aqui os melhores passeios em FortalezaE aqui estão todas as opções de hospedagem em Fortaleza!


As cidades criativas da UNESCO no Brasil - Fortaleza
Praia do Meireles - Foto: Jade Queiroz


As cidades criativas da UNESCO no Brasil - Fortaleza
Theatro José de Alencar - Foto: Jade Queiroz




Santos (SP)


Taí uma cidade que quero conhecer em breve! Santos, o principal porto paulista (ou do Brasil?) e uma cidade criativa na categoria "cinema", pois tem um legado cinematográfico desde o século passado, sendo o auge na criação do Clube de Cinema de Santos, o primeiro do tipo no país. A Santos Film Commission deu suporte a 300 produções na cidade em um período de 5 anos - a cidade tem 21 empresas de produção de filmes. Desde 2002, o setor audiovisual de Santos foi impulsionado por um festival de cinema, que se tornou o 3o mais importante nacionalmente. A prefeitura santista organiza diversas exibições de filmes para a população mais carente com certa constância.



As cidades criativas da UNESCO no Brasil - Santos
orla de Santos - Foto: Rogerio Cassimiro


As cidades criativas da UNESCO no Brasil - Santos
Museu do Café - Foto: Rogerio Cassimiro







Veja aqui estão todas as opções de hospedagem em Santos!

Campina Grande (PB)


Considerada cidade criativa na área de "Artes Midiáticas", a cidade tem uma grande veia criativa e inovadora. Foi pioneira na criação de um parque tecnológico e um curso sobre artes midiáticas, o único do país. Uma das principais atrações locais é o SESI Museu Digital de Campina Grande, dedicado à história da cidade. Campina Grande conta com 21 universidades e o maior número de PhDs per capita no país, 6 vezes a média nacional (1 para cada 590 habitantes). Tudo isso contribui para uma grande quantidade de talentos jovens no local, desenvolvendo projetos culturais criativos, inclusive de artes midiáticas. Veja aqui a palestra sobre o assunto na Campus Party (2021).




As cidades criativas da UNESCO no Brasil - Campina Grande
Monumento ao Sesquicentenário - Foto: Cacio Murilo


As cidades criativas da UNESCO no Brasil - Campina Grande
Açude Velho - Foto: Cacio Murilo




 



Rio de Janeiro (RJ)


Adicionada ao grupo de cidades criativas em 2023 na categoria "literatura", o Rio de Janeiro influenciou e foi influenciada por Machado de Assis, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Nelson Rodrigues, Lima Barreto e muitos outros nomes importantes da literatura nacional. Dá até para fazer turismo repetindo os passos de diversos escritoresA cidade é sede das principais instituições e eventos da literatura nacional, como a Academia Brasileira de Letras (ABL), a Biblioteca Nacional, o Real Gabinete Português de Leitura, a Bienal do Livro, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) e a Festa Literária das Periferias (Flup). O Rio de Janeiro será a Capital Mundial do Livro a partir de abril/2025 - a primeira cidade de língua portuguesa a receber o título da UNESCO - com diversos eventos relacionados a literatura nos meses anteriores e meses seguintes.




As cidades criativas da UNESCO no Brasil - Rio de Janeiro
Foto: Luciola Vilella - Estátua de Carlos Drummond de Andrade na praia de Copacabana



As cidades criativas da UNESCO no Brasil - Rio de Janeiro
Real Gabinete Português de Leitura no centro do Rio de Janeiro









Leia aqui todas as dicas sobre Rio de Janeiro no blog! Garanta aqui os melhores passeios no Rio de JaneiroE aqui estão todas as opções de hospedagem no Rio de Janeiro!

Penedo (AL)


Penedo está na categoria cinema e entrou para a rede também em 2023. No começo do ano foi criada a Film Commission para fomentar toda a cadeia produtiva da TV, cinema, novela, conteúdos digitais, etc. O município é palco do Circuito Penedo de Cinema, já na sua 13a edição em 2023.  Recentemente o antigo Cine São Francisco foi revitalizado e o Cine Penedo está previsto para reabrir após recuperação em novembro/2023. A cidade fica na beira do rio São Francisco, mais ou menos no meio do caminho entre Maceió (AL) e Aracaju (SE) e pode ser visitada a partir das duas capitais.



As cidades criativas da UNESCO no Brasil - Penedo (AL)
Foto: Marco Ankosqui - Museu São Francisco



As cidades criativas da UNESCO no Brasil - Penedo (AL)
Foto: Marco Ankosqui - Convento Nossa Senhora dos Anjos









E aí, já tinha ouvido falar em "cidade criativa"? Ficou com mais vontade de conhecer alguma delas? As fotos não identificadas deste post são minhas e as identificadas têm licença de reprodução pelo Ministério do Turismo.


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

9 comentários:

  1. Adorei o post sobre as cidades criativas da Unesco no Brasil. Não sabia da existência dessa categoria de cidades. O mais incrível do seu post é que mostra como o nosso país é diverso e, claro, criativo em vários segmentos. Design, arquitetura, música, gastronomia.... Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada! Eu tb adorei descobrir algumas coisas sobre algumas cidades aí que foram novidade pra mim!

      Excluir
    2. - Woooooow!... Qtas maravilhas em terras tupiniquins,Tchê!... Cadê a minha #PortoAlegre/ RS??!... Magoeeeeiiii!... Valeu!...

      Excluir
  2. Uhuuu, só falta 2 locais da sua lista que não conheço. Realmente o Brasil é lindo e precisa ser exaltado 😍

    ResponderExcluir
  3. Não sabia dessa 'categoria' da UNESCO, achei maravilhosa e saber que temos tantas cidades criativas aqui no Brasil participantes foi uma descoberta e tanto. Fiquei bem feliz também em ver que conheço quase todas e uma das que falta ir riscarei da lista em poucos dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Vem viagem por aí - depois me conta o q vc achou desse destino novo em relação ao "tema" em q está inserido aqui nessa lista!

      Excluir
  4. Essa lista da UNESCO com as cidades criativas só reitera como o nosso Brasil é incrível e quanta coisa maravilhosa tem pra conhecer por nossas bandas! Amo demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? E com certeza teriam muitas outras cidades que poderiam entrar em alguma categoria aí. Acho que só depende dos governos organizar a candidatura e aplicar.

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.