sexta-feira, 11 de março de 2016

A região de Harz na Alemanha

ATUALIZADO EM 15/02/2020

Sabem a cidadezinha LINDA que falei no último post - Quedlinburg? Ela não é a mais fácil de se chegar, mas também não é a mais difícil (saindo de Berlim). Eu não tive dúvidas - peguei o trem Harz-Berlin-Express em um fim de semana, que inclusive sai muito barato (19 euros ida E volta!).


Quedlinburg, Alemanha

Quedlinburg, Alemanha

Quedlinburg, Alemanha

Rathaus Quedlinburg, Alemanha


Não é um bate-volta tranquilo porque são muitas horas de viagem (3h pra ir e 3h pra voltar!!!) e normalmente isso é uma loucura!! A vantagem aqui é que Quedlinburg é tão pequena que o tempo curto que você passar na cidade vai ser suficiente e claro, as casinhas enxaimel e o castelo valem MUITO a pena! Não é à toa que a cidade foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO ha´cerca de 20 anos. Para diminuir esse tempo de locomoção, o melhor jeito é dormindo em Magdeburg. Neste post, tenho dica de um super hotel na cidade!




Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa







As montanhas de Harz


Segundo a Wikipedia, "Harz é a mais extensa e elevada cadeia montanhosa do norte da Alemanha. As colinas e montes que a compõem estendem-se através de parte importante dos estados de NiedersachsenSachsen-Anhalt e Turíngia. O nome Harz deriva da palavra Hardt ou Hart, de raiz germânica que significa montanha florestada."

mapa das montanhas de Harz, Alemanha
mapa da região (retirado da Wikipedia)



Na região está o Parque Nacional do Harz, com florestas e pântanos e o pico mais alto (Brocken) constantemente encoberto por neblina. Esse cenário "assustador" deu origem à diversas lendas e a região é conhecida como o local das bruxas na Alemanha! Claro que o turismo se aproveitou dessas lendas e hoje existem lojas, pontos turísticos e festivais baseados nas lendas das bruxas. O vídeo abaixo (em inglês) mostra o pico Brocken e um pouco da região.


Europa no verão: 10 dicas essenciais



Nos museus sobre Berlim (e a Alemanha) socialista, eu já tinha aprendido que as montanhas de Harz eram um destino popular para as férias dos alemães no regime socialista (dentre as poucas alternativas possíveis).



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook





Como chegar na região de Harz e circular por lá?


A região de Harz não fica tão longe de Berlim, Hannover ou Magdeburg, sendo que normalmente saindo das 2 primeiras, é necessário trocar de trem em Magdeburg. Existem alguns ônibus que também fazem este trajeto e são um pouco mais demorados. Os trechos de trem podem ser comprados pelo site da Deutsche Bahn para qualquer dia da semana e as passagens de ônibus, no site pela Flixbus (mais barato). Tem ônibus da Flixbus para Quedlinburg, Wernigerode e Halberstadt (fev/2020).





Harz-Berlin-Express


Além da Deutsche Bahn, existe também a HarzElbe Express ou HEX, com várias linhas na região de Harz. Aos fins de semana, o preço é promocional para incentivar o turismo e o trem que eu peguei estava cheio de famílias alemãs passeando. Os trens da DB tem valores variados (vão aumentando conforme a proximidade do dia) então o HEX é uma ótima opção (mais barato na maioria das vezes e principalmente de fim de semana). É possível consultar os horários do HEX nas máquina da DB nas estações em Berlim, mas não é possível comprar.

Você deve comprar com o cobrador que estará dentro do trem e passa de assento em assento. O trem se divide em Halberstadt conforme a imagem abaixo, mas o cobrador já indica em qual vagão você deve sentar de acordo com o seu destino. Ah, na Berlin Hauptbahnhof, o trem parava na plataforma 13, mas melhor confirmar chegando lá (a estação é gigantesca e no site não tem informação sobre a plataforma!).


Harz-Berlin-Express
O Harz-Berlin-Express passa pelas principais estações de trem em Berlim e se divide para atender diversas cidades do Harz.



É claro que é sempre possível alugar um carro para conhecer a região! Vejam esse post sobre nossa parceira para aluguel de carro!


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required











Quais cidades são as mais interessantes para conhecer no Harz?


Além da fofíssima Quedlinburg, eu gostaria de conhecer Wernigerode, Halberstadt e Goslar com certeza (e talvez Thale e Halle). Inclusive quando estive na região no começo de novembro/2014, estava acontecendo um festival de chocolate em Wernigerode!


Prefeitura em Wernigerode, Alemanha
Prefeitura em Wernigerode - Por Albion em Wikipédia em alemão, CC BY-SA 3.0

Castelo de Wernigerode, Alemanha
Castelo de Wernigerode - By Norbert Kaiser - Own work, CC BY-SA 3.0
Hotel Kaiserworth em Goslar
Hotel Kaiserworth em Goslar - CC BY-SA 3.0


Impossível não morrer de vontade de conhecer essas cidades, não é? Ah, não deixe de experimentar o queijo tradicional (Harzer Käse) e o doce Harzer Baumkuchen. Indico o Instagram de um morador da região que eu adoro: Pilo! Vocês vão babar com as fotos dele!


A região de Harz na Alemanha



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

14 comentários:

  1. Que delícia!! Morei 6 meses em Berlim e não conheci essas cidades!! Pelas fotos, não tinha ainda mercados de Natal quando vc esteve por lá, né? Morro de vontade de voltar à Alemanha para visitar mercados de Natal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não. Só peguei os mercados de Natal nas minhas 2 últimas semanas em Berlim e aí fiquei pela cidade mesmo e não visitei outras. Aproveitei pra conhecer vários mercados de Berlim e escrevi aqui sobre eles: http://www.taindopraonde.com.br/2015/10/mercados-de-natal-berlim-alemanha-weinachten-markt-christmas-market.html

      Excluir
  2. Náo conhecia a região de Harz e já amei! Que lugar mais fofo! E saber que tem essas delícias locais pra gente experimentar só me faz querer conhecer ainda mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheci pouquinho só, não vejo a hora de voltar e explorar mais cidades da região!

      Excluir
  3. Que encanto de cidade na Alemanha! Fico imaginando um festival das bruxas na região de Harz, deve ser um tanto quanto peculiar participar, aliás eu adoraria. O tempo para chegar até lá demora mesmo, mas pelo teu post, acho que vale a pena o trajeto longo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É facil resolver isso dormindo na região né? Ao invés de um dia só como eu fiz...

      Excluir
  4. Com uma região tão bonita dessas, tendo um pouco mais de tempo, vale a pena explorar Harz com calma, fazendo a pernoite que vc indicou. Mas, aqui pra nós, Quedlinburg é uma das mais fofas, mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe pois eh. Não tinha mto tempo então foquei na mais fantástica de todas! Mas quero voltar pra explorar as outras ainda!

      Excluir
  5. Tenho uma paixão sobrenatural pela Alemanha. Estive em Darmstadt algum tempo e amei cada cantinho daquele lugar. Voltaria fácil!

    Só frio que acaba com meu juízo.

    Bom post. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha nessa viagem aí eu fui no outono, frio suportável ainda. Estive em Frankfurt por um mês, pertinho de Darmstadt, mas acredita q não conheci a cidade?

      Excluir
  6. cidades bem bonitinhas né! estava querendo visitar wenigerode mas o tempo não colaborava, lá tem um castelo maravilhoso! é uma regiao pouco explorada mas q vale a pena

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho sobrenome Harz fico feliz em saber dessa cidade linda ❤

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.