segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Onde comer e se divertir em Berlim - dicas 2019

Na minha primeira (e longa) estadia em Berlim, comi em muuuitos lugares e compartilhei aqui no blog as dicas que gastei menos de 10 euros e aqui as outras dicas de onde comer em Berlim. O post de hoje traz dicas da última viagem, 10 dias em junho de 2019. Tem restaurante, lanchonete, comida de rua, cafeteria, café da manhã, mercados, barzinho... Tem mapa lá no fim do post e a ordem que os restaurantes/cafeterias/bares etc aparecem por aqui é mais ou menos da esquerda para a direita no mapa da cidade. Para os horários de funcionamento, menus com preços, endereço, reserva, etc, cliquem nos nomes do estabelecimento para serem direcionados para os sites ou redes sociais de cada um (e assim o blog não fica desatualizado)!


Onde comer e se divertir em Berlim


Onde comer e se divertir em Berlim - dicas 2019


Leiam aqui todas as dicas sobre Berlim no blog!




Schnitzelei


Lá para os lados do Palácio de Charlottenburg, fui com um amigo em um restaurante especializado em schnitzel.  Schnitzel é a carne a milanesa como na foto abaixo. Comi pela primeira vez em Viena anos e anos atrás e é super típico e comum em vários lugares como na Áustria, na Alemanha, em Milão e muitos outros. Das indicações deste post, é um dos mais carinhos - carne nunca é barata na Europa. Aqui no Brasil é mais comum com a carne de boi ou de frango, mas no exterior é feito principalmente com carne de porco ou vitela.


Onde comer e se divertir em Berlim - schnitzel
Algumas fotos da estações de metrô que passei, casarão no caminho entre o metrô e o restaurante, o meu schnitzel tradicional e o do meu amigo - de cogumelo (claro que na Europa já inventaram as versões vegetarianos) e a Rathaus de Charlottenburg (que hoje é um bairro de Berlim, mas já foi uma cidade independente. Rathaus = prefeitura)


Procurando dicas de onde ficar em Berlim? Aqui contei sobre 4 hotéis/hostels econômicos que fiquei na última viagem a Berlim, já dei dicas com hotéis com vista panorâmicahotéis e outras hospedagem mais descolados e decoração estilosa e mais dicas econômicas sobre onde ficar em Berlim.



Kantini Berlin



É uma espécie de praça de alimentação mais arrumadinha no último andar do shopping Bikini Berlin.  Tem várias opções diferentes de comida, mas pedi esse quiche com salada e coca e gastei 8,50 euros. Só o quiche e a salada saiu por 5,50 - barato em uma área da cidade que é mais cara. De quebra, as mesas ficam perto da parede cheia de janelões com vista para o Zoológico de Berlim. Já falei sobre o Bikini Berlin no post sobre a Avenida Kurfurstendamm (ou Kudamm), centro de compras da antiga Berlim ocidental. Não perca ali por perto da Igreja Kaiser-Wilhelm-Gedächtnisskirche.


Onde comer e se divertir em Berlim - Kantini Berlin






Monkey Bar


Bar mais arrumadinho (e caro) no topo de um hotel (25hours Hotel Bikini Berlin) também na região da estação Zoologischer Garten e com vista para o zoológico (ao lado do Bikini Berlin). Só entrei para dar uma olhada, mas não sentei para curtir nada porque ainda tinha muita coisa para fazer e rever e era cedo para curtir algum bar, mas funciona também na hora do almoço. Claro que esse hotel está na minha lista de hotéis estilosos que recomendo em Berlim

Onde comer e se divertir em Berlim - Monkey Bar
Lobby do hotel e vista do Monkey Bar


Está perdido para organizar o seu roteiro em Berlim? Comece por estes posts:
Top 15 atrações e pontos turísticos em Berlim
Roteiro de um dia em Berlim pelas atrações básicas
Conhecendo Berlim sem gastar quase nada - ônibus 100 e 200 e walking tour



Minimarkt - Hardenbergplatz


É um mini mercadinho, bem mini, na saída da estação Zoologischer Garten mas além das tranqueiras tradicionais de balas, chocolates, chicletes, bebidinhas geladas, vende também o meu querido bubble tea! Diz no Google que é 24h, mas não sei e não achei site ou qualquer coisa parecida.


Onde comer e se divertir em Berlim - bubble tea na estação Zoologischer Garten
Matando a saudade e o calor! Não anotei o preço, mas deve ser algo em torno de 3 euros, variando de acordo com o tamanho







Klunkerkranich



Já citei o Klunkerkranich como um dos lugares para ter uma das melhores vistas panorâmicas de Berlim antes mesmo de conhecer. É um bar descolado no estacionamento no topo de um shopping em Neukölln, região mais afastada dos pontos turísticos tradicionais (dá para ver bem no mapa abaixo que fica um pouco mais longe, mas nada que um metrô não resolva rápido).

Fui em um dia aleatório de semana e mesmo assim estava lotado! Lugar queridinho dos moradores da cidade, cheio de gente jovem e grupos grandes. As mesas são comunitárias e tinha muitas filas para comprar comidinhas (quase nada de opção) e bebidas. Eu desisti porque as filas estavam realmente impossíveis. Só fiquei bebendo a água que tinha comigo e quando fiquei com fome, fui embora.


Onde comer e se divertir em Berlim - Klunkerkranich
Entre no shopping na foto (Neukölln Arkaden). Pegue o elevador até o P5. Suba mais um andar pela rampa. Na entrada tem uma área não paga, mas a maior área paga 4 euros para entrar.

Onde comer e se divertir em Berlim - Klunkerkranich

Onde comer e se divertir em Berlim - Klunkerkranich
Mas que vista!

Onde comer e se divertir em Berlim - Klunkerkranich



Coa


Gastei 11,65 euros pelos arroz frito e schorle de maracujá abaixo (suco com água com gás). Um dos meus restaurantes preferidos da época que estudei na Alemanha (2014) - estava morrendo de saudades desse arroz frito e louca para voltar! São várias unidades pela Alemanha inteira da rede de comida asiática e vale a pena experimentar em qualquer unidade. Esta daqui fica na Potsdamer Platz e acaba sendo uma das opções mais em conta da região.

Onde comer e se divertir em Berlim - Coa


Leia aqui sobre a moderna e histórica Potsdamer Platz, sobre o Tiergarten (principal parque de Berlim e não muito longe dali) e sobre o Memorial do Holocausto, ali pertinho também.


Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro viagem europa 336x280



Currywurst House - Mall of Berlin


Restaurante/lanchonete básica na praça de alimentação do Mall of Berlin (maior e mais recente shopping da cidade), que fica na Leipziger Platz ao lado da Potsdamer Platz. Paguei 8,80 na currywurst com coca. Fui curiosa pela vista da janela do McDonald´s (na foto abaixo) e aproveitando que na região não tem muita opção fora do shopping que não seja mega turística e/ou cara.


Onde comer e se divertir em Berlim - currywurst



Ainda não conhece o prato mais típico de Berlim? Imperdível experimentar Currywust, que tem até um museu inusitado em Berlim!



Einstein Kaffee Checkpoint Charlie


Tomei meu café da manhã um dia (cappuccino e croissant de chocolate por 5,20 euros) na unidade do Checkpoint Charlie. Não estava grandes coisas e a localização é mega turística - inegável que é conveniente. No dia de ir embora, bebi mais alguma coisa do Einstein Kaffe na Hauptbahnhof (são dezenas de unidades em Berlim) e estava melhor, inclusive mais limpo/organizado.


Onde comer e se divertir em Berlim - Einstein Kaffee Checkpoint Charlie


Já leu sobre o Checkpoint Charlie e o Mauermuseum? Veja o que mais ver e fazer na região do Checkpoint Charlie em Berlim!



Curry Baude



PARA TUDO!!! Já experimentei uma dúzia de currywursts por Berlim (veja a listinha de todos neste post aqui) e esse foi definitivamente o melhor até agora! Gastei 4,20 com coca no prato de salsicha com curry e batata frita da foto abaixo, na barraquinha de rua logo na saída da estação de metrô Gesundbrunnen. OK, ela não é tão central turisticamente falando, mas VALE A PENA DEMAIS! Logo ali ao lado é a entrada para o tour da Berlim subterrânea que AMEI também e em uma próxima vez em Berlim, com certeza vou fazer algum outro tour da Berliner Unterwelten e comer de novo no Curry Baude!


Onde comer e se divertir em Berlim - Curry Baude
Pena que essas barraquinhas não costumam nem ter lugar para sentar. Você come em pé mesmo, dividindo a mesa com outras pessoas - para os turistas é uma tristeza não poder descansar as pernas!



Cidades charmosas para ir além do básico no seu roteiro pela Alemanha

Flohmarkt in Mauerpark


Não anotei o quanto paguei no café abaixo e na outra vez em Berlim já tinha também almoçado uma bratwurst com pão na feirinha do Mauerpark. Mercado de segunda mão super tradicional em Berlim, famoso também pelo karaokê nas tardes de domingo - eu já fui 2x pra cidade e 2x nesse parque aos domingos e por azar, ainda não consegui ver o tal do karaokê! Leia mais aqui sobre o Mauerpark (ou Parque do Muro).

Onde comer e se divertir em Berlim - feirinha Flohmarkt in Mauerpark


Bonanza Coffee Heroes


Uma das cafeterias mais recomendadas da cidade que serve cafés especiais. Como estava calor demais na minha temporada em Berlim, pedi esse flat white gelado aí da foto por 3,80 euros. O espaço é pequeno, mas charmoso então colocaram bancos do lado de fora para o pessoal curtir o ar livre. Fica no charmoso bairro Prenzlauer Berg, pertinho do meu último hotel nessa viagem - aproveitei para trabalhar desse café por algumas horas em um dia chuvoso.

Onde comer e se divertir em Berlim - Bonanza Coffee Heroes


Tudo sobre a Berlin Hauptbahnhof - principal estação de trem em Berlimdicas para viajar de trem e ônibus pela Alemanha e indicações dos melhores passeios de um dia saindo de Berlim!

Coffee Fellows


Outra cafeteria estilo Starbucks com filiais espalhadas pela cidade toda (e outros países europeus também). Paguei 3,80 euros por esse cappuccino gelado da foto, mas não era muito bom. Valeu só para descansar e refrescar, mas não voltei mais a essa rede, apesar de sempre encontrar alguma cafeteria deles durante a viagem.


Onde comer e se divertir em Berlim - Coffee Fellows



Duas livrarias fantásticas na Alemanha
Deutsches Historisches Museum (DHM ) - Museu Histórico Alemão
Duas lojas de chocolate com cafeterias imperdíveis em Berlim
Tudo sobre a Avenida Unter den Linden


Konnopke´s Imbiss


Mais um daquelas barraquinhas de rua que vende currywurst (em alemão = imbiss)! Essa fica embaixo da linha de metrô na estação Eberswalder Strasse do UBahn e tem mesinhas disputadas para sentar! Paguei. 4,80 e estava muito bom também. No bairro Prenzlauer Berg e também pertinho do meu último hotel nessa viagem.

A história do Konnopke´s começa em 1930, quando o casal fundador veio de Cottbus e começou a vender salsicha em uma bandeja na mesma esquina. O negócio foi crescendo, mas durante a guerra com a falta de ingredientes passou a vender somente Kartoffelpuffer (espécie de fritada de batata). O currywurst foi inventado na Berlim ocidental em 1949, mas foi aqui o primeiro lugar a servir currywurst na antiga Berlim oriental, desde 1960.

Onde comer e se divertir em Berlim - currywust Konnopke´s Imbiss
Logo ali fica a Kulturbrauerei, antiga cervejaria que virou centro de eventos, museu, restaurantes, cinema, etc


Berlim é tão incrível que tem pelo menos 4 museus sobre a história da cidade



Tipsy Bear e Druide Absinth & Cocktailbar


Nem tenho fotos dos 2 bares em Prenzlauer Berg que fui com um pessoal de um dos hostel onde me hospedei.  Eles ficam também grudadinhos no último lugar onde dormi. O primeiro bar tem noites de karaokê e o segundo é especializado em absinto (só de pensar em experimentar eu fico enjoada... Acho que só uma pessoa do grupo teve coragem). Os dois são pequenos, preços ok e frequentados por locais.


Sabiam que existem mais de 100 atrações ou atividades grátis em Berlim? 


Umami


Restaurante vietnamita com mais unidades pela cidade. Fui na unidade de Prenzlauer Berg e gastei 8,60 no meu prato que era o mais embaixo na foto - arroz, legumes cozidos e salmão. Bem cheio, mas o serviço é rápido e sempre tem mesa sendo liberada.

Onde comer e se divertir em Berlim - umami
Wasserturm na praça na frente do restaurante


Tem muito o que fazer no fofinho Prenzlauer Berg, mas destaco a exposição Alltag in der DDR, sobre a vida na Alemanha oriental!

Café Fleury


Um restaurante/café/bistrô fofinho e famoso perto de um dos hostel onde fiquei. Paguei 10,50 euros pelo sanduíche abaixo com salada e não era ruim, mas não acho que vale os preços que cobram - é possível comer melhor e/ou gastando menos em Berlim.

Onde comer e se divertir em Berlim - Café Fleury


Quer saber o que significam as esculturas de urso espalhadas por Berlim?

The Circus Café


Café no térreo de um dos hostels onde fiquei. O café da manhã custa 5,00 euros para comer o quanto quiser até às 13h, com direito a uma bebida - mega custo-benefício e gostoso. Apesar de só ter visto pão de forma, tem também waffle com geleia, queijo branco, presunto, queijo mussarela (?), tomate, cereal, manteiga, nutella etc. Vale a pena também até para quem não está hospedado ali. A cafeteria funciona em outros horários para bebidas e lanches. O lugar não é muito grande e o hostel é enorme então deve encher mais cedo, mas eu aproveitei para descansar em uma manhã e só desci para comer perto de 11h da manhã e fiquei ali até depois do meio-dia, praticamente em brunch.


Onde comer e se divertir em Berlim - The Circus Café


Me diverti passeando pelos principais pontos turísticos a bordo de um segway e também dirigindo um trabi - o trabant, carro da Alemanha oriental!


Curry Mitte


Pertinho do hostel que falei acima, gastei 5,90 por mais um currywurst gostosinho com refrigereco em plena Rosenthaller Platz, praça que é um dos melhores lugares pra se hospedar em Berlim.

Onde comer e se divertir em Berlim -  Curry Mitte


Conhece alguns mistérios e curiosidades sobre Berlim?

What do you fancy love?


Cafeteria com decoração mega fofa. Paguei 4,20 por esse cappuccino (acho que foi isso que pedi). Lugar popular para o pessoal que leva o laptop e fica trabalhando de cafeterias, com outra unidade na cidade - mas fui na que fica perto da Rosa-Luxemburg-Platz, também em Prenzlauer Berg.


Onde comer e se divertir em Berlim -  What do you fancy love?


Leia aqui sobre a região do Hackesche Höfe, Hackescher Markt, Oranienburger Straße e Scheunenviertel em Berlim!


Revolver Burger


Praticamente em frente ao Hackesche Höfe, em pleno Hackesche Markt (área movimentadíssima da cidade e cheia de lojinhas), encontrei essa pequena hamburgueria, que nem banheiro tinha. Paguei 9,00 euros  e experimentei refrigerante de ruibarbo, mais um refrigereco pra conta!

Onde comer e se divertir em Berlim -  Revolver Burger
Na foto da esquerda, o pátio mais lindo de Berlim - Hackesche Höfe. Não lembro o que pedi, mas pelo foto e pelo meu gosto não deve ter sido um burguer de carne normal. Sentei em uma mesa mais alta como se fosse um balcão e fiquei observando o movimento da rua por uma janelona.


Imperdível para quem visitar Berlim entre o final de novembro e final de dezembro: os mercados de Natal!


Panorama Terrasse Park Inn


Em plena Alexanderplatz fica um dos prédios mais altos de Berlim, ocupado pelo Hotel Park Inn. Eu não curto muito a região, mas como é um hub de transporte na cidade, muita gente fica hospedado aqui - aí sim, o Park Inn by Radisson Berlin Alexanderplatz seria uma boa opção de hospedagem. No último andar do hotel é possível fazer bungee jumpe e também curtir um pôr do sol incrível! É só entrar e subir até o último andar possível por elevador. Depois, subir mais um pouco de escada. Paga-se 4 euros para entrar no terraço, com cadeiras de praia para relaxar. Tem um pequeno bar vendendo bebidas em garrafa, mas fecha quando chove.


Onde comer e se divertir em Berlim -  Panorama Terrasse Park Inn
Daqui se tem a melhor vista possível da Torre de TV!

Onde comer e se divertir em Berlim -  Panorama Terrasse Park Inn


Leia aqui sobre a praça Alexanderplatzsobre a construção mais alta da Alemanha - a Torre de TV de Berlim e sobre a Ilha dos Museus ali perto que é patrimônio mundial pela UNESCO!

Zur Letzten Instanz


Eu AMO tudo relacionado a História e não ia deixar passar um restaurante que existe desde 1621! O restaurante mais antigo de Berlim fica próximo à Torre de TV, ao bairro histórico Nikolaiviertel e ao primeiro "muro de Berlim"! Foi uma das refeições mais caras da viagem (cerca de 12,00 euros no menu executivo do dia - salmão com legumes e schorle de ruibarbo), mas pelo menos o restaurante fica em um local calmo meio escondidinho, perto do super movimento da Alexanderplatz.

Onde comer e se divertir em Berlim -  Zur Letzten Instanz
Ao lado do restaurante, ficam as ruínas do primeiro muro que protegia a antiga Berlim desde o século XIII.

Onde comer e se divertir em Berlim -  Zur Letzten Instanz
Interior do restaurante com decoração antiga, mas o mais legal é sentar no pátio externo admirando o muro antigo. A rua é tranquila e tem pouco movimento.


Veja aqui o que ver e fazer no antigo trajeto do muro de Berlim hoje!

Café am Engelbecken


Saindo um pouco da parte mais turística de Berlim, mas ainda pertinho do rio Spree, aproveitei algumas horinhas em um sábado para curtir a área de Kreuzberg. Andei por ruazinhas fofas, entrando e saindo de lojinhas, parei para beber um refri em algum lugar perdido e acabei chegando nesse laguinho perdido aí das fotos. Achei muito fotogênico! Tem alguns roseirais ali na beira do lago e um restaurante onde parei para um lanche. Sanduíche simples com saladinha por 5,20 euros.



Onde comer e se divertir em Berlim -  Café am Engelbecken
Essa igreja é a Michaelkirche


 Luisenstadt Canal que passa por ali e forma o Engelbecken ("laguinho" ou "piscina ornamental") liga o rio Spree ao  Landwehr Canal desde 1852. Era também uma parte da fronteira entre a Berlim oriental e a Berlim ocidental.



Quer ver como é um passeio de barco pelo rio Spree?






Markthalle Neun


Berlim contava com diversos mercados regionais antigamente e cada um tinha um número. O da área de Kreuzberg era o nono mercado e por isso nome "Markthalle Neun" (neun = nove em alemão). Hoje em dia, a maioria desses mercados de Berlim não existe mais, mas um dos que resiste ainda como mercado de bairro é justamente o Markthalle Neun. Além das feiras de alimentos para a população em geral (legumes, verduras, etc), acontecem diversos eventos gastronômicos ali e o mais famoso dele é "Street Food Thrusday", toda 5a feira das 17h às 22h, quando dezenas de food trucks invadem o local. É comum encontrar comida árabe, indiana, turca, japonesa, mexicana, tapioca brasileira, burgers, comida coreana, doces diversos, cervejas, empanadas, sorvetes, massas e muito mais. Jantei cedo um dia ali e gastei 6,50 com as boulettes e 2,20 com o refri (Fritz Kola, refri alemão). Boulette são almôndegas muito comuns em Berlim e eu pedi um combo com 4 temperos diferentes. Este mercado entrou numa listinha que fiz sobre mercados incríveis pelo mundo!


Onde comer e se divertir em Berlim -  Markthalle Neun

Onde comer e se divertir em Berlim -  Markthalle Neun
O bom de ter chegado cedo é que consegui lugar para sentar e comer, mas dizem que enche demais!!


Quer ir além do básico em Berlim? Explore estes 10 museus e exposições menos conhecidos!


Holzmarkt


Eu não consigo nem definir o que seria o Holzmarkt... É uma área na beira do rio Spree ao ar livre, com mesinhas, cadeiras, plantas, areia etc que serve como uma espécie de barzinho a céu aberto para os jovens berlinenses. Tem um bar vendendo cerveja, refri e talvez mais alguma bebida e uma barraquinha vendendo pizzas. AMEI a vegetariana, chamada de Evergreen! Fui em uma 6a feira com um amigo - chegamos lá às 18h30 e saímos perto de 23h quando já estava lotado e as filas para comprar alguma coisa ou para o banheiro já estavam impossíveis! Conforme vai enchendo, o pessoal vai sentando e se amontoando onde tiver espaço, uma vibe bem relax para curtir o pôr do sol (mas sem grandes vistas como no Klunkerkranich que falei acima). Não paga nada para entrar.






💎 Gut Ding braucht Weile! Um zu glänzen... 💎 KATZENGOLD Booking ist nun mit mit unseren Haus- und Hofhochkarätern bereit, dieses Universum zu bestrahlen… mit Sound, der roh, geschliffen, absolut einzigArtig und sowas von echt ist! Schatzmeister*in Julia Conrads und Nick Slingerland haben die feinen Kristalle auf Hochdruck poliert und werden sie in Zukunft mit Liebe verbuchen. Unsere kubistische Kollektion, mit ihrer undurchsichtigen Transparenz, wirkt heilend bei Ideenmangel, öffnet die Chakren, erhöht das Selbstbewusstsein, beflügelt die Phantasie und sorgt für feinstoffliche Reinigung. Im Körper getragen, in der Hosentasche, zur Meditation, zum Rave, zum Ausrasten oder verwundertem Lauschen. Sie setzt Melodien frei, die Kreativität, Erinnerungsvermögen und Erkenntnis fördert und Frustration vertreibt. Katzengold Kollektion ist in der Welt zuhause. Überzeugt euch alle davon wie gut sie tut! 🔷 🔷 🔷 🔷 🔷 🔷 🔷 🔷 🔷 🔷 🔷 🔷 🔷 🔷 🔷 🔷 Und hier nun unsere Schmuckstücke: ◆ David Dorad ◆ ◇ Franca ◇ ◆ Pauli Pocket ◆ ◇ Peter Schumann ◇ ◆ Sven Dohse ◆ ◇ The Sorry Entertainer ◇ www.katzengold.berlin . #holzmarkt25 #holzmarkt25bleibt #katzengold #bookingagentur #electronicmusic #svendohse #paulipocket #daviddorad #franca #thesorryentertainer #peterschumann
Uma publicação compartilhada por Holzmarkt25 (@holzmarkt_25) em



Onde comer e se divertir em Berlim -  Holzmarkt
Mais um refrigereco para a conta!


O homenzinho do sinal - Ampelmännchen - acabou se tornando o melhor souvenir de Berlim!

Volkskammer



No mesmo prédio do Ostel (o hotel inspirado na Alemanha oriental onde passei 3 noites em 2019), fica esse restaurante inspirado também na DDR! Para entender mais sobre a Alemanha e Berlim divididas, leia este post e este post.

Onde comer e se divertir em Berlim -  Volkskammer
Adorei a decoração bem DDR, experimentei mais um refrigereco - "Coca" da antiga Alemanha socialista e pedi um prato da Turíngia (estado alemão que também ficou do lado oriental na época da Guerra Fria). Gastei 13,50 neste jantar, mas a carne não estava muito boa não. Os acompanhamentos estavam ótimos e o prato era farto. Todo o menu é de comidas típicas daquela época (décadas de 40 até 90).


Arena am Ostbahnhof


Lugar bem simples entre a Ostbahnhof e o Ostel, onde fiquei 3 noites então escolhi comer aqui pela conveniência. O forte são as comidas de origem turca (kebab e outros) e tinha MUITA família comendo ali. Mas como não curto muito, pedi mais um currywurst que estava OK e ainda experimentei um refri de pêssego (não era horrível, mas prefiro não repetir) - gastei 4,50 euros.


Onde comer e se divertir em Berlim -  Arena am Ostbahnhof
Voltando para o hotel e vendo a Torre de TV da estação de metrô!


East Side Bakery


Padaria/cafeteria onde fiz uma pausa rápida para descansar e fugir do calor. Pertinho da ponte Oberbaumbrücke, do The Wall Museum e de uma das pontas da East Side Gallery. Pedi um iced chai latte por 3,80.

Onde comer e se divertir em Berlim -  East Side Bakery


East Side Gallery - o maior e mais bonito trecho do muro de Berlim ainda de pé
Onde ver o muro de Berlim hoje?
The Wall Museum

RAW Gelände


Este local é um complexo de bares, restaurantes, nightclubs, lojinhas, biergarten, estúdio de tatuagem, mercadinhos, espaço para exposição e muito mais instalado em uma antiga área de conserto de trens! Fui em uma 6a à noite e estava cheio e tinha uma banda ok no palco praticamente ao ar livre perdido no "meio" do espaço. Para nós brasileiros tem uma aparência desleixada e de prédios abandonados, mas não se assuste porque muita coisa em Berlim é assim mesmo! Muito se discute sobre o futuro do espaço (grande e não 100% aproveitado) em um bairro disputado pelos investidores, então não duvido que em breve aconteçam mudanças por ali - acompanhe pelo facebook do complexo. Na foto da maquete abaixo dá para ter uma noção melhor de como é a área.





Onde comer e se divertir em Berlim - RAW Gelände




Curry Sixty Six


Outro ótimo currywurst que experimentei fora do circuito turístico. Lanchonete maiorzinha com muitas mesas pertinho da Boxhagenerplatz. Gastei 6,50 euros com a coca.

Onde comer e se divertir em Berlim -  Curry Sixty Six


Reserve aqui os melhores tours em Berlim!





Karuna Café Pavillon


No domingo, antes até de curtir a feirinha no Mauerpark que já falei acima, fui até a feirinha de itens de segunda mão na Boxhagenerplatz. Estava cheeeia de gente, muitas famílias e não vi nenhum turista, mas muitos moradores mesmo. Paguei 2,50 euros nesse iced chai abaixo e comprei 2 livros para treinar meu alemão aqui no Brasil (7 meses depois, ainda não comecei nenhum deles rs, mas já li outro livro que comprei na mesma viagem. Atualização maio/2022: li o do Matterhorn, mas falta o outro livro rs).


Onde comer e se divertir em Berlim -  Karuna Café Pavillon
Muitas antiguidades, coleções antigas e cacarecos em geral



Onde comer e se divertir em Berlim - dicas 2019


Mapa de onde comer e se divertir em Berlim - dicas 2019


Marquei no mapa abaixo os restaurantes em rosa, os mercados e praças de alimentação em preto, as cafeterias em vermelho, os lanches incluindo currywurst em azul e os bares em roxo. Lembrando que tem mais dezenas de outras dicas de onde comer em Berlim neste post e neste outro post.






Onde comer e se divertir em Berlim - dicas 2019


Mais alguma dica pra eu anotar para a próxima vez em Berlim?? Pode deixar nos comentários!



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

8 comentários:

  1. Que saudade de comer currywurst!!! Adorei o post porque dicas de onde comer (especialmente de lugares práticos como os que você indicou) ajudam muito na hora da viagem.

    ResponderExcluir
  2. Amo Berlim! Minha segunda cidade predileta (depois de Milão, claro ahaha)... adoro as comidas, os lugares, as pessoas, tudo. Já comi em alguns dos lugares que cita e em muitos outros também bacanas, é infinito o quão bacana dá pra comer bem em Berlim, adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe sim, as possibilidades são infinitas e a lista de lugares que quero experimentar por lá só aumenta, impressionante!

      Excluir
  3. Comer e se divertir em Berlim é fácil demais hehehe cidade magnífica. O mais engraçado é que a comida turca é que são as maiores delícias de lá hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mto fácil! Sabe que não sou muito chegada mos kebabs e afins? rs Acho que sou a única...

      Excluir
  4. Seu post está com muitas ideias interessantes para fazer em Berlin.

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.