quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Vale a pena comprar o Trier Card, o Luxemburg Card ou o Heidelberg Card?

ATUALIZADO MAIO/2020

Quando fui fazer meu intercâmbio em 2014 na Alemanha, tive a oportunidade de visitar lugares lindos como Luxemburgo, Trier e Heidelberg. Já escrevi bastante sobre esses lugares aqui no blog - é só clicar no nome das cidades para  ler todos os posts! Nos 3 casos, utilizei passes para descontos em atrações e transporte público e conto aqui alguns detalhes sobre eles!

Grund (cidade baixa) visto da Corniche - Luxemburgo
Grund (cidade baixa) visto da Corniche - Luxemburgo

praça Hauptmarkt em Trier
praça Hauptmarkt em Trier

Heidelberg vista do Philosophenweg
Heidelberg vista do Philosophenweg



Está procurando transporte entre os aeroportos de Frankfurt e Luxemburgo (ou Trier?) - siga as dicas deste post!



Trier Card


Incluindo transporte dentro da cidade e desconto na entrada de diversas atrações e tours, o cartão para atrações turísticas de Trier é muito válido, uma vez que a cidade é cheia de atrações pagas interessantes (para quem curte história e ruínas romanas) e você pode economizar um monte nas entradas. Caso você esteja hospedado em uma boa localização, o transporte dentro da cidade não é tão necessário pois o centro histórico é facilmente percorrido a pé - somente para ir e voltar da estação com malas (sem malas é tranquilo ir a pé). Custa só 9,90 euros e dura 3 dias! Uma pechincha! Existe um passe para famílias também. O escritório de turismo da cidade fica ao lado da famosa Porta Nigra.

Veja aqui sugestão de roteiro para 1 ou 2 dias em Trier, a cidade mais antiga da Alemanha!


passes de atrações em Trier
Recomendo demais o Rheinisches Landesmuseum Trier para quem curte o período romano. O walking tour pelo centro de Trier conduzido pelo escritório de turismo da cidade é muito interessante e tem desconto com o passe! Acabei não utilizando o ônibus hop-on, hop-off porque o centro é compacto e não queria depender dos horários dele. Só cortei uma atração que era um pouco mais longe - a Barbarathermen, que teria visitado se tivesse utilizado o ônibus e/ou tivesse mais tempo.



Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa









Heidelberg Card


Custando de 13 a 17 euros (com validade de 1 a 4 dias), o cartão para descontos em atrações de Heidelberg é super válido! Vejam aqui todas as informações em detalhes - existe também uma versão para famílias. A estação principal de trem fica longe do centro histórico e do acesso para o castelo então você já tem que pegar um ônibus nesse trajeto - o transporte dentro da cidade está incluso no cartão. A estação Heidelberg Altstadt também não fica perto... Além disso, o cartão inclui o bondinho para subir ao castelo e a entrada no mesmo! Não precisava de mais nada para valer a pena! Mas ainda tem entrada em museus, descontos em walking tours e muito mais! O escritório de turismo fica logo em frente à estação de trem, então você pode comprar o passe logo que chegar e já utilizar o ônibus até o centro!

Roteiro para 1 ou 2 dias em Heidelberg (recomendo ficar 2 dias)!

Castelo de Heidelberg visto do Philosophenweg
Castelo de Heidelberg visto do Philosophenweg

Leia aqui como foi comprar um chip local alemão para usar internet na Alemanha!


Ponto de partida do bondinho e entradas em Heidelberg
Ponto de partida do bondinho e entradas em Heidelberg

detalhes do Castelo de Heidelberg
detalhes do Castelo de Heidelberg

Dica de hospedagem barata em Heidelberg pertinho do bondinho para o castelo!



Para chegar a Heidelberg, Trier ou Luxemburgo e circular entre as cidades, você pode alugar um carro, utilizar os trens alemães ou aproveitar os ônibus baratos (Flixbus).




Luxembourg Card



Válido de 1 a 3 dias, de 13 a 28 euros (passe individual - consultar opções para famílias), o cartão oferece descontos em diversas atrações, entre elas as famosas casamatas de Bock e oferecia transporte dentro de todo o Grão-Ducado de Luxemburgo quando eu fui!!! Desde 2020, todo o sistema de transporte público pelo país é de graça para moradores e turistas! Aliás, as atrações incluídas no passe não são somente na capital, mas no país inteiro!

Grund (cidade baixa) visto da Casamata de Bock - Luxemburgo
Grund (cidade baixa) visto da Casamata de Bock - Luxemburgo

Roteiro para 1 dia em Luxemburgo! Fique mais um dia e inclua o maravilhoso castelo de Vianden (abaixo) no roteiro!


castelo de Vianden, interior de Luxemburgo
castelo de Vianden, interior de Luxemburgo

Dica de hospedagem na frente da estação central de Luxemburgo!


entradas e cartão de desconto em Luxemburgo
Entradas e cartão de desconto em Luxemburgo. O pessoal do Visit Luxembourg também tem um cartão de 30 dias para você usar internet wi-fi em diversos pontos da cidade - foi o que me salvou porque o meu chip alemão não funcionava em Luxemburgo.


Geralmente não gosto dos passes que dão somente descontos - prefiro os que você paga e tem diversas atrações 100% incluídas, mas aparentemente todas as cidade da Alemanha e Luxemburgo tem passes somente para descontos e funcionam bem. Incluir o transporte pode ser muito útil e a economia é ainda mais essencial em caso de famílias e/ou tempos de crise como agora em 2015.

O blog "Ta´indo pra onde" contou com apoio do Visit Luxembourg (escritório de turismo do país), Visit Heidelberg e do Tourist Information Trier, escritórios de turismo das cidades, mas as opiniões contidas neste post são independentes.  O blog não recebe nenhuma comissão indicando os passes deste post. Preços de 2015.

12 comentários:

  1. A flexibilidade desses cartões é excelente! Eu sempre tento fazer uma maratona de atrações pagas e de museus nos dias que pego esses cartões para fazer valer a pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe eu tb tenho essa estratégia quando tenho mais tempo no lugar. Bjs!

      Excluir
  2. Dicas anotadas!! Que sonho.
    Adorei o post e todos o detalhes :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou suspeita pra falar porque amo construções históricas, castelos e etc, mas não tem como não se apaixonar por esses 3 lugares!

      Excluir
  3. Oi Fer, que boas dicas. Quando estive em Lux foi só por 1 dia e meio e acabei não comprando o card e nem pesquisando muito a respeito. Como a casamata estava fechada pretendo voltar um dia para mais uma visitinha rápida! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já emenda na sua viagem pra Alemanha, que vc tem que ir depois dos meus posts hehehe.

      Excluir
  4. Amei esses lugares! Sério mesmo! E achei uma boa ideia esses cartões com desconto nas viagens e nas atrações. Ótima dica!

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre adoro esses cartões!! Adorei o post, as cidades são lindas, deu muita vontade de conhecer!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São maravilhosas Ana!!! Passei mais de 2 meses viajando por Luxemburgo e Alemanha e esse post é sobre 3 dos lugares mais lindos!

      Excluir
  6. Adorei essas dicas!!!
    Luxemburgo é difícil de achar dicas, então as duas foram excelentes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, ainda vai pouca gente pra lá, mas o lugar é lindo e super vale a pena!! Bjs!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.