sexta-feira, 11 de março de 2016

A região de Harz na Alemanha

Sabem a cidadezinha LINDA que falei no último post - Quedlinburg? Ela não é a mais fácil de se chegar, mas também não é a mais difícil (saindo de Berlim). Eu não tive dúvidas - segui a dica do casal do Agenda Berlim e peguei o trem Harz-Berlin-Express em um fim de semana, que inclusive sai muito barato (19 euros ida E volta!).

Quedlinburg, Alemanha

Quedlinburg, Alemanha

Quedlinburg, Alemanha

Rathaus Quedlinburg, Alemanha

Não é um bate-volta tranquilo porque são muitas horas de viagem (3h pra ir e 3h pra voltar!!!) e normalmente isso é uma loucura!! A vantagem aqui é que Quedlinburg é tão pequena que o tempo curto que você passar na cidade vai ser suficiente e claro, as casinhas enxaimel e o castelo valem MUITO a pena! Não é à toa que a cidade foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO ha´cerca de 20 anos. Para diminuir esse tempo de locomoção, o melhor jeito é dormindo em Magdeburg. Neste post, tenho dica de um super hotel na cidade!



Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogSeguros Promo - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!




As montanhas de Harz


Segundo a Wikipedia, "Harz é a mais extensa e elevada cadeia montanhosa do norte da Alemanha. As colinas e montes que a compõem estendem-se através de parte importante dos estados de NiedersachsenSachsen-Anhalt e Turíngia. O nome Harz deriva da palavra Hardt ou Hart, de raiz germânica que significa montanha florestada."

mapa das montanhas de Harz, Alemanha
mapa da região (retirado da Wikipedia)

Na região está o Parque Nacional do Harz, com florestas e pântanos e o pico mais alto (Brocken) constantemente encoberto por neblina. Esse cenário "assustador" deu origem à diversas lendas e a região é conhecida como o local das bruxas na Alemanha! Claro que o turismo se aproveitou dessas lendas e hoje existem lojas, pontos turísticos e festivais baseados nas lendas das bruxas. O vídeo abaixo (em inglês) mostra o pico Brocken e um pouco da região.



Nos museus sobre Berlim (e a Alemanha) socialista, eu já tinha aprendido que as montanhas de Harz eram um destino popular para as férias dos alemães no regime socialista (dentre as poucas alternativas possíveis).


Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook






Como chegar e circular?


A região de Harz não fica tão longe de Berlim, Hannover ou Magdeburg, sendo que normalmente saindo das 2 primeiras, é necessário trocar de trem em Magdeburg. Existem alguns ônibus que também fazem este trajeto e são um pouco mais demorados. Os trechos de trem podem ser comprados pelo site da Deutsche Bahn para qualquer dia da semana e as passagens de ônibus, no site da Berlinlinienbus ou da Flixbus (menos opções de horários, mas mais baratos).

Harz-Berlin-Express

Além da Deutsche Bahn, existe também a HarzElbe Express ou HEX, com várias linhas na região de Harz. Aos fins de semana, o preço é promocional para incentivar o turismo e o trem que eu peguei estava cheio de famílias alemãs passeando. Os trens da DB tem valores variados (vão aumentando conforme a proximidade do dia) então o HEX é uma ótima opção (mais barato na maioria das vezes e principalmente de fim de semana). É possível consultar os horários do HEX nas máquina da DB nas estações em Berlim, mas não é possível comprar.

Você deve comprar com o cobrador que estará dentro do trem e passa de assento em assento. O trem se divide em Halberstadt conforme a imagem abaixo, mas o cobrador já indica em qual vagão você deve sentar de acordo com o seu destino. Ah, na Berlin Hauptbahnhof, o trem parava na plataforma 13, mas melhor confirmar chegando lá (a estação é gigantesca e no site não tem informação sobre a plataforma!).

Harz-Berlin-Express
O Harz-Berlin-Express passa pelas principais estações de trem em Berlim e se divide para atender diversas cidades do Harz.

É claro que é sempre possível alugar um carro para conhecer a região! Vejam esse post sobre nossa parceira para aluguel de carro!

Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!


* indicates required









Quais cidades são as mais interessantes para conhecer no Harz?


Além da fofíssima Quedlinburg, eu gostaria de conhecer Wernigerode, Halberstadt e Goslar com certeza (e talvez Thale e Halle). Inclusive quando estive na região no começo de novembro/2014, estava acontecendo um festival de chocolate em Wernigerode!

Prefeitura em Wernigerode, Alemanha
Prefeitura em Wernigerode - Por Albion em Wikipédia em alemão, CC BY-SA 3.0

Castelo de Wernigerode, Alemanha
Castelo de Wernigerode - By Norbert Kaiser - Own work, CC BY-SA 3.0
Hotel Kaiserworth em Goslar
Hotel Kaiserworth em Goslar - CC BY-SA 3.0

Impossível não morrer de vontade de conhecer essas cidades, não é? Ah, não deixe de experimentar o queijo tradicional (Harzer Käse) e o doce Harzer Baumkuchen. Indico o Instagram de um morador da região que eu adoro: Pilo! Vocês vão babar com as fotos dele!


Você já curte nossa fanpage no Facebook, já segue o nosso Twitternosso Instagram e o Google+?

2 comentários:

  1. Que delícia!! Morei 6 meses em Berlim e não conheci essas cidades!! Pelas fotos, não tinha ainda mercados de Natal quando vc esteve por lá, né? Morro de vontade de voltar à Alemanha para visitar mercados de Natal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não. Só peguei os mercados de Natal nas minhas 2 últimas semanas em Berlim e aí fiquei pela cidade mesmo e não visitei outras. Aproveitei pra conhecer vários mercados de Berlim e escrevi aqui sobre eles: http://www.taindopraonde.com.br/2015/10/mercados-de-natal-berlim-alemanha-weinachten-markt-christmas-market.html

      Excluir