terça-feira, 28 de julho de 2015

Você conhece as sete maravilhas de Campinas - SP?

Acho que só quem é daqui mesmo (e nem todo mundo) já ouviu falar de um concurso que elegeu um tempo atrás as setes maravilhas de Campinas. O mais legal foi que a população mesmo pode votar pela internet e eleger os símbolos que mais representam a cidade. Hoje vou falar um pouquinho de cada um deles aqui, mas pretendo em breve visitar todos eles! Sim, eu moro aqui há décadas e ainda não conheço todos!!! Aqui no post, eles estão na ordem do mais votado para o menos votado. No fim do post tem mapinha!!!

Estação Cultura


A antiga estação ferroviária de Campinas se transformou recentemente em um centro cultural. Já não é mais possível pegar um trem aqui para diversos destinos, mas vira e mexe acontecem exposições, feiras e eventos diversos. Inaugurada em 1872, foi tombada em 1982 e o último trem saiu da estação em 2001.


Estação Cultura em Campinas
Estação Cultura na época da Copa decorada com as bandeiras da Nigéria e Portugal, times que ficaram na cidade





Veja aqui sugestões de lugares para conhecer próximos a capitais do Brasil


Catedral


Inaugurada em 1883, é dedicada à Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. É o maior edifício do mundo construído com taipa de pilão! Aqui você pode ler mais sobre a construção da igreja. Todas as fotos a seguir são de antes da reforma e conheci a catedral a vida inteira assim. Hoje ela está amarela, pois foi descoberto que antigamente ela era dessa cor. Preciso passar lá para tirar fotos novas! Dentro dela está o Museu de Arte Sacra da cidade, que nunca visitei (e abre em horários bem restritos).


Catedral de Campinas


Catedral de Campinas


Catedral de Campinas


Catedral de Campinas


Catedral de Campinas


Catedral de Campinas


Catedral de Campinas



Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required















Lagoa do Taquaral


A lagoa localizada no Parque Portugal no bairro Taquaral é um local popular para prática de exercícios à noite e nos fins de semana pela população campineira. Eu que não sou de caminhada/corrida acabo não frequentando muito, mas sempre vejo nas redes sociais várias fotos de conhecidos por ali. É possível visitar a réplica de uma das caravelas de Pedro Álvares Cabral que reabriu recentemente e andar de pedalinho. Mas infelizmente, surgiram vários relatos nas últimas semanas questionando a falta de segurança no local durante a semana à noite.


Lagoa do Taquaral em Campinas
Passando de ônibus perto da Lagoa


Lagoa do Taquaral em Campinas
Passando de ônibus perto da Lagoa



as sete maravilhas de Campinas - SP



Um passeio incrível para quem adora plantas e flores e na Região Metropolitana de Campinas é o Jardim Botânico Plantarum, em Nova OdessaVeja aqui alguns walking tours diferentes para conhecer Campinas!


Jockey Club Campineiro


O prédio maravilhoso no centro de Campinas foi terminado em 1925 em estilo eclético com traços de art nouveau e da neorrenascença. Sede de muitos encontros e eventos até os anos 70, entrou em decadência com o fim das corridas de cavalos. Ali pertinho fica o marco zero da cidade e o monumento-túmulo de Carlos Gomes.

Jockey Club Campineiro




Hoje atingimos a marca de 10 mil seguidores, estou muito feliz por esse reconhecimento e por estar conseguindo levar a história de nossa cidade cada vez mais longe. Para comemorar os 10K fizemos um vídeo especial de agradecimento e contamos um pouquinho da história do Jockey Club Campineiro que é uma das 7 maravilhas de Campinas. Nossa cidade é rica em história e cabe a nós Campineiros nascidos ou criados preservarmos e levarmos a história dela cada vez mais longe, peço que continuem salvando nossos posts, compartilhando, marcando quem ainda não segue, curtindo, enviando suas fotos e suas lembranças para nós. Novamente obrigado, sem vocês nada disso seria possível e como sempre falo “Juntos preservamos a história de nossa cidade”. Agradeço também ao @caiochemim , @campinas_por_cima , @campinastv por essa gravação que ficou incrível. Filmagens🎥: @caiochemim e @campinas_por_cima Reportagem🎤: @campinastv #memoriacampineira #campinas #campinassp #campinaseregiao #jockeyclub
Uma publicação compartilhada por Memória Campineira (@memoriacampineira) em





Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook






Mercadão


O Mercado Municipal de Campinas foi inaugurado em 1908 e servia como um armazém de estocagem. Posteriormente foi comprado e reformado pela prefeitura da cidade. Obra de Ramos de Azevedo, foi projetado em estilo neomourisco. Conta com 143 box de diversos produtos.  Neste post, mostro um pouquinho mais do mercadão!


Mercado Municipal de Campinas


Mercado Municipal de Campinas



Abaixo, o projeto de como deve ficar o mercado após a reforma (2017).






Para conhecer a cidade, faça um tour guiado pelo centro de Campinas!





Escola de Cadetes


A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEX) prepara candidatos para o ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Ocupa uma grande área no bairro do Castelo e em um dos salões está um lustre enorme e maravilhoso, retirado do antigo Teatro Carlos Gomes (infelizmente demolido).


Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEX) - Campinas
Wikipedia - CC BY SA-3.0

Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEX) - Campinas


Alguns dessas maravilhas já aparecem aqui no blog antes, por exemplo nesse post sobre um walking tour pelo centro e a história de Campinas através da fotografiaO que ver e fazer nos distritos de Sousas e Joaquim Egídio.




Torre do Castelo


Essa torre não foi parte de castelo nenhum rs. É uma caixa d´água construída em estilo art déco com 27m de altura localizada no bairro Castelo. Como fica em um local alto, a vista da cidade lá de cima é bem legal. A praça onde está localizada foi inspirada na rotatória do Arco do Triunfo, em Paris.

Torre do Castelo - Campinas
fotos da janela do ônibus


Torre do Castelo - Campinas



Todas as dicas sobre Campinas aqui no blog!!! Inclusive muitas dicas gastronômicas!

Também estavam na votação vários outros pontos históricos, naturais ou culturais de Campinas: o Palácio dos Azulejos, a UNICAMP, o IAC, a Praça Carlos Gomes, a Mata de Santa Genebra, o Bosque dos Jequitibás, o distrito de Joaquim Egídio, o Complexo Ferroviário, a APA Sousas/Joaquim Egídio, o Parque Ecológico, o Rio Atibaia, o Monumento a Carlos Gomes, o Teatro de Arena do Centro de Convivência, a Figueira do Cambuí e o Templo Igreja De Jesus Cristo Dos Santos Dos Últimos Dias.

Infelizmente, muitos destes locais não tem visitas guiadas ou até mesmo horários de funcionamento adequados. Esta reportagem é antiga, mas em grande parte ainda verdadeira. E você, já conhece as 7 maravilhas de Campinas? O que achou?




Reserve o seu hotel em Campinas através deste link do Booking e ajude o blog, que ganhará uma comissão!


as sete maravilhas de Campinas - SP


Onde ficar em Campinas


No bairro Cambuí! O bairro tem muitos bares e restaurantes e é central sem ser perigoso como o centro da cidade que está ali do lado. Tudo o que está entre as avenidas Anchieta, Orosimbo Maia, Norte-Sul (nome oficial José de Souza Campos), Moraes Sales e Irmã Serafina é considerado Cambuí para os campineiros. Mas neste post aqui tem dicas bairro a bairro, de acordo com o que você for fazer em Campinas.

Para quem não quer gastar muito, recomendo o Mr Hostel Business Lodge (mais de negócios e sem a parte "social" de um hostel). Entre os hotéis tradicionais, recomendo o Vitoria Hotel Concept Campinas (hospedou a seleção da Nigéria em 2014), o Meliá Campinas (antigo Tryp - não entrei lá depois da reforma, mas parece que está ótimo e fica muito perto de um dos melhores restaurantes da cidade), o Vitoria Hotel Residence Newport (experimente a sorveteria Sonho de Verão ali perto), o Golden Park Campinas Cambuí (pertinho da feirinha de artesanato aos finais de semana, mas mais antigão - chamava Noumi Park), o  moderno Radisson Red Campinas (também perto da feirinha - leia mais sobre este hotel aqui), o novo e também mais moderno I Am Design Hotel + Residence (um pouco menos perto da maior parte dos bares e restaurantes), o simples e novo Go Inn Campinas (leia mais sobre ele aqui) praticamente ao lado da Prefeitura da cidade, o Cassino Tower Campinas Cambuí ou o Nacional Inn Cambuí Campinas Residence. Esses 2 últimos ficam bem perto um do outro, da prefeitura e da praça da foto abaixo. Sendo bem sincera, eu sempre confundo os 2! rs


Onde se hospedar em Campinas-SP? bairro Cambuí
Praça Carlos Gomes, pertinho da prefeitura e dos 2 últimos hotéis sugeridos


Onde ficar em Campinas-SP? Dicas de hotéis bairro a bairro
Camona do Radisson RED Campinas, que conheci em setembro/2018 e mostrei neste post aqui


Onde ficar em Campinas-SP? Dicas de hotéis bairro a bairro
Esse é o Go Inn, que tem um post específico aqui no blog!



Reserve o seu hotel em Campinas pelos links e banners do blog, não pague nenhum centavo a mais por isso e ajude a manter o blog no ar! Obrigada! Este post contém links para programas de afiliados.













Mapa das Sete Maravilhas de Campinas


Como vocês podem ver no mapa abaixo, o ideal para conhecer as 7 maravilhas é fazer um trecho a pé (no centro) e o restante de carro. Não tem jeito, transporte público em Campinas é caótico e se você está passeando por aqui, não recomendo. Se não estiver de carro, você pode alugar um carro ou utilizar apps de transporte como Uber.

Para o Uber, utilize o código EDEY7DE8UE para ganhar desconto nas duas primeiras viagens (pode usar sem medo - é o meu código pessoal e se você utilizar, eu também ganho descontos. Todo mundo que utiliza o Uber ganha um código desses para compartilhar com os amigos e todo mundo sai ganhando no final das contas)!





Caso precise alugar um carro para fazer se locomover em Campinas, alugue através da Rentcars, uma de nossas parceiras! Você não paga nenhum centavo a mais e colabora para o blog se manter! No site da Rentcars, é possível comparar preços de aluguel de carro em diversas locadoras. Obrigada!






Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

7 comentários:

  1. Fernanda adorei a matéria! Não conheço a Estação Cultura, mas acho que a Catedral tinha que ter sido a maravilha nº 1! rs Já disse várias vezes e repito que é uma das Igrejas mais lindas que já visitei. A parte interna é maravilhosa, estou morrendo de vontade de ver como ficou após a reforma.
    Não consigo imaginá-la na cor amarela...fotografa e coloca lá no Insta ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô devendo isso msm! Mas e o tempo pra ir até o centro?? rs Logo, logo!

      Excluir
  2. Como assim o Giovanetti não é uma das maravilhas??? :)
    Quando eu morava aí, levava as visitas no Taquaral, no Aulus, no Giovanetti e na Catedral do Chopp. Meus pontos turísticos preferidos 😊
    Saudade dessa cidade querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk Vc morou aqui então? Desses q vc falou, prefiro o Giovanetti! O do lado da prefeitura é o melhor (e mais bonito)!

      Excluir
  3. Fui conhecer a Escola de Cadetes e agora escrevendo o post sobre a visita fui pesquisar mais sobre as 7 maravilhas e me deparei com seu post. Achei tão bom que inclui lá no meu post. Bjs!

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.