sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Patrimônios da UNESCO na Alemanha!

Todo mundo que acompanha o blog já sabe que eu curto muito visitar os locais históricos e tenho interesse por qualquer coisa que tenha a ver com história. Só basta dar uma olhada nos destinos e atrações que acabo visitando (quase nada de praia e muitas ruínas e museus). Quando um dos grupos de blogueiro que participo no facebook resolveu fazer uma blogagem coletiva (links no final do post!) sobre patrimônios da UNESCO, tive muita dúvida sobre o que escrever.
Pensei em escrever sobre os lugares que já visitei (são mais de 60!), sobre os que estão na minha bucket list - por exemplo a Serra da Capivara (leiam este post do RêVivendo Viagens, sobre a crise do local e esperem mais posts da Renata que acabou de voltar de lá), mas a minha paixão pela Alemanha falou mais alto (são mais de 80 posts publicados no blog e muito mais no rascunho)! Não poderia estar in love por um lugar melhor, porque são simplesmente 40 locais no país de Goethe, declarados como patrimônio da humanidade pela UNESCO. Claro que não conheço todos ainda, mas dessa lista imensa aí abaixo, ou eu já conheci (e deixo os links aqui para facilitar a sua pesquisa) ou estão na minha listinha (listona né?) do que ver na Alemanha na(s) minha(s) próxima(s) viagem(ns)!

logo blogagem coletiva #patrimoniosUNESCO

Segue um mapinha com todos eles, para ajudar na localização - dá para você incluir pelo menos um sítio importante em qualquer viagem pela Alemanha! Alguns dos lugares marcados estão inscritos em conjunto na lista da UNESCO e outros locais marcados estão aproximados, pois englobam vários itens. Tem vários locais com esse símbolo que parece um templo grego, um trecho de rio em roxo e até um ponto azul (um local que já fez parte da lista da UNESCO, mas foi retirado da lista)!






Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogSeguros Promo - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!



Vou começar falando pelos que eu conheci (e acabei de descobrir que visitei bem poucos para falar a verdade) e depois a ordem vai ser aleatória. Deixei links para vários outros blogs que visitaram locais que eu ainda não fui. Ah, e fiquei CHOCADA que lugares fantásticos como Heidelberg não estão na lista!!! Como assim??? A Alemanha ainda tem potencial para ter muito mais coisa nessa lista!

Catedral de Colônia


Uma das construções mais imponentes do mundo, foi o motivo principal da minha rápida visita à cidade em 2014. Estava estudando em Frankfurt e acabei passando só um dia em Colônia, mas como o objetivo era mesmo conhecer a catedral, o que vi a mais, foi lucro!

A igreja é a construção gótica mais famosa da Alemanha. A construção começou em 1248 com a pedra fundamental e ela só foi terminada em 1880, seguindo o projeto inicial!!! Ela é tão grande que fica impossível tirar uma foto dela inteira - em várias dessas fotos abaixo eu estava quase deitada no chão! hehehe Acabei não subindo os mais de 500 degraus em uma das torres para ter a vista lá do alto porque estava cansada (e a atração mais legal da cidade não seria visível de lá, né?). Diz a lenda que uma urna dentro da catedral guarda relíquias dos 3 reis magos! Leia mais e veja mais fotos da Catedral de Colônia no post sobre a cidade!

Catedral de Colônia

Catedral de Colônia

Catedral de Colônia


Monumentos Românicos, Catedral de São Pedro e Igreja de Nossa Senhora em Trier


Antes mesmo de começarem as minhas aulas em Frankfurt, fiz questão de ir uns dias mais cedo e conhecer também Luxemburgo ali pertinho e a cidade mais antiga da Alemanha, Trier! Voltei encantada e desejando mais tempo por lá! A cidade é cheia de ruínas romanas (7 consideradas patrimônio pela UNESCO) e a mais impressionante é a Porta Nigra abaixo! Como não se impressionar com a construção que está de pé desde 180 aC???

Leia mais sobre os patrimônios em Trier e outros pontos turísticos na cidade neste post!

Porta Nigra, Trier
Porta Nigra

Kaiserthermen, Trier
Kaiserthermen

Catedral de Trier
Catedral de São Pedro

Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!


* indicates required










Ilha dos Museus (Berlim)


Uma das principais atrações de Berlim é um patrimônio da UNESCO! A ilha bem no meio da cidade é quase que inteiramente dominada por 5 grandes museus e vale muuuito a pena visitá-los, mas mesmo quem não tiver tempo/dinheiro, tem que dar um passeio por ali, porque cada prédio é mais lindo do que o outro! Leia tudo sobre a ilha e sobre os museus neste post!

Ilha dos Museus (Berlim)
Alte Nationalgalerie

Ilha dos Museus (Berlim)
Bodemuseum visto do rio Spree

Ilha dos Museus (Berlim)
Pergamonmuseum (parcialmente fechado para reforma) e Neues Museum

Ilha dos Museus (Berlim)
Altes Museum


Vale do Alto Médio Reno


O mítico rio Reno tem um trecho protegido como patrimônio da humanidade, Eu fiz um cruzeiro por uma manhã começando em Rüdesheim, passando por Bingen (onde começa o trecho em questão) e terminando em Koblenz (fim do trecho considerado patrimônio), mas existem diversas outras opções de passeios de barco. Não reparem nas fotos abaixo em um dia feio e nublado.

Passeio imperdível para quem curte água, castelos, a lenda da Loreley, etc! Leia sobre como foi o cruzeiro no rio Reno aqui e sobre Koblenz aqui!

cruzeiro pelo rio Reno
ruínas do castelo de Ehrenfelds

Assmannhausen - rio Reno
Assmannhausen

St Goar e Schloss Rheinfels - rio Reno
St Goar e Schloss Rheinfels

Koblenz - rio Reno
Chegando em Koblenz

Igreja da Colegiada, Castelo e centro histórico de Quedlinburg


Fiquei encantada com as centenas de casas (mais de mil!) em estilo enxaimel e por isso incluí essa cidadezinha no meu roteiro. Mas a charmosa Quedlinburg na quase inexplorada região de Harz tem também uma igreja e um castelo no rol dos patrimônios da UNESCO e tinha que ser mais conhecida pelos turistas!  Além do Museu do Enxaimel, na cidade também pode-se observar o túmulo do primeiro rei da Alemanha (Henrique I) e um tesouro na catedral! Leia sobre o meu dia em Quedlinburg aqui e sobre como chegar na cidade (e na região) aqui. Foi um dos passeios que mais gostei de fazer na minha última viagem para a Alemanha.

casa enxaimel em Quedlingburg

casa enxaimel em Quedlingburg

Quedlinburg - castelo e igreja

Igreja Colegiada em Quedlinburg

Catedral de Santa Maria e Igreja de São Miguel em Hildesheim


Outra cidade fofíssima que conheci em um bate-volta saindo de Berlim, Hildesheim conta com 2 construções patrimônios da humanidade - as 2 igrejas abaixo. Como se não fosse suficiente, a cidade também é cheia de construções enxaimel encanatadoras! A catedral de Hildesheim é um dos melhores exemplos de igreja em estilo românica preservada! No claustro da catedral fica a provável roseira mais antiga do mundo! Leia sobre o meu mais sobre as 2 igrejas e meu dia em Hildesheim aqui!

Catedral de Santa Maria em Hildesheim
Catedral de Santa Maria

roseira na Catedral de Santa Maria em Hildesheim
roseira milenar no claustro da catedral de Hildesheim

Igreja de São Miguel em Hildesheim
Igreja de São Miguel

Igreja de São Miguel em Hildesheim


Speicherstadt, Kontorhausviertel e Chilehaus em Hamburgo


Essas construções na região portuária de Hamburgo foram as últimas a serem incluídas na lista da UNESCO. Leia mais sobre a Speicherstadt ("cidade dos armazéns"), Kontorhausviertel e a Chilehaus. Veja aqui o que eu fiz em um dia (congelante) em Hamburgo!

Speicherstadt em Hamburgo

Speicherstadt em Hamburgo

Speicherstadt em Hamburgo

Palácios e parques de Potsdam e Berlim


Um conjunto de 150 palácios e parques de Potsdam e Berlim entrou para a lista da UNESCO e claro que não conheci todos! Vejam aqui a lista completa! Leiam sobre meu dia em Potsdam aqui e saibam como aproveitar melhor um bate-volta saindo de Berlim.  Acabei não conhecendo nenhum dos palácios de Berlim que são patrimônio da humanidade porque eles ficam na região de Zehlendorf, bem longinho do que eu queria ver. O Palácio de Charlottenburg em Berlim não é patrimônio da UNESCO (mas deveria ser né?)!


Palácio Sanssouci, Potsdam
Palácio Sanssouci, Potsdam

Palácio Sanssouci, Potsdam
Palácio Sanssouci, Potsdam

Neues Palais, Potsdam
Neues Palais, Potsdam


Catedral de Aachen


A primeira construção declarada patrimônio na Alemanha foi o local de coroação de vários imperadores do Sacro Império Romano! A Aline mora lá e conta bastante sobre a cidade do famoso Carlos Magno no blog A Li Descobrindo a Alemanha




Catedral de Speyer


Outra catedral imponente na Alemanha! Leia mais sobre a Catedral de Speyer e a cidade aqui.

Residência de Würzburg (com jardins da Corte e a praça da Residência)


O palácio dos príncipes-bispos dessa que é uma das principais cidade da Rota Romântica é impressionante! Vale muito a pena conhecer o palácio (Residenz) - uma obra rima do barroco - e a cidade em si, que a Liliane descreveu no blog Trilhas e Cantos!

Residenz, Würzburg
Foto: Liliane Inglez, blog Trilhas e Cantos

Igreja da Peregrinação em Wies


Leia mais aqui sobre essa igreja meio "perdida" no meio da Baviera e que diz a lenda foi testemunha de um milagre!

Ópera Margrave em Bayreth


Leia sobre esse teatro barroco na cidade de Bayreth.

Castelos de Augustusburg e Falkenlust em Brühl


A Aline contou no blog A Li Descobrindo a Alemanha sobre esses 2 castelos na cidade de Brühl!

Câmara Municipal e estátua de Rolando, Bremen


Em uma das cidades que eu mais quero conhecer no norte da Alemanha ficam uma câmara municipal da época que Bremen pertencia à Liga Hanseática e essa estátua de Rolando da foto abaixo! A Paula contou sobre Bremen no blog No Mundo da Paula.

estátua de Rolando, Bremen, Alemanha
Foto: Paula Augot, blog No Mundo da Paula


Centro histórico de Bamberg


Mais uma cidade fofa na Alemanha! Quem conta sobre ela agora é a Francine do blog Viagens que Sonhamos!

Bamberg, Alemanha
A foto mais clássica da cidade. Foto: Francine, do blog Viagens que Sonhamos


Cidade Hanseática de Lübeck


portão Holstentor em Lübeck
Foto da Helô do Aprendiz de Viajante

Há tempos na minha wishlist de viagem! Leia sobre Lübeck no blog Aprendiz de Viajante. O portão Holstentor é o destaque!


Regensburg e Stadtamhof

Mais uma cidade alemã que merece ser visitada! Leia mais aqui e aqui.


Minas de Rammelsberg, Goslar e reservatório de água do Oberharz


3 locais que foram inscritos na UNESCO em conjunto. leia aqui sobre as Minas de Rammelsberg, sobre a cidade de Goslar (que parece ser linda demais!) e sobre o reservatório de água do Oberhartz.

Abadia de Lorsch


A Alemanha é cheia de abadias, mas a de Lorsch é especial! Leia mais aqui!

Mosteiro de Maulbronn


Esse mosteiro está na minha lista do que ver na Alemanha faz tempo! Leia o depoimento do Edson do blog Ligado em Viagem sobre um dos (senão o mais) impressionante mosteiro alemão! É um dos mosteiros cistercienses medievais mais conservados da Europa.


Mosteiro de Maulbronn
Foto: Edson Amorina Jr, blog Ligado em Viagem


Siderurgia de Völklingen


Até uma antiga siderúrgica merece o título da UNESCO por ser considerada de extremo valor histórico pois é a única intacta desde o século XIX! Claro que desempenhou um papel importante na Segunda Guerra Mundial - leia mais aqui!


Fronteiras do Império Romano


As ruínas das antigas fronteiras do império romano estão espalhadas pelo país (aliás, por outros países al´me da Alemanha também) e foram adicionadas à lista em anos diferentes. Leia mais sobre as "limes" e especificamente sobre a fronteira da Germânia.


Sítio fossilífero de Messel


Um sítio cheio de fósseis (principalmente de mamíferos) em Messel (perto de Frankfurt), com ênfase no período Terciário. Leia mais aqui.

Bauhaus e seus sítios em Weimar e Dessau


Bauhaus foi um estilo arquitetônio que surgiu na Alemanha (entenda mais no vídeo abaixo) e alguns de suas construções nas cidades de Weimar e Dessau foram declaradas patrimônios da humanidade. Leia mais na wikipedia, no blog Viagens e Passeios e no blog Pekuliaridades.



Weimar clássica


Além das construções da Bauhaus em Weimar, a parte clássica da cidade também é patrimônio da UNESCO e já foi casa de Goethe e Schiller.

Bosques de faias


Leiam sobre as fascinantes florestas de faias (um tipo de vegetação) na Alemanha no site de turismo do país! Elas estão espalhadas por vários parques nacionais alemães!

Memoriais a Lutero em Eisleben e Wittenberg


Martinho Lutero é uma das grandes personalidades alemãs e possui memoriais significantes nas cidades de Eisleben e Wittenberg. Leia mais na wikipedia e no blog MauOscar (sobre Wittenberg).

Castelo de Wartburg


O Castelo de Wartburg é um dos mais impressionates castelos alemães. Perto do rio Reno (já citado acima) na cidade de Eisenach, ele não é luxuoso, mas impressiona pelo estilo medieval. É uma das fortalezas mais preservadas do mundo e foi aqui que Martinho Lutero passou um tempo traduzindo a bíblia do latim para o alemão no século XVI. Leia mais sobre o castelo e a cidade aqui. Outros links interessantes sobre o castelo são do blog Pekuliaridades (que passou uma noite hospedada lá!) e do blog Viajoteca.

Castelo de Wartburg, Alemanha
Foto: Marthinha Andersen, blog Viajoteca

Jardins de Dessau - Wörlitz


Leia mais sobre os Jardins de Dessau Wörlitz, o primeiro e um dos maiores jardins ingleses da Alemanha e da Europa!

Ilha de Reichenau (Lago Constança - Bodensee)


Uma ilha encantadora no sul da Alemanha! Leia mais aqui. 

Centros Históricos de Stralsund e Wismar


Duas cidades com centro históricos preservados no norte da Alemanha e pouco visitada por turistas infelizmente! Leia mais na wikipedia e também no blog Mundo Globalizado (sobre Stralsund e sobre Wismar).

Bergpark Wilhelmshöhe


Parque impressionante na cidade de Kassel. Leia mais aqui.

Westwerk Carolíngea e Cívitas de Corvey (Abadia de Corvey)


A Abadia de Corvey (perto de Höxley) foi considerada patrimônio pela UNESCO por ter uma arquitetura carolíngia única. Leia mais sobre ela nessa reportagem e na wikipedia.

Sítios palafíticos pré-históricos ao redor dos Alpes


Os sítios palafíticos pré-históricos estão espalhados por diversos países europeus e só alguns deles estão na Alemanha. Leia mais sobre eles na wikipedia.


Fábrica Fagus em Anfeld


Uma fábrica de sapatos, exemplo de arquitetura moderna, no centro da Alemanha (perto de Hannover). Leia mais na wikipedia.


Complexo Industrial da Mina de Carvão de Zollverein em Essen


Leia na wikipedia sobre o complexo que faz parte da Rota Europeia de Herança Industrial (link em inglês).

Parque Muskau-Muzakowski (fronteiriço com a Polônia)


Um parque natural muito bonito, dividido entre Alemanha e Polônia. Leia mais na wikipedia.

Residências Modernistas em Berlim


São vários conjuntos residenciais construídos entre 1910 e 1933 em estilo modernistas por arquitetos influentes, mas acho que esse da foto abaixo é o mais famoso porque o visual aéreo é incrível. Mas sinceramente não vejo graça em visitar e por isso nem fui (fica bem distante dos pontos turísticos em Berlim e eu não veria o prédio de cima!). Além disso, os apartamentos são particulares e até onde eu sei, não se consegue visitar. Leia sobre essa e todas as outras residências na wikipedia.

Hufeisensiedlung, Berlim
Hufeisensiedlung ("ferradura de cavalo"). Foto: Bruno Taut, CC BY-SA 3.0

Wattenmeer ou Mar Frísio (fronteiriço com a Holanda)


O mar sitiado entre as Ilhas Frísias. Leia mais aqui.

Vale do Rio Elba em Dresden (entre 2004 e 2009)


Já contei aqui como foi o meu dia em Dresden e o que eu faria caso tivesse ficado 2 dias na cidade. A cidade é linda demais mesmo! Nem parece que renasceu das cinzas após ter sido quase que completamente destruída na Segunda Guerra Mundial! Mas acabaram inscrevendo um trecho da beira do rio Elba como patrimônio mundial da UNESCO e não o centro da cidade (que mesmo que reconstruído é incrível!). Sendo assim, quando construíram uma ponte moderna (quase que imperceptível a olho nu da parte histórica de Dresden porque fica bem longe), a cidade perdeu o título e fundos para sua preservação também. Lamentável! É um dos poucos patrimônios que perdeu o título em toda a história da UNESCO! Leia mais sobre essa polêmica no blog Manha de AlemanhaBlogue do FranzUOL e Deutsche Welle (link 1 e link 2).

Nessa página da Deutsche Welle (em português), tem 8 opções de rotas pelo país, passando por alguns dos pontos acima.

Patrimônios da UNESCO na Alemnha - Catedral de Colônia, resquícios romanos em Trier e Ilha dos Museus em Berlim

Outros blogs participantes da blogagem coletiva


- Viajonários - Patrimônios Mundiais da UNESCO em Londres
- Lolepocket - Como explorar o melhor das ilhas gregas: um dia em Delos
- Foco no Mundo - Patrimônios da UNESCO para visitar no Brasil
- Destinos por onde andei... - Salvador, Patrimônio Mundial da Unesco
- Mariana Viaja - Conjunto da Pampulha, novo Patrimônio Mundial da Unesco
-Pegadas na Estrada - 15 Parques Nacionais Patrimônios da Unesco que você precisa conhecer
- Família Viagem - Patrimônio Mundial da UNESCO: Estátua da Liberdade
-Viagens que Sonhamos - Pampulha, conhecendo o novo Patrimônio Mundial da Unesco
- Pequeno Grande Mundo - Patrimônios Mundiais da UNESCO em Malta
-Viagens Invisíveis - Os inacreditáveis templos de Angkor, Camboja
- Mineiros na Estrada - O que ver e fazer em Machu Picchu
- Outro blog - Chapada dos Veadeiros | Alto Paraíso de Goiás
- Mochilão Barato - Missões Jesuítas no Paraguai
- Asas pra que te quero - Castelos da Inglaterra: a história da sombria Torre de Londres
- Vaneza com Z - Patrimônios da Humanidade em Portugal: Sintra e Porto
- Trilhas e Cantos - Patrimônios da Unesco no País de Gales: Castelos e Fortificações do Rei Eduardo I
- Projeto 101 Países - Persépolis: a joia preciosa do Irã
- Volto Logo - 7 Patrimônios Culturais da UNESCO para conhecer na América Latina
- Atravessar Fronteiras - Ouro Preto: perfeita aliança entre história e modernidade
- Uma Senhora Viagem - Olinda, Linda Cidade, Lindo Patrimônio
- Coordenadas do Mundo - 8 Patrimônios da Humanidade para visitar na Austrália
- Olhares pelo mundo - Cidade Histórica de Ayutthaya, Patrimônio da UNESCO a um Pulo de Bangkok
- Cantinho de Ná - Palácio de Versalhes. Patrimônio UNESCO com louvor
- Trippolis - Distrito Histórico de Quebec
- Viviendo en el México Mágico - México e a UNESCO!
- Devaneios de Biela - Fortaleza de Suomenlinna: Patrimônio Histórico em Helsinki
- De Mochila e Caneca - Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!
- Ligado em Viagem - Hierápolis-Pamukkale, lindo Patrimônio Mundial da Unesco na Turquia
- Por aí com os Pires - Foz do Iguaçu - Parque Nacional do Iguaçu
- Apure Guria! 5 dicas para visitar o Angkor no Camboja
- E aí, Férias! - Ouro Preto, a cidade patrimônio cultural da UNESCO e ponto focal da Estrada Real
- Virando Gringa - Cidade Proibida - Patrimônio Mundial da Humanidade na China
- Na dúvida, embarque - Itália: o país com mais Patrimônios da Humanidade
- Destino Mundo Afora - Cinco patrimônios mundiais da Unesco para visitar no Brasil e Estados Unidos


Você já curte a fanpage no Facebook, já segue o Twitter, o Instagram, o Google+ e o Pinterest?

36 comentários:

  1. Alemanha sempre encantadora e linda! Várias dicas anotadas ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? Não é à toa que sou apaixonada pelo país!

      Excluir
    2. Não conheço a Alemanha ainda, mas quantas maravilhas você conseguiu mostrar neste post, ficou perfeito. Agora quero ir correndo conhecer tudo.

      Excluir
    3. hahaha tem que ir mesmo pra lá!

      Excluir
  2. Eita Alemanha linda minha gente! ötimo post Fer!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Fernanda!!! Parabéns pela escolha e pela matéria. A Alemanha é demais e tem tanta coisa para ver, né? O passeio de barco no Rio Reno é um dos nossos preferidos, uma verdadeira viagem no tempo! Abraços, Cristina e Renato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Adoro viajar no tempo sempre, mas a Alemanha é especial!

      Excluir
  4. Fernanda! Gosto muito dos seus posts, que são sempre suuuper completos! Você ainda vai fazer muita gente se apaixonar pela Alemanha. Eu também já sou...rsrs
    Obrigada por citar o @trilhasecantos
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Eu tava aqui feliz que o Brasil tem 20 Patrimônios UNESCO. Aí, chego aqui e vejo que a Alemanha tem 40.
    Esse povo não cansa de disputar com a gente não? rsrs

    Brincadeiras a parte, cada lugar lindo, que é difícil escolher um ou dois ou... dez como preferidos! :)
    Dá vontade de imprimir essa lista, pegar um carro e sair pela Alemanha conhecendo cada um.

    Ótimo post! Curti demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá mesmo né? Eu já fui 3x pra lá e conheço tipo 1/5 só aiaiai

      Excluir
  6. Adorei o post! Todas essas informação vão me ajudar no planejamento da minha viagem!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. O encanto da Europa é poder viajar no tempo e na história, né? Ainda não conhecemos a Alemanha, mas fiquei com mais vontade de ir depois desse post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você curte história como eu, certeza que vai amar a Alemanha!

      Excluir
  8. Fernanda, obrigada por trazer tantas belezas deste país incrível! Sou louca pela Alemanha e não vejo a hora de voltar! Já fui 4 vezes e ainda vejo o quanto tenho que conhecer! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que venham muitas outras viagens para a Alemanha para nós então!!!

      Excluir
  9. Nossa, quanta coisa linda!!! Já fui a Berlim, mas sei que ainda tenho muuuuuito o que conhecer na Alemanha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Berlim é sensacional, mas o país tem muuuuita coisa legal fora da capital!

      Excluir
  10. Que post incrível, Fer! Ficou super completo <3

    ResponderExcluir
  11. Meuuu... Viajo demaisss nesses seus posts sobre a Alemanha!

    Cada vez mais ficando mega afim de conhecer esse país!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe tem que ir logo mesmo! E já te digo que é um país barato e sem muito perrengue, dá pra fazer um mochilão por lá fácil, fácil!

      Excluir
  12. Fernanda,isso não se faz colocar muita água na boca de uma viajante apaixonada pela Alemanha !!!!
    Excelente post que pode ser desdobrado em muitos posts. Já visitei alguns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara mesmo que eu tenha deixado todo mundo com água na boca pela Alemanha! É um país imperdível!

      Excluir
  13. Tá, para tudo! Sambou nos posts das companheiras, hahaha... Alemanha now!
    Adorei o post e as fotos... quero muito!!! bj

    ResponderExcluir
  14. Nossa, quanta coisa linda! Eu também adoro visitar essas atrações listadas pela Unesco, são sempre fantásticas, amei as dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ótima ideia porque dificilmente decepcionam! Obrigada!

      Excluir
  15. Gente!! Como tem coisas lindas no meu país preferido... ainda faltam alguns para eu conhecer e me apaixonar... Eu sou tão obcecada com Alemanha que em vez de cortar destinos da lista, ela só aumenta. Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha mesmo caso por aqui! A lista só aumenta!

      Excluir
  16. Conheço algumas dessas maravilhas!!Alemanha é incrivelmente linda!!Cheia de cantinhos e Castelos maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo! Estou louca para voltar e conhecer outras!

      Excluir