quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Ônibus hop on/hop off em Barcelona vale a pena?

Algumas pessoas tem horror a esse tipo de ônibus, outras acham super prático. Barcelona é uma cidade bem grande e com um ótimo sistema de transporte público. Além disso, caminhar alguns trechos deixa a viagem mais charmosa (e em algumas ruazinhas nem é permitido o trânsito de carros mesmo). Mas em alguns casos como pessoas com locomoção reduzida, idosos e outros, utilizar o ônibus hop on/hop off pode ser uma mão na roda.


Ônibus hop on/hop off em Barcelona vale a pena?
Ônibus na Rambla de Catalunya em frente à Casa Batló



Em 2016, passei uma semana em Barcelona, além de algumas noites em Valência e alguns passeios de um dia para Tarragona, Girona e Montserrat, mas tinha um cartão de jornalista para conhecer as atrações turísticas da cidade. Decidi usar o  ônibus hop on/hop off em um dia que faria sentido - quando visitaria o Park Güell (tô devendo o post) logo cedo e depois seguiria para o Camp Nou, o estádio do Barça (fiz o tour pelo estádio e visitei o museu do FC Barcelona, mas outro dia voltei tranquilamente de metrô para assistir uma partida da Champions League). Continuei o passeio para ver como seria e acabei descobrindo até um mirante que não estava esperando. Depois acabei utilizando o ônibus também em uma manhã chuvosa. Os ônibus dessa empresa agora são pintados como o modelo abaixo - cuidado porque são 2 empresas diferentes com o mesmo tipo de ônibus em Barcelona, mas esse aqui é o oficial da cidade.









São 3 rotas - as principais azul e vermelha e a rota verde somente nos meses quentes (não era o meu caso). A rota verde segue para uma área da cidade que acabei não conhecendo - o Porto Olímpico e o Poblenou, revitalizado para os Jogos Olímpicos de 1992, mas com menos atrações turísticas. As rotas se cruzam em 5 paradas e é possível trocar quando você quiser. As rotas azul e vermelha duram cerca de 2h cada e a verde, 40 minutos - são 44 paradas ao total.


Ônibus hop on/hop off em Barcelona vale a pena?
Às vezes dá para tirar fotos boas como essas do próprio ônibus, mas vocês vão ver abaixo que a maioria fica ruim mesmo. Região portuária do lado esquerdo e na direita, Sagrada Família (já tinha entrado no meu primeiro dia e não desci nesse ponto).



Ônibus hop on/hop off em Barcelona vale a pena?



A rota vermelha é o basicão de Barcelona - te leva ao Bairro Gótico (sem passar pelas ruazinhas), passa pelas Ramblas de Catalunya onde estão as casas do Gaudì, La Ribera/ El Born (de novo sem entrar nos principais trechos que são abertos somente para pedestres), Raval (região do Museu de Arte Contemporânea - parte norte do bairro) e Montjuïc. Passa também pela principal estação de trens - Barcelona Sans.


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required



Ônibus hop on/hop off em Barcelona vale a pena?
Ônibus na parada na frente do Estádio Olímpico em Montjuïc - não desci nessa parada, mas o dia que fiz meu tour pela região encontrei o ônibus aí sem querer.


Ônibus hop on/hop off em Barcelona vale a pena?
Todas as paradas são identificadas



Veja aqui dicas de onde comer em Barcelonaonde comer churros com chocolate e crema catalana em Barcelona e minha listinha de mercados maravilhosos pelo mundo!  Leia sobre o modernismo catalão em Barcelona.


A rota azul estão muitas construções modernistas (casas de Gaudì e a Sagrada Família) e atrações mais fora de mão (como o trenzinho que sobe para o Tibidabo), o Monastério de Pedralbes e também o estádio de futebol do Barça - acho que provavelmente é a rota mais útil para conhecer um outro lado de Barcelona e facilitar o acesso a essas atrações. Nas fotos abaixo, misturei as 2 rotas e os 2 dias que utilizei este ônibus (fiz a rota vermelha e a rota azul completas).

Ônibus hop on/hop off em Barcelona vale a pena?
Algumas fotos aleatórias - esse em azul é o Tramvia Blau que sobe para o Tibidabo



Europa no verão: 10 dicas essenciais


Procurando dicas de onde ficar em Barcelona? Eu testei 2 lugares econômicos e contei aqui! Leia mais sobre o TOC Hostel Barcelona (apesar do nome é também um hotel) e sobre o Safestay Passeig de Gràcia.


Ônibus hop on/hop off em Barcelona vale a pena?



Ônibus hop on/hop off em Barcelona vale a pena?
Região da Plaça d´Espanya - se não estivesse chovendo e tempo fechado, daria uma bela foto do Museu Nacional da Catalunha de frente!




Guia Roteiros Básicos de Barcelona
Compre aqui o seu Guia Roteiros Básicos de Barcelona! Contei tudo sobre esse guia em pdf aqui!


O ideal é pegar o ônibus em um dia bonito e sentar na parte de cima para ver toda a cidade, mas cuidado com o vento levando bonés e o sol queimando forte. Eles fornecem um fone de ouvido e você pode ouvir as explicações pelo caminho com áudio em diversos idiomas, inclusive português. Dependendo do seu tempo e seu roteiro, você pode comprar o ticket de um dia ou de dois dias.


Ônibus hop on/hop off em Barcelona vale a pena?



Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa





Eu já utilizei esse tipo de ônibus em outras viagens como em GramadoPorto AlegreSevilha, Málaga, Granada e Valência ou porque tinha pouco tempo disponível ou porque alguma atração ficava fora de mão para chegar com transporte público, mas não é em toda viagem que acho legal. Pode ser uma boa quando a cidade não tem um trânsito infernal - eu não consideraria fazer algo do tipo em Nova York , por exemplo.


Ônibus hop on/hop off em Barcelona vale a pena?
Mapa das 3 rotas por Barcelona





O ticket para o Barcelona Bus Turistic foi cortesia do Visit Barcelona/Turisme de Barcelona, que me ofertou um presscard com direito a entrada grátis em várias atrações da cidade, mas as opiniões aqui no blog são independentes.



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

10 comentários:

  1. Que lindeza de lugar que é Barcelona! Está na minha listinha de lugares para conhecer faz muitooo tempo, não vejo a hora de ir!!! Acho que vou querer pegar o hop on hop off pelo menos um dia. Obrigada pela dica e pelas explicações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb era assim comigo - ficou na listinha por muito tempo!

      Excluir
  2. Excelentes dicas sobre o ônibus hop-on hop-off de Barcelona! Super, mega explicadinho. Perfeito. Como você disse há quem ame e há quem odeie. Eu sou do seu time, acho que às vezes pode fazer sentido usa e ser bem útil. Tudo depende de quanto tempo temos para visitar, distâncias e condições de mobilidade, não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Sim, tem algumas variáveis aí pra analizar!

      Excluir
  3. Não costumo fazer passeios com o Ônibus hop on/hop off nos destinos, mas esse de Barcelona pareceu interessante caso tenha pouco tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu prefiro andar muito pra cima e pra baixo, mas em cidades muito espalhadas, fica complicado só ir andando para todos os lugares rs.

      Excluir
  4. Gosto de pegar esses autocarros hop on/hop off quando tenho pouco tempo para conhecer a cidade. E acredito que em Barcelona dará imenso jeito para ter uma visão geral da cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz isso em outras cidades do sul da Espanha e otimizei bastante o meu tempo!

      Excluir
  5. Já fiz esse passeio com o ônibus turísticos em várias cidades e curto muito. Ainda não conheço Barcelona, mas certamente farei esse passeio quando for até lá.

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.