quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Dicas para curtir o lindo pôr do sol de Porto Alegre!

Confesso que até pouco tempo atrás, eu não ligava muito para observar e tirar fotos do pôr do sol, mas nos últimos meses presenciei um mais lindo que o outro e venho prestando mais atenção. Quando fui para Porto Alegre no começo do mês para o TchÊncontro, claro que o pessoal queria admirar um dos pores de sol mais conhecidos do Brasil logo no primeiro dia. No último dia do encontro fizemos um passeio de barco no Lago Guaíba (ou rio Guaíba como é popularmente conhecido) e o pôr do sol foi um fechamento lindo para o encontro! Não fiquei muitos dias na cidade então não pude testar todas essas dicas sobre onde ver o pôr do sol em Porto Alegre, mas seguem aqui 2 dicas que super recomendo:


Onde ver o pôr do sol em Porto Alegre
Pôr do sol é atração em Porto Alegre





Pôr do sol na Usina do Gasômetro


Pôr do sol em Porto Alegre - Usina do Gasômetro






A Usina do Gasômetro (clique no link para ler mais sobre ela) já é um ponto tradicional na cidade para ver o pôr do sol. Na 6a feira que estive ali, ela estava cheia de pessoas curtindo o momento, uma bandinha tocando, alguns barcos e jet skis passando pelo Guaíba e até famílias que foram ali fazer fotos especiais. 

Pôr do sol em Porto Alegre - Usina do Gasômetro

Pôr do sol em Porto Alegre - Usina do Gasômetro


A chaminé de 107m construida em 1937 se destaca na paisagem de vários pontos da cidade. A antiga usina de energia de 1928 não está mais em funcionamento desde 1974 e o local tombado em 1982 virou um centro cultural. Para seguir a programção, curta a página do facebook. Ali perto existem várias barraquinhas que vendem suco, churros, água de coco, paletas etc.


Pôr do sol em Porto Alegre - Usina do Gasômetro

Pôr do sol em Porto Alegre - Usina do Gasômetro


A região passou por uma reformulação recente e abriu durante a pandemia o "Cais Embarcadero" - veja abaixo:







Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required



Pôr do sol em um barco pelo Guaíba


O rio Guaíba (também conhecido como Lago Guaíba) é alimentado pelos rios dos Sinos, Jacuí, Gravataí e Caí e apresenta uma rica biodiversidade. Sua bacia hidrográfica ocupa cerca de 30% do território gaúcho!

Na programação inicial do TchÊncontro, não havia o passeio de barco, mas o pessoal do Porto Alegre Convention conseguiu ingressos para todos nós de último hora e eu que adoro passeios de barco, amei a ideia! Fizemos o passeio com a empresa Cisne Branco, que sai pertinho do Mercado Público, do Cais do Porto. Atrás do mercado, é só descer uma escada, atravessar o túnel e você já estará no cais. A saída do barco é ali em frente e não confunda com o barco que faz a travessia para outras cidades que sai dali do lado! A estrutura de embarque está precária (a área será/está sendo revitalizada) e não existe banheiros por ali (mas dentro do barco tem!).

pôr do sol no Guaiba em Porto Alegre - passeio de barco
O cais, o local de venda de ingressos e o barco

pôr do sol no Guaiba em Porto Alegre - passeio de barco
Achei linda essa mistura de prédios novos com os prédios antigos do cais!

pôr do sol no Guaiba em Porto Alegre - passeio de barco
A Usina do Gasômetro vista do Guaíba

O barco não é rápido e não senti balanço nenhum. Existe uma narração em português, inglês e espanhol e até trilha sonora gaúcha! Não sabia que existiam tantas músicas falando sobre Porto Alegre! O legal com certeza é sentar na parte de cima que é aberta e portanto não recomendo o passeio em dias muito frios (ou com chuva!).

pôr do sol no Guaiba em Porto Alegre - passeio de barco


O passeio dura cerca de 1 hora e passa por diversas ilhas do Guaíba, onde muitas pessoas mais ricas tem casas de veraneio. No barco existe um bar e é possível comprar bebidas e petiscos. Veja os horários e preços aqui. Nós fizemos o passeio das 16h30 de um domingo (não sei se ainda são os mesmos horários).


pôr do sol no Guaiba em Porto Alegre - passeio de barco


pôr do sol no Guaiba em Porto Alegre - passeio de barco
A Ponte do Guaíba ou Ponte Getúlio Vargas

pôr do sol no Guaiba em Porto Alegre - passeio de barco

pôr do sol no Guaiba em Porto Alegre - passeio de barco


A Clarissa do Viagem e Viagens fez o mesmo passeio com outra empresa, que sai da Usina do Gasômetro.

Encontrei na internet este site que indica o horário do pôr do sol (e nascer também) em determinada data em vários lugares do Brasil e do mundo. Lembrando que viajei no fim de julho/início de agosto, mas estava muito calor. Todos esses fatores podem influenciar na posição e cores do sol. O passeio de barco foi cortesia, mas as opiniões aqui no blog são independentes.

Para se locomover em Porto Alegre, a melhor opção é de Uber.





Caso precise alugar um carro para fazer se locomover em Porto Alegre, alugue através da Rentcars, uma de nossas parceiras! Você não paga nenhum centavo a mais e colabora para o blog se manter! No site da Rentcars, é possível comparar preços de aluguel de carro em diversas locadoras. Obrigada!


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

15 comentários:

  1. A brincadeira preferida do porto-alegrense é clicar a despedida do sol, na orla. Do Gasômetro até Ipanema, passando pela prainha do Iberê. Quando voltares, te levo para experimentar novos ângulos e cores, pois elas variam de acordo com as estações do ano - do vermelho ao laranja! Adorei, Fê! BjO!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que adorei o comentário!!! E com certeza voltarei pra ver a diferença em outras épocas do ano!!! bjs!

      Excluir
  2. Ótimo post só sobre essa beleza de POA !
    beijocas

    ResponderExcluir
  3. Ahhhhhhhhhhhhhh é o que mais gosto de fazer por lá! Nada melhor do que curtir este por do sol! Um dos mais lindos do Brasil, na minha opinião nada imparcial! hahahah Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha mas o pôr do sol foi eleito mesmo um dos melhores programas de Porto Alegre!!!

      Excluir
  4. Com certeza, os melhores lugares de se ver o pôr-do-sol em Porto Alegre são próximos à orla ou nos morros. Pena que, hoje, a segunda opção não é muito segura. Fico feliz que você tenha conseguido pegar belas imagens!

    ResponderExcluir
  5. Que demais!
    Amo pôr-do-sol, acho maravilhoso. E essas fotos estão demais!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Uau!!! Adorei ambas as dicas para o pôr-do-sol! :)
    Acredita que não pegamos nenhum em nossa visita na cidade? Vou ter que voltar :P

    ResponderExcluir
  7. Amo ver e fotografar por do sol. Tenho várias fotos lá no blog. Amei esse de POA e visto do barco deve ser ainda mais bonito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora vc tem que ver o por do sol em Porto Alegre!!! É liindo!!!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.