sexta-feira, 28 de outubro de 2016

8 cidades alemãs que já foram capitais

Essa semana compartilhei na fanpage do blog (aliás, você já está seguindo né?) um artigo em inglês sobre 7 cidades alemãs que já foram capitais (sendo que já conheci 4 delas e já escrevi aqui no blog), mas depois parei para pensar e lembrei de mais uma que ficou faltando na lista! Então resolvi fazer esse post sobre 8 cidades alemãs que já foram capitais! Berlim não consta na lista porque é a capital da Alemanha hoje, mas já são dezenas de posts aqui no blog sobre a atual capital alemã!


Porta Nigra, Catedral de Mainz, Grünes Zitadelle e Catedral de Colônia - Alemanha
4 das cidades que falo neste post - só por essas construções marcantes já dá para adivinhar algumas delas? Em sentido horário: Porta Nigra, Catedral de Mainz, Grünes Zitadelle e Catedral de Colônia.








Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa





Aachen



Apesar de não ser muito conhecida hoje em dia, Aachen (horrivelmente traduzida para português como "Aquisgrana") foi escolhida por Carlos Magno como capital de seu império (que posteriormente deu origem ao Sacro Império Romano-Germânico) no século IX. Entre 595 e 936, a Catedral de Aachen foi local da coroação dos reis alemães. Leia mais sobre a cidade e sua história riquíssima na Wikipedia. Para saber mais sobre a cidade, destaco esse post da Paula, no blog No Mundo da Paula e esse post sobre a tríplice fronteira 


Muitas dicas práticas sobre viajar de trem e de ônibus pela Alemanha






Magdeburg


Magdeburg (Magdeburgo) é hoje capital do estado da Saxônia-Anhalt e fica nas beiras do Rio Elba. Fundada por Carlos Magno citado acima, a cidade era a queridinha de Otto I (que está enterrado ali) e portanto centro do poder do Sacro Império Romano-Germânico. A impressionante Catedral de Magdeburg é a catedral gótica mais antiga da Alemanha. Sua relevância já diminuiu bastante depois de 2 grandes destruições. Não é a cidade mais fantástica da Alemanha, mas tem algumas coisas interessantes que já contei nos posts sobre Magdeburg aqui no blog (passei um fim de semana na cidade em 2014).


Grünes Zitadelle, Catedral de Magdeburg, Kloster Unser Lieben Frauen e Wasserstraßemkreuz - Magdeburg
Em sentido horário - Grünes Zitadelle, Catedral de Magdeburg, Kloster Unser Lieben Frauen e Wasserstraßemkreuz



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook








Mainz


Hoje capital do estado da Renânia-Palatinado, a cidade (chamada em português pelo pavoroso nome de "Mogúncia") foi fundada por romanos pouco tempo depois de Jesus Cristo e tornou-se capital da Germânia Superior (província do Império Romano). Foi ganhando importância, provavelmente devido à sua posição na confluência dos rios Meno e Reno e tornou-se a capital do Arcebispado de Mainz durante o Sacro Império Romano-Germânico. O arcebispo de Mainz era um dos 7 príncipes-eleitores e era o mais alto representante do Papa ao norte dos Alpes.


Catedral de Mainz
Catedral de Mainz

Markt, Mainz
Markt, praça principal de Mainz


Mainz foi a casa de Johannes Gutenberg, o inventor da prensa móvel, que permitiu  o desenvolvimento da imprensa que conhecemos hoje. Passei uma tarde bem legal em Mainz e já contei aqui no blog. A cidade fica bem grudadinha em Frankfurt.


Leia aqui como foi comprar um chip local alemão para usar internet na Alemanha!

Colônia


Hoje sem influência política na Alemanha, Colônia é a maior cidade do estado mais populoso do país - a Renânia do Norte-Vestfália, cuja capital é a rival Düsseldorf.  Era a capital da província romana Germânia Inferior. Sede do Arcebispado de Colônia, seu arcebispo era um dos 7 príncipes-eleitores do Sacro Império Romano-Germânico. Impossível falar de Colônia sem falar de sua magnífica catedral (abaixo), cuja pedra fundamental foi colocada em 1248 e demorou mais de 600 anos para ficar pronta.


Catedral de Colônia
Catedral de Colônia




Trier


A cidade mais antiga da Alemanha (fundada pelos celtas cerca de 4 séculos antes de Cristo) está repleta de ruínas romanas e é a terceira cidade dessa lista sede de um arcebispado. Seu arcebispo era um dos príncipes-eleitores como citado acima. Antes disso, foi capital da região da Bélgica romana. Também chamada de Tréveris.

Porta Nigra - Trier, Alemanha
Porta Nigra

Kaiserthermen - Trier, Alemanha
Kaiserthermen


São vários os patrimônios da UNESCO (veja no link anterior o post sobre os patrimônios na Alemanha!) nas cidades dessa lista, mas em Trier é onde eles são mais impressionantes. Leia mais nos vários posts sobre a cidade aqui no blog - passei um fim de semana lá em 2014 e foi pouco tempo!

Praça Hauptmarkt, Trier, Alemanha
Praça Hauptmarkt


Catedral de Trier, Alemanha
Catedral de Trier



Para continuar a viagem depois de Trier, você pode fazer um roteiro pelo rio Mosel, seus castelos, suas vinícolas e cidadezinhas fofas!

Speyer


Com o fim da dinastia otoniana (do Otto que citei em Magdeburgo), Conrado II foi coroado imperador em 1027. Em 1033, ele já era rei da Itália, Alemanha e Borgonha (França) e sendo originalmente de Speyer (e Worms - ali do lado), mandou construir a imponente Catedral de Speyer. Apesar de ter passado a maior parte do seu reinado na estrada, a cidade (também chamada de Espira ou Spira) era a sede do seu reinado e foi enterrado lá. Quero muito conhecer essa catedral que é considerada patrimônio da UNESCO. Leia mais sobre a cidade neste blog.


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required











Nuremberg


Apesar de não ter sido propriamente uma capital, durante o século XIV foi estabelecido que todos os novos reinados deveriam fazer a sua primeira "assembléia" em Nuremberg. Sigismundo decretou que as relíquias/jóias reais fossem guardadas na cidade e assim aconteceu entre 1423 e 1796 com a coroa real, lança real e a espada imperial. Difícil falar de Nuremberg sem falar do Partido Nazista, que estabeleceu a cidade como a sede oficial de seus comícios antes da Segunda Guerra Mundial. 

Para dicas de viagem, recomendo os blogs Spicy Vanilla e Sundaycooks, além de posts do Viagens que Sonhamos e Vontade de Viajar.

Bonn


Bonn não estava no artigo original em inglês, mas quis incluí-la nesta lista, afinal ela foi a capital da República Federal Alemã (Alemanha Ocidental - capitalista) entre 1949 e 1989. Fica perto de Colônia e vários órgãos do governo, grandes empresas alemãs e embaixadas/consulados ainda tem representatividade na cidade, que é considerada a 2a residência oficial do Presidente, do Chanceler e do Bundesrat ("Conselho Federal") da Alemanha desde 1994. 

Após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha e Berlim foram divididas entre os vencedores aliados: EUA, França, Inglaterra e União Soviética, sendo que metade de Berlim ficou como capital da Alemanha oriental -  República Democrática Alemã (RDA em português/ GDR em inglês/DDR em alemão) e Bonn como a capital da Alemanha ocidental - República Federal da Alemanha (West Germany ou Federal Republic of Germany em inglês/ Bundesrepublik Deutschland em alemão).


Junho na História - Berlim é votada como a sede do governo alemão após reunificação
Bundeskanzleramt - Chancelaria - Foto: Rolf Heinrich - CC 3.0


Bonn não era uma cidade grande e nem era significativa em termos históricos, econômicos ou políticos até ser estabelecida como sede do governo provisório da Alemanha em 1949. Quando o Muro de Berlim caiu em 1989 e a Alemanha se reunificou em 1990, era necessário decidir por somente uma sede do governo. Bonn tinha mais infraestrutura (por conta do governo da RFA), estava mais perto do centro financeiro alemão (Frankfurt) e Berlim ainda estava parcialmente destruída pela guerra e pela existência do muro. Mas a tradição e a possibilidade de poder reconstruir parte de Berlim falou mais alto e os legisladores alemães após horas de discussão em 20 de junho de 1991 (29 anos atrás) decidiram por reinstalar a sede do governo em Berlim com votação apertada (337 votos para Berlim e 320 para Bonn).


Hoje Bonn é famosa por ter sido a casa de Ludwig van Beethoven e em 2020 e 2021 está no centro das comemorações dos 250 anos de seu nascimento!


Junho na História - Berlim é votada como a sede do governo alemão após reunificação
antiga prefeitura de Bonn  - foto Pixabay


Junho na História - Berlim é votada como a sede do governo alemão após reunificação
florada das cerejeiras em abril na rua mais bonita da Alemanha, em Bonn 


Havia um temor de que Bonn sofreria diversos problemas, mas aparentemente segue sendo uma cidade de médio porte e teve crescimento populacional e econômico depois de ter deixado de ser capital. Berlim foi extremamente beneficiada pela decisão, inclusive com a construção e reforma/reconstrução de dezenas de prédios públicos  e melhoria da economia nos bairros que pertenciam à antiga RDA/GDR/DDR. Claro que uma mudança dessa não acontece da noite para o dia. O Parlamento alemão só voltou a funcionar em Berlim já no final dos anos 90, no Reichtag com a nova cúpula. Algumas empresas estatais (privatizadas), embaixadas e órgãos internacionais como a ONU ficaram em Bonn. Em 2011, calculava-se um gasto anual de mais de 9 milhões de euros por conta de escritórios e funcionários duplicados, além das viagens constantes de funcionários públicos entre as duas cidades. Em 2019, ainda existiam 6 ministros (dos 14 Ministérios) com a sede principal em Bonn. O Partido Verde alemão seria o principal interessado na mudança de todos os Ministérios para Berlim, devido ao dano ambiental causado pelos voos nacionais (são cerca de 600km - 6h de carro, 5h de trem ou um pouco mais de 1h de avião - que separam as duas cidades).



Você pode viajar entre estas cidades de carro alugado, trens alemães ou ônibus baratos (Flixbus).







Cidades alemãs que já foram capitais: Colônia, Trier, Mainz, Magdeburg e outras!


E aí, qual cidade vocês já conheciam e sabiam dessa curiosidade? Quais ficaram com curiosidade de conhecer? Dá pra incluir alguma(s) em qualquer viagem pra Alemanha! Vejam aqui os mais de 90 posts do país no blog! Se forem reservar hospedagem pelo Booking, já sabem - reservem pelos links e banners aqui do blog e ajude a manter o blog no ar sem pagar nada a mais para isso!









Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

8 comentários:

  1. Oi Fernanda, adorei o post! Dessas só conheço Colônia e Bonn. Morro de vontade de conhecer Aachen, que vi muito na faculdade aqui, pois foi importante para a França (quando o império de Carlos Magno foi dividido entre os seus sucessores, uma das áreas divididas é grande parte do que hoje é a França). Engraçado que, exatamente por causa do Carlos Magno, que é considerado um imperador francês (dos francos), Aachen (que aqui chamavam Aix-la-Chapelle) é considerada também antiga capital da França. Outra dessas cidades que morro de vontade de conhecer é Trier... Quer dizer, vontade tenho de todas, mas essas duas primeiro. Escrevi demais, beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escreveu demais nada rs Acho muito engraçado os nomes diferentes que o pessoal dá para as cidades em cada idioma né? Eu sempre acabo preferindo o nome original! Conheça Trier q vc q adora história, vai se apaixonar!

      Excluir
  2. Que post interessante! Não sabia que a Alemanha já tinha tido tantas capitais. Vivendo e aprendendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu não me canso de aprender (e me surpreender)sobre a Alemanha!

      Excluir
  3. Ola, bom dia.
    Legal seu post.
    Ja visitei quatro das cidades citadas: Mainz (a capital do Estado onde moro), Trier, Speyer (mas nao visitei a Catedral, so a vi de longe; fomos levar minha sobrinha pra conhecer o Technik-Museum Speyer) e Colonia.
    Por Bonn ja passei, mas nunca parei. Sei que Beethoven nasceu la.
    As outras pretendo conhecer assim que possivel.
    De Aachen ja ouvi muitos elogios.

    ResponderExcluir
  4. Os nomes das cidades em Português são, na sua maioria, derivados da versão latina ou celta, que antecederam os nomes atuais ou dos quais estes derivam. Soa estranho mas é deveras interessante averiguar porquê pois há sempre histórias por contar. Aachen acaba de me seduzir mais com este post. Acho que vai ser ainda neste ano que vou visitar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, nos posts específicos sobre as cidades eu falo um pouquinho sobre os nomes romanos das mesmas e acho interessantíssimo aprender sobre o passado de todas elas. Mas sou totalmente contra usar esses nomes hoje já que na prática eles não servem para nada (tente comprar uma passagem para Mogúncia ou Aquisgrana...). O problema é que o nome mudou demais e aí a tradução não faz mais sentido como por exemplo a tradução de London para Londres faz.

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.