domingo, 18 de outubro de 2020

Tudo sobre o Lago de Constança (Bodensee), na fronteira entre Alemanha, Áustria e Suíça

Bem no sul da Alemanha, na fronteira com a Suíça e a Áustria, abrangendo partes dos estados de Baden-Württemberg e da Baviera, fica um lago bem grandinho, o Bodensee (nome em alemão) ou Lago de Constança (em português). O nome do lago vem da cidade maiorzinha na beira do lago, Konstanz. A região é muito procurada para férias dos alemães então principalmente no verão está sempre bem movimentada. Tem muita coisa para ver e fazer no Lago de Constança: cidades fofas, castelos, patrimônios da UNESCO, a ilha das flores, passeios de barco, atração ligada ao Zeppelin e muito mais!


Lago de Constança (Bodensee) no sul da Alemanha
Meersburg


Lago de Constança (Bodensee) no sul da Alemanha
porto de Lindau



O Lago de Constança é perfeito para conhecer em uma viagem que inclua também Munique e Stuttgart! Ele fica relativamente no "meio" do caminho entre as 2 cidades e pode ser uma boa parada para descansar alguns dias de cidade grande!





O Lago de Constança


O Lago de Constança é o maior lago alemão e terceiro maior lago da Europa Central (depois do Lago Balaton na Hungria e do Lac Léman na França e Suíça), formado pela geleira do Reno na última Era Glacial - são 63km de comprimento, 14km de largura e até 250m de profundidade. Sua área é de 536km quadrados e o rio Reno atravessa o lago! Ele entre pela cidade de Konstanz na Alemanha e sai por Stein am Rhein na Suíça. Pela localização entre Alemanha, Suíça e Áustria, dá para fazer vários passeios combinando os países (e até Liechtenstein, que fica ali pertinho também). Ao contrário do verão movimentado, muita coisa fecha entre novembro e fevereiro. Não muito longe dos Alpes, as vistas na região são incríveis!


Lago de Constança (Bodensee) no sul da Alemanha
A parte amarela é a Alemanha, laranja é a Áustria e verde é a Suíça. Thomas Römer - CC BY SA 3.0


Lago de Constança (Bodensee) no sul da Alemanha
Mapa do lago em 1540


O Lago de Constança tem 10 ilhas com mais de 2 mil km quadrados, sendo as 3 maiores na ordem: Reichenau, Lindau e Mainau.


Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro viagem europa 336x280


O que ver e fazer pelo Lago de Constança (Alemanha/ Áustria/ Suíça)


Marquei no mapa abaixo os principais pontos para os turistas no Lago de Constança: na Alemanha em preto, na Áustria em vermelho e na Suíça em roxo. Em verde estão Munique e Zurique (os 2 aeroportos mais fáceis para os brasileiros) e também a Floresta Negra (Alemanha), para você ter uma ideia com o que mais combinar no roteiro. Em azul, está Liechtenstein, um dos menores países da Europa e facilmente visitado em um bate-volta saindo de Zurique, Bregenz ou de Lindau.





As principais cidades e atrações a serem vistidas ao redor do Lago de Constança na Alemanha são Konstanz, Lindau, Mainau, Meersburg (castelos), Reichenau (UNESCO), Museu do Zeppelin em Friedrichshafen, museu das palafitas (Pfahlbauten) em Unteruhldingen e passeios de barco em geral. Destaque também para Bregenz - Áustria (festival) e Liechtenstein. No lado suíço, os destaques são a cidade de St. Galllen com patrimônio da UNESCO que não fica na beira do lago, Stein am RheinSchaffhausen e as Cataratas do Reno. Para conhecer tudo, o ideal seria ficar uma semana na região e se possível até dividir a estadia em 2 bases para facilitar o transporte (falo mais sobre isso abaixo).

Konstanz, a maior cidade do lago, tem pouco mais de 80 mil habitantes e é uma cidade universitária. Foi a cidade da região que mais me doeu cortar do meu roteiro porque não tinha tempo e algum dia eu ainda volto. Foi um assentamento romano desde o século I, mas existem traços de povoamento desde a Idade da Pedra. Como ali ficava a única ponte para atravessar o Rio Reno na região, era um importante ponto de comércio na Europa Central na época medieval.

Duas das ruas principais são a Wessenbergstrasse e a Zollernstrasse e a cidade está integrada com a cidade suíça vizinha Kreuzlingen. Na região de Niederburg, estão algumas casas com mais de 700 anos de idade. Aqui nasceu o inventor do Zeppelin e a cidade foi poupada da destruição na Segunda Guerra. Tem algumas palafitas consideradas patrimônio pela UNESCO, mas vou falar mais sobre o assunto mais para a frente. Abaixo, as fotos dos pontos principais para visitar em Konstanz.


Tudo sobre o Lago de Constança (Bodensee), na fronteira entre Alemanha, Áustria e Suíça - Konstanz
A estátua Imperia é o marco mais conhecido da cidade. Comemora o Concílio de Constança, que aconteceu na cidade entre 1414 e 1418. Foto: Fb78 - CC SA 2.0


Tudo sobre o Lago de Constança (Bodensee), na fronteira entre Alemanha, Áustria e Suíça - Konstanz
Rheintorturm, parte da antiga muralha da cidade - Foto: Joachim Kohler Bremen - CC SA 4.0


Tudo sobre o Lago de Constança (Bodensee), na fronteira entre Alemanha, Áustria e Suíça - Konstanz
Schnetztor, parte da antiga muralha da cidade  - Foto: Jordie - CC 3.0


Tudo sobre o Lago de Constança (Bodensee), na fronteira entre Alemanha, Áustria e Suíça - Konstanz
Catedral de Konstanz (a torre tem 76m e dá para subir no verão) - Foto: Fb78 - CC SA 2.0


Tudo sobre o Lago de Constança (Bodensee), na fronteira entre Alemanha, Áustria e Suíça - Konstanz
Praça principal da cidade - Marktstätte. Foto: Rizzo - CC SA 3.0







A ilha de Reichenau perto de Konstanz é considerada patrimônio pela UNESCO desde 2000, por ter abrigado diversos mosteiros e ter sido um centro intelectual do Ocidente na Idade Média. Destaque para os afrescos na Igreja de São Jorge, a Igreja St. Peter e St. Paul e a Münster St Maria und Marcus. Veja mais informações no site em espanhol ou inglês. Vá de trem até a estação Reichenau (Baden) em Konstanz e depois troque para o ônibus 204 até a ilha de Reichenau - dá menos de 50 minutos saindo da Hauptbahnhof de Konstanz. É também conhecida como a "ilha dos legumes".





Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required







Mainau é uma espécie de Jardim Botânico conhecida como a "Ilha das Flores" e toma praticamente um dia inteiro da viagem. Veja aqui todas as dicas de como chegar, o que ver e fazer em Mainau, onde passei um dia da minha viagem em 2019.


Lago de Constança (Bodensee) no sul da Alemanha - Mainau, ilha das flores

Lago de Constança (Bodensee) no sul da Alemanha - Mainau, ilha das flores

Lago de Constança (Bodensee) no sul da Alemanha - Mainau, ilha das flores


Em Unteruhldingen, fica o Pfahlbauten Museum, museu das palafitas. Toda a região ao redor dos Alpes abrigava muitas habitações em formato de palafita desde a Pré-História. Em 2011, 111 destes sítios arqueológicos na Alemanha, Áustria, Suíça, Eslovênia, França e Itália foram inscritos em conjunto na lista de patrimônios mundial pela UNESCO. Na beira do Lago de Constança, fica hoje um museu que reproduz o antigo modo de viver (em desuso na Europa atualmente, mas ainda comum na Amazônia, na Ásia e outras regiões) - reconstruções da Idade do Bronze e da Idade da Pedra. É o mesmo método de construção utilizado em Veneza.


Tudo sobre o Lago de Constança (Bodensee), na fronteira entre Alemanha, Áustria e Suíça - Pfahlbauten, Unteruhldingen
Pfahlbauten em Unteruhldingen - foto domínio público


Meersburg é uma cidadezinha charmosa na beira do lago, com um palácio - Neues Schloss visível dos barcos no porto. Outro lugar que faço questão de visitar quando voltar para a região. Tem também casas enxaimel e vinhedos. A cidade baixa ("Unterstadt") e a cidade alta ("Oberstadt") são conectadas por 2 escadarias e uma rua íngreme ("Steigstrasse"). O nome da cidade é traduzido como "Castelo no Mar", em referência ao castelo que teria sido construído ali em 630 pelo rei merovíngio Dagoberto I. São dois castelos hoje, o Castelo Velho (Altes Schloss) e o Castelo Novo (Neues Schloss) - que é um museu e pode ser visitado. Construído no século XVIII, foi originalmente moradia dos bispos de Constança.


Tudo sobre o Lago de Constança (Bodensee), na fronteira entre Alemanha, Áustria e Suíça - Meersburg

Tudo sobre o Lago de Constança (Bodensee), na fronteira entre Alemanha, Áustria e Suíça - Meersburg




Friedrichshafen, o "porto do Friedrich", leva o nome em homenagem ao rei Frederico I. A cidade hoje abriga o Museu do Zeppelin, já que o inventor do balão dirigível Conde de Zeppelin sobrevoou o Lago de Constança em 1900 pela primeira vez com sua invenção (ele nasceu em Konstanz). É bem caro, mas é possível sobrevoar o Lago de Constança de zeppelin hoje em dia! Deve ser incrível! Clique no link anterior para preços e horários.


Tudo sobre o Lago de Constança (Bodensee), na fronteira entre Alemanha, Áustria e Suíça - Museu do Zeppelin em Friedrichshafen
Primeiro voo do LZ 1 no Lago de Constança em 1900 - foto domínio público



Lindau é a maior cidade do lado direito do lago (olhando para o mapa), mas nem é tão grande assim. Foi ali que escolhi me hospedar por 3 noites e tem um post exclusivo aqui no blog sobre onde se hospedar, onde comer e atrações para ver em Lindau.


Lago de Constança (Bodensee) no sul da Alemanha - Lindau

Lago de Constança (Bodensee) no sul da Alemanha - Lindau

Lago de Constança (Bodensee) no sul da Alemanha - Lindau

Lago de Constança (Bodensee) no sul da Alemanha - Lindau


A cidade de Bregenz sinceramente não me empolgou muito (em comparação com outras da região), além do Festival de Bregenz, que acontece entre julho e agosto e falo mais abaixo. O palco flutuante fica montado depois, mas como fui antes do festival, ele estava sendo montado ainda. Veja algumas dicas sobre ela no blog "Viajar é demais". O destaque seria a vista do lago do alto da montanha Pfänder. Poderia ter parado ali na volta de Vaduz, mas estava muito cansada e o tempo ruim, então não parei.

Eu fiz também um bate-volta saindo de Lindau para Vaduz, a capital do Liechtenstein e claro que não conheci o micropaís inteiro, mas consegui matar a curiosidade e ter uma ideia de como é a capital em algumas horas em um dia chuvoso. Veja aqui toda a logística (fácil) para ir de Lindau a Vaduz e o que ver por lá em poucas horas.

Lago de Constança (Bodensee) no sul da Alemanha - Vaduz, Liechtenstein
Castelo de Vaduz no alto do morro visto da rua principal da cidade (com zoom)


Lago de Constança (Bodensee) no sul da Alemanha - Vaduz, Liechtenstein
São muitas esculturas espalhadas por Vaduz e o pessoal lá é muito fã de selos (até visitei um pequeno museu grátis sobre o assunto).


Überlingen é uma cidade fofa, Birnau tem uma basílica em estilo barroco e Salem, uma abadia e um castelo para visitar.


 



Já na parte suíça do Lago de Constança, os destaques ficam para as cidadezinhas de Stein am Rhein e Schaffhausen, além das Cataratas do Reno (perto da última) e da Abadia patrimônio pela UNESCO em St. Gallen. Leia sobre Stein am Rhein no blog Me joguei no mundo - amei os afrescos nas casas! No mesmo blog, tem também um post sobre as Cataratas do Reno ou Rheinfalls, considerada a maior catarata da Europa (mas não se compara com a de Iguaçu ou de Niagara).


Ver essa foto no Instagram

Hoje teve passeio ... primeiro fomos para Steim as Rein , uma linda e pequenina cidadezinha medieval com o centro histórico maravilhoso !! Muitas casinhas com as fachadas pintadas !! Fiquei encantada!! . . . De lá seguimos para Schaffhausen , outra cidade encantadora!! Passeamos pelo centro da cidade e visitamos a Fortaleza de Munot do século 16!! O jardim das rosas é simplesmente lindo 🌹🌹 . . Foto 1 - Stein Am Rhein Foto 2 - Schaffhausen . Estava na companhia das queridas @pelomundoblog @fotografanasuica @suicasobmeusolhos ❤️❤️ . . . Vela mais nos Stories 🇨🇭😊 . . ****************************************************************** . ❇️ Tour guiado em Português com guia brasileira certificada pelo órgão de turismo da Suíça 🇨🇭 . . Quer fazer tour comigo ?? Entre em contato 🤗🇨🇭 . . Venha descobrir esse lindo país com a gente 🇨🇭❤️ ****************************************** #guianasuíça #inloveswitzerland #touremportugues #guiabrasileira #vidanasuíça #dicasdepasseio #dicasdeviagem #blogsdeviagem #guiabrasileiranasuíça #schaffhausen #steinamrhein #dicasdasuica #guianasuíça #jananasuica

Uma publicação compartilhada por Janaina Abreu (@descobrindoasuica) em

 

 



St. Gallen (Sankt Gallen ou São Galo) tem cerca de 80 mil habitantes e um centro histórico interessante (Gallusplatz, Gallusstrasse, Haus zum Greif, Zum grünen Hof, as janelas trabalhadas chamadas de orielMultergase, Marktgasse, Waaghaus), além disso, é recomendadíssima a visita ao Distrito da Abadia, com sua catedral barroca e biblioteca incrível! Desde o século V, abriga exemplares únicos em seu salão em estilo rococó, declarado Patrimônio pela UNESCO em 1983. St. Gallen foi um monge irlandês do século VI, que resolveu viver como um eremita. Segundo a lenda, construiu uma cabana com a ajuda de um urso e foi enterrado no local quando faleceu aos 95 anos. Um século depois, foi construído no local um mosteiro beneditino e uma escola, que deram origem à abadia e à cidade. Leia tudo sobre a catedral, a abadia e a biblioteca em St. Gallen no blog Álbum de Viagem!




Tudo sobre o Lago de Constança (Bodensee), na fronteira entre Alemanha, Áustria e Suíça - St. Gallen
Fachada da catedral - Foto: Petar Marjanovic - CC BY SA 2.5


Tudo sobre o Lago de Constança (Bodensee), na fronteira entre Alemanha, Áustria e Suíça - St. Gallen
Por dentro da catedral - Foto: 3s - CC BY SA 3.0


Tudo sobre o Lago de Constança (Bodensee), na fronteira entre Alemanha, Áustria e Suíça - St. Gallen
Biblioteca - Foto: Chippee - CC SA 2.0



Neste link tem um mapa com todos os locais para nadar no Lago de Constança. A região mais apropriada é nas proximidades de Überlingen ou Unteruhldingen. Procure no Google por "strandbad".


Transporte pelo Lago de Constança (Alemanha/ Áustria/ Suíça)


É possível andar de carro alugado, bicicleta para os mais esportistas, de trem, ônibus ou ferry (dependendo do seu ponto de saída e destino). Existem vários passeios de barco e muita gente tem barco na marina de Lindau, Konstanz ou de outras cidades para fazer os próprios passeios. Se você for ficar 3 ou 7 dias na região e quiser visitar muitas atrações, vale a pena comprar o Bodensee Ticket, com direito a usar o transporte público regular: ferry entre Meersburg e Konstanz - as 2 na Alemanha e entre Friedrichshafen (Alemanha) e Romanshorn (Suíça), além de ônibus e trens. Além disso, estão incluídas as entradas para 160 atrações da região (algumas das mais famosas) e descontos em passeios de barco.


Lago de Constança (Bodensee) no sul da Alemanha
Veja no site para mais informações sobre as zonas, porque os preços variam. Tem descontos para grupos e famílias. Mapa do site do Bodensee Ticket.



Se você for fazer um roteiro de carro pelo sul da Alemanha, recomendo comparar os preços na Rentcars!





Para visitar Mainau ou se locomover de barco entre as cidades, confira os itinerários na empresa BSB - die Bodensee Schifffahrt, a que opera mais linhas de barco pelo Lago de Constança. Entre Lindau e Konstanz, o trajeto rápido leva cerca de 2h30 e o trajeto com paradas, um pouco mais de 3 horas. A mesma empresa também faz cruzeiros curtos, por exemplo de Lindau a Bregenz para ver o pôr do sol.

No post sobre Vaduz e Liechtenstein, eu explico qual o passe de trem e ônibus que deve ser comprado para fazer os trajetos de modo econômico na região. Para fazer um bate-volta de trem de Lindau a St. Gallen, é possível utilizar um passe "Flexpreis Europa" por 33,60 euros para o dia (preço 2020).


Onde ficar no Lago de Constança (Alemanha/ Áustria/ Suíça)


Eu estava hospedada no Inselhostel em Lindau, que é uma cidade cara, mas você pode ficar por exemplo na própria Konstanz, em MeersburgUhldingen-MühlhofenFriedrichshafen (as anteriores são as opções mais interessantes em termos de turismo no lado da Alemanha) ou Bregenz (Áustria). Todas essas que falei anteriormente ficam na beira do lago. Além disso, na Suíça tem algumas opções perto do lago e que são interessantes turisticamente falando como Stein am Rhein ou St. Gallen (mas lembre-se que Suíça é um país bem caro). Acho que o ideal mesmo seria dividir a estadia entre KonstanzLindau e St. Gallen, se você for explorar mais da Suíça na mesma viagem (ou somente nas duas primeiras uma em cada ponta do lago se o foco da sua viagem for a Alemanha).





Booking.com






Eventos no Lago de Constança (Alemanha/ Áustria/ Suíça)


Como estamos falando de um lago, existem vários eventos náuticos como regatas, festival de vela e outros. Desde 1979, no dia da Ascensão de Maria acontece no Lago Constança a maior procissão de barcos da Alemanha. Do final de novembro até o Natal, acontecem diversos Mercados de Natal pela região. Mas o destaque de eventos na região é o Festival de Bregenz, que acontece no verão em Julho/Agosto. Quando eu estive em Lindau no final de junho/início de julho de 2019, o palco para o festival estava sendo montado - é considerado o maior evento flutuante do mundo!

Desde 1946, o Festival de Bregenz é um evento internacional e a Orquestra Sinfônica de Viena é uma das principais atrações. Diversas óperas já foram apresentadas no festival, assim como performances artísticas modernas. Em 2018, bateu o recorde de espectadores: 270 mil pessoas em 5 semanas. As performances de 2020 e 2021 foram adiadas devido ao coronavírus (Rigoletto de Giuseppe Verdi e Nerone de Arrigo Boito). Em outubro/2021, vão abrir as vendas para o festival de 2022. São 5 palcos: Seebühne (flutuante), Festspielhaus, Werkstattbühne, Theater am Kornmarkt e shed8/Theater Kosmos.


Lago de Constança (Bodensee) no sul da Alemanha - Festival de Bregenz
Palco de 2019 para Rigoletto - Foto: Günther03 - CC BY SA 4.0






A região do Lago de Constança tem muitas atrações para serem exploradas e merecem vários dias da sua programação. Caso tenham alguma dúvida sobre o destino, deixem nos comentários!



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

14 comentários:

  1. Essa região de encontro dos 3 países é realmente espetacular. Estou babando com as fotos do Lago de Constança, já quero ir!

    ResponderExcluir
  2. Aiiiii Fer, mais um post especial para me fazer morrer de vontade de voltar a viajar <3

    Obrigada por compartilhar roteiro diferentes

    ResponderExcluir
  3. Além de lugares lindos, tem tanta hitória! Eu em um lugar desses fico viajando demais de como eram os costumes e etc! Adorei o seu artigo!

    ResponderExcluir
  4. Já planejei uma vez de conhecer o Lago Bodensee e não deu certo. Agora vou pegar suas dicas e vou tirar essa viagem do papel! Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  5. Quero muito conhecer esse lugar onde os três países se encontram e vou quer tb visitar o Lago de Constança. Deve ser muito bacana!

    ResponderExcluir
  6. Que post bacana sobre a região do Bodensee! De todos esses lugares só conheço mesmo St. Gallen, uma cidade linda que merece ser visitada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Se eu tivesse mais tempo nessa viagem, teria dado um pulinho na Suíça, mas tive que correr pra Rep. Tcheca por causa de um compromisso...

      Excluir
  7. Vou me hospedar em Fussen por 4 dias em fevereiro . Um para ir aos castelos , outro para ir a insbruck e me sobram dois dias que gostaria de conhecer algumas dessas cidades . Levando em conta a saída de Fussen para um bate e volta quais as que vc recomenda . Vou de carro .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil responder pq são muitas opções rs saindo cedo, dá até para fazer em um dia Konstanz + Lindau ou se vc tiver curiosidade sobre Liechtenstein, Vaduz + Lindau (Lindau está no caminho para as outras duas de qq jeito mas escurece cedo em fevereiro e talvez só um pulinho mesmo em Lindau seja o ideal). Eu não iria para Mainau pq pela época não teria nada/quase nada de flor e plantas. Outra opção que gosto mais seria Oberammergau, abadia de Ettal e palácio Linderhof (construído pelo mesmo rei q construiu Neuschwanstein - mostrei um pouco aqui: https://www.taindopraonde.com.br/2014/02/os-castelos-do-sul-da-alemanha-segunda.html), que ficam até mais perto de Füssen. Mittenwald, Garmish-Partenkirche e Zugspitze tb são outros lugares fofos e populares perto de Füssen. Se vc quiser fazer o tour completo dos castelos do rei Ludwig, tem ainda o Herrenchiemsee em uma ilha no lago Chiemsee (tem esse post aqui: https://www.taindopraonde.com.br/2020/09/palacio-herrenchiemsee-ludwig-lago-chiemsee-munique-baviera-alemanha.html), que tb dá um dia de passeio saindo de Füssen. Essa região é linda demais!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.