terça-feira, 28 de julho de 2015

Você conhece as sete maravilhas de Campinas - SP?

Acho que só quem é daqui mesmo (e nem todo mundo) já ouviu falar de um concurso que elegeu um tempo atrás as setes maravilhas de Campinas. O mais legal foi que a população mesmo pode votar pela internet e eleger os símbolos que mais representam a cidade. Hoje vou falar um pouquinho de cada um deles aqui, mas pretendo em breve visitar todos eles! Sim, eu moro aqui há décadas e ainda não conheço todos!!! Aqui no post, eles estão na ordem do mais votado para o menos votado.

Estação Cultura


A antiga estação ferroviária de Campinas se transformou recentemente em um centro cultural. Já não é mais possível pegar um trem aqui para diversos destinos, mas vira e mexe acontecem exposições, feiras e eventos diversos. Inaugurada em 1872, foi tombada em 1982 e o último trem saiu da estação em 2001.

Estação Cultura em Campinas
Estação Cultura na época da Copa decorada com as bandeiras da Nigéria e Portugal, times que ficaram na cidade




Catedral


Inaugurada em 1883, é dedicada à Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. É o maior edifício do mundo construído com taipa de pilão! Aqui você pode ler mais sobre a construção da igreja. Todas as fotos a seguir são de antes da reforma e conheci a catedral a vida inteira assim. Hoje ela está amarela, pois foi descoberto que antigamente ela era dessa cor. Preciso passar lá para tirar fotos novas! Dentro dela está o Museu de Arte Sacra da cidade, que nunca visitei (e abre em horários bem restritos).


Catedral de Campinas

Catedral de Campinas

Catedral de Campinas

Catedral de Campinas

Catedral de Campinas

Catedral de Campinas

Catedral de Campinas

Lagoa do Taquaral


A lagoa localizada no Parque Portugal no bairro Taquaral é um local popular para prática de exercícios à noite e nos fins de semana pela população campineira. Eu que não sou de caminhada/corrida acabo não frequentando muito, mas sempre vejo nas redes sociais várias fotos de conhecidos por ali. É possível visitar a réplica de uma das caravelas de Pedro Álvares Cabral que reabriu recentemente e andar de pedalinho. Mas infelizmente, surgiram vários relatos nas últimas semanas questionando a falta de segurança no local durante a semana à noite.

Lagoa do Taquaral em Campinas
Passando de ônibus perto da Lagoa

Lagoa do Taquaral em Campinas
Passando de ônibus perto da Lagoa


Quer aproveitar e comer um delicioso churros em Campinas??? Veja onde comer aqui!

Jockey Club Campineiro


O prédio maravilhoso no centro de Campinas foi terminado em 1925 em estilo eclético com traços de art nouveau e da neorrenascença. Sede de muitos encontros e eventos até os anos 70, entrou em decadência com o fim das corridas de cavalos. Ali pertinho fica o marco zero da cidade e o monumento-túmulo de Carlos Gomes.

Jockey Club Campineiro

Mercadão


O Mercado Municipal de Campinas foi inaugurado em 1908 e servia como um armazém de estocagem. Posteriormente foi comprado e reformado pela prefeitura da cidade. Obra de Ramos de Azevedo, foi projetado em estilo neomourisco. Conta com 143 box de diversos produtos.  Neste post, mostro um pouquinho mais do mercadão!

Mercado Municipal de Campinas

Mercado Municipal de Campinas

Abaixo, o projeto de como deve ficar o mercado após a reforma (2017).




Escola de Cadetes


A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEX) prepara candidatos para o ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Ocupa uma grande área no bairro do Castelo e em um dos salões está um lustre enorme e maravilhoso, retirado do antigo Teatro Carlos Gomes (infelizmente demolido).

Alguns dessas maravilhas já aparecem aqui no blog antes, por exemplo nesse post sobre um walking tour pelo centro e a história de Campinas através da fotografia.


Torre do Castelo


Essa torre não foi parte de castelo nenhum rs. É uma caixa d´água construída em estilo art déco com 27m de altura localizada no bairro Castelo. Como fica em um local alto, a vista da cidade lá de cima é bem legal. A praça onde está localizada foi inspirada na rotatória do Arco do Triunfo, em Paris.

Torre do Castelo - Campinas
fotos da janela do ônibus

Torre do Castelo - Campinas



Todas as dicas sobre Campinas aqui no blog!!! Inclusive muitas dicas gastronômicas!

Também estavam na votação vários outros pontos históricos, naturais ou culturais de Campinas: o Palácio dos Azulejos, a UNICAMP, o IAC, a Praça Carlos Gomes, a Mata de Santa Genebra, o Bosque dos Jequitibás, o distrito de Joaquim Egídio, o Complexo Ferroviário, a APA Sousas/Joaquim Egídio, o Parque Ecológico, o Rio Atibaia, o Monumento a Carlos Gomes, o Teatro de Arena do Centro de Convivência, a Figueira do Cambuí e o Templo Igreja De Jesus Cristo Dos Santos Dos Últimos Dias.

Infelizmente, muitos destes locais não tem visitas guiadas ou até mesmo horários de funcionamento adequados. Esta reportagem é antiga, mas em grande parte ainda verdadeira. E você, já conhece as 7 maravilhas de Campinas? O que achou?


Reserve o seu hotel em Campinas através deste link do Booking e ajude o blog, que ganhará uma comissão!


7 comentários:

  1. Fernanda adorei a matéria! Não conheço a Estação Cultura, mas acho que a Catedral tinha que ter sido a maravilha nº 1! rs Já disse várias vezes e repito que é uma das Igrejas mais lindas que já visitei. A parte interna é maravilhosa, estou morrendo de vontade de ver como ficou após a reforma.
    Não consigo imaginá-la na cor amarela...fotografa e coloca lá no Insta ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô devendo isso msm! Mas e o tempo pra ir até o centro?? rs Logo, logo!

      Excluir
  2. Como assim o Giovanetti não é uma das maravilhas??? :)
    Quando eu morava aí, levava as visitas no Taquaral, no Aulus, no Giovanetti e na Catedral do Chopp. Meus pontos turísticos preferidos 😊
    Saudade dessa cidade querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk Vc morou aqui então? Desses q vc falou, prefiro o Giovanetti! O do lado da prefeitura é o melhor (e mais bonito)!

      Excluir
  3. Fui conhecer a Escola de Cadetes e agora escrevendo o post sobre a visita fui pesquisar mais sobre as 7 maravilhas e me deparei com seu post. Achei tão bom que inclui lá no meu post. Bjs!

    ResponderExcluir