quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Nikolaiviertel, bairro histórico em Berlim

ATUALIZAÇÃO EM 22/08/2021

Nikolaiviertel é o bairro onde nasceu Berlim e teve que ser restaurado depois da guerra, é claro. A maior parte ali não é original, mas algumas casas foram restauradas fielmente aos estilos de construções de séculos atrás e a região ficou bem bonitinha, dando a impressão de uma vila antiga. A gente até esquece que está bem no meio de uma grande cidade! A região é cheia de lojinhas e restaurantes, mas infelizmente não achei nenhum barato. E é claro, podemos admirar a bela Nikolaikirche (abaixo), além de alguns museus.


O bairro fica grudadinho na famosa Alexanderplatz e vale a pena dar uma passadinha mesmo que rápida pois as ruazinhas de lá lembram aquela imagem clássica que todo mundo tem na cabeça quando pensa em Alemanha (e que você não encontra em nenhum outro lugar de Berlim!). Lá no final do post, tem um mapinha de tudo que estou falando por aqui!


Nikolaiviertel - Berlim

Nikolaiviertel - Berlim


Leia aqui todos os posts sobre Berlim no blog!




Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa




Nikolaiviertel - Berlim
Encontrei até um buddy bear no bairro!

Nikolaiviertel - Berlim
Estátua do São Jorge matando o dragão. Até a Berliner Dom dá para ser vista daqui!



Nikolaikirche


Com certeza, a igreja é o maior destaque no bairro. A igreja é o prédio mais antigo sobrevivente em Berlim e não funciona mais como igreja (kirche = igreja), mas sim como um museu das épocas mais antigas da cidade. A igreja dedicada a São Nicolau foi fundada na primeira metade do século 13 e bombardeada em 1945. A base das torres é original, mas a maior parte foi reconstruída. A primeira reunião do conselho da cidade aconteceu aqui.

Desde a recuperação no final dos anos 1900, foi transformada em museu e aberto ao público em 2010 (clique no link anterior para ler sobre os 4 museus sobre a história de Berlim). O museu exibe muitas lápides de famílias importantes no início da história da cidade , contando como eram as tradições antigas relacionadas a enterro, tumbas, lápides, criptas, além de mostrar objetos litúrgicos.  Tem também uma coleção de moedas e trabalhos de arte medieval coletados de cidadãos berlinenses entre 1514 e 1734. Acreditava-se que esse tesouro havia desaparecido após a Segunda Guerra Mundial, mas em foi reencontrado nos trabalhos de reconstrução dos nos 90. É grátis na primeira 4a feira do mês, além de ter descontos com os passes de Berlim


Nikolaikirche em Berlim
Essas 2 torres juntas fica estranho e legal ao mesmo tempo, não é?

Nikolaikirche em Berlim

Nikolaikirche em Berlim
Estátua de Klio (ou Clio) - a musa da História

Nikolaikirche em Berlim

Nikolaikirche em Berlim

Nikolaikirche em Berlim
Nas 2 fotos de baixo, a Wappenbrunnen ou Grüdungsbrunnen (achei fotos da fonte com os 2 nomes)








Knoblauchhaus


A antiga casa da família Knoblauch está decorada como antigamente e é um paraíso para quem curte o período Biedermeier. A casa original é em estilo barroco do final do século XVIII, mas a fachada sofreu interferências neoclássicas no século seguinte. Fica ali pertinho da Nikolaikirche acima, a entrada é grátis e não é grande.



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook




Ephraim Palais


Toda primeira 4a feira do mês tem entrada grátis. O prédio em estilo rococó é lindo e exibe diversas exposições temporárias. Foi originalmente construído para um banqueiro judeu na segunda metade do século XVIII e reconstruída alguns metros mais adiante

Procurando dicas de onde se hospedar em Berlim? Fiz uma seleção aqui com os hotéis mais estilosos da cidade, outra com bons hotéis e hostels econômicos (testados por mim em 2019) e mais uma com hotéis com vistas panorâmicas!

Porto antigo


No histórico porto da cidade, é possível ver alguns dos navios mais antigos.



Muro medieval - Stadtmauer Berlin/Cölln e ruínas do Franziskaner Klosterkirche


Na Littenstraße ali pertinho é possível observar as ruínas do muro medieval de Berlim. A cidade nasceu da junção de Berlin com Cölln e o melhor lugar para aprender sobre essa época é no museu dentro da Nikolaikirche.  Ali perto, também tem ruínas do Franziskaner Klosterkirche (convento). Ali na região também fica o restaurante mais antigo de Berlim!



Outros prédios interessantes na região do Nikolaiviertel


Com certeza os prédios mais famosos da região que também valem algumas fotos é a Rotes Rathaus e a Altes Stadthaus - fotos abaixo.


Altes Stadthaus Berlim
Altes Stadthaus - achei completamente sem querer entre o metrô e o Nikolaiviertel e ainda estava passando um grupo fazendo "trabi safari" por ali! É a antiga prefeitura.

Rotes Rathaus Berlim
Rotes Rathaus (em inglês) - é a prefeitura "nova". No final de 2014, havia uma reforma ali na frente e por isso esses canos cor de rosa. As fotos pela parte de trás acabaram ficando mais bonitas.


Construída entre 1861-1869 de acordo com os desenhos de Hermann Friedrich Waesemann, era um dos maiores prédios da Alemanha. A estrutura foi modelada de acordo com o Renascimento Italiano. A torre é remanescente da catedral de Laon (França). O exterior está decorado com cenas da história da cidade.


Tour da escavação arqueológica no Molkenmarkt


Entre a Altes Stadthaus, a Rote Rathaus e a Alte Münze (antiga casa da moeda, hoje um centro de exposições onde vi "Nineties Berlin" em 2019) - e pertinho do Nikolaiviertel, da Alexanderplatz e do restaurante mais antigo de Berlim, passam algumas avenidas com várias faixas sempre movimentadas e entre elas, ficam alguns estacionamento e uma grande área aberta. Espaço desperdiçado. Ali estão previstas novas quadras de apartamentos, lojas e escritórios, além dos estreitamentos das largas avenidas inóspitas e na hora das escavações, encontraram muitas ruínas de construções diversas e restos arqueológicos em uma área que já foi bastante ocupada nos últimos 800 anos. Essa "praça" chamada Molkenmarkt era o local do primeiro mercado da cidade ainda na era medieval (seu nome provavelmente é derivado dos produtos lácteos vendidos ali) e depois abrigou diversas moradias de judeus, quando a região ficou conhecida como Großer Jüdenhof. Foram encontradas também as bases de uma antiga estação de energia elétrica do século XIX e as bases de uma igreja francesa de 1725. A região foi duramente bombardeada na Segunda Guerra Mundial, abrindo espaço para as avenidas construídas durante o regime soviético. Em 2021, estão acontecendo tours guiados grátis pelas escavações (cerca de 8 mil metros quadrados), mas não encontrei informações de até quando seria possível fazer esse tour. Imagino que com o avanço das construções, em algum momento ele não seja mais disponibilizado. As escavações continuarão até 2025, explorando cerca de um quinto do terreno da Berlim medieval. É possível fazer um tour virtual do local, mas as explicações estão em alemão.


Molkenmarkt (Berlim) em 1785
Molkenmarkt (Berlim) em 1785 - domínio público


Molkenmarkt (Berlim) em 1902 - domínio público
Molkenmarkt (Berlim) em 1902 - domínio público
- Rote Rathaus vista ao fundo


Molkenmarkt (Berlim) em 1936 - esse prédio com a torre "arredonda" é a Altes Stadthaus. Foto: Bundesarchiv, Bild 183-1992-1012-502 / CC-BY-SA 3.0



Na foto abaixo, Molkenmarkt vista de vários ângulos tanto em 2014 como em 2019. Essa visão de trás da Rote Rathaus (o prédio vermelho) com a Torre de TV ao fundo, eu acho uma das paisagens mais bonitas de Berlim. Dá para perceber claramente o tanto de espaço perdido entre avenidas largas com faixas demais, que estão o dia inteiro congestionadas de carros (inclusive o Trabi Safari que fiz em 2019! Passei dirigindo por aí rs), estacionamentos, praças perdidas que não são usadas por pessoas etc. Mas fico com receio que a minha vista queridinha da Rote Rathaus + Torre de TV suma...

Molkenmarkt em Berlim
Molkenmarkt em Berlim e muito espaço urbano desperdiçado com os carros






Como chegar ao Nikolaiviertel


Como vocês podem ver no mapa acima, marquei as estações de metrô mais próximas. Eu cheguei pela Klosterstraße e descobri um prédio interessante (que já falei acima) e consegui tirar fotos da Rotes Rathaus de outro ângulo então acho legal chegar por essa estação e aproveitar e ver mais um pouquinho da cidade no caminho. Além disso, tem o muro antigo que fica bem pertinho e eu não vi :( - porque só descobri tarde demais sobre ele e aí não consegui tempo para voltar! Marquei em vermelho outras atrações (a maioria bem famosa e imperdível) para você ver como o Nikolaiviertel fica pertinho de tudo!



Onde comer no Nikolaiviertel


Opções de restaurantes é o que não falta por aqui! Mas prepare o seu bolso - não tem absolutamente NADA barato por aqui! Nenhum quiosquezinho de nada também não facilita a nossa vida. Ou você come antes de vir ou depois de sair do bairro histórico, ou gasta bastante. Ali na Alexanderplatz tem opções para comer barato. Vejam aqui dicas de onde comer barato em Berlim (menos de 10 euros) e dicas de onde comer na cidade, mas não tão barato assim.


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required











Onde se hospedar no Nikolaiviertel


Só tem um hotel bem no meinho do bairro histórico, que é o recomendadíssimo Nikolai Residence. Não acho que a região seja a melhor para se hospedar porque tenho impressão que é meio deserta à noite - depois que os restaurantes fecham.

Bem pertinho do Nikolaiviertel ficam alguns bons hotéis como o Novotel Berlin Mitte, o Radisson Blu, o MS Mecklenburg (um hotel-barco na beira do Rio Spree!) e os apartamentos Voltaire Apartments e Apartments Mitte Residence.






Eventos no Nikolaiviertel


No Nikolaiviertel acontecem alguns eventos, por exemplo, o Nikolai Festspiele que o pessoal do Canal Alemanizando mostrou no vídeo abaixo. Vocês podem acompanhar a página do facebook do bairro para ficar por dentro dos eventos ou o site oficial do Nikolaiviertel.





Este post contém links para programas de afiliados.


Você já curte a fanpage no Facebook, já segue o Twitter, o Instagram, o Google+ e o Pinterest?

12 comentários:

  1. Que legal, nunca tinha ouvido falar dos muro medieval. Com certeza vou visitar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Berlim tem coisa pra visitar que não acaba mais né? Boa viagem!

      Excluir
  2. Oi, Fernanda. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dica, porque claro, adoro Berlim. Post sempre cheinho de fotografias, amo.

    ResponderExcluir
  4. Berlim sempre me surpreendendo nos teus posts! Claro, tem várias dicas de museus, a lá Fernanda! Adorei!

    ResponderExcluir
  5. Eu me apaixono por lugares com alguns detalhes lindos que quase ninguém nem vê. Adorei o post Fernanda. bjoo

    ResponderExcluir
  6. Não conheço a Alemanha, mas Berlim já entrou na minha lista de desejos, de tanto ler seus posts. Já quero conhecer a antiga casa da família Knoblauch e o muro. Ótimas dicas, como sempre. BjO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom saber que consigo convencer as pessoas a visitarem a minha cidade do coração!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.