quinta-feira, 17 de julho de 2014

Minha bucket list de viagem - No Brasil

Continuando a minha bucket list, hoje segue a parte do Brasil. Para quem não sabe o que é uma bucket list, é uma lista de coisas para fazer antes de morrer. Esta aqui é dos lugares que quero conhecer no Brasil. Leiam mais sobre bucket list e como o termo surgiu.

Os lugares não tem uma ordem exata. A ordem sempre vai mudando conforme os livros que leio, os filmes que vejo, os relatos de viagem em outros blogs, etc. Como a lista ficou enorme, tive que dividir em internacional e nacional. Infelizmente, tem vários destinos aqui pouco visitados e divulgados, Agradeço desde já a todos os blogueiros que autorizaram a utilização das fotos neste post!

01) Parque Nacional da Serra da Capivara


Adoro história e por diversos motivos, atrativos pré-históricos são raros. Já visitei as câmaras mortuárias de Antequera (Espanha), com "só" uns 4 mil anos. Desde criança, sempre fui louca para conhecer a Serra da Capivara, o Museu do Homem Americano e a arte rupestre que o Riq contou lá no Viaje na Viagem. Pena que o governo não reconhece a importância e não dá o menor apoio - sinto que se eu não correr, nunca vou conseguir visitar porque o parque não tem a conservação que merece.


arte rupestre na Serra da Capivara
Foto: Riq Freire




02) Brasília


A cidade entrou na minha lista uns 10 anos atrás depois que fiz um trabalho sobre ela na faculdade. Apesar de não ser chegada em arte moderna, me apaixonei pela arquitetura moderna da cidade. Adorei os posts da Guta, no blog Vambora. Sempre ia adiando porque os hotéis por lá são caros e não quero ir somente um final de semana. A gente sabe que está aqui pertinho e fácil e vai deixando para depois... Conheci em janeiro/2016 e voltei 2x em 2018. Leiam os posts aqui!!


interior da catedral de Brasília
Foto: Guta C.


03) Belém e Ilha de Marajó


Não sei exatamente porque entrou na lista, mas já está aqui faz tempo. Belém parece ser linda, tenho curiosidade para conhecer o Mercado Ver-o-peso, a Estação das Docas (na foto) e os búfalos da Ilha de Marajó (que acabei vendo primeiro na África do Sul - ainda devendo os posts sobre os safáris). Para conhecer mais, leiam os posts da Jackie, do Viaje Sim.

Estação das Docas, Belém
foto: Jackeline Mota


04) Diamantina


Já conheci uma parte da Estrada Real e o que mais quero conhecer ali é a histórica Diamantina. O casal Nerds Viajantes conta no blog deles (e ainda dá dicas para tirar fotografias assim!).


Foto: Helder Ribeiro


05) Goiás e Pirenópolis


Muito antes de ver na novela da Globo, eu já sabia que a cidade de Goiás era uma daquelas cidades históricas que eu acho lindas, assim como várias cidades mineiras que já conheço. A cidade de Cora Coralina parece ideal para visitar em uma mesma viagem que Pirenópolis, que desconfio que vou gostar desde este post da Fragata Surprise. Site das Cidades Históricas de Goiás. Conheci Piri em jan/2020!


Matriz do Rosário, Pirenópolis
Foto: Cyntia Campos


06) Recife e Olinda


Como gosto de locais históricos, Recife e Olinda não poderiam ficar de fora dessa lista depois que vi as fotos dos meus pais que já foram para lá. Passei 1 mês maravilhoso hospedada em Recife, incluindo o Carnaval, no começo de 2019!


Igrejas de Olinda
Foto: Anna Martinelli

07) Missões Jesuíticas


A Argentina e o Paraguai também tem missões,  mas quero conhecer mesmo São Miguel das Missões, no RS (que aliás apareceu em uma das minhas séries preferidas, A Casa das 7 Mulheres). A Natália, do blog Como Viaja, já esteve por lá.

São Miguel das Missões
Foto: Natália Molina

08) Fazendas de café no interior de São Paulo e Rio de Janeiro


Já babei em diversas fazendas que apareceram em novelas e minisséries, que ficam em várias cidades de SP e RJ: Itu, Limeira, São Carlos, Bananal, Vassouras, etc. Nem ficam longe, mas sempre vai ficando para depois. Hoje muitas delas viraram hotéis. Esta da foto é a Fazenda Vista Alegre, em Valença, visitada pelo simpático casal Janaína e Erik do blog Jeguiando. Adoro essa decoração que parece os castelos e palácios pela Europa.


Fazenda Vista Alegre, Valença
Sala de música da fazenda Vista Alegre, foto: Erik Araújo


09) Manaus


Morei em Manaus por alguns meses antes de ter 1 ano de idade, o que é uma pena, já que não tem como lembrar de alguma coisa. Ás vezes fico pensando em como minha vida seria se meus pais não tivessem voltado para São Paulo e eu tivesse crescido por lá e por isso queria muito conhecer a cidade! Adorei os posts do blog Esse Mundo é Nosso, que me ajudaram a ter um ideia dos lugares que meus pais sempre falaram. Conheci Manaus em 2022!


Teatro Amazonas, em Manaus
Foto: Adolfo Nomelini


10) PETAR


Desde a faculdade (que tive aulas com um espeleologista) quero conhecer as cavernas no Parque Estadual Turístico do Alto da Ribeira - PETAR. Mas acredito que as cavernas lá são mais aventura do que as Cango Caves, na África do Sul. A Carol conta como é a visita lá no blog Mochilão Trips e dá várias dicas práticas.


cavernas do PETAR
Foto: Carol Moreno

11) Pôr do sol em João Pessoa


Mais do que as praias, em João Pessoa gostaria de presenciar o famoso pôr do sol ao som do Bolero de Ravel (a música clássica que mais gosto). Abaixo um vídeo que encontrei no Youtube - em 2019 fiz um bate-volta para João Pessoa quando estava em Recife!


Jurandy do Sax tocando o Bolero de Ravel em mais um pôr do sol
Foto: Marcelo Lemos





12) Conservatória


Uma cidade pequena no interior do Rio de Janeiro, onde queria ver como é uma seresta, além de ver a cidadezinha bonitinha. A Karla do blog Viaje Comigo, Amigo é fã!

Conservatória
Foto: Karla Gê


Ufa! Viram porque tive que dividir esse post? A minha lista completa é imensa! Não me recuso a ir para outros lugares que não estejam nesta lista ou repedir lugares que já conheço. Tudo dependendo do melhor roteiro, da época, da companhia, do preço, etc, mas os destinos daqui serão sempre prioridade! E mais uma vez, obrigada a todos os blogueiros que emprestaram as fotos!


2 comentários:

  1. O Parque Nacional da Serra da Capivara também está na minha lista! Quero conhecer ainda os Lençóis Maranhenses, Bonito, Monte Roraima, Japalapão, Noronha e muitos outros! A lista nunca acaba, né?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não mesmo hehehe desses aí já conheci Bonito e Lençóis mas bem antes de ter o blog rs.

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.