domingo, 15 de janeiro de 2017

5 coisas para fazer em Campinas - SP

Campinas não é um cidade turística, mas seja por conta de negócios, estudos, doença, etc sempre tem muita gente de fora passando por aqui, além dos que se mudam de vez, né? Hoje vou falar sobre 5 coisas para fazer na cidade, algumas que são o mais próximo de atrações turísticas que temos e outras que são bem coisas dos moradores mesmo!



Catedral de Campinas
Catedral de Campinas - ela foi assim por anos, mas agora está restaurada em sua cor original, amarelo!


Praça Carlos Gomes, Campinas
Praça Carlos Gomes



Leia aqui todas as dicas sobre Campinas no blog!



1) Visitar o Centro de Convivência e comprar na feira hippie


Esse programa eu adoro fazer e tento ir pelo menos uma vez ao ano! O Centro de Convivência é uma praça com formato redondo e um teatro no meio. Na verdade são 2 teatros, um subterrâneo e um ao ar livre, o teatro de arena. Os teatros não estão sempre com a melhor conservação, eu confesso, mas o destaque da praça é mesmo a feira de artesanatos (e comidinhas) ao finais de semana pela manhã! Véspera de Natal ou não, ela está sempre cheia!E aliás, nas semanas anteriores ao Natal, ela funciona durante a semana à noite também! Claro que não chega aos pés da feira enorme e muito boa de Belo Horizonte, mas é bem melhor do que a de muita cidade por aí!


Feira de artesanato - feira hippie - Centro de Convivência, Campinas
Feira de artesanato (feira hippie) no Centro de Convivência


Feira de artesanato - feira hippie - Centro de Convivência, Campinas


Teatro de Arena, Centro de Convivência, Campinas
Teatro de Arena (em reforma - 2023)


Teatro de Arena, Centro de Convivência, Campinas



Já testei e recomendo alguns hotéis na cidade: o moderno Radisson Red, o econômico Go Inn e o Ramada Hotel Viracopos, convenientemente pertinho do aeroporto!
Veja aqui sugestões de lugares para conhecer próximos a capitais do Brasil


2) Curtir a Lagoa do Taquaral


Acho que das 5 coisas deste post, essa é a mais popular entre os moradores (mas confesso que eu não curto não). O Parque Portugal, mais conhecido como Lagoa do Taquaral está sempre cheio de gente correndo, andando  de pedalinho, subindo na réplica da caravela Anunciação de Pedro Álvares Cabral (finalmente restaurada) ou até andando no bondinho antigo aos finais de semana. Durante a semana à noite, também tem bastante gente caminhando e correndo ao redor do parque, mas essa já não é uma opção tão segura como era antigamente.


caravela na Lagoa do Taquaral, Campinas
Foto: Paulo Carmona Sanches Neto, CC BY-SA 3.0


Lagoa do Taquaral, Campinas
Foto: Raphael Henrique Figueira, CC BY-SA 4.0


bondinho na Lagoa do Taquaral, Campinas
Foto: Enio Prado, CC BY-SA-3.0


Mapa da Lagoa do Taquaral, Campinas
Mapa do site Campinas Virtual (lá tem mais fotos do parque também!)


Legenda do Mapa: 01 - Administração, 02 - Caravela, 03 - Parada dos Bondes, 04 - Área para Alongamento, 05 - Sanitários, 06 - Estacionamentos, 07 - Ginática e Musculação, 08 - Cantinho do Raciocínio, 09 - Guarda Municipal, 10 - Área para Pic-nic, 11 - Pedalinhos, 12 - Chafariz, 13 - Concha Acústica, 14 - Escoteiros, 15 - Ginásio de Esportes, 16 - Quadras de Tênis / Gate Bol, 17 - Planetário, 18 - Balneário, 19 - Pista de Patinação, 20 - Pista de Skate, 21 - Viveiro dos Pássaros, 22 - Play Ground, 23 - Museu Dinâmico, 24 - Biblioteca, 25 - Centro de Valorização do Idoso, 26 - Pista de Aeromodelismo, 27 - Esplanada das Nações, 28 - Campos de Futebol, 29 - Quadras Poliesportivas, 30 - Kartódromo

Leia mais aqui sobre a Lagoa do Taquaral, aqui sobre o Parque Portugal, aqui sobre a caravela restaurada em 2014 e sobre os bondinhos, restaurados em 2011.


Um passeio incrível para quem adora plantas e flores e na Região Metropolitana de Campinas é o Jardim Botânico Plantarum, em Nova OdessaVeja aqui alguns walking tours diferentes para conhecer Campinas!
Onde beber cerveja artesanal em Campinas e região? 8 cervejarias para conhecer



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook






3) Explorar os distritos de Joaquim Egídio e Sousas


Os distritos de Joaquim Egídio e Sousas (aproximadamente 15 e 10 km do centro da cidade, respectivamente) são bem pacatos durante a semana, mas aos fins de semana o local se transforma! Muita gente aproveita a região para ecoturismo, caminhadas, trilhas, esporte de aventura e as filas nos muitos restaurantes são sempre gigantescas! A minha tática para evitar filas é sair para almoçar no sábado porque no domingo fica praticamente impossível. 


restaurante Estação Marupiara, Joaquim Egídio, Campinas
Nesse casarão rosa fica o famosíssimo restaurante Estação Marupiara, que inclusive inspirou o nome do blog Trilhamarupiara, da blogueira Kellen (essa foto é do blog dela inclusive)!


Na época que fiz faculdade de Turismo, cheguei a fazer um trabalho sobre o turismo e história nos 2 distritos e me encantei visitando a área diversas vezes para fazer as pesquisas (porque muita coisa não se acha na internet!). O casal do blog Eu Vou de Mochila já contou como é andar de quadriciclo em Joaquim Egídio e eu fiquei louca para experimentar! Leia também sobre a Estrada das Cabras no blog Trilhamarupiara.


4) Conhecer as 7 maravilhas de Campinas


Sabiam que Campinas tem as próprias 7 maravilhas? rs Eleitas por uma votação popular, inclui a Lagoa do Taquaral acima e outras seis, como por exemplo a Escola de Cadetes, que tem post exclusivo aqui no blog e que eu finalmente conheci no ano passado! Está no meu projeto para esse ano conhecer ou revisitar todas elas!



As sete maravilhas de Campinas - Escola de Cadetes
Pátio interno da Escola de Cadetes


As sete maravilhas de Campinas - Estação Cultura e Torre do Castelo
Estação Cultura (antiga estação de trens e hoje palco para muitos eventos) e Torre do Castelo (na verdade uma caixa d´água, nada a ver com um castelo de verdade. Aliás a região onde ela está hoje é conhecida como Castelo por conta dessa confusão rs)!


As sete maravilhas de Campinas - Catedral
A catedral é mais uma delas e aí na foto tem também a praça Carlos Gomes e a prefeitura da cidade.




Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required











5) Aproveitar o bairro Cambuí


O Cambuí é definitivamente o bairro mais charmoso e a melhor região para se hospedar na cidade. À noite, é quase o único lugar que tem algum movimento pelas ruas. Durante a semana está sempre cheio por conta dos escritórios e consultórios da área e à noite e fim de semana, continua com um certo movimento por conta das lojas, restaurantes e bares, mas ao mesmo tempo que tem muitos prédios, existem diversas ruas charmosas e que parecem algumas cidades pequenas e calmas do interior paulista ou mineiro.




Onde ficar em Campinas


No bairro Cambuí! O bairro tem muitos bares e restaurantes e é central sem ser perigoso como o centro da cidade que está ali do lado. Tudo o que está entre as avenidas Anchieta, Orosimbo Maia, Norte-Sul (nome oficial José de Souza Campos), Moraes Sales e Irmã Serafina é considerado Cambuí para os campineiros. Mas neste post aqui tem dicas bairro a bairro, de acordo com o que você for fazer em Campinas.

Para quem não quer gastar muito, recomendo o Mr Hostel Business Lodge (mais de negócios e sem a parte "social" de um hostel). Entre os hotéis tradicionais, recomendo o Vitoria Hotel Concept Campinas (hospedou a seleção da Nigéria em 2014), o Meliá Campinas (antigo Tryp - não entrei lá depois da reforma, mas parece que está ótimo e fica muito perto de um dos melhores restaurantes da cidade), o Vitoria Hotel Residence Newport (experimente a sorveteria Sonho de Verão ali perto), o Golden Park Campinas Cambuí (pertinho da feirinha de artesanato aos finais de semana, mas mais antigão - chamava Noumi Park), o  moderno Radisson Red Campinas (também perto da feirinha - leia mais sobre este hotel aqui), o novo e também mais moderno I Am Design Hotel + Residence (um pouco menos perto da maior parte dos bares e restaurantes), o simples e novo Go Inn Campinas (leia mais sobre ele aqui) praticamente ao lado da Prefeitura da cidade, o Cassino Tower Campinas Cambuí ou o Nacional Inn Cambuí Campinas Residence. Esses 2 últimos ficam bem perto um do outro, da prefeitura e da praça da foto abaixo. Sendo bem sincera, eu sempre confundo os 2! rs


Onde se hospedar em Campinas-SP? bairro Cambuí
Praça Carlos Gomes, pertinho da prefeitura e dos 2 últimos hotéis sugeridos


Onde ficar em Campinas-SP? Dicas de hotéis bairro a bairro
Camona do Radisson RED Campinas, que conheci em setembro/2018 e mostrei neste post aqui


Onde ficar em Campinas-SP? Dicas de hotéis bairro a bairro
Esse é o Go Inn, que tem um post específico aqui no blog!



Reserve o seu hotel em Campinas pelos links e banners do blog, não pague nenhum centavo a mais por isso e ajude a manter o blog no ar! Obrigada! Este post contém links para programas de afiliados.














Para conhecer a cidade, faça um tour guiado pelo centro de Campinas!





Transporte em Campinas


Não tem jeito, transporte público em Campinas é caótico e se você está passeando por aqui, não recomendo. Se não estiver de carro, você pode alugar um carro ou utilizar apps de transporte como Uber.




Caso precise alugar um carro para fazer se locomover em Campinas, alugue através da Rentcars, uma de nossas parceiras! Você não paga nenhum centavo a mais e colabora para o blog se manter! No site da Rentcars, é possível comparar preços de aluguel de carro em diversas locadoras. Obrigada!



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

17 comentários:

  1. Adorei Fernanda, preciso conhecer melhor Campinas, ainda não conheço muitos que mostrou! Abraçoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venha! Mas o que vc conheceu por aqui já rendeu até nome pro blog pelo menos! hehehe

      Excluir
  2. Conheço mais o 1 e o 5... Não sabia destas 7 maravilhas! hahahaha
    Tenho uma vaga lembrança do Taquaral e acho que fui numa festa na Escola de Cadetes. Talvez eu passe por aí qualquer dia destes, preciso ir na refinaria em Paulínia, hahaha. Beijo, as fotos estão lindas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Se passar me avise! É essa coisa das 7 maravilhas não é muito divulgada mesmo... mas pq as pessoas não tem muito interesse em fazer turismo por Campinas eu acho.

      Excluir
  3. Preciso começar a visitar Campinas durante o dia!!
    hahahahaha

    Só vou aí pra sair a noite em algum barzinho, e na época de faculdade nas festas da Puc. kkkk

    Adorei as dicas!

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Já passei por Campinas, mas foi um bate e volta por causa do trabalho, gostaria de ter conhecido mais a cidade, uma pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da próxima vez, dá uma voltinha antes ou depois do trabalho!

      Excluir
  5. Uau, faz anos que não dou uma volta por Campinas, e olhe que uma de minhas melhores amigas moram aí. Poliana Poliana, não seja relapsa com suas amigas. :) hehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou te copiar: "Poliana Poliana, não seja relapsa com suas amigas" kkkk

      Excluir
  6. Só fui até Campinas uma vez, em função da confraternização da empresa em um grande Resort que tem aí. Adorei este projeto #MoradorTurista, por mostrar mais das nossas cidades na Rede! Fora você, quem mora em Capinas costuma falar bem da cidade! Obrigada por mostrar um pouco mais dela para nós! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vc tem que voltar!!! Eu sou meio termo com a cidade - não amo de paixão, mas não odeio pq sei que tem muuito lugar que é beeem pior. hehehe

      Excluir
  7. Quanta saudade eu sinto dessa cidade ❤️❤️❤️💙💙💙

    ResponderExcluir
  8. Que saudades de Campinas! Tenho bons amigos aí, e agora posso incluir vc na lista né Fê!?
    Precisamos nos conhecer logoooo!
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Legal saber que tem lugares interessantes para ir sem precisar sair da propria cidade, sempre qu posso dou uma visitada , ja fui no chapadão, bosque jaquitibas, e em Souzas num restaurante muito bom (assim e assado). fico feliz por partilhar informações

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.