segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Castelo Hohenzollern em Sigmaringen, no sul da Alemanha

Quando estava planejando minha viagem pela Alemanha em 2019, vi fotos do castelo de Sigmaringen e percebi que daria para conhecer em um bate-volta saindo de Stuttgart (onde fiquei por uma semana justamente para fazer bate-voltas e conhecer a região). Mas como a cidade em si não era tão interessante e seria pouca coisa para fazer, fiquei tentando combinar com outra atração na região, mas a questão logística sempre era um problema, já que eu não queria alugar um carro e iria fazer tudo de trem (ou ônibus). Com tantos lugares lindos para conhecer na Alemanha, deixei um pouco de lado essa ideia e foquei em outros lugares. Quando já estava em Stuttgart, por diversos motivos tive que fazer algumas alterações nas programações e vi algumas fotos deste castelo. Aí bati o pé que iria para Sigmaringen, mesmo se tivesse que tirar outro lugar do roteiro (afinal, sou a louca apaixonada por castelos) - no caso, o que foi tirado foi Tübingen. Não confundam esse castelo com o mais famoso Burg Hohenzollern ali pertinho.


Castelo de Sigmaringen, no sul da Alemanha
Quando cheguei em Sigmaringen, nem sabia onde era esse lugar para ter essa vista maravilhosa do castelo, mas foi a funcionária da lojinha do castelo que pegou um mapa e marcou 2 pontos com ótimas vistas para eu dar uma passada depois do tour. No final do post tem um mapa interativo com várias dicas de Sigmaringen!


Castelo de Sigmaringen, no sul da Alemanha
Fiquei babando aí passeando na beira do rio Danúbio! Sim, esse é aquele rio famoso!


Mas como o destino às vezes colabora, no final das contas conheci o castelo de Sigmaringen maravilhoso, andei um pouquinho pela cidade com poucos atrativos e consegui passar algumas horas em Tübingen antes de voltar para Stuttgart! Foi um dia definitivamente melhor do que o esperado! Aqui estão os melhores passeios de um ou meio dia saindo de Stuttgart!


Leia aqui todas as dicas no blog sobre Stuttgart, sobre a Alemanha e todos os castelos,palácios e fortalezas que já apareceram aqui no blog!




O castelo Hohenzollern de Sigmaringen


O castelo em Sigmaringen é oficialmente conhecido como Hohenzollern Schloss, mas não deve ser confundido com o mais famoso Burg Hohenzollern ali pertinho (também visitei e vou mostrar em outro post!). O nome dos 2 vem da casa de Hohenzollern, família nobre europeia e família real do Império Alemão e também da Prússia. O ramo principal era dono do Burg Hohenzollern, enquanto o ramo Hohenzollern-Sigmaringen habitava o castelo de Sigmaringen (e eram também os soberanos da Romênia entre 1866 e 1947). O estado de Hohenzollern-Sigmaringen foi um condado de 1576 até 1623, quando foi elevado à principado. Isso durou até 1850, quando foi anexado pelo Reino da Prússia.


Castelo de Sigmaringen, no sul da Alemanha
O castelo fica bem no centro da cidadezinha de cerca de 17 mil habitantes e vindo da estação de trem, passamos na lateral dele até a praça principal

Castelo de Sigmaringen, no sul da Alemanha
Na última foto da montagem, a entrada principal do castelo - é uma bela de uma subida íngreme!


Só é possível conhecer o castelo de Sigmaringen em visitas guiadas de 1h em alemão, mas eles entregam um livrinho com todas as falas traduzidas para inglês, francês, holandês, italiano, romeno, russo, espanhol, português (e com fotos dos detalhes também). Mas é aquela tradução de google translator esquisita e toda errada né? Tem grupos começando a cada meia hora e visitamos cera de 20 salas, ricamente decoradas - não sei se tinha visto alguma foto por dentro, mas fiquei realmente impressionada, mesmo já tendo visitado 83747506546 outros castelos/palácios antes.




O primeiro castelo no local é do final da Idade Média (início do século XI), mas a construção que vemos hoje é fruto da reconstrução após um grande incêndio em 1893, quando haviam sobrado somente as torres da antiga fortaleza medieval. Carlos I de Hohenzollern foi o primeiro Hohenzollern a reinar em Sigmaringen entre 1525 e 1575. Seu segundo filho, Carlos II, iniciou a casa Hohenzollern-Sigmringen em 1576. Até 1850, o castelo em Sigmaringen foi a casa principal da casa Hohenzollern-Sigmaringen. De 1855 a 1877, várias partes do castelo foram remodeladas para receber a elite europeia e criaram vários dos halls opulentos que vemos hoje: Old German HallWeapons Room, Art Gallery, French Hall e Ancestors' Hall. Desde 1871, o castelo recebe tours guiados.

Castelo de Sigmaringen, no sul da Alemanha
Corredor de entrada e pátio interno do castelo onde são dadas as primeiras explicações sobre a construção e a família - não pode tirar fotos!

Castelo de Sigmaringen, no sul da Alemanha

Depois de outro incêndio em 1893, mais algumas partes foram remodeladas, como a Portuguese Gallery. Por um curto período de tempo durante a Segunda Guerra Mundial, o castelo foi sede do governo francês (França de Vichy). O atual príncipe Hohenzollern-Sigmaringen Karl Friedrich mora do palácio de verão em Krauchenwies e o castelo em Sigmaringen é ocupado pelo museu e escritório que gerencia as propriedades e interesses da família.

Após o tour guiado, você pode pagar a mais e conhecer o arsenal do castelo, que aparentemente é bem grande. Com audioguide (em inglês, francês ou alemão), leva aproximadamente 1h, mas como não curto e não incentivo armas em geral, não quis conhecer essa parte. Do meu tour que tinha mais de 20 pessoas só uma família foi conhecer o arsenal.













Castelo de Sigmaringen, no sul da Alemanha

Castelo de Sigmaringen, no sul da Alemanha
Atravessei o rio Danúbio (Donau em alemão) para ter essa vista incrível do castelo de Sigmaringen!

Castelo de Sigmaringen, no sul da Alemanha


Castelo Hohenzollern em Sigmaringen, no sul da Alemanha


De alguma distância podemos ver que o castelo fica no topo de uma falésia de giz. que seria um prolongamento do maciço de Jura, a 35m acima do rio Danúbio. É o maior castelo no vale do famoso rio Danúbio.


Castelo de Sigmaringen, no sul da Alemanha

Castelo de Sigmaringen, no sul da Alemanha


Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!



Seguro viagem europa 336x280


A cidade Sigmaringen 


A cidade tem somente cerca de 17 mil habitantes e foi documentada pela primeira vez em 1077. Fica na  região administrativa de Tübingen, no estado de Baden-Württemberg. Para ir da estação de trem até o castelo, você vai passar pela praça principal da cidade como eu passei (fotos abaixo). Depois do tour, voltei ali para almoçar no restaurante do Hotel Traube, que seria uma ótima opção de hospedagem para quem for dormir na cidade (mais sobre isso abaixo). Ali na praça existiam outras opções de alimentação, mas foi o que mais gostei da cara. Depois que voltei para o Brasil, descobri que na praça tem um café que serve uma torta inventada em homenagem à família Hohenzollern, mas descobri tarde e não experimentei (Cafe Seelos) - Hohenzollern Torte (clique no link para ver como parece).


Sigmaringen, no sul da Alemanha

Sigmaringen, no sul da Alemanha
Aproveitei para comer Spätzle, comida típica do sul da Alemanha, que eu AMO e ainda não tinha comido nessa viagem! Tinha um buffet de salada à vontade. Gastei menos de 12 euros no almoço.


Cidades charmosas para ir além do básico no seu roteiro pela Alemanha





Como chegar em Sigmaringen e visitar o castelo


Para informações de horários de funcionamento (que variam ao longo do ano) e preços, consulte o site oficial do Castelo Hohenzollern em SigmaringenVeja aqui dicas práticas para viajar de trem pela Alemanha!

Para chegar em Sigmaringen, a opção mais confortável pode ser com um carro alugado. Mas dependendo de onde você estiver, é tranquilo também chegar de trem. Consulte os horários no site da Deutsche Bahn. Tirei os prints abaixo, que foi mais ou menos o que eu fiz.

bate volta de Stuttgart ao castelo de Sigmaringen (Alemanha)
Não lembro exatamente os trens e horários que peguei, mas o meu roteiro do dia foi mais ou menos o que está no print de cima. Na simulação pelo site da empresa de trem alemã, existe a opção de passes diários de trem que barateiam o custo. No caso Stuttgart-Sigmaringen-Tübingen-Stuttgart, poderia comprar o MetropolTagesTicketStuttgart por 21 euros (passe ilimitado para a "região metropolitana" de Stuttgart, que inclui Sigmaringen, Tübingen e outras cidades mesmo distantes a mais de 1h de Stuttgart) ou o Baden-Württenberg Ticket por 24 eutos (trem regional e transportes municipais em todo o estado por um dia)



Alguns dias depois de conhecer esse castelo MARAVILHOSO rolou uma sequência inacreditável de mini perrengues em Ulm, que contei neste post.


Aumentem e diminuam o zoom do mapa abaixo para ver todas as marcações em Sigmaringen e as cidades próximas para se visitar. Marquei os locais na beira do rio onde tirei as fotos acima, a estação de trem, onde comi, o café que descobri depois, onde eu me hospedaria se fosse dormir em Sigmaringen e algumas cidades/atrações que combinam em um roteiro que passe por Sigmaringen (as que tenho posts aqui no blog são StuttgartUlm e Lago de Constança). Destaco também o Mosteiro de Maulbronn, TübingenEsslingen, HerrenbergCalw, o lago Blautopf e a biblioteca da Abadia de WiblingenSchwäbisch Hall e o Burg Hohenzollern.






Castelo Hohenzollern em Sigmaringen, no sul da Alemanha

Onde se hospedar para visitar o castelo Hohenzollern em Sigmaringen


Como já disse, eu dormi em Stuttgart e fiz somente um bate-volta para Sigmringen. Mas se você estiver procurando dicas de onde ficar em Sigmaringen, eu diria que o hotel mais bem localizado praticamente na porta de entrada do castelo e bem na praça principal da cidade é o Hotel Restaurant Traube. Outra boa opção no centro é a Pension Eichamt. Para quem estiver carro, recomendaria 2 lugares mais afastados do centro: a Gästehaus Pefferle Hotel Garni ou a Hotel Garni JägerhofVejam aqui todas as opções de hospedagem em Sigmaringen.


Castelo Hohenzollern em Sigmaringen, no sul da Alemanha




Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

10 comentários:

  1. Sabe que a Alemanha me encanta muito... e adoro visitar castelos. Curti bastante a sua dica do Castelo Hohenzollern! Me pareceu um lugar lindo, fora que me deu água na boca as comidas no fim do post. Já quero uma viagem para lá.

    ResponderExcluir
  2. A Alemanha e os seus castelos maravilhosos. Nunca tinha lido nada sobre Sigmaringen ou o seu castelo, que vista maravilhosa a funcionária lhe indicou. Lindo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu estou sempre pesquisando sobre lá e descobrindo coisas novas! E ainda bem que a funcionária deu a dica porque eu não tinha visto na internet não! E sem esse desvio para a beira do rio, não teria esse tanto de foto linda do castelo inteiro!

      Excluir
  3. Essas cidades alemãs são extremamente charmosas. Explorar cada uma delas é reviver a história e aprender sobre a cultura alemã em sua essência. Adorei conhecer Sigmaringen.

    ResponderExcluir
  4. Lugar incrível e nem preciso falar nada da arquitetura do castelo né? Só quero colocar no meu roteiro, quando for para a Alemanha

    ResponderExcluir
  5. Quero muito conhecer o castelo e hohenzollern, gostei dos ambientes internos e o dia estava lindo para ve-lo por fora

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.