quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Ônibus hop on/hop off em Barcelona vale a pena?

Algumas pessoas tem horror a esse tipo de ônibus, outras acham super prático. Barcelona é uma cidade bem grande e com um ótimo sistema de transporte público. Além disso, caminhar alguns trechos deixa a viagem mais charmosa (e em algumas ruazinhas nem é permitido o trânsito de carros mesmo). Mas em alguns casos como pessoas com locomoção reduzida, idosos e outros, utilizar o ônibus hop on/hop off pode ser uma mão na roda.


Ônibus hop on/hop off em Barcelona vale a pena?
Ônibus na Rambla de Catalunya em frente à Casa Batló



Em 2016, passei uma semana em Barcelona, além de algumas noites em Valência e alguns passeios de um dia para Tarragona, Girona e Montserrat, mas tinha um cartão de jornalista para conhecer as atrações turísticas da cidade. Decidi usar o  ônibus hop on/hop off em um dia que faria sentido - quando visitaria o Park Güell (tô devendo o post) logo cedo e depois seguiria para o Camp Nou, o estádio do Barça (fiz o tour pelo estádio e visitei o museu do FC Barcelona, mas outro dia voltei tranquilamente de metrô para assistir uma partida da Champions League). Continuei o passeio para ver como seria e acabei descobrindo até um mirante que não estava esperando. Depois acabei utilizando o ônibus também em uma manhã chuvosa. Os ônibus dessa empresa agora são pintados como o modelo abaixo - cuidado porque são 2 empresas diferentes com o mesmo tipo de ônibus em Barcelona, mas esse aqui é o oficial da cidade.









São 3 rotas - as principais azul e vermelha e a rota verde somente nos meses quentes (não era o meu caso). A rota verde segue para uma área da cidade que acabei não conhecendo - o Porto Olímpico e o Poblenou, revitalizado para os Jogos Olímpicos de 1992, mas com menos atrações turísticas. As rotas se cruzam em 5 paradas e é possível trocar quando você quiser. As rotas azul e vermelha duram cerca de 2h cada e a verde, 40 minutos - são 44 paradas ao total.


Ônibus hop on/hop off em Barcelona vale a pena?
Às vezes dá para tirar fotos boas como essas do próprio ônibus, mas vocês vão ver abaixo que a maioria fica ruim mesmo. Região portuária do lado esquerdo e na direita, Sagrada Família (já tinha entrado no meu primeiro dia e não desci nesse ponto).


A rota vermelha é o basicão de Barcelona - te leva ao Bairro Gótico (sem passar pelas ruazinhas), passa pelas Ramblas de Catalunya onde estão as casas do Gaudì, La Ribera/ El Born (de novo sem entrar nos principais trechos que são abertos somente para pedestres), Raval (região do Museu de Arte Contemporânea - parte norte do bairro) e Montjuïc. Passa também pela principal estação de trens - Barcelona Sans.


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required



Ônibus hop on/hop off em Barcelona vale a pena?
Ônibus na parada na frente do Estádio Olímpico em Montjuïc - não desci nessa parada, mas o dia que fiz meu tour pela região encontrei o ônibus aí sem querer.


Ônibus hop on/hop off em Barcelona vale a pena?
Todas as paradas são identificadas


A rota azul estão muitas construções modernistas (casas de Gaudì e a Sagrada Família) e atrações mais fora de mão (como o trenzinho que sobe para o Tibidabo), o Monastério de Pedralbes e também o estádio de futebol do Barça - acho que provavelmente é a rota mais útil para conhecer um outro lado de Barcelona e facilitar o acesso a essas atrações. Nas fotos abaixo, misturei as 2 rotas e os 2 dias que utilizei este ônibus (fiz a rota vermelha e a rota azul completas).

Ônibus hop on/hop off em Barcelona vale a pena?
Algumas fotos aleatórias - esse em azul é o Tramvia Blau que sobe para o Tibidabo

Ônibus hop on/hop off em Barcelona vale a pena?

Ônibus hop on/hop off em Barcelona vale a pena?
Região da Plaça d´Espanya - se não estivesse chovendo e tempo fechado, daria uma bela foto do Museu Nacional da Catalunha de frente!




Guia Roteiros Básicos de Barcelona
Compre aqui o seu Guia Roteiros Básicos de Barcelona! Contei tudo sobre esse guia em pdf aqui!


O ideal é pegar o ônibus em um dia bonito e sentar na parte de cima para ver toda a cidade, mas cuidado com o vento levando bonés e o sol queimando forte. Eles fornecem um fone de ouvido e você pode ouvir as explicações pelo caminho com áudio em diversos idiomas, inclusive português. Dependendo do seu tempo e seu roteiro, você pode comprar o ticket de um dia ou de dois dias.




Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogSeguros Promo - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!





Eu já utilizei esse tipo de ônibus em outras viagens como em GramadoPorto AlegreSevilha, Málaga, Granada e Valência ou porque tinha pouco tempo disponível ou porque alguma atração ficava fora de mão para chegar com transporte público, mas não é em toda viagem que acho legal. Pode ser uma boa quando a cidade não tem um trânsito infernal - eu não consideraria fazer algo do tipo em Nova York , por exemplo.


Ônibus hop on/hop off em Barcelona vale a pena?
Mapa das 3 rotas por Barcelona


O ticket para o Barcelona Bus Turistic foi cortesia do Visit Barcelona/Turisme de Barcelona, que me ofertou um presscard com direito a entrada grátis em várias atrações da cidade, mas as opiniões aqui no blog são independentes.



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontopesquisar passagens aéreas, comprar chip de internet para usar no exterior, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.