terça-feira, 14 de julho de 2015

Berlin Welcome Card, Museum Pass Berlin e como aproveitá-los em uma longa estada em Berlim!

ATUALIZADO EM 13/03/2016

Existem pelo menos 2 cartões de descontos para atrações em Berlim - o Berlin Welcome Card e o Museum Pass Berlim. Na minha viagem para Berlim no final de 2014, recebi os 2 do escritório de turismo da cidade e hoje conto como foi a minha experiência.

Berlin Welcome Card e Museum Pass Berlin
O Welcome Card na verdade é esse papel comprido do meio. A parte de cima é o passe de transporte público e a parte onde está escrito "haute cuisine" é destacável, um desconto no restaurante da Torre de TV. Deixei lá mesmo para não perder a outra parte. A data e hora que você começou a usar o passe fica marcada no passe de transporte e o pessoal confere mesmo!

Veja aqui todos os posts sobre Berlim no blog!


Seguro viagem europa 468x60



Geralmente não gosto de passes que dão descontos, você tem que ficar calculando um monte pra saber se vale a pena ou não!! Definitivamente prefiro os que dão entrada livre nas atrações, mas não conheço nenhum que seja assim em Berlim (para atrações além dos museus). Para os museus, o Museum Pass Berlin é super vantajoso - por 24 euros você entra em quase qualquer museu da cidade por 3 dias sem pagar mais nada.

Berlin Welcome Card


Geralmente calculo quanto gastaria para cada atração com ou sem o passe como fiz com o London Pass, I Amsterdam card ou os passes de Nova York. Não vou calcular aqui novamente porque as meninas dos blogs Da Porta Pra Fora, Preciso Viajar e Ziga da Zuca já fizeram todo o trabalho árduo recentemente. E comprovaram que nos 3 casos, valeu muito a pena sim!

A grande vantagem do BWC é que nele está incluído todo o transporte público na cidade pela duração do passe (2, 3, 5 ou 6 dias) e como o transporte é bem caro, já paga quase o preço do cartão. Para quem for ficar só em Berlim (inclusive aeroporto Tegel), o passe de transporte AB é suficiente. Eu só precisei de passe para a área C quando fui ao campo de concentração Sachsenhausen (em Oranienburg) e ao Palácio Sanssouci (em Potsdam) e aí valia mais a pena comprar somente a extensão do bilhete para a área BC naqueles dias específicos. O aeroporto Schönefeld está na área C. Vejam as informações sobre o transporte público no site da BVG (linhas, tarifas, passes etc).

passeio de barco pelo Rio Spree
passeio de barco pelo Rio Spree


O Welcome Card dá descontos em diversas atrações, por exemplo os super recomendados e caros Catedral de Berlim, Torre de TV, Air Service Berlin (aquele balão que fica sobrevoando a área do Checkpoint Charlie), DDR Museum, Deutsches Historisches Museum, The Story of Berlin, Mauermuseum, zoólogico de Berlim e atrações alternativas como o Currywurst Museum e a Zitadelle Spandau, entre outras. E além das atrações, tem desconto em passeios de barco, tours de bicicleta ou walking tours, tours de trabants, teatros, restaurantes e muito mais!

Atenção: você pode comprar o Welcome Card com ou sem a extensão para a Ilha dos Museus!


Berlin Welcome Card
2 exemplos de atrações cobertas pelo Welcome Card - Madame Tussauds, que não fui e Panoramapunkt, que vou falar em outro post.


Ele vem com um livrinho bonitinho que é um mini guia da cidade, com mapas muito bem feitos e indicações de roteiros em vários idiomas inclusive inglês e espanhol. Não se esqueça de autenticar na primeira vez que utilizar (provavelmente em algum transporte público!) porque o pessoal confere mesmo a data! E se você for pego nos trens/ônibus sem passe, vai pagar uma bela multa!

Confira todas as opções desse passe no site oficial! Em março/2016 os preços vão de 19,50 euros a 45,50. No site também é possível comprar ou ver os pontos de venda na cidade (espalhados pela cidade toda).

Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!

* indicates required











Museum Pass Berlin


Museum Pass Berlin
Na parte de trás, está carimbada a data que comecei a usar o passe


Para quem é rato de museu que nem eu, esse passe de 3 dias vale super a pena! Por 24 euros, veja aqui  a lista de 50 museus que você pode visitar sem pagar nada a mais! Entre eles estão o Museu Judaico, os 5 museus da Ilha dos Museus (Pergamon, Altes Museum, Neues Museum, Bode Museum e Alte Nationalgalerie), Neue Nationalgalerie e muitos outros! Ele é carimbado no 1o dia de uso. Existem um passe para os 5 museus da Ilha dos Museus por 19 euros, mas é válido somente por 1 dia e acho muito pesado tentar fazer todos aqueles museus em 1 dia só - o Museum Pass acaba sendo muito mais confortável - só 5 euros a mais com direito ao triplo do tempo e 10x museus para visitar.

Deutsches Historisches Museum Berlim
O lindo Deutsches Historisches Museum é um dos 50 museus onde você pode usar o Museum Pass acima


A minha estratégia


Como estava em Berlim por um longo período puder aproveitar um pouco mais dos 2 passes. Os turistas costumam ficar de 3 a 5 dias em Berlim e aí ou compram só o Berlin Welcome Card ou se compram os 2, usam todos nos mesmos dias. Como são muitas atrações incluídas, é impossível esgotá-las em poucos dias e por isso eu usei os 2 separados para aproveitar um pouco mais. Para quem for ficar 1 semana ou mais na cidade, também recomendo essa estratégia.

Primeiramente, utilizei o Berlin Welcome Card de 48 horas (transporte pelo período e diversos descontos em restaurantes e atrações - o mínimo de museu possível) no 2o e 3o dia na cidade. Quando a previsão do tempo mostrou 3 dias fechados em seguida, utilizei o Museum Pass e fiz uma mega maratona de museus! Adorei e economizei horrores! Consegui fazer essa maratona de 4a a 6a e aproveitei mais ainda porque de 5a feira os museus da Ilha dos Museus ficam abertos até tarde da noite!

Lembrando que minhas aulas eram 2a a 6a, das 9h às 12h aproximadamente e só podia aproveitar os passes no período vespertino e que aos finais de semana viajava para outras cidades. Ou seja, um turista normal consegue aproveitar mais ainda usando o dia todo! Como os passes foram cortesias do escritório de turismo da cidade, considerei como um extra - aproveitei os descontos do Welcome Card para atrações mais alternativas que não visitaria em uma primeira vez na cidade e não utilizei em muitas das atrações tradicionais (eu tinha outra vantagem - a carteirinha da escola de alemão, que também me dava vários descontos para estudante!).


O blog "Tá indo pra onde?" recebeu os dois passes citados neste post como cortesia do Visit Berlin e agradece a gentileza, mas garante que as opiniões contidas neste post são independentes.


16 comentários:

  1. Ótimas dicas, Nanda!

    Aliás, dei uma passeada no seu blog e já favoritei! Muito bom!

    Beijos,
    Mani Piñeiro

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do teu blog!

    http://beautifullsecrets.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Uau!!! Adorei a dica.
    Ainda queremos ter a oportunidade de conhecer o país. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alemanha é visita obrigatória!!! TEM que ir!!! kkkk Não tenho nem palavras para falar como é sensacional!

      Excluir
  4. Fer, super dicas e muito boa a sua estratégia! Anotado! Eu acho, sinceramente, que você está me convencendo a respeito da Alemanha! hahahaha beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou adorar te ajudar a montar o roteiro pra lá!!! hahaha bjos!

      Excluir
  5. Fer, eu também adoro museus e adorei os cartões, principalmente esse que também oferece transporte gratuito. É bem isso que você falou: o valor do cartão já paga o transporte e aí é só aproveitar!!! Obrigada pelas dicas e estou cada vez mais doida pra conhecer a Alemanha só por conta dos seus posts.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe que bom! Eu não me canso de falar que a Alemanha toda é sensacional! Mas Berlim é mais especial ainda por conta de toda a história!

      Excluir
  6. Adorei a dica, tenho ouvido falar tão bem de Berlim que tô morrendo de vontade de conhecer!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, a cidade é SENSACIONAL!!! Sério!! Vai logo!! rs Estou louca para voltar!

      Excluir
  7. Oi, Fer!
    Nossa, eu adoro esses passes, porque eles mostram que a cidade tem mais a oferecer do que aquilo que pensávamos que conhecíamos. Então acho ótimo!
    Adorei essas dicas de Berlim, preciso muito conhecer a cidade!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tem tanta coisa nesses passes que vc nunca dá conta hehehe Vai logo! Berlin é apaixonante!

      Excluir
  8. Olá, õtimas dicas ainda mais para quem como eu irá a Berlim e ficará uma semana (7dias).
    Gostei bastante de seu blog.
    Bem explicado.

    ResponderExcluir