quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Roteiro para Cidades Históricas em 4 dias/1 feriado

Quando estava na faculdade de Turismo, o professor de História organizou uma excursão para a região  das Cidades Históricas mineiras emendando um feriado. Saímos de Campinas na 4a feira a noite e chegamos 5a feira cedinho em Tiradentes. Depois do café da manhã, fomos passear no centro histórico, mas não lembro muita coisa além das casinhas simpáticas, a Matriz de Santo Antônio e o Chafariz de São José.
Seguindo para São João del Rei, visitamos a Igreja São Francisco de Assis e o cemitério, almoçamos e depois visitamos o centro histórico e a Matriz Nossa Senhora do Pilar. Fomos para Congonhas, onde fica o Santuário e Igreja Bom Jesus dos Matosinhos, com os profetas do Aleijadinho e as capelas dos passos.

São João del Rei

São João del Rei

São João del Rei

Congonhas

Congonhas

Congonhas
Em 2001, não tinha nenhum profeta sendo restaurado!

Chegamos à noite em Ouro Preto, onde nos hospedamos em um albergue bem na lateral da Igreja São Francisco de Assis, a mais famosa da cidade. Pelo que andei pesquisando pela internet essa semana, esse albergue nem existe mais. Se alguém tiver informações mais precisas, escreve aí nos comentários. O nosso grupo encheu o albergue! Na 6a feira, passeamos por Ouro Preto: Igreja São Francisco de Assis, Museu da Inconfidência, Casa dos Contos e Matriz Nossa Senhora do Pilar, entre outras igrejas.

Ouro Preto
Tirei essa foto em 2011 do prédio que eu acho que era o albergue

Ouro Preto

Ouro Preto

Ouro Preto

Ouro Preto
eu gostava de tirar fotos tortas! rs

No sábado, fomos até o Santuário do Caraça, onde fizemos trilhas, passamos por cachoeiras, almoçamos e conhecemos o conjunto arquitetônico: igreja, museu, catacumbas, calvário, mirante etc. A Cyntia, do blog Fragata Surprise, tem dicas legais sobre o Caraça.

Caraça

Caraça

Caraça

No domingo, fomos para Mariana. Conhecemos a Mina da Passagem, a Igreja São Francisco e o museu arquidiocesano. Ouvimos também o concerto do órgão na Sé. Depois do almoço, pegamos a estrada de volta para Campinas e chegamos tarde da noite na faculdade.

Mariana

Mariana

Mariana

O professor organizou tudo bem baratinho para o máximo de alunos conseguirem ir e foi muito legal! Só comemos em locais simples e o albergue em Ouro Preto era super bem localizado! Tínhamos guia local em todas as cidades que visitamos, o que é super essencial em um tour corrido como esse. O ponto negativo foi ter que andar da rodoviária até o albergue carregando as malas porque ônibus grandes não podiam entrar na parte histórica da cidade e claro, a falta de tempo para conhecer a fundo as cidades.

Apesar de achar que o ideal seria ficar uma semana na região, melhor um feriado de 4 dias do que nada, não é? Mas se você for somente em um feriado, não tenha a expectativa de ver tudo!

A maioria das fotos deste post são da viagem de 2011, dá muito trabalho digitalizar fotos da época de máquina de filme! Isso sem contar, que a maioria está muito ruim ou aparece o grupo inteiro! rs

Quem quiser dicas mais específicas, inclusive de onde se hospedar e onde comer (e onde não comer) na região (Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, São João del Rei e Congonhas), leia os posts sobre a viagem de 2011, que passei 1 semana na região!


Caso precise alugar um carro para conhecer a região de Ouro Preto e Tiradentes, alugue através da Rentcars, uma de nossas parceiras!






Você já curte nossa fanpage no Facebook, já segue o nosso Twitter, o nosso Instagram e o Google+?

6 comentários:

  1. Olha só, você estava bem pertinho da mim! >< Moro em Cons. Lafaiete, à uma meia hora de Congonhas =p

    Beijinhos
    http://blog-littleb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelos comentários no meu post sobre o mosteiro da batalha.... :)
    Passando por aqui encontrei dicas da minha viagem de fim de ano!!!!

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que o blog está ajudando! Se tiver sido esse post aqui, não deixe de ler os outros sobre as cidades históricas: http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/10/post-indice-cidades-historicas-de-minas.html

      Excluir
  3. De quanto sairia esse pacote pra dezembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosangela, o "Tá indo pra onde?" não é uma agência de viagem ou operadora, mas sim um blog de viagem. Não vendemos pacotes.

      Excluir