sexta-feira, 11 de março de 2016

A região de Harz na Alemanha

Sabem a cidadezinha LINDA que falei no último post - Quedlinburg? Ela não é a mais fácil de se chegar, mas também não é a mais difícil (saindo de Berlim). Eu não tive dúvidas - segui a dica do casal do Agenda Berlim e peguei o trem Harz-Berlin-Express em um fim de semana, que inclusive sai muito barato (19 euros ida E volta!).

Quedlinburg, Alemanha

Quedlinburg, Alemanha

Quedlinburg, Alemanha

Rathaus Quedlinburg, Alemanha

Não é um bate-volta tranquilo porque são muitas horas de viagem (3h pra ir e 3h pra voltar!!!) e normalmente isso é uma loucura!! A vantagem aqui é que Quedlinburg é tão pequena que o tempo curto que você passar na cidade vai ser suficiente e claro, as casinhas enxaimel e o castelo valem MUITO a pena! Não é à toa que a cidade foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO ha´cerca de 20 anos. Para diminuir esse tempo de locomoção, o melhor jeito é dormindo em Magdeburg. Neste post, tenho dica de um super hotel na cidade!



Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogSeguros Promo - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!




As montanhas de Harz


Segundo a Wikipedia, "Harz é a mais extensa e elevada cadeia montanhosa do norte da Alemanha. As colinas e montes que a compõem estendem-se através de parte importante dos estados de NiedersachsenSachsen-Anhalt e Turíngia. O nome Harz deriva da palavra Hardt ou Hart, de raiz germânica que significa montanha florestada."

mapa das montanhas de Harz, Alemanha
mapa da região (retirado da Wikipedia)

Na região está o Parque Nacional do Harz, com florestas e pântanos e o pico mais alto (Brocken) constantemente encoberto por neblina. Esse cenário "assustador" deu origem à diversas lendas e a região é conhecida como o local das bruxas na Alemanha! Claro que o turismo se aproveitou dessas lendas e hoje existem lojas, pontos turísticos e festivais baseados nas lendas das bruxas. O vídeo abaixo (em inglês) mostra o pico Brocken e um pouco da região.



Nos museus sobre Berlim (e a Alemanha) socialista, eu já tinha aprendido que as montanhas de Harz eram um destino popular para as férias dos alemães no regime socialista (dentre as poucas alternativas possíveis).

Como chegar e circular?


A região de Harz não fica tão longe de Berlim, Hannover ou Magdeburg, sendo que normalmente saindo das 2 primeiras, é necessário trocar de trem em Magdeburg. Existem alguns ônibus que também fazem este trajeto e são um pouco mais demorados. Os trechos de trem podem ser comprados pelo site da Deutsche Bahn para qualquer dia da semana e as passagens de ônibus, no site da Berlinlinienbus ou da Flixbus (menos opções de horários, mas mais baratos).

Harz-Berlin-Express

Além da Deutsche Bahn, existe também a HarzElbe Express ou HEX, com várias linhas na região de Harz. Aos fins de semana, o preço é promocional para incentivar o turismo e o trem que eu peguei estava cheio de famílias alemãs passeando. Os trens da DB tem valores variados (vão aumentando conforme a proximidade do dia) então o HEX é uma ótima opção (mais barato na maioria das vezes e principalmente de fim de semana). É possível consultar os horários do HEX nas máquina da DB nas estações em Berlim, mas não é possível comprar.

Você deve comprar com o cobrador que estará dentro do trem e passa de assento em assento. O trem se divide em Halberstadt conforme a imagem abaixo, mas o cobrador já indica em qual vagão você deve sentar de acordo com o seu destino. Ah, na Berlin Hauptbahnhof, o trem parava na plataforma 13, mas melhor confirmar chegando lá (a estação é gigantesca e no site não tem informação sobre a plataforma!).

Harz-Berlin-Express
O Harz-Berlin-Express passa pelas principais estações de trem em Berlim e se divide para atender diversas cidades do Harz.

É claro que é sempre possível alugar um carro para conhecer a região! Vejam esse post sobre nossa parceira para aluguel de carro!


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!


* indicates required










Quais cidades são as mais interessantes para conhecer no Harz?


Além da fofíssima Quedlinburg, eu gostaria de conhecer Wernigerode, Halberstadt e Goslar com certeza (e talvez Thale e Halle). Inclusive quando estive na região no começo de novembro/2014, estava acontecendo um festival de chocolate em Wernigerode!

Prefeitura em Wernigerode, Alemanha
Prefeitura em Wernigerode - Por Albion em Wikipédia em alemão, CC BY-SA 3.0

Castelo de Wernigerode, Alemanha
Castelo de Wernigerode - By Norbert Kaiser - Own work, CC BY-SA 3.0
Hotel Kaiserworth em Goslar
Hotel Kaiserworth em Goslar - CC BY-SA 3.0

Impossível não morrer de vontade de conhecer essas cidades, não é? Ah, não deixe de experimentar o queijo tradicional (Harzer Käse) e o doce Harzer Baumkuchen. Indico o Instagram de um morador da região que eu adoro: Pilo! Vocês vão babar com as fotos dele!


Você já curte nossa fanpage no Facebook, já segue o nosso Twitternosso Instagram e o Google+?

Nenhum comentário:

Postar um comentário