domingo, 1 de dezembro de 2019

Internet no exterior - Chip de celular para Alemanha, República Tcheca e Polônia

Na minha última viagem de três meses por Alemanha, República Tcheca e Polônia, estaria completamente sozinha em mais da metade do tempo. Queria mostrar um monte de coisa de lá nas redes sociais e queria a facilidade de poder conferir apps de transporte a qualquer hora do dia de qualquer lugar onde estivesse. Logo cheguei à conclusão de que o mais tranquilo seria sair daqui do Brasil já com chip. Levei um chip Viaje Conectado de 30 dias e 12 GB da Yes Brasil que ganhei em um evento para blogueiros de viagem e comprei outro chip deles com desconto para parceiros também por 30 dias e 12 GB. Passaria 2 semanas com amigos "perdida" no interior da República Tcheca (mas com wifi) então não me preocupei com esse período.


Chip de celular para Alemanha, República Tcheca e Polônia
Como não me apaixonar por essas praças polonesas??? Esse é um pedacinho da praça principal (Rynek) em Wroclaw (também conhecida como Breslau ou Breslávia)


Mas no final das contas, o primeiro chip acabou durando quase um mês e meio e foi o suficiente até eu encontrar com meus amigos. Fiquei uns dias só com wifi, mas não viajaria nestes dias. Quando estava voltando para Praga, coloquei meu segundo chip no celular e ele teria que durar 32 dias (os dias finais na República Tcheca + os dias na Polônia). Ele aguentou sim e foi tudo certo. Eu não estava super controlando, mas tentava resolver a maior parte das pendências e postar a maior parte dos stories quando estava no hotel com wifi (nem sempre era possível).






Antes da viagem, recebi por whatsapp algumas instruções de configuração para o telefone. Eu sou completamente leiga nesses assuntos de telefone, segui o que estava escrito e foi tudo certo. Alguns dias antes do início do funcionamento do meu segundo chip, recebi novamente as mesmas instruções.


Europa no verão: 10 dicas essenciais


Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro viagem europa 336x280


Diferentemente da minha viagem para a Itália, não perdi tempo no meu primeiro dia para comprar chip. Ainda bem porque cheguei tardão em Frankfurt e já quis aproveitar o fim de semana para fazer alguns bate-voltas na região. Também não tive problemas com o chip parando de funcionar no meio da viagem, como tive com o chip alemão que comprei lá da penúltima vez.


Chip de celular para Alemanha, República Tcheca e Polônia
Depois de mofar umas 5h na conexão que atrasou em Amsterdã, não queria perder os primeiros passeios na Alemanha (como essa cidadezinha liiiinda Limburg an der Lahn) para ir atrás de chip de celular. Cheguei em Frankfurt já de noite e tudo fechado. As lojas só abririam no sábado pela manhã, mas aí eu já estava passeando sem preocupações!


Passei por AlemanhaÁustria (só atravessando um pequeno trecho de trem e ônibus), Liechtenstein (por algumas horas), República Tcheca e Polônia e o sinal de internet era muito bom. Não me lembro dele ter perdido o sinal em nenhum momento. Às vezes quando estava em algum trem mais rápido, alguma mensagem levava mais tempo para ser enviada ou recebida, mas isso acontece com qualquer telefone em qualquer lugar do mundo quando estamos em alta velocidade.


Roteiro e dicas para viajar de ônibus pela Polônia


Utilizei muito a internet inclusive nas estações de metrô subterrâneas em FrankfurtBerlimStuttgartMuniquePraga e Varsóvia. Outras cidades por onde passei e o chip Viaje Conectado da Yes Brasil funcionou muito bem foram Limburg an der Lahn, Idstein, Wiesbaden, Tübingen, Schwäbisch Hall, SigmaringenCalwMaulbronnUlm, Wiblingen, BlaubeurenLindau (e até no meio do lago em um passeio de barco pelo Lago de Constança),  Vaduz (capital de Liechtenstein)Herrenchiemsee (palácio no meio do Lago Chiemsee na Baviera), Regensburg, Cesky KrumlovOlomouc, Cracóvia, no campo de concentração em Auschwitz, Wroclaw (Breslávia), PoznanGdansk, na praia em Sopot, no castelo de Malbork, Torun e Bydgoszcz! Só não me lembro se consegui usar na mina de sal em Wieliczka perto de Cracóvia, que chega a 327 km abaixo da terra, mas também né? rs Nem esperava rs. Também usei internet pelo celular nos aeroportos de conexão (ida por Amsterdã e volta por Paris - até tem wifi nos aeroportos, mas costuma ser limitado a 1 ou 2h e geralmente muito ruim/devagar).


Chip de celular para Alemanha, República Tcheca e Polônia
Mina de sal Wieliczka perto de Cracóvia - 320m abaixo da terra não era para esperar sinal de telefone né?




Como eu estava viajando sozinha, usei mais a internet para manter a família informada dos meus planos, postar nas redes sociais do blog (está tudo salvo nos destaques do Instagram!), conferir caminhos e endereços no Google Maps, calcular rotas em apps de transporte, achar restaurantes não tão caros nas redondezas de onde estava, traduzir cardápios na Rep. Tcheca e Polônia, confirmar horários de atrações que visitaria, planejar os próximos dias (viagem longa dificilmente é toda planejada com antecedência), conferir se os incontáveis trens e ônibus que peguei estavam atrasados ou não quando já estava no ponto esperando e principalmente mudanças de planos de última hora! E 
 claro, para ter companhia nas viagens de trem e ônibus, poder bater papo com os amigos etc.


Ter internet na rua fez a diferença durante a viagem


Eu tinha wifi bom em todos (ou quase todos) os lugares onde fiquei, mas passava a maior parte do tempo na rua, chegava muito cansada, ainda tinha que lavar roupa, tomar banho, arrumar mala (caso fosse hora de partir para o próximo destino), arrumar as fotos do dia e etc. Muitas vezes começava a postar os stories do dia na cama na hora de dormir, mas acabava capotando antes de terminar rs. Ai, comecei a usar meu tempo nos transportes em geral para as redes sociais do blog e manter contato com o Brasil além de responder emails etc.

Nos dias que estava com uma amiga em Munique ou com um grupo de amigos em Praga ou ainda na casa de outra amiga em Varsóvia, foi muito útil também ter um chip porque vira e mexe a programação era diferente, mas depois nos encontrávamos no final do dia.


Vejam aqui como foi a minha viagem para o Canadá e a viagem para a Espanha com outro chip de viagem!


Claro que em uma viagem longa, separei períodos ou até dias inteiros para tentar descansar ou trabalhar rs Em algum café, usei a internet do celular como roteador para o computador (acho que o wifi deles estava com problema). Mas definitivamente a maior utilidade foi para poder usar meu mapas do Google a qualquer momento e conferir qualquer detalhe do roteiro, como chegar, o que fazer depois etc. Além de já ir pesquisando sobre as cidades seguintes da viagem e comprando as passagens internas de trem regional ou Flixbus.





Chip de celular para Alemanha, República Tcheca e Polônia
O castelo de Sigmaringen na Alemanha não estava nos meus planos originais da viagem e foi uma das coisas que decidi visitar de última hora - se tivesse sido só essa mudança, já teria valido a pena ter um chip para usar internet em qualquer lugar na Europa!


O único inconveniente foi que o ferrinho que acompanha o chip quebrou quando fui tentar tirá-lo no avião de volta para o Brasil. Não uso brinco e não tinha nada tão pequeno/fino para usar no lugar. Ou seja, quando pousei em Guarulhos, não pude trocar de volta para o meu chip brasileiro e tive que esperar chegar em Campinas para trocar - mas pelo menos já estava em "casa" e mandei uma mensagem para a família usando o wifi do aeroporto.




Internet no exterior - Chip de celular para Alemanha, República Tcheca e Polônia


Internet no exterior - Chip de celular para Alemanha, República Tcheca e Polônia


Internet no exterior - Chip de celular para Alemanha, República Tcheca e Polônia



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

22 comentários:

  1. Um chip de internet que funcione bem é fundamental numa viagem internacional, especialmente durante os deslocamentos. É uma facilidade tão grande que me pergunto como fazíamos antes disso rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu lembro bem como era antes, mas prefiro a facilidade de agora!

      Excluir
  2. Bom saber qual o melhor chip de internet e celular para usar na Polônia. Adorei e anotei tudo!

    ResponderExcluir
  3. Interessante ler o seu relato porque nunca nos preocupamos em adquirir chip para viagem, sei lá, nunca sentimos necessidade. Bom ver outros pontos de vista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que qnd se viaja sozinha é mais essencial do q qnd se está em grupo, mas acaba sendo sempre uma mão na roda!

      Excluir
  4. Ter Internet facilmente em qualuqer lugar quando se viaja é ótimo, facilita muito a vida, por isso a importancia dos chips. boa dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sei quantas mil vezes por dia confiro o Google Maps e o quanto q usei de tradutor na Rep Tcheca e Polônia! rs

      Excluir
  5. Essa dica é óptima para quem quer economizar algum dinheiro no celular na Alemenha. Ter chip no celular é mesmo importante nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até tem outros chips mais baratos nos destinos, mas só de não ter que perder tempo no 1o dia procurando, eu já prefiro assim!

      Excluir
  6. Não consigo mais viajar sem estar conectada. Facilita demais principalmente para usar o google maps e o tradutor quando necessário . Adorei a dica desse chip.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, e eu me sinto tãããão mais segura sabendo q a q momento posso pedir socorro pra alguém (pq geralmente viajo sozinha)!

      Excluir
  7. Viajar e ter internet ajuda demais né? Não saio do Brasil sem meu chip, pois sou viciada em tecnologia. Ótimas dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha eu tento não ser, mas ajuda demais! E tb consigo postar beeem mais nas redes do blog por conta disso.

      Excluir
  8. esses chips facilitam muito a vida do viajante ne, principalmente quando a companhia avisa de atrasos no voos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q nunca precisei pra isso, mas pra mudanças em geral de última hora é ótimo!

      Excluir
  9. Hoje em dia, é sempre importante viajar tendo disponíveis recursos que nos permitam estar ligados ao Mundo. Boas dicas.

    ResponderExcluir
  10. Sempre bom viajar já conectado, muito boa dica de como usar o chip de celular no exterior.

    ResponderExcluir
  11. Ficar sem interenet na viagem é muito ruim mesmo, sair do Brasil com um deve ser uma mão na roda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antigamente a gente se acostumou sem, agora fica difícil voltar a viajar como antes.

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.