quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Dicas para alugar carro (e dirigir) no Brasil e no exterior!

Para trazer mais comodidades para os leitores e melhorar a sessão "Planejando sua viagem", agora o blog "Tá indo pra onde?" é parceiro do site Rentcars! Procurando na caixa de busca aí na lateral direita do blog ou em qualquer banner ou link da Rentcars espalhado pelo blog, você pode comparar o preço e condições de várias locadoras de carro pelo mundo e encontrar a mais conveniente e o menor preço! A Rentcars é um site de busca (como o Booking) e trabalha com diversas empresas reconhecidas no mercado como Localiza, Hertz, Europcar, Avis, Movida e outras. Como é uma empresa brasileira, existem diversas vantagens para nós brasileiros, deixando tudo ainda mais simples e mais barato (mais detalhes sobre isso lá no final do post!).


Dicas para alugar carro (e dirigir) no Brasil e no exterior!
Foto Pixabay com licença de reprodução


logo rentcars

Compilei neste post várias dicas de amigos, familiares e da própria Rentcars sobre o que um turista deve se preocupar ao alugar um carro e dirigir no exterior (ou até aqui dentro do Brasil mesmo), além de vários posts sobre o assunto de diversos blogueiros que já cansaram de alugar carro nas férias:


Dicas para alugar carro no exterior


Aprendam sobre as regras de trânsito do país onde vão alugar o carro


Óbvio, não? Meu pai e um amigo já levaram uma super bronca de uma policial norte-americana porque em pleno deserto perto de Las Vegas, com a visão a perder de vista, eles não pararam o carro 100% - apenas diminuíram para seguir em frente!




Não se esqueçam que em muitos países, o pessoal dirige do lado contrário, por exemplo na Inglaterra e na África do Sul!!! Isso dá um nó na cabeça!

Quem pode locar um carro? 


A idade mínima padrão é 25 anos, mas pode variar de país para país. Algumas locadoras oferecem a opção de pagamento da taxa, que permite ao viajante locar mesmo abaixo da idade mínima exigida. Mais do que necessário verificar, caso seja a sua situação. *informações da Rentcars



Dicas para alugar carro (e dirigir) no Brasil e no exterior!


Qual a habilitação necessária?


O primeiro ponto é ter a habilitação condizente com o veículo que deseja. No Mercosul o viajante deve ter a carteira nacional de habilitação (CNH) permanente válida. Se for viajar entre os países do Mercosul, é preciso ter a Carta Verde – um documento que habilita o trânsito entre Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e Venezuela. Na Europa é recomendável que se tenha a  permissão internacional  para dirigir (PID) mais o passaporte, enquanto nos EUA, o único estado que pode solicitar a carteira internacional é o estado da Georgia. Demais estados não há esta necessidade e pode-se viajar com a CNH brasileira, aliada ao passaporte. *informações da Rentcars


Confirmem essas informações, porque isso pode mudar a qualquer momento! Passo a passo para tirar a PID abaixo.

Cartão de crédito internacional é necessário?


Geralmente sim, pois será usado na caução de garantia – as locadoras bloqueiam um valor caução no cartão de crédito do cliente, mas que será liberado após a devolução do carro. Além disso, o cartão deve estar dentro do prazo de validade, em nome do locatário, vinculado a uma instituição bancária e com limite de crédito disponível para a caução. 
*informações da Rentcars.


Posso devolver o carro em um lugar diferente do que retirei?

Eu nunca vi um caso onde não pudesse, mas na grande maioria dos casos, não vale a pena! É muito mais caro mesmo!


Qual seguro devo comprar?


Eu sempre digo que é melhor se garantir, então opte pela cobertura mais completa possível. O pessoal da Rentcars recomenda esses daqui no site deles:

"LDW/CDW – Proteção por Danos ao Veículo:
Proteção contra roubo, furto, incêndio, perda total, danos ou avarias causados ao veículo locado por colisões ou acidentes, cabendo ao locatário arcar apenas com a franquia/co-participação estabelecida em contrato de até R$2.000,00.
ALI/LIS – Proteção Contra Terceiros:
Proteção contra danos materiais e pessoais causados a terceiros em razão de acidentes com o veículo locado. Limites de cobertura e valor da coparticipação na franquia estabelecidos em contrato de locação.
PAI – Proteção para os ocupantes do veículo:
Despesas médicas, assistência e resgate ao locatário e ocupantes do veículo locado decorrentes de colisão ou acidente com o veículo.
RSA/RSN – Serviço de assistência na estrada:
No exterior. Serviço de assistência na estrada em caso de extravio de chaves ou do dispositivo de abertura do veículo (controle remoto), troca de pneus, guincho no caso o veículo não funcionar e envio de gasolina em caso de emergência."

Devo devolver o carro com o tanque cheio ou vazio?


Alguns dos pacotes da Rentcars já incluem o serviço de tanque de combustível, que permite a devolução com tanque vazio. Se este serviço não fizer parte do seu pacote ou não for contratado diretamente no balcão, o veículo deverá ser abastecido. Caso contrário, a locadora cobrará a diferença, a um valor maior do que você pagaria reabastecendo o veículo pessoalmente em um posto de combustível (lembre-se que no exterior geralmente quem enche o tanque é você! Mais dicas sobre isso abaixo).


Preciso de um GPS?


Obrigatório não é, mas facilita, é claro. Hoje é muito fácil ter aplicativos diversos no celular para ajudar nessa função. Eu não confio 100% em tecnologia porque a bateria do celular sempre acaba na hora que você mais precisa ou o sinal some também bem na hora H. Mas nem todo mundo se vira bem com mapa de papel -  ainda bem que eu me dou super bem! Confira os preços porque por exemplo nos EUA, geralmente vale mais a pena comprar um GPS no primeiro dia lá do que alugar um.


Groot Constantia - África do Sul
Qualquer coisa que você faça, NÃO vá misturar bebida e direção - em nenhum lugar do mundo!!!

Dicas para dirigir no exterior



Dicas para dirigir carro automático, no blog E aí, férias!
Dicas para dirigir em Orlando, inclusive como colocar gasolina no carro no blog Disney Guia
Dicas para dirigir na Califórnia, no blog Acontece no Vale
Taxas extras no aluguel do carro, no blog Disney Guia
Dicas para dirigir nos EUA, blog Gaby no Canadá
Dicas para dirigir no inverno na Alemanha (neve), no Viagem Hamburgo
Dicas para dirigir e regras de trânsito na Alemanha no site da Deutsche Welle
Dicas sobre estacionamento na Alemanha, no blog Manha de Alemanha
Dicas para dirigir na Itália, no blog ItaliAna
Dicas para dirigir na Austrália, no blog Rodei
Dicas para dirigir em Barbardos, no blog Viagens que Sonhamos
Regras sobre cadeirinnhas no Canadá, no blog Baianos no Polo Norte
Dicas para dirigir na neve, no blog Pelo Mundo
Outras dicas para dirigir na neve (e na Itália), no blog ItaliAna
Informações oficiais do Denatran sobre a PID









Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required

Email Address *
First Name
Last Name





Além do que já falei lá no começo do post, acho importante ressaltar que eles oferecem diversas vantagens para brasileiros, como parcelamento em até 12x sem juros nos cartões Visa e Mastercard e reservas pagas em reais - economizando o IOF! Isso é possível, pois a Rentcars é uma empresa brasileira. Pagando com boleto bancário, existe um desconto de 5% e eles garantem o menor preço! A diferença é reembolsada caso você encontre uma opção (nas mesmas condições) mais barata em outro lugar!

São mais de 140 locadoras no Brasil e no exterior, sendo possível alugar carros em mais de 60 países com atendimento ao cliente 100% em português, 7 dias por semana. O sistema de consulta e reserva está disponível online 24h/dia.


Dicas para alugar carro (e dirigir) no Brasil e no exterior!


Roadtrips aqui no blog


estrada em Capitólio - MG
estrada em Capitólio - MG, perto do restaurante do Turvo e da represa de Furnas

Congonhas - MG
O Santuário em Congonhas - MG e os profetas do Aleijadinho


Confesso que esse não é meu tipo preferido de viagem, afinal nem aqui na minha cidade mesmo eu gosto de dirigir... Mas não é por isso que não tenho vários exemplos de roadtrip por aqui! A minha primeira viagem internacional foi de quase um mês por Califórnia e Las Vegas quando ainda era pré-adolescente. Muito tempo depois, veio uma semana nas Cidades Históricas mineiras (mas fiz também outra viagem para a mesma região em um feriado de 4 dias caso você tenha menos tempo). Como tenho parentes que moram entre a Serra da Canastra e a Represa de Furnas, já fiz várias roadtrips para lá! E a última viagem desse tipo foi na África do Sul, pela Rota Jardim e Rota 62.


estrada entre Paarl e Robertson
Visual incrível na estrada entre Paarl e Robertson, na África do Sul

estrada entre Paarl e Robertson
Visual incrível na estrada entre Paarl e Robertson, na África do Sul


Quer se divertir com filmes de roadtrips??? Aqui tem uma seleção deles!!!

E aí, animado para programar a sua roadtrip? Qualquer dúvida, é só deixar nos comentários do post!


Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem 12x sem juros






Este post contém links para programas de afiliados.


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontopesquisar passagens aéreas, comprar chip de internet para usar no exterior, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.