Todo mundo que já passou por Campinas ou conhece algum campineiro, já ouviu falar alguma coisa sobre a famosa escola de cadetes instalada em um prédio enorme e curiosamente cor de rosa. Apesar de já morar em Campinas por muito tempo, até recentemente eu não conhecia o local!
Wikipedia - CC BY-SA 3.0 |
A Secretaria de Turismo da cidade está organizando alguns passeios semanalmente praticamente grátis (o custo é a doação de 1 kg de alimento não perecível) e aproveitei um domingo de sol em setembro para fazer um desses passeios e finalmente conhecer a Escola de Cadetes!
Já conhece todas as Sete Maravilhas de Campinas? Leia sobre elas neste post do blog!
Veja aqui todos os posts sobre Campinas no blog!
O tour organizado pela prefeitura de Campinas sai de ônibus da lateral do prédio da prefeitura. O guia nesse domingo era o mesmo guia do walking tour que fiz um tempinho atrás e já contei aqui. Você pode utilizar o estacionamento grátis da própria prefeitura (entrada pela Rua Barreto Leme) ou parar na rua já que os estacionamentos pagos ali do lado estão fechados de domingo. Apesar de (praticamente) grátis, é necessário fazer inscrição pelo Portal do Cidadão. Faça o cadastro no portal e depois você só precisa informar os dados dos acompanhantes. Eles anunciam todos os passeios de cada mês nesta página. A inscrição para cada evento abre na 2a feira anterior e vários deles acabam lotando! Já fiquei sem uma outra vez e dessa vez só consegui porque entrei no site e fiz a inscrição pouco tempo depois da meia noite de domingo para 2a.
![]() |
De ônibus, passamos em frente a 2 outras atrações campineiras - a Estação Cultura e a Torre do Castelo. |
Chegando na Escola de Cadetes, o ônibus para na parte de trás do prédio e começa o tour guiado por algum militar envolvido com a escola (no dia que fui, era um tenente eu acho). A escola ficava em São Paulo e veio pra Campinas em 1958, diretamente para este prédio construído especialmente para ela. O tenente disse que a tinta rosa é resultado de sangue de animais misturado com óleo de baleia, cal, terra, areia etc igual à Casa Rosada de Buenos Aires. Era uma pintura muito comum em casarões antigos (que inclusive serviram de inspiração para a arquitetura da escola) porque o material disponível era escasso.
![]() |
Neste corredor estão as placas comemorando a formatura de cada uma das turmas que já passaram pela escola |
![]() |
Claro que eu vi um azulejo diferente e já corri tirar fotos! |
Veja na wikipedia sobre os símbolos da escola (brasão , estandarte, uniforme, a Tore Duque de Caxias, o código de honra e a canção da EsPCEx). Agora meninas também podem estudar ali.
Já conheceu algum cinema drive-in? Conheci durante a pandemia, aprovei e conto tudo aqui sobre os drive-ins da região de Campinas!
A visita segue para o Salão Nobre no andar superior, onde fica o lustre famoso lá do começo do post, que foi transferido do Teatro Municipal Carlos Gomes, que ficava no centro da cidade, mas foi demolido na década de 60.
![]() |
Estava tendo uma exposiçaõ com obras de pintores campineiros quando visitei a Escola de Cadetes |
![]() |
Algumas fotos históricas da escola |
![]() |
A fachada - perto de 11h da manhã o sol não colaborava muito para as fotos |
![]() |
Existem alguns tanques do lado de fora com tecnologia ultrapassada então acabaram virando peça de museu. |
O passeio é bem tranquilo para portadores de necessidades especiais, exceto a escada para subir ao Sal]ão Nobre (não sei se existe algum elevador para isso). O passeio foi bem tranquilo e voltamos mais cedo do que previsto no site.
Conheça um pouco da história de Campinas através da fotografia!
![]() |
Na volta, ainda passamos pela Catedral de Campinas, pela Praça Carlos Gomes e seu coreto antes de chegar no prédio da prefeitura. |
Para se locomover em Campinas, a melhor opção é de Uber ou Cabify. Baixe o app da Cabify e insira o cupom de desconto "FERNANDAS2002"! Você ganha R$15 para sua primeira corrida e eu também ganho créditos! Obrigada!
Esses aplicativos já estão funcionando dentro do aeroporto de Viracopos!
Para se locomover em Campinas, a melhor opção é de Uber ou Cabify. Baixe o app da Cabify e insira o cupom de desconto "FERNANDAS2002"! Você ganha R$15 para sua primeira corrida e eu também ganho créditos! Obrigada!
Esses aplicativos já estão funcionando dentro do aeroporto de Viracopos!
Esses aplicativos já estão funcionando dentro do aeroporto de Viracopos!
Informações Práticas
É possível fazer visitas individuais guiadas de 2a a 6a das 8h às 11h30 e das 14h às 17h (traje: calça e camiseta de manga) ou participar dos passeios organizados pela prefeitura de Campinas- nos passeios da prefeitura o traje não é tão rígido e tinha gente de bermuda apesar do site pedir para ir de calça (estava muito calor). Para passeios individuais, não é necessário fazer reserva, mas para os passeios de fim de semana, faça a inscrição pelo site acima. Para quem for durante a semana, existem algumas vagas para carros logo na frente da portaria da escola. Mais informações.
Que legal! Fiquei super curiosa pra faZer esse passeio! Vou me programar... Valeu a dica😊
ResponderExcluirQue bom!
ExcluirQue bonito!! E que ótima oportunidade de passeio do " lado de casa"
ResponderExcluirBeijão,
Sim, a gente sempre acaba adiando o que está pertinho né?
ExcluirNossa que lugar bonito e eu nem sabia que existia. Dá pra ir turistar em Campinas hehehe.
ResponderExcluirhahaha venham as 2!!!
Excluir