quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Blautopf e Abadia de Wiblingen - 2 passeios incríveis perto de Ulm e Stuttgart (Alemanha)

Bem pertinho de Stuttgart e Ulm, ficam duas atrações incríveis que consegui conhecer durante minha viagem de 3 meses pela Europa - o lago mais azul que já vi na vida (Blautopf) e uma das bibliotecas mais lindas do mundo, na abadia de Wiblingen!


Blautopf e Abadia de Wiblingen - passeios perto de Ulm e Stuttgart (Alemanha)
Blautopf e biblioteca na abadia de Wiblingen, duas atrações imperdíveis no sul da Alemanha!

Explorando o sul da Alemanha, fiquei uma semana em Stuttgart para fazer passeios pela região de Baden-Württemberg. Depois, seguiria para o Lago de Constança e então decidi dormir uma noite em Ulm antes de continuar a viagem para Munique. Entre as duas cidades, consegui conhecer a maravilhosa nascente do rio Blau em Blaubeuren (chamada Blautopf) e também a biblioteca da abadia de Wiblingen nos arredores de Ulm e vou mostrar no post de hoje porque todo mundo deveria incluir as duas atrações quando estiverem turistando pela região.






Blautopf - nascente do rio Blau que forma um lago extremamente azul


Já tinha visto fotos do azul surpreendente do Blautopf, mas achava que ficava mais para os lados da Floresta Negra e logo no começo do planejamento da viagem, eu já tinha descartado a ideia de conhecer a região (para explorar com mais calma em outra oportunidade). Se não fosse pela Aline do blog Contando Destinos, que me lembrou que era pertinho de Ulm e ainda me levou de carro até ali para um passeio, confesso que teria desistido. No site da cidade é possível achar um mapinha com indicações de onde estacionar em Blaubeuren e o carro é o meio mais fácil de chegar (mas existem trens para Blaubeuren sim).


Blautopf significa "panela azul" e é uma fonte de água subterrânea, que dá origem ao rio Blau, tributário do famoso rio Danúbio. A profundidade chega a 21m, mas não é permitido entrar na água (somente pouquíssimos mergulhadores profissionais são permitidos pois muita gente já morreu ali)! Os tons de azul e verde variam de acordo com a luz do sol, horário do dia, posição onde você está etc, mas o local é famoso pelo incrível tom azul! O fenômeno se deve às partículas de calcário na água. Existe todo um sistema de cavernas na região descoberto parcialmente há poucas décadas. Para ler mais sobre as cavernas da região e sobre as lendas do Blautopf, recomendo este post do blog Por Viagens Melhores.


Blautopf - Blaubeuren, Alemanha
Quem acompanha o blog há mais tempo já sabe que não tenho equipamento fotográfico mais avançado e não edito as fotos, então este é sim o tom natural da água em um dia ensolarado de verão!

Blautopf - Blaubeuren, Alemanha
Conforme você vai dando a volta no lago, o tom muda para verde

Blautopf - Blaubeuren, Alemanha

Blautopf - Blaubeuren, Alemanha
A abadia de Blaubeuren e o moinho ali perto deixam o Blautopf ainda mais fotogênico! Nessa casinha do moinho funciona uma cafeteria e por ali tem algumas lojinhas de souvenir, sorvetes, banheiro etc

Blautopf - Blaubeuren, Alemanha
Antes ou depois de visitar o Blautopf você vai acabar dando uma volta por Blaubeuren com suas casinhas lindas

Blautopf - Blaubeuren, Alemanha


Ah, para completar, não se paga entrada para curtir esta atração maravilhosa!


Quer viajar usando o mesmo chip que eu usei na Alemanha?



Viaje Conectado



Abadia de Wiblingen - biblioteca


A primeira vez que vi uma foto da biblioteca da abadia de Wiblingen foi em alguma lista de "bibliotecas mais lindas do mundo" não sei onde e nem sabia onde ela ficava. Logo que descobri que ficava em Ulm, aumentaram as minhas razões para visitar a cidade de Einstein! Wiblingen é tipo um distrito de Ulm.

A Abadia de Wiblingen era uma abadia beneditina e hoje abriga a Faculdade de Medicina da Universidade de Ulm. Somente algumas salas são abertas para visitas (no 3o andar eu acho) e existe uma lojinha de souvenir, algumas salas contando sobre a história da abadia (confesso que passei correndo por elas para chegar logo na biblioteca) e ao fim da visita, a maravilhosa biblioteca. O ingresso (5 euros) está incluído no Ulm Card e o ônibus para chegar ali também (número 3 ou 8 saindo da estação central de Ulm até parada "Pranger")


Abadia de Wiblingen (Ulm, Alemanha)
No dia que visitei a abadia estava rolando um evento de carros esportivos então foi um domingo muito mais movimentado do que o normal, mas pouquíssimas dessas pessoas entram na abadia e na biblioteca enquanto eu estava ali

Abadia de Wiblingen (Ulm, Alemanha)
Quadro com vista aérea da abadia, uma exposição de Lego que estava rolando ali e um pouco sobre a história da abadia

Fundada em 1093, a abadia sofreu danos durante a Guerra dos Trintas Anos. A construção segue o estilo barroco tardio e rococó, exceto a igreja neoclássica. Tem audioguide em inglês para fazer a visita, explicando cada escultura, a pintura do teto, os materiais usados na construção (parece mármore, mas é só madeira pintada!), etc. A biblioteca foi construída entre 1740 e 1750 e o acervo conta com cerca de 15.000 manuscritos - também era utilizada como sala de recepções.

Não vou escrever mais nada sobre a biblioteca da Abadia de Wiblingen e deixo muitas fotos abaixo para vocês babarem como eu babei ali por um tempão.


biblioteca da Abadia de Wiblingen (Ulm, Alemanha)

biblioteca da Abadia de Wiblingen (Ulm, Alemanha)

biblioteca da Abadia de Wiblingen (Ulm, Alemanha)

biblioteca da Abadia de Wiblingen (Ulm, Alemanha)

biblioteca da Abadia de Wiblingen (Ulm, Alemanha)

biblioteca da Abadia de Wiblingen (Ulm, Alemanha)

biblioteca da Abadia de Wiblingen (Ulm, Alemanha)

biblioteca da Abadia de Wiblingen (Ulm, Alemanha)





Impressionante, não é?


Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro viagem europa 336x280



Como visitar Blautopf e a Abadia de Wiblingen e com o que combinar


Eu fui de carro de carona com a Aline e o Arthur do Contando Destinos de Stuttgart até o Blautoft e é o modo mais fácil. Você pode também pegar trem (consulte horários e preços aqui) e andar um trecho. O vilarejo de Blaubeuren é bem pequeno e pacato e tirando alguns turistas e alemães tirando fotos de casamento no lago, não vimos movimento na cidadezinha. Eles me deixaram na estação de trem (pequena e sem lockers) para continuar a minha viagem até Ulm. Para alugar carro e viajar pela Alemanha, sugiro comparar o preço de diversas locadoras de carro.

Estando em Ulm, é muito fácil seguir de transporte público para a Abadia de Wiblingen, com vários ônibus mesmo em um domingo. De Ulm, continuei minha viagem de trem para Lindau e depois para Munique, mas se não fosse para o Lago de Constança, poderia obviamente seguir direto de Ulm para Munique. Ou seja, é extremamente fácil combinar todos estes destinos em uma viagem pelo sul da Alemanha.





Quem aí ficou louco para conhecer as duas atrações lindísssimas???


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontopesquisar passagens aéreas, comprar chip de internet para usar no exterior, conseguir ingressos para atrações no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

10 comentários:

  1. q bonito o blautopf! acredito sim q a agua eh dessa cor pois visitei um lago semelhante na suiça chamado Blausee. simplesmente encantador!!

    ResponderExcluir
  2. Nós já fomos para o Blautopf e é realmente lindo! Agora não conhecemos ainda a Abadia Wiblingen, que teto maravilhoso esse hein...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Eu fiquei fascinada pq nunca tinha entrado em nenhum biblioteca tão trabalhada assim!

      Excluir
  3. Adoraria ter a oportunidade de conhecer Blautopf e a Abadia de Wiblingen, dois lugares muito lindos e interessantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então já sabe que a próxima passagem q vc tem que comprar é pra Alemanha hahaha

      Excluir
  4. Encantada com Blautopf e Abadia de Wiblingen! Como faz pra desbravar essa tal de Alemanha sem desistir de outros lugares do mundo? Rs.. Que país lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha perguntou pra pessoa errada pq ultimamente eu tô cada vez mais e mais querendo desistir do resto do mundo para viajar pra Alemanha!

      Excluir
  5. Já tinha ouvido falar do Lago Blautopf, mas não sabia que tinha esse azul tão maravilhoso! Fiquei morrendo de vontade de conhecer!

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.