quinta-feira, 4 de agosto de 2016

O que ver e fazer em Turim (Itália)

ATUALIZADO EM 30/07/2021

Já falei sobre o imperdível Museu Egípcio de Turim, mas existem muitas outras atrações na cidade também, afinal Turim foi a primeira capital da Itália (entre 1861 e 1864)!!! Ela não é tão visitada por turistas brasileiros, mas ainda bem que procurei informações sobre a cidade - fui gostando do que ia descobrindo e decidi ficar 3 noites em Turim!

Algumas blogueiras que conheço pessoalmente fizeram comentários positivos sobre a cidade então eu tinha certeza que iria gostar (a Paula do No Mundo da Paula, a Ana do ItaliAna, a Lucila do Viagem Cult e a Deb do Segredos de Londres). Já tinha lido sobre a cidade há muito tempo no blog Tô indo para a Itália e também peguei dicas no Milão nas Mãos. Só não gostei mais porque o tempo não estava bom... Veja mais dicas da cidade no Itália para brasileiros.


O que ver e fazer em Turim


Como sempre, fiz esse mapinha com tudo o que cito neste post!





Quem quiser um roteiro de um dia organizadinho com as principais atrações da cidade, siga esse roteiro de um dia em Turim do blog No Mundo da Paula.




Museu Egípcio


Já escrevi um post exclusivo aqui no blog sobre esse museu que foi o principal motivo que me levou a Turim!

Museu Egípcio em Turim

Museu Egípcio em Turim



Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa



 


Polo Real de Turim


O Palácio Real de Turim e outros edifícios reais adjacentes são alguns dos destaque no turismo da cidade. Já tem um post exclusivo sobre o complexo aqui no blog também. O destaque é o palácio (primeira e segunda fotos abaixo).

Museus Reais de Turim - Palazzo Reale

Museus Reais de Turim - Palazzo Reale

Museus Reais de Turim - Armeria Reale
Essa é a maior (e mais impressionante) sala da Armeria Real

Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!


* indicates required











Porta Palatina


Portão da época romana que resiste até hoje, bem próximo da catedral da cidade. É um exemplares mais bem preservados de portão romano do século I aC. Não tinha lido sobre ele em nenhum lugar até avistá-lo pela janela da Galeria Sabauda! Aí fiz questão de dar uma passadinha ali no outro dia.

Mole Antonelliana - ótima vista da cidade e sede do Museu do Cinema


Construção símbolo da cidade que abriga um museu bastante educativo, já falei dessa atração aqui no blog também!

Mole Antonelliana Turim

Museu do Cinema na Mole Antonelliana, Turim



Palazzo Madama


Nunca tinha ouvido falar antes de colocar Turim no roteiro, mas como eu sou daquelas pessoas que adora castelos, palácios e fortalezas, foi uma ótima surpresa. Com certeza qualquer turista em Turim vai passar diversas vezes em frente à essa construção e se não tiver lido muito a respeito da cidade, vai ficar se perguntando o que é aquela construção - meio palácio e meio fortaleza? Também já tem um post detalhado por aqui!

Palazzo Madama Turim
Fachada do Palazzo Madama na Piazza Castelo

Palazzo Madama Turim
Escadaria de cair o queixo

Palazzo Madama Turim
Parte de trás


Catedral de Turim e o Santo Sudário


Na catedral de Turim está a capela do Santo Sudário, que acaba sendo mais importante do que a catedral em si. Existe um museu sobre a relíquia bíblica em outro local, mas não chegamos a ir. Somente entramos na igreja para ver a capela e nos surpreendemos com a quantidade de fiéis rezando em frente ao local onde está guardado o famoso pano com a teórica marca do rosto de Jesus. Eles exibem um videozinho com legenda em várias línguas e é interessante assistir para entender as marcas existentes no Santo Sudário (que quase foi queimado em um incêndio em 1532 por exemplo). Para os religiosos, o local conta com uma lojinha bem interessante.

Catedral de Turim e o Santo Sudário
Fachada interessante com a torre, a nave principal e o órgão

Catedral de Turim e o Santo Sudário
Claro que não tirei foto do sudário verdadeiro rs - Esse é somente uma cópia pendurada em uma das capelas para os visitantes terem uma ideia.

Catedral de Turim e o Santo Sudário
O pano está guardado aí dentro desta urna comprida. Existe ainda um vidro separando a relíquia (raramente exposta ao público) dos visitantes.


Piazza Castello, Piazza San Carlo e Piazza Vittorio Veneto


Não vou colocar fotos aqui da Piazza Castello (e da Piazzale Real) porque ela já aparece bem nos outros posts sobre Turim aqui no blog. Mas as outras duas praças que destaco entre muitas da cidade são essas abaixo!

Piazza San Carlo em Turim
Igreja de Santa Cristina à esquerda e San Carlo Borromeo à direita na Piazza San Carlo.

Piazza San Carlo em Turim
Na primeira foto, escultura na Via Roma aos fundos da Igreja San Carlo Borromeo (ambas da década de 1630) e a Piazza San Carlo nas outras 3. A estátua no meio da praça é de Emanuele Filiberto.

Piazza Vittorio Veneto em Turim
Arcadas da Via Po e Piazza Vittorio Veneto. Na foto da direita, vista da Mole Antonelliana.

Piazza Vittorio Veneto em Turim
Piazza Vittorio Veneto - uma das maiores praças que já vi!



Via Po, Via Roma e Via Garibaldi


Ruas de compras da cidade, a Via Roma é mais exclusiva enquanto a Pó é mais simples e popular. A grande vantagem é que os prédios destas avenidas possuem arcadas então é possível caminhar e fazer compras sem tomar chuva!

Basílica de Superga


Fiz um post específico para explicar mais detalhes sobre a visita a essa basílica imponente no alto de uma montanha pertinho de Turim, com dicas de como chegar lá!

Basílica de Superga, Turim

Palazzo Carignano


O palácio pertinho do Museu Egípcio é maravilhoso! Hoje abriga o Museu do Ressurgimento, que não visitei - retrata a reunificação da Itália e destaca algumas das figuras mais importantes do movimento - Garibaldi, Cavour e Mazzini. Fiquei curiosa para ver o prédio por dentro, mas não tive tempo. A outra fachada também é linda, mas essa com curvas é mais impactante! Foi construído em 1679 para a família Carignano, que é um braço da Casa de Savoia.

Palazzo Carignano em Turim
Praça na frente do palácio onde almocei em um dos dias e o palácio visto de dentro do Museu Egípcio!


Parco del Valentino e Borgo Medievale


Um grande parque na margem do rio Pó, aberto para o público em 1856 - primeiro parque público da Itália. Não consegui explorá-lo porque os dias que passei na cidade estavam bem feios e friozinho. O Borgo Medievale é um conjunto de construções - inclusive um castelo- construído para uma exposição ao final do século XIX. Leia mais sobre o parque no blog A Path to Somewhere

Parco del Valentino e Borgo Medievale Turim
Foto: Xiao Jing - CC BY-SA 4.0


Museu do Automóvel


Não visitei também, mas pode ser um bom programa para os loucos por carros. Lembrando que Turim foi onde nasceu a FIAT. Leia sobre esse museu no blog Milão nas mãos.

Eataly original


Contei mais sobre o Eataly de Turim em outro post, mas como este é a unidade que deu origem à rede, é uma atração turística também!

Eataly Lingotto Turim

Eataly Lingotto Turim

Museu Lavazza - Museu do Café


Aberto em 2018 depois da minha viagem, deixo abaixo um vídeos mostrando o museu de uma das principais marcas de café italiano.



Venaria Reale, Villa della Regina e outros palácios reais


Como a cidade era lar da Casa de Sabóia, haviam muitas residências reais e muitas delas podem ser visitadas nos dias de hoje. Explico mais sobre elas em um post específico sobre a família real italiana.











E aí, fiz ou não fiz bem em deixar 3 dias para Turim? E olha que nem deu tempo de conhecer tudo...  O blog "Tá indo pra onde?" contou com o apoio do Turismo Torino com Torino Cards de cortesia, mas as opiniões expressas neste post são independentes.


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

16 comentários:

  1. Fiquei babando nessas massas! Gente... acho que quando eu visitar a Itália no geral, vou rolar de tanto comer. ADOROOOO.....

    ResponderExcluir
  2. Taí uma cidade que eu nunca tinha considerado, mas to começando a considerar. Obrigada por abrir meus horizontes italianos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, cidades interessantes pra visitar por lá é o que não falta!

      Excluir
  3. Ainda tenho muito que revirar a Itália e já fiquei babando nesse Museu Egípcio e no Palácio Real. É, Turim me chama. BjO

    ResponderExcluir
  4. Acho que você acertou sim, hein? Quanta coisa para se fazer por lá!

    ResponderExcluir
  5. Super empolgada para conhecer Turim depois dos seus posts!
    O que é aquele Polo Real? Lindo demais!

    ResponderExcluir
  6. Estes seus posts me deixaram com vontade de planejar uma viagem para a Itália! Terminou muito com as fotos do Eataly, de babar! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Tudo bem que Eataly vc pode matar a vontade em SP mesmo, mas uma viagem pra Itália nunca é uma má ideia!

      Excluir
  7. Obrigada por indicar meu post sobre o Parque Valentino de Torino!! Passei dois meses por lá e sinto uma saudade enorme!! =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada! E obrigada pela visita! A princípio nem parece que tem tanta coisa pra fazer em Turim já que ninguém comenta muito sobre a cidade, mas 3 dias foi pouco tempo!

      Excluir
  8. Pegando as dicas aqui Fer e pensando... não tenho tempo pra tudo isso :/ hhehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha e olha que eu tb não tive tempo de fazer várias coisas!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.