domingo, 23 de agosto de 2015

2o Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem em São João del Rei (MG)

Semana passada participei do meu 2o encontro de blogueiros de viagem e fui para São João del Rei (MG) pela terceira vez! Foi fantástico dedicar mais tempo a essa cidade que até então sempre recebia pouca atenção nas minhas viagens e principalmente rever e conhecer outros blogueiros de viagem!

2o Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem, estação de Tiradentes-MG
Todos os participantes do 2o Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem na estação em Tiradentes! Foto: Maurício, Trilhas e Aventuras

Já contei aqui da minha primeira vez na cidade, quando fiquei somente algumas horas em um feriado prolongado (4 dias) com a turma da faculdade. Na segunda vez, me hospedei em Tiradentes e fiz somente um passeio de maria-fumaça e um tour rápido por São João del Rei. Vejam o roteiro para uma semana nas cidades históricas de Minas!




Sexta-feira, primeiro dia


O encontro começava oficialmente às 19h, com uma visita à loja da Imperial Estanhos, onde fomos super bem recebidos e pudemos aprender sobre a fabricação das peças lindas e únicas. A cidade de São João del Rei é a única que produz peças de estanho no Brasil! Seguimos para uma conversa na sede da agência de receptivo Rumos em Rotas, que foi parceira do evento em diversas atividades. Além de conversar sobre a cidade e os próximos passeios, experimentamos queijo, cachaça e o famoso tijucano (quem acompanha o Instagram já aprendeu o que é isso)! A noite terminou em um restaurante/pizzaria na frente da linda Igreja São Francisco de Assis!

produtos em estanho da Imperial Estanho - São João del Rei - MG
produtos em estanho da Imperial Estanho

Igreja São Francisco de Assis - São João del Rei - MG
Igreja São Francisco de Assis - São João del Rei - MG (claro que a foto é de outro dia!)


Sábado, 2o dia


Os últimos participantes que viajaram de madrugada chegaram e todo mundo acordou cedo para assistir às palestras da Cris (Dentro do Mochilão) e do Fábio (Intrip) na sala de eventos do Garden Hill Hotel e Golfe e almoçamos por lá também (aproveitei e matei a saudades do frango com ora-pro-nóbis!).

Instagram do blog "Tá indo pra onde?"
Já estão seguindo o Instagram do blog???

Infelizmente, o tempo era curto e corremos para a estação ferroviária da cidade para pegar a maria-fumaça com destino a Tiradentes! Estava louca para voltar a essa cidade maravilhosa! Em menos de 1h, já estávamos caminhando pelas ruazinhas lindas em um tour guiado pela Rotas em Rumos. Revi várias igrejas, comprei doces, não consegui entrar no Museu do Padre Toledo mais uma vez e não tive tempo de entrar nem em metade das lojinhas que queria! Sempre tem um motivo para voltar!



À noite, de volta em São João del Rei, a programação era só às 21h, mas eu, a Gabi e a Bruna aproveitamos para dar uma volta na cidade e jantamos com as Freitas e o casal Coisos antes do espetáculo noturno Lendas São Joanenses. Vou dar detalhes sobre ele em outro post, mas já adianto que adorei! Para os sobreviventes, a noite ainda continuou em um barzinho (O Bistro).

Lendas São Joaneneses - São João del Rei - MG
Um pouquinho do espetáculo pelas ruas de São João del Rei

Domingo, 3o e último dia


A programação opcional era a missa com canto gregoriano na Igreja São Francisco de Assis, mas pouquíssimos acordaram a tempo e a maioria (eu inclusive) só se encontrou na saída para a Serra do Lenheiros. Fizemos um trecho até que curto de caminhada (mas a subida era matadora para os joelhos de pessoas de perna curta como eu!) e logo chegamos às pinturas rupestres e a uma visão linda da região!


Serra do Lenheiro - São João del Rei - MG
A vista lá do alto e algumas pinturas rupestres que vimos na caminhada


Famintos, seguimos para o almoço e finalização do encontro no centro de São João, no premiado restaurante Dedo de Moça, com direito a banana da terra com geleia de pimenta, fondue mineiro, acarajé mineiro e filé com o delicioso queijo Catauá, produzido na região.

restaurante Dedo de Moça em São João del Rei - MG
Um pouquinho da maravilhosa comida mineira do fim de semana - almoço de despedida no restaurante "Dedo de Moça" - em sentido horário: canapé de banana da terra com geleia de pimenta, acarajé mineiro, queijo Catauá e fondue mineiro!

Como meu ônibus para Campinas era só às 21h, ainda andei um monte pela cidade na companhia da Bruna e tivemos tempo de tirar algumas fotos mais.

São João del Rei - MG
Em sentido horário - Solar dos Neves, Igreja do Rosário, Ponte da Cadeia (com a "praia", a Prefeitura e a Secretaria da Fazenda) e o Chafariz da Legalidade


O encontro organizado pelo Antônio do blog Retrip não poderia ter sido melhor! Todo mundo já está esperando pelo 3o encontro de inverno (dessa 2a vez nem fez frio de verdade!). Agradeço ao apoio da Pousada Paço do Lavradio.


logo 2o Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem em São João del Rei

Blogs participantes do encontro

Parceiros do evento

Um agradecimento especial aos parceiros que acreditaram no evento Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem de São João del Rei /Tiradentes:



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

4 comentários:

  1. Foi um encontro muito inspirador esse! Que venha o próximo! :)

    ResponderExcluir
  2. Ótimo encontro. Excelente oportunidade de conhecer gente interessante.....espero que da próxima vez seja com mais tempo. Foi um prazer recebê-los na Imperial Estanhos. Adorei o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente que agradece a oportunidade! Das outras vezes, passei correndo em São João, mas dessa vez, finalmente posso dizer que conheci e gostei da cidade! Obrigada!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.