terça-feira, 17 de maio de 2016

Palácio de Charlottenburg em Berlim

Se você curte esse clima de palácios e castelos, o Palácio Charlottenburg é sua única opção de visita em Berlim mesmo, embora um pouquinho fora de mão das atrações turísticas. Fora isso, o mais perto e recomendadíssimo é o Palácio Sanssouci (e outros palácios) em Potsdam - bate-volta tranquilo.

Veja aqui todos os posts sobre Berlim no blog! Já são mais de 40!

O palácio começou como uma casa de veraneio para Sofia Carlota, mulher do eleitor Frederico III e era chamado de Schloss Lietzenburg. Sua construção foi iniciada em 1695 e entre 1701 e 1713, o palácio foi ampliado e em 1705 recebeu o nome de Charlottenburg, após a morte de Sofia Carlota. A torre barroca do palácio é um dos emblemas de Berlim e é a parte mais antiga da construção. No alto, temos  a estátua dourada da Fortuna, por Richard Scheibe. Frederico, o Grande construiu a ala leste entre 1740-42. Na frente do palácio, temos a estátua de Frederico I.

Palácio de Charlottenburg, Berlim

Palácio de Charlottenburg, Berlim
Chegando no palácio, encontrei um dos ursos fofos espalhados por Berlim!



chegando no Palácio Charlottenburg, Berlim
Ali na frente do palácio está o Museu Berggruen - não entrei

Palácio de Charlottenburg, Berlim

O destaque do palácio fica para o Porzellankabinett (com porcelanas da China e do Japão), a Schlosskapelle (o altar é original, mas o restante é uma reconstrução após a Segunda Guerra), a Eichengallerie, a Biblioteca de Frederico, o Grande e algumas pinturas adquiridas ao longo dos anos por diferentes ocupantes do palácio. Para tirar fotos, é necessário pagar uma taxa extra.

Palácio de Charlottenburg, Berlim

Palácio de Charlottenburg, Berlim

Palácio de Charlottenburg, Berlim
Nessa maquete logo na entrada do palácio dá para ter uma ideia do jardim grandioso logo ali atrás.



Todos os monarcas citados acima são da casa de Hohenzollern.

Jardins


Os jardins de 55 hectares são de livre acesso para o público, mas como já estava frio (fim de novembro) quando visitei o palácio, acabei nem aproveitando. Não tive coragem de andar por lá! Originalmente em estilo barroco, foi redesenhado  entre 1818 e 1828 como um jardim inglês. De dentro do palácio, podemos ver um pedaço do jardim pelas janelas e já dava para ter uma ideia de quão impressionante ele seria (mas o frio atrapalhou demais!). No vídeo acima do casal do Canal Alemanizando dá para ver um pouco dos jardins. Abaixo, o palácio visto do jardim e um pedacinho dele.

Palácio de Charlottenburg, Berlim
Foto: Hans Bach © Stiftung Preußische Schlösser und Gärten Berlin-Brandenburg

Jardins do Palácio de Charlottenburg, Berlim
Foto: Leo Seidel © Stiftung Preußische Schlösser und Gärten Berlin-Brandenburg

Mercado de Natal


Uma atração imperdível na região, para quem visita a cidade no fim de novembro ou dezembro, é o mercado de Natal que acontece na frente do palácio, que é inclusive um dos melhores da cidade! Visitei o mercado em 2014 e contei aqui no blog! Muitas atrações para crianças, mais opções de artesanato do que em outros mercados e público mais idoso e mais família.

Mercado de Natal no Palácio de Charlottenburg

Mercado de Natal no Palácio de Charlottenburg

Informações Práticas


Site oficial do Palácio de Charlottenburg
Localização: Spandauer Dam 10-22
Funcionamento: de 3a a domingo, das 10h às 17h (de abril a outubro, fecha às 18h)
Como chegar: U-Bahn Richard-Wagner-Platz (linha 7) + caminhada leve (meu caminho na ida) ou ônibus M45 até estação Luisenplatz/Schloss Charlottenburg (que foi o que eu peguei na volta! E é mais perto).
Preço: 10 euros (com tour guiado ou audio guide em inglês ou espanhol - que foi a minha opção). Existe um passe de 12 euros para o palácio + algumas construções no jardim, que ficam fechadas no inverno. A licença para fotos custa 3 euros, mas é somente para uso pessoal e é proibida a publicação das mesmas (por isso nem paguei para tirar nada).


Seguro viagem europa 468x60


Você já curte nossa fanpage no Facebook, já segue o nosso Twitternosso Instagram e o Google+?

Nenhum comentário:

Postar um comentário