domingo, 5 de novembro de 2023

Onde comer em Campinas - dicas 2023

Já são dezenas de dicas gastronômicas sobre Campinas aqui no blog. Como eu moro na cidade e saio bastante para comer fora, sempre tenho várias dicas pendentes de restaurantes para mostrar aqui e esse é o tema do post de hoje. Aqui no blog tem também uma série sobre cafeterias e docerias (post 1 e post 2) e muitas dicas de turismo na cidade e pelo interior de São Paulo.

Os restaurantes apresentados neste post não estão em nenhuma ordem muito específica, mas deixei as melhores opções no começo do post e as que eu não faço questão de repetir para o final. Deixei para o final também algumas opções que pedi por delivery e não conheço a loja física. Para conferir os horários de funcionamento, localização, cardápio etc, cliquem no nome do local para consultar os sites oficiais ou redes sociais (assim o post não fica desatualizado rapidamente e vocês terão acesso sempre à informação mais atual).



Onde comer em Campinas - dicas 2023
Monumento ao Bicentenário de Campinas no Largo das Andorinhas



Se tiverem mais sugestões de lugares onde eu devo comer e conhecer, deixem nos comentários! Minha lista de lugares para ir só aumenta, mas gosto de ter opções porque cada dia você quer um tipo de culinária diferente, etc.



Leia aqui todas as dicas sobre Campinas no blog!



Aji com mel (Sousas)


Restaurante peruano que fazia tempo que queria conhecer, mas demorei. Só fui mesmo no final do ano passado em um evento com menu fechado, organizado pela Rafaela do Prazer em comer Campinas (primeiras montagens abaixo). Alguns meses depois, voltei com meus pais em um dia de semana e pedimos o menu executivo (última montagem). Ficava em um mall na avenida principal de Sousas (antes do centinho) com bastante vaga para estacionar no subsolo, mas mudou-se no final de 2023 para um prédio histórico em uma pracinha super fofa em Sousas (tem videozinha abaixo da nova casa). O Ají con Mel tem também uma unidade que serve somente empanadas no Nova Campinas (Gramado Mall). Veja aqui outra dica de restaurante peruano em Campinas mais em conta.


Onde comer em Campinas - dicas 2023
Decoração do restaurante temática

Onde comer em Campinas - dicas 2023
Não lembro direito qual era o cardápio, mas lembro que o recheio do sanduíche era levemente apimentado (no ponto certo) e esses doces estavam bons demais!


Onde comer em Campinas - dicas 2023
Chicha morada para beber (suco de milho roxo - não tem nada a ver com suco de milho brasileiro), empanada e salada de entrada. Os pratos principais embaixo - ceviche da minha mãe na direita e o meu era o do meio - nhoque de batata da terra com peixe (muuuito bom). Se preocuparam quando disse que sou alérgica a frutos do mar.




Papelón y Sabor (Barão Geraldo)


Local simples e não muito grande praticamente na Praça do Coco. Gastei R$ 27, 85 se não me engano e as mesas estavam sempre cheias (mas pelo ifood já deu para ver que o preço aumentou bem - geral aqui em Campinas, apesar da cesta básica estar mais barata em 2023. Tinha conhecido no final de 2022.).


Onde comer em Campinas - dicas 2023
Eu pedi o patacones (pedacinhos de banana da terra verde, amassadinhos e fritos. Vem com salada americana, queijo branco ralhado, abacate e molhos) e para beber, "papelón con limón."





Casa Belga (Joaquim Egídio)



É um restaurante mais sofisticado que restaurante comum e ainda assim mais barato do que restaurantes do mesmo nível no Cambuí. Fica no distrito de Joaquim Egídio na rua principal e tem estacionamento atrás do casarão antigo. Sempre tem menu muito bons nos festivais gastronômicos e já fazia anos que queria conhecer a casa. No estacionamento, preste atenção porque tem macaquinhos por ali. Tem uma vitrine de doces de dar água na boca - brigadeiros aprovadíssimos.


Onde comer em Campinas - dicas 2023

Onde comer em Campinas - dicas 2023
Peixe com molho de camarão dos meus pais (Abadejo à baiana com arroz e farofa de banana da terra) e o meu prato era salmão com crispy de alho poró, purê de mandioquinha e arroz com amêndoas e banana da terra (salmão caçador).


Onde comer em Campinas - dicas 2023
Os macaquinhos na parte traseira do restaurante e os brigadeiros incríveis que trouxemos para casa.




Casa Graviola (Cambuí)


Conheci por conta de um convite da assessoria de imprensa e ainda encontrei a Raquel e a Mirela do site Raquel Baracat  por coincidência no dia que fui. É uma franquia carioca sem cara de franquia, com ênfase em comidas leves e saudáveis - não trabalham com carne vermelha por exemplo. Também tem opções de sanduíches e pizzas.


Onde comer em Campinas - dicas 2023
Decoração clean linda!


Onde comer em Campinas - dicas 2023
Adorei esse quadro de banana! De entrada eu pedi toast de queijo de cabra com tomatinho e o prato principal foi um frango que não está mais no cardápio, mas era incrível com crosta de castanha e batata. A bebida da última foto era o "Hibiscus Refresh". Os outros pratos eram da Raquel e da Milena.


Onde comer em Campinas - dicas 2023
De sobremesa tem nas fotos o crumble de maçã, a banoffee vegana e a torta mousse de chocolate.



Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required



Vila Paraíso (Joaquim Egídio)



Em meio à natureza no distrito de Joaquim Egídio, fica na estrada principal depois do centrinho à direita. Estacionamento grande e espaço do restaurante amplo. Logo na entrada fica a Padoca do Vila, para quem quiser um lanche mais despojado. Trabalham também com piquenique aos finais de semana no espaço enoooorme atrás do restaurante (Quintal do Vila), onde fica também a própria agrofloresta do restaurante de onde saem muitos produtos oferecidos no local.

A noite da paella é famosa na cidade. Pela qualidade da comida e o local agradável, o menu executivo não é caro (mas acaba ficando longe para a maioria das pessoas). 


Onde comer em Campinas - dicas 2023

Onde comer em Campinas - dicas 2023
Entrada dadinho de tapioca, pães e foccacia. Pratos principais - pirarucu com purê de mandioca e legumes e linguado com arroz e legumes. Sobremesa - doce d banana com sorvete






Estação Marupiara (Joaquim Egídio)


Em um casarão antigo preservado, tem também muitas mesas no ambiente externo. Em meio à natureza no distrito de Joaquim Egídio. Cardápio bastante focado em frutos do mar e de 5a feira fazem um evento especial - Cine Marupiara (somente com reserva antecipada). Um filme é projetado enquanto o jantar em vários tempos combinando com o tema do filme é servido. Depois de anos, finalmente consegui ir em julho/2023 e o filme era "Chocolate". Voltei em janeiro/2024 para rever "Comer, Rezar, Amar".


Onde comer em Campinas - dicas 2023
Todos os itens do menu fechado tinham algum toque de chocolate, nem que fosse pó de chocolate enfeitando o prato como na foto abaixo. O pão acima era de chocolate!


Onde comer em Campinas - dicas 2023
Como avisei sobre restrição alimentar, o meu prato veio sem o camarão (acima). Claro que o fondue tinha que ser a sobremesa - a casa oferece fondues variados no inverno. Vá agasalhado porque é bastante frio e meio aberto.



Onde comer em Campinas - Estação Marupiara - Cine Marupiara
"Comer, Rezar, Amar" - entradinha italiana, presunto parma com melão que nem lembrava que a Elizabeth comia no filme e macarrão com molho ao sugo, simples, mas infinitamente melhor do que em qualquer lugar por aí. Várias cenas do filme que eu nem lembrava direito. Inclusive, esse filme que popularizou uma pizzaria famosa em Nápoles, que nem visitei por causa das filas gigantes hoje em dia.


Onde comer em Campinas - Estação Marupiara - Cine Marupiara
O prato principal foi uma mistura de Índia com Indonésia - o peixe indiano do cardápio da casa com arroz com coco (aprendi na Holanda e em Holambra que tem vários pratos da Indonésia com coco).





Único (Cambuí)


Um dos restaurantes mais requintados da cidade, comandado pelo chef Jurandir Meirelles. Foi o escolhido para comemorar o aniversário da minha mãe.


Onde comer em Campinas - dicas 2023
O meu acima era o ravioli bicolor com brie, pera e prosciutto. Meus pais pediram carnes com massa ou risoto. De sobremesa, teve ainda profiteroles.



Naiah (no Jardim Botânico em Nova Odessa)


Já contei sobre esse restaurante com menu inusitado (vários pratos com PANCs - plantas alimentícias não convencionais) no post sobre o Jardim Botânico Plantarum em Nova Odessa, cidade próxima a Campinas. Vale a pena a pequena viagem para conhecer o restaurante.



Onde comer em Campinas - dicas 2023
Pão de jenipapo e burrata ao molho pesto com tomatinho cereja de entrada


Onde comer em Campinas - dicas 2023
Em cima: Na esquerda, Robalo grelhado com molho de mamão e Risoto de bertalha. No centro, o meu pedido: Tortelloni recheado com presunto Parma, queijo cremoso, parmesão e gema, salteados  na manteiga com peixinho da horta e cubinhos de manga e na direita, Sorrentino de queijo com molho Beurre blanc e peixinho da horta. Embaixo, pão de jenipapo (por isso fica dessa cor) e alfajor de jenipapo, calda de chocolate e sorvete de creme.



Fiquei de voltar durante a época da vitória-régia para pedir uma entrada diferente - spaguetti de vitória régia com camarão, mas agora não posso mais comer camarão...



Conhecendo a história de Campinas através da fotografia


Trieste (Ponte Preta)


Restaurante italiano praticamente desconhecido em Campinas em uma área basicamente residencial. É pequeno e precisa fazer reserva. O menu foge do básico italiano (ainda bem!). Fui em abril/2023 e é o que mais quero voltar dessa lista toda (ainda não deu tempo rs). Voltei em dezembro e já tem mais foto abaixo!

Onde comer em Campinas - dicas 2023

Onde comer em Campinas - dicas 2023
Essa flor de abóbora frita é divina! O menu é enxuto, mas eles têm até opções de massas não muito comuns por aqui.



Onde comer em Campinas - dicas 2023 - Trieste
Meses depois o cardápio tinha mudado e infelizmente não tem mais a entrada de flor de abobrinha, então pedimos o arancini, que estava divino. Eu pedi a massa com molho funghi e panceta (que está muuuito parecida com a massa da minha mãe da vez anterior rs). O da esquerda embaixo é o file mignon com nhoque de batata e creme de gorgonzola. O da direita, paleta de porco com risoto de alho poró. Os preços dos pratos principais custavam em dez/2023 entre R$67,00 (nhoque de batata com molho de queijo e farofa crocante) e R$124,00 (polvo com risoto de pomodoro e farofa crocante)





Mow Culinária Vegana (Barão Geraldo)


Conheci na Restaurant Week de setembro/outubro de 2023  a convite da assessoria de imprensa do evento.. Não sou vegana e nem vegetariana, mas não curto carne vermelha em geral e principalmente quando viajo, acabo pedindo muitos pratos vegetarianos. Aqui no Brasil os restaurantes ainda focam demais na carne vermelha extremamente poluente e destruidora do meio ambiente, infelizmente.


Onde comer em Campinas - dicas 2023
De entrada adorei o meu pastel de palmito. Minha mãe pediu o cogumelo empanado também bom. A bebida era o Moscow Juice, suco de frutas vermelhas com espuma de gengibre e limão. Fui pensando em pedir a moqueca (com tomate, palmito, pimentão vermelho e amarelo), mas acabei experimentando o assado de nata de soja recheado com mix de cogumelos acompanhado por purê de cenoura se não me engano. Mas a moqueca estava bem melhor - eu não curto muito essa história de usar soja para imitar carne... Esses pratos são/eram temporários - a maior parte do cardápio é de hamburguers e o restaurante está abrindo para almoço somente de domingo quando escrevo esse post e para jantar todos os dias.



Candreva (Centro)


O Candreva é um bar tradicional na cidade no bairro Proença, mas não faz tanto tempo assim que abriram uma unidade no centro, no primeiro andar de um hotel. Conheci durante o Restaurant Week de abril/2023 a convite da assessoria de imprensa do evento.


Onde comer em Campinas - dicas 2023
Eu estava há séculos procurando um frango à parmegiana bem feito em Campinas e parece brincadeira, mas é bem difícil de achar. O do Candreva é simplesmente perfeito! Ainda tinha salada de entrada, cerveja própria e torta holandesa ou pudim de sobremesa.



Mamma Jamma (Shopping D. Pedro)



É uma pizzaria que abriu em 2022 no Shopping Dom Pedro. Gostei que as opções de cobertura não são exageradas como as pizzarias comuns brasileiras. A focaccia de entrada era enorme só para uma pessoa (eu estava sozinha) e mesmo a pizza individual também. Gastei R$ 74,93 com coca cola (no final de 2022).


Onde comer em Campinas - dicas 2023
Difícil achar companhia para dividir uma pizza de brócolis com cebola roxa, mas são sabores assim que eu gosto rs. Comi ali um dia durante a semana quando estava comprando alguma coisa e cheguei cedo (por isso nas fotos não tem mais ninguém, mas na hora que fui embora já estava bem cheinho).



Fogão Mineiro (entre Sousas e Joaquim Egídio)



O restaurante fica entre Sousas e Joaquim Egídio, do lado direito da estrada e apesar de bem grande, sempre passava ali e via o estacionamento lotadíssimo aos finais de semana. É um restaurante antigo e bastante frequentado por famílias campineiras aos finais de semana. Eles abriram diversos restaurantes por kilo em shoppings da região (inclusive em São Paulo), mas sem dúvida nenhuma o restaurante original é o mais legal de visitar pelo ambiente com aquele charme de interior. A decoração é bem bonitinha e de final de semana, servem um buffet à vontade no fogão à lenha. Durante a semana o serviço é à la carte (principalmente aqueles pratos mineiros) e conheci durante uma presstrip pela região de Campinas em setembro/2023. Conta com espaço kids e até uma capela (dá para fazer eventos ali, por exemplo um mini wedding. Olha abaixo a sobremesa incrível que vou ter que voltar outro dia para experimentar! 


Onde comer em Campinas - dicas 2023

Onde comer em Campinas - dicas 2023

Onde comer em Campinas - dicas 2023
Eu pedi esse frango a parmegiana simples, o frango com molho de ervas e legumes era da Amanda (Marola com Carambola) e a carne de porco embaixo com ovo frito, arroz, torresmo, couve e linguiça era o prato da Deisy (São Paulo Sem Mesmice).




Bonelli Restaurante (Taquaral)



É conhecido por suas pizzas à noite, mas no almoço tem um dos melhores e mais completos self-services de Campinas. Não é dos mais baratos, mas é comida japonesa confiável. Com manobrista, praticamente em frente ao colégio Liceu Salesiano (aquele onde foi filmado o seriado da Sandy e do Junior mais de 20 anos atrás rs).


Onde comer em Campinas - dicas 2023

Famiglia Gianni (Chácara da Barra)



Adorei os limões no teto logo na entrada do restaurante! Tem também uma loja vendendo as massas congeladas e outros produtos. Conheci em um dia de semana no almoço e o local estava lotado. O menu é gigante e tem até massa sem glúten (o macarrão abaixo é um exemplo). Eu pedi o rondelli porque fazia muito tempo que não comia.


Onde comer em Campinas - dicas 2023



Saj (Shopping Galleria)


Já tinha conhecido a unidade do Saj do Shopping Dom Pedro (clique para ler sobre) anos atrás e dessa vez fui almoçar no Saj do Shopping Galleria. Pedimos o almoço executivo que vem com meia esfiha (gigante) de entrada, prato principal e sobremesa. É bastante comida - não é extraordinário, mas boa opção quando quiser comida árabe.


Onde comer em Campinas - dicas 2023


Sulina Parrilla & Restaurante (Sousas)


Na avenida principal do distrito, do lado direito. É bem grande e como o nome diz, foca bastante em carne, então fui conhecer durante o Restaurant Week do primeiro semestre de 2023 já que não sou chegada em carne vermelha. Mesmo fora de festivais, tem um menu executivo legal, mas ainda focado demais em carne vermelha pro meu gosto.


Onde comer em Campinas - dicas 2023
Se não me engano de entrada pedi o bolinho de costela com geleia de pimenta e cotoleta a milanesa (carne de porco) com risoto como principal. Minha sobremesa era essa pera com sorvete.



Chez Amis (antigo Virô Bistrô) (Shopping Iguatemi)


Restaurante inaugurado em meados de 2023, praticamente em frente ao teatro no 3o andar. Fui em um dia de semana e pedimos o menu executivo. Salada ou arancini de entrada, eu pedi risoto de alho poró, minha mãe salmão com legumes e meu pai, acho que era costelinha com batatas. De sobremesa, crepe suzette e bolo de chocolate com café. Não é ruim, mas achei meio caro e com poucas opções. Se chamada Virô Bistrô, mas em poucos meses de funcionamento, mudou de nome para Chez Amis em 2024.


Onde comer em Campinas - dicas 2023



Pecorino (Shopping Iguatemi)


Fomos em um dia de semana e pedimos o menu executivo. O meu é o penne alla vodka (no meio embaixo), prato comum no exterior, mas difícil de achar no Brasil. Os outros pratos eram salmão com arroz e legumes e polpettone com fetuccini. Não é uma opção extraordinária, mas é ok. Gostei da decoração com azul e branco, que deixa o local com um clima mediterrâneo.


Onde comer em Campinas - dicas 2023


Thanks Burger (Cambuí - delivery)



Pedi um burger de frango empanado muuuito bom com coca e batata, mas o preço aumentou demais e acabei não repetindo. Até hoje, foi o melhor burger de frango que já pedi pelo ifood em Campinas (classic chicken).


Onde comer em Campinas - dicas 2023


O Paulistinha (delivery)



Já pedi diversos lanches, às vezes com coca e batata e às vezes somente o lanche e não é caro (tem opções a partir de R$ 29,90). Adoro esses lanches com o pão com parmesão por fora. Gosto do choripán (com linguiça, queijo e molho chimichurri), o de frango (tradicional ou empanado) e o de carne de porco (com tomate, cebola e queijo mussarela).


Onde comer em Campinas - dicas 2023
Fotos de dias diferentes em 2022 e 2023



Osteria Basilico (Shopping D. Pedro)


Restaurante com inspiração italiana, mas deixa a desejar. Pratos com exagero de molho não tem nada da verdadeira culinária italiana. Durante a semana tem também self-service e se você pedir pratos do menu normal, pode comer salada à vontade. Não era propriamente ruim, mas não voltaria pelo exagero dos molhos. Aliás, o instagram está fechado, mas não consegui descobri se fechou ou não.



Onde comer em Campinas - dicas 2023


Quiero Cafe (Nova Campinas)


É uma franquia se não me engano do sul do país. O restaurante tem pouco mais de um ano em Campinas e o salão é uma mistura de clean com instagramável. O menu é enoooorme, mas sinceramente muito americanizado. Só tinham 3 opções que eu comeria. Pedi o frango a parmegiana e gastei R$ 55,89 com bebida + salada de entrada e cafezinho (almoço executivo durante a semana - no final de 2022). Acho que o cardápio de café da manhã e da parte de cafeteria é melhor do que a parte de refeições. Passo em frente frequentemente e nunca mais quis voltar. Local muito difícil de estacionar por sinal - as poucas vagas na frente e lateral estão sempre cheias.


Onde comer em Campinas - dicas 2023

Onde comer em Campinas - dicas 2023



Cabana Burger (Shopping Iguatemi)


Hamburgeria no Shopping Iguatemi que parece ter bastante opções legais, mas sinceramente não achei nada demais. Gastei R$ 66,67 em um burger de cogumelo com queijo empanado + batata house fries e coca e achei que exageraram no alecrim da batata. Além disso o burger de cogumelo era estranho e o queijo e a batata estavam gordurosos. Não faço questão de voltar.


Onde comer em Campinas - dicas 2023



Se tiverem mais sugestões de lugares onde eu devo comer e conhecer, deixem nos comentários! Minha lista de lugares para ir só aumenta, mas gosto de ter opções porque cada dia você quer um tipo de culinária diferente, etc.



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

6 comentários:

  1. Já vou guardar esse post de onde comer em Campinas pois há tempos estou planejando passear em Joaquim Egídio - essas dicas de restaurantes bacanas veio a calhar!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas de onde comer em Campinas. Moro perto e sempre estou buscando algum lugar novo para conhecer. Já decidi que na próxima semana vou no Aji com mel :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ele deve estar ainda melhor pq acabou de se mudar para um imóvel histórico numa pracinha fofa de Sousas!

      Excluir
  3. Gostei bastante das opções de onde comer em Campinas, parece ser tudo muito bom!

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.