quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Cidades Históricas de Minas - Dia 6 - São João del Rei e Tiradentes

Acordamos cedo para o passeio de maria fumaça até São João Del Rei. Durante o passeio temos vistas legais da região, mas o mais legal mesmo é ver o trem sendo manobrado na estação, então mesmo que você não vá pegar a maria fumaça, se informe dos dias e horários e esteja na estação para curtir esse momento.

estação em Tiradentes

Chegando em São João del Rei, pegamos a van do passeio que tínhamos contrato no dia anterior (no total eram umas 3 ou 4 vans fazendo o tour mais ou menos juntas, mas um ônibus seria muito grande para andar na parte histórica da cidade) e passamos pela Igreja Nossa Senhora do Carmo, Igreja Nossa Senhora do Rosário e Solar dos Neves (da família de Tancredo Neves), com um guia explicando sobre a história da cidade e as construções.

Igreja Nossa Senhora do Carmo

S. J. del Rei

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Solar dos Neves

rua das casas tortas
Rua Santo Antônio, a "rua das casas tortas"

Seguimos então para a Igreja São Francisco de Assis e o cemitério logo atrás, onde está enterrado o político mais ilustre da cidade. A praça da igreja é bem bonitinha, mas não tivemos tempo de explorá-la. Dentro da igreja, tem um famoso lustre de cristal Bacarat, mas infelizmente não saiu legal em nenhuma foto. Ali do lado da igreja, tem uns vendedores ambulantes, que foi onde conseguimos comprar os postais e imãs de geladeira mais bonitos do que no centro histórico.

praça em frente à Igreja São Francisco de Assis

Igreja São Francisco de Assis

túmulo do Tancredo Neves

Seguimos então (já com fome rs) para uma fábrica de objetos de estanho, que era mais cara do que diversas lojas em Tiradentes. Como tivemos tempo de dar uma olhada em Tiradentes antes, não compramos nada em São João del Rei. Essa estratégia é muito comum em tours do tipo, para garantir uma comissão aos guias. Mas pelo menos pudemos observar o processo de fabricação de algumas peças, sendo que o estanho é muito importante para a economia da cidade.

De volta a Tiradentes, almoçamos tarde no Mineiríssimo no Largo das Forras, um restaurante super simples, onde aproveitei e pedi o prato mais típico da região, frango com ora-pro-nóbis (uma verdura bastante comum por lá). Passamos pela Igreja Nossa Senhora do Rosário, bem em frente à antiga cadeia pública - que se transformou em no Museu de Arte Sacra, mas estava fechado durante toda a nossa viagem (e pelas minhas pesquisas na internet, continua fechado. Se alguém souber, favor informar nos comentários). Passamos pela Câmara Municipal, Rua da Câmara e Largo do Ó, entrando e saindo de várias lojinhas, docerias, etc.

Igreja Nossa Senhora do Rosário

antiga cadeia pública

Rua da Câmara

Matriz de Santo Antônio
deixamos para entrar na igreja principal em outro dia

Atrás do nosso hotel, tinha um caminho de pedra feito por escravos e fizemos um passeio por lá também. Passamos em frente ao Museu Padre Toledo, que eu queria muito visitar, mas poucas semanas antes da viagem tinha sido interditado porque uma parte do teto havia desabado e estava fechado para restauração, que pena! Nessa casa aconteceram várias reuniões dos inconfidentes! Segundo minhas pesquisas essa semana na internet, já reabriu! Se alguém aí souber, favor informar nos comentários.

Poço da Matriz ou Poço dos Escravos

Tiradentes

Museu Padre Toledo

Jantamos no famoso "Tragaluz" e foi muito bom, mas mais detalhes sobre isso depois.

Ver tarde em Tiradentes num mapa maior

Caso precise alugar um carro para conhecer a região de Ouro Preto e Tiradentes, alugue através da Rentcars, uma de nossas parceiras!

Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!