ATUALIZADO EM 30/07/2021
Já falei sobre o imperdível Museu Egípcio de Turim, mas existem muitas outras atrações na cidade também, afinal Turim foi a primeira capital da Itália (entre 1861 e 1864)!!! Ela não é tão visitada por turistas brasileiros, mas ainda bem que procurei informações sobre a cidade - fui gostando do que ia descobrindo e decidi ficar 3 noites em Turim!
Algumas blogueiras que conheço pessoalmente fizeram comentários positivos sobre a cidade então eu tinha certeza que iria gostar (a Paula do No Mundo da Paula, a Ana do ItaliAna, a Lucila do Viagem Cult e a Deb do Segredos de Londres). Já tinha lido sobre a cidade há muito tempo no blog Tô indo para a Itália e também peguei dicas no Milão nas Mãos. Só não gostei mais porque o tempo não estava bom... Veja mais dicas da cidade no Itália para brasileiros.
Algumas blogueiras que conheço pessoalmente fizeram comentários positivos sobre a cidade então eu tinha certeza que iria gostar (a Paula do No Mundo da Paula, a Ana do ItaliAna, a Lucila do Viagem Cult e a Deb do Segredos de Londres). Já tinha lido sobre a cidade há muito tempo no blog Tô indo para a Itália e também peguei dicas no Milão nas Mãos. Só não gostei mais porque o tempo não estava bom... Veja mais dicas da cidade no Itália para brasileiros.
Como sempre, fiz esse mapinha com tudo o que cito neste post!
Quem quiser um roteiro de um dia organizadinho com as principais atrações da cidade, siga esse roteiro de um dia em Turim do blog No Mundo da Paula.
Museu Egípcio
Já escrevi um post exclusivo aqui no blog sobre esse museu que foi o principal motivo que me levou a Turim!
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Polo Real de Turim
O Palácio Real de Turim e outros edifícios reais adjacentes são alguns dos destaque no turismo da cidade. Já tem um post exclusivo sobre o complexo aqui no blog também. O destaque é o palácio (primeira e segunda fotos abaixo).
Essa é a maior (e mais impressionante) sala da Armeria Real |
Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required
Porta Palatina
Portão da época romana que resiste até hoje, bem próximo da catedral da cidade. É um exemplares mais bem preservados de portão romano do século I aC. Não tinha lido sobre ele em nenhum lugar até avistá-lo pela janela da Galeria Sabauda! Aí fiz questão de dar uma passadinha ali no outro dia.
Mole Antonelliana - ótima vista da cidade e sede do Museu do Cinema
Construção símbolo da cidade que abriga um museu bastante educativo, já falei dessa atração aqui no blog também!
Palazzo Madama
Nunca tinha ouvido falar antes de colocar Turim no roteiro, mas como eu sou daquelas pessoas que adora castelos, palácios e fortalezas, foi uma ótima surpresa. Com certeza qualquer turista em Turim vai passar diversas vezes em frente à essa construção e se não tiver lido muito a respeito da cidade, vai ficar se perguntando o que é aquela construção - meio palácio e meio fortaleza? Também já tem um post detalhado por aqui!
Catedral de Turim e o Santo Sudário
Na catedral de Turim está a capela do Santo Sudário, que acaba sendo mais importante do que a catedral em si. Existe um museu sobre a relíquia bíblica em outro local, mas não chegamos a ir. Somente entramos na igreja para ver a capela e nos surpreendemos com a quantidade de fiéis rezando em frente ao local onde está guardado o famoso pano com a teórica marca do rosto de Jesus. Eles exibem um videozinho com legenda em várias línguas e é interessante assistir para entender as marcas existentes no Santo Sudário (que quase foi queimado em um incêndio em 1532 por exemplo). Para os religiosos, o local conta com uma lojinha bem interessante.
Fachada interessante com a torre, a nave principal e o órgão |
Claro que não tirei foto do sudário verdadeiro rs - Esse é somente uma cópia pendurada em uma das capelas para os visitantes terem uma ideia. |
O pano está guardado aí dentro desta urna comprida. Existe ainda um vidro separando a relíquia (raramente exposta ao público) dos visitantes. |
Piazza Castello, Piazza San Carlo e Piazza Vittorio Veneto
Não vou colocar fotos aqui da Piazza Castello (e da Piazzale Real) porque ela já aparece bem nos outros posts sobre Turim aqui no blog. Mas as outras duas praças que destaco entre muitas da cidade são essas abaixo!
Igreja de Santa Cristina à esquerda e San Carlo Borromeo à direita na Piazza San Carlo. |
Na primeira foto, escultura na Via Roma aos fundos da Igreja San Carlo Borromeo (ambas da década de 1630) e a Piazza San Carlo nas outras 3. A estátua no meio da praça é de Emanuele Filiberto. |
Arcadas da Via Po e Piazza Vittorio Veneto. Na foto da direita, vista da Mole Antonelliana. |
Piazza Vittorio Veneto - uma das maiores praças que já vi! |
Via Po, Via Roma e Via Garibaldi
Ruas de compras da cidade, a Via Roma é mais exclusiva enquanto a Pó é mais simples e popular. A grande vantagem é que os prédios destas avenidas possuem arcadas então é possível caminhar e fazer compras sem tomar chuva!
Basílica de Superga
Fiz um post específico para explicar mais detalhes sobre a visita a essa basílica imponente no alto de uma montanha pertinho de Turim, com dicas de como chegar lá!
Palazzo Carignano
O palácio pertinho do Museu Egípcio é maravilhoso! Hoje abriga o Museu do Ressurgimento, que não visitei - retrata a reunificação da Itália e destaca algumas das figuras mais importantes do movimento - Garibaldi, Cavour e Mazzini. Fiquei curiosa para ver o prédio por dentro, mas não tive tempo. A outra fachada também é linda, mas essa com curvas é mais impactante! Foi construído em 1679 para a família Carignano, que é um braço da Casa de Savoia.
Praça na frente do palácio onde almocei em um dos dias e o palácio visto de dentro do Museu Egípcio! |
Parco del Valentino e Borgo Medievale
Um grande parque na margem do rio Pó, aberto para o público em 1856 - primeiro parque público da Itália. Não consegui explorá-lo porque os dias que passei na cidade estavam bem feios e friozinho. O Borgo Medievale é um conjunto de construções - inclusive um castelo- construído para uma exposição ao final do século XIX. Leia mais sobre o parque no blog A Path to Somewhere
Foto: Xiao Jing - CC BY-SA 4.0 |
Museu do Automóvel
Não visitei também, mas pode ser um bom programa para os loucos por carros. Lembrando que Turim foi onde nasceu a FIAT. Leia sobre esse museu no blog Milão nas mãos.
Eataly original
Contei mais sobre o Eataly de Turim em outro post, mas como este é a unidade que deu origem à rede, é uma atração turística também!
Museu Lavazza - Museu do Café
Aberto em 2018 depois da minha viagem, deixo abaixo um vídeos mostrando o museu de uma das principais marcas de café italiano.
Venaria Reale, Villa della Regina e outros palácios reais
Como a cidade era lar da Casa de Sabóia, haviam muitas residências reais e muitas delas podem ser visitadas nos dias de hoje. Explico mais sobre elas em um post específico sobre a família real italiana.
E aí, fiz ou não fiz bem em deixar 3 dias para Turim? E olha que nem deu tempo de conhecer tudo... O blog "Tá indo pra onde?" contou com o apoio do Turismo Torino com Torino Cards de cortesia, mas as opiniões expressas neste post são independentes.
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Fiquei babando nessas massas! Gente... acho que quando eu visitar a Itália no geral, vou rolar de tanto comer. ADOROOOO.....
ResponderExcluirEu acho que só não voltei rolando por milagre mesmo! rs
ExcluirTaí uma cidade que eu nunca tinha considerado, mas to começando a considerar. Obrigada por abrir meus horizontes italianos :)
ResponderExcluirAh, cidades interessantes pra visitar por lá é o que não falta!
ExcluirAinda tenho muito que revirar a Itália e já fiquei babando nesse Museu Egípcio e no Palácio Real. É, Turim me chama. BjO
ResponderExcluirQuero ver suas fotos de lá no Instagram logo!
ExcluirAcho que você acertou sim, hein? Quanta coisa para se fazer por lá!
ResponderExcluirNé? Dava pra ter ficado até mais do que 3 dias!
ExcluirSuper empolgada para conhecer Turim depois dos seus posts!
ResponderExcluirO que é aquele Polo Real? Lindo demais!
Vai sim Gabi, é tudo muito lindo!
ExcluirEstes seus posts me deixaram com vontade de planejar uma viagem para a Itália! Terminou muito com as fotos do Eataly, de babar! ;)
ResponderExcluirhahaha Tudo bem que Eataly vc pode matar a vontade em SP mesmo, mas uma viagem pra Itália nunca é uma má ideia!
ExcluirObrigada por indicar meu post sobre o Parque Valentino de Torino!! Passei dois meses por lá e sinto uma saudade enorme!! =]
ResponderExcluirDe nada! E obrigada pela visita! A princípio nem parece que tem tanta coisa pra fazer em Turim já que ninguém comenta muito sobre a cidade, mas 3 dias foi pouco tempo!
ExcluirPegando as dicas aqui Fer e pensando... não tenho tempo pra tudo isso :/ hhehe
ResponderExcluirhahaha e olha que eu tb não tive tempo de fazer várias coisas!
Excluir