segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Kuks - antigo hospital tcheco, joia da arquitetura barroca

Kuks é uma pequena vila tcheca (com cerca de 300 habitantes) na região de Hradec Králové, a leste de Praga e cerca de 1h da capital. A principal atração da localidade é sem dúvidas o antigo hospital do século XVII em estilo barroco e que também é chamado na região de "castelo de Kuks" por conta de sua imponência. Ali perto passa o rio Elba, o mesmo rio de Dresden, Magdeburg e Hamburgo.


Kuks - antigo hospital tcheco, joia da arquitetura barroca


Kuks - antigo hospital tcheco, joia da arquitetura barroca

Kuks - antigo hospital tcheco, joia da arquitetura barroca



Os primeiros registros da região contam que ali se minerava ouro. No final do século XVII (1692-1696), o conde  Franz Anton von Sporck proprietário daquelas terras acreditava que a água de nascentes da região eram curativas e instalou ali um pequeno spa. Construiu depois uma capela para a Assunção de Nossa Senhora, um castelo, um hospital, um imenso jardim, um cemitério e a Igreja da Santíssima Trindade. Os exteriores e interiores foram decorados com esculturas de Matthias Braun. Uma enchente destruiu a maior parte do spa em 1740 e como os herdeiros do conde não estavam interessados em manter a propriedade, o spa foi fechado. Em 1896, o castelo inabitado pegou fogo e foi demolido em 1901.

Kuks foi anexada à Alemanha em 1938, fazendo parte da Reichsgau Sudetenland. Após a derrota alemã na Segunda Guerra, os habitantes alemães foram expulsos e substituídos por colonos tchecos. O hospital, a igreja e a farmácia foram preservados, além de diversos móveis. Hoje, pertence ao Estado tcheco e ali funcionam um museu de arte barroca e da farmácia. As esculturas da parte exterior também sobreviveram, mas sofriam com erosão constante pelos fenômenos naturais. Elas foram transferidas para ambiente interno e no exterior encontramos réplicas agora.


Vejam aqui todas as dicas sobre Praga e a República Tcheca/Tchéquia.




A restauração do complexo em Kuks (entre 2013 e 2015) ganhou até prêmio em 2017. No vídeo abaixo podemos ver um pouquinho de como estava o complexo deteriorado.




 






Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro viagem europa 336x280




O hospital em Kuks foi construído entre 1707 e 1715, juntamente com a Igreja da Santíssima Trindade e a cripta da família Sporck na margem direita do rio (a cidade e o spa ficavam na margem esquerda). Depois da morte do fundador e da enchente na cidade, o hospital passou a ser administrado por uma ordem espanhola, que continuou tratando de homens mais velhos, especialmente ex-soldados e veteranos de guerra até 1938. Durante a Segunda Guerra serviu como centro de detenção de jovens e do final da guerra até 1972, como asilo para idosos. Desde 1946, abriga o museu de arte barroca e museu farmacêutico tcheco. Foi declarado patrimônio nacional tcheco em 1995.


Kuks - antigo hospital tcheco, joia da arquitetura barroca


Na parte frontal do hospital estão estátuas das doze virtudes e vícios humanos - estão representadas a fé, o amor, a esperança, a sabedoria, a justiça e também o orgulho, a avareza, a inveja, a cólera (raiva), a vingança e o desespero, entre outras. O escultor Matthias Braun foi um dos principais escultores do barroco tardio e rococó na Boêmia. Como estudou na Itália, as obras de Michelângelo e Bernini influenciavam bastante o seu trabalho. Ele fez também algumas das esculturas da ponte de Praga. Atrás do prédio suntuoso ficam o jardim e o cemitério. 


Kuks - antigo hospital tcheco, joia da arquitetura barroca

Kuks - antigo hospital tcheco, joia da arquitetura barroca
Pátio interno do hospital em Kuks




Aprendemos sobre a construção do complexo com mapas e maquetes - adoro! Os salões internos ainda apresentam alguns móveis e pinturas originais.


Kuks - antigo hospital tcheco, joia da arquitetura barroca

Kuks - antigo hospital tcheco, joia da arquitetura barroca
Preste atenção no corredor com afrescos preservados


Kuks - antigo hospital tcheco, joia da arquitetura barroca




O Museu Farmacêutico Tcheco abriga a segunda farmácia mais antiga da Europa. Eu adorei essas estantes antigas ainda com todos os potes que utilizavam antigamente!


Kuks - antigo hospital tcheco, joia da arquitetura barroca
Meus amigos aproveitaram para tomar um sorvete e comer um queijo empanado frito (comida típica tcheca) na lanchonete do local.


Kuks - antigo hospital tcheco, joia da arquitetura barroca
Algumas das esculturas originais da entrada, preservadas agora no Lapidarium





Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required

 
 
 




Informações práticas para conhecer o hospital barroco em Kuks



Horários de funcionamento: De Abril e Outubro, com horários diferentes para cada parte (mais ou menos das 9h às 16h). Em novembro, abre somente aos finais de semana. Confira no site oficial acima.

Preços: 200 coroas tchecas - adultos (existem descontos e dá para comprar online ou no local) - um pouco mais de 8 euros em novembro/2023

Acessibilidade: Quase total - só a cripta que não é acessível. Eu visitei o local com vários cadeirantes e foi bastante tranquilo.

Onde comer: Existem 5 opções para lanches e refeições nas proximidades, com horários parecidos com os horários de abertura do hospital.

Como chegar: A maneira mais fácil é com carro alugado (tem estacionamento gratuito). De ônibus, a parada é "Kuks rozcestí" e depois é necessário andar cerca de 15 minutos. De trem, a linha entre Jaroměř e Stará Paka passa por Kuks e são 10 minutos de caminhada da estação até o hospital.


Como incluir Kuks no roteiro pela República Tcheca/Tchéquia além de Praga - mapa



Outros locais interessantes próximos a Kuks que você pode facilmente visitar se estiver viajando de carro são Hradec Králové, Pardubice, o castelo de Hrádek u Nechanic e a biblioteca do monastério de Broumov, das fotos abaixo. No final do post tem um mapinha com todos esses lugares e Praga para vocês terem noção das distâncias. Se estiver só com transporte público até dá para visitar também vários desses lugares, mas demora mais.









Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontopesquisar passagens aéreas, comprar chip de internet para usar no exterior, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

8 comentários:

  1. Nossa, menina, que maravilha! Como você foi parar nessa cidadela? Precisei olhar no mapa e nao tem nada de famoso nas redondezas!
    hahahahaha
    Brincadeiras a parte, (até porque, as fotos das cidades ao caminho, são encantadoras tbm), que preciosidade vocês encontraram!
    Me encantaram as estàtuas.... Da forma disposta, lembra sim as esculturas da Ponte degli Angeli, em Roma e, talvez Matthias Braun tenha pensado o mesmo com a Karlův most.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pesquisei sobre as referências dele pq se for parar toda hora pra isso, não termino post nenhum nunca kkkkk eu tava numa outra cidadezinha ali perto e o pessoal local me levou.

      Excluir
  2. Quando estivemos na República Tcheca fomos apenas à Praga, mas saímos com aquele gostinho de 'quero mais' sabe? Lendo sobre um lugar como Kuks, a vontade de voltar aumenta para desvendar mais o interior do país e fica tão perto de Praga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, precisa voltar mesmo! Esse post é só a pontinha do iceberg do q tem no país além de praga

      Excluir
  3. Que interessante esse antigo hospital! Pelo que entendi dá pra fazer um bate e volta de Praga? Eu passei só um fim de semana em Praga há alguns anos e voltaria com certeza, fiquei com muita vontade de conhecer mais da República Tcheca. E sabe que também tenho fascinação por farmácias antigas? Acho que eram muito mais interessantes e misteriosas que as de hoje hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá sim! Vc com certeza precisa voltar hehehe ps: farmácias atuais são feias e sem graça, não tem nem comparação rs

      Excluir
  4. Bem interessante esse esse antigo hospital em Kuks, não conheço nada da República Tcheca, esse passeio parece legal.

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.