terça-feira, 10 de agosto de 2021

[Viajando na História] O mês de Janeiro na História

Alguns meses atrás comecei a postar sobre algumas datas históricas e monumentos lá no Instagram e  mensalmente estou fazendo um resumo aqui no blog, que continuo com este post de hoje: acontecimentos e pontos turísticos relacionados ao mês de Janeiro ao longo dos anos! História sempre foi a minha matéria preferida na escola e não é à toa que destinos históricos sempre estão entre os meus preferidos. Para qualquer lugar que eu vá, eu pesquiso sobre a História do local/país antes e durante a viagem. Acredito que não faz nenhum sentido você se deslocar até o outro lado do mundo para tirar uma selfie na frente de um monumento sem ter a mínima ideia do porquê aquele se tornou um monumento importante/famoso, por exemplo.


Alhambra, Granada, Espanha
Pátio dos Leões no interior da Alhambra, Granada (Espanha)



Fora que dá um outro sabor para as viagens quando você entende de onde vieram os nomes das ruas/praças/bairros/estações de metrô etc (por exemplo Avenida 9 de Julho em São Paulo ou estação de metrô Oranienburger Tor em Berlim). É muito mais gostoso ir embora de um lugar entendendo o que viu ao invés de simplesmente ter passado para cumprir tabela ou riscar da listinha de "obrigações".


Nascimento de Mozart, em Salzburg
Estátua de Mozart em uma praça de Salzburg


Pensando em explorar mais esse aspecto das viagens aqui no blog, inventei a #ViajandonaHistoria lá no Instagram no blog e desde abril/2020 estou postando sobre diversos momentos históricos e locais que se tornaram pontos turísticos. Mensalmente vou trazer essas informações para o blog, mas é claro que estes posts não tem a intenção de ser algo definitivo sobre o tema - são milhares de acontecimentos importantes todos os dias pelo mundo e vou focar naqueles que acho mais relevantes no geral e somente nos destinos que já são tratados aqui no blog. Em janeiro, falamos de Nova York, Granada, Londres, Auschwitz, Romeu e Julieta, Mozart e das Cataratas do Iguaçú!



Aqui no blog já são dezenas de posts aprofundando sobre diversos aspectos históricos dos destinos por onde passei!




Abertura da Ellis Island em Nova York


No dia 01 de janeiro de 1892 foi aberta a Ellis Island para receber os imigrantes em Nova York. O local foi a porta de entrada de mais de 12 milhões de estrangeiros nos Estados Unidos durante seu funcionamento até 1954. Estima-se que 40% dos americanos de hoje tem pelo menos um parente que passou por lá. É uma ilha pequena, perto da ilha onde está a Estátua da Liberdade e é possível visitar os 2 lugares no mesmo dia e mesmo tour de barco, como contei que fiz aqui. No saguão do centro de imigrantes da Ellis Island, os estrangeiros passavam por inspeções médicas e legais para determinar se poderiam realmente entrar nos EUA. Ali foram gravadas algumas cenas legais do filme "Hitch".


Estátua da Liberdade em Nova York

Estátua da Liberdade em Nova York

Abertura da Ellis Island em Nova York



Manhattan vista da Estátua da Liberdade
vista de Manhattan voltando da Estátua da Liberdade em 2012



Reconquista de Granada (Espanha)


No dia 2 de janeiro de 1492, os Reis Católicos Fernando e Isabel e seus exércitos conquistaram a cidade de Granada e o complexo da Alhambra, que era o último enclave ainda em poder dos mouros. A parte sul da Península Ibérica foi ocupada por muçulmanos desde o século VIII e os espanhóis estavam tentando recuperar seus territórios fazia algum tempo. Os mouros tiveram que se converter ao catolicismo ou sair do país, mas muito de sua cultura, arquitetura e conhecimentos persiste em Granada até hoje! Além da Alhambra que merece no mínimo uma tarde de visita, tem muito o que se ver e fazer na cidade andaluza - eu passei 3 meses estudando na cidade em 2006 e aproveitava as tardes e finais de semana para conhecer a cidade e a Andaluzia.

Para quem quer ter um gostinho dessa História toda, recomendo a série "Isabel", que está na minha lista de séries de ficção histórica para aprender sobre diversos países. Já publiquei aqui no blog um super roteiro pela Espanha da Rainha Isabel de Castela. PS: o casal real mais famoso da Espanha está enterrado em Granada, em uma capela liiinda!


Alhambra, Granada, Espanha

Alhambra, Granada, Espanha

Reconquista de Granada (Espanha)
Cena da série "Isabel", mostrando os Reis Católicos entrando na Alhambra, após conquistar a região dos árabes




Inauguração do metrô de Londres


O metrô de Londres foi inaugurado em 10 de janeiro de 1863 - o primeiro metrô do mundo! No começo do século XIX, as ruas de Londres já estavam super congestionadas de carroças, charretes, carruagens etc. O criador do trem subterrâneo, Charles Pearson, sugeriu que a única maneira de resolver o problema seria passando o transporte coletivo para viadutos ou por baixo da terra. As obras do metrô deixou cerca de 12 mil londrinos pobres sem moradia. Como ainda não havia sido inventada a energia elétrica, os trens subterrâneos começaram sendo movidos a vapor. O trecho principal, entre Paddington e o centro, tinha 6,5 quilômetros. O transporte por baixo da terra se mostrou eficiente, foi aumentado e copiado por outras metrópoles como Paris, Budapeste e Berlim.


metrô de Londres
Sherlock Holmes na decoração da estação Baker Street em Londres


Inauguração do British Museum em Londres


O incrível Museu Britânico foi fundado em 1753 e abriu suas portas em 1759, inspirado por ideais e valores do Iluminismo. No começo, reunia a coleção do médico e primeiro presidente do museu, Sir Hans Sloane. O antigo prédio foi demolido para a construção do prédio atual, projetado em 1823. Foi concluído em 1852 e hoje abriga um dos mais ricos acervos sobre a história da humanidade. O Grande Hall (foto abaixo) projeto pelo escritório de Norman Foster foi aberto em 2000. Tive o prazer de visitar uma dos mais renomados museus do mundo em 2010 e contei aqui no blog. Destaque para a parte egípcia (como sempre) e a Pedra de Roseta (mais abaixo).


British Museum em Londres

British Museum em Londres






Nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart


No dia 27 de janeiro de 1756, nasce em Salzburg, na Áustria, o músico Wolfgang Amadeus Mozart. Um dos austríacos mais conhecidos no mundo, Mozart é um dos principais nomes mundiais na música clássica. É possível visitar a casa onde nasceu no centro da cidade, que parece saída de um conto de fadas! Aqui contei como foi o meu único dia na cidade (fiz um bate-volta saindo de Munique), suficiente para conhecer a fortaleza no alto do morro com vista pra cidade, a casa do Mozart, andar pelo centrinho fofo e também conhecer o jardim de uma mansão que serviu de cenário para "A Noviça Rebelde"! Aproveite também para comer o "chocolate do Mozart", souvenir mais famoso da cidade.


Nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart
Fachada da casa onde Mozart nasceu na Áustria - é possível visitar por dentro


chocolate do Mozart
Mozartkugeln - chocolate do Mozart


Salzburg, Áustria

Salzburg, Áustria

Salzburg, Áustria



Libertação do campo de concentração de Auschwitz, na Polônia


O campo de concentração de Auschwitz (nos arredores de CracóviaPolônia) foi libertado por tropas soviéticas em 27 de janeiro de 1945 e a data se tornou a comemoração oficial da libertação dos campos da Segunda Guerra Mundial e "Dia Internacional da Lembrança do Holocausto". O exército soviético encontrou em janeiro de 1945 ao menos sete mil sobreviventes na instalação, gravemente feridos e doentes. Esse foi o resultado de uma política de morte estabelecida pelos nazistas que enviavam os judeus (e outros "desafetos") para campos de concentração, onde morriam de fome, frio, exaustão, em experiências médicas ou na câmara de gás.

“Lembrar é condição para um futuro melhor de paz e fraternidade”, afirmou o Papa Francisco, líder da Igreja Católica. “Lembrar é necessário porque essas coisas [como o Holocausto] podem acontecer novamente.” Auschwitz foi o 3o campo de concentração que visitei (depois de Dachau em Munique e Sachsenhausen em Berlim), além de incontáveis museus, exposições, memoriais e o esconderijo da Anne Frank em Amsterdã, mas ainda assim quero visitar outros lugares do tipo. 
A última foto é a mais chocante de todas - já aviso para os mais sensíveis pararem antes. 



Leia aqui todos os posts sobre a Polônia e todos os posts sobre Cracóvia (a cidade ideal para você dormir para conhecer Auschwitz) no blog!

Primeira apresentação de "Romeu e Julieta"


Acredita-se que a primeira apresentação de "Romeo e Julieta" tenha sido em 29 de janeiro de 1595. A peça de William Shakespeare foi oficialmente publicada no início de 1597, mas já tinha sido performada antes. Talvez a mais conhecida história de amor da humanidade, o romance impossível entre o casal Montequio e Capuleto se passa em Verona, cidade italiana gracinha! Na cidade, não deixe de visitar a Arena e a suposta casa de Julieta. Veja aqui dicas para um ou dois dias em Verona e também onde ficar e sobre o Verona Card.


A Verona de Romeu e Julieta
Suposta casa do Romeu

A Verona de Romeu e Julieta
Suposta casa da Julieta


Arena de Verona
Quando estive em Verona em 2016, a arena estava sendo preparada para um show.


Arena de Verona
Arena de Verona por fora



Para entrar no clima das peças de Shakespeare, você pode também visitar o Shakeapeare Globe Theatre em Londres ou até conhecer a belíssima cidade onde ele nasceu e morou, Stratford-upon-Avon, no interior da Inglaterra!


Shakeapeare Globe Theatre em Londres
 Shakeapeare Globe Theatre em Londres


Shakeapeare Globe Theatre em Londres

Shakeapeare Globe Theatre em Londres


Stratford-upon-Avon
cidade do Shakespeare - Stratford-upon-Avon

Stratford-upon-Avon
cidade do Shakespeare - Stratford-upon-Avon







Descoberta das Cataratas do Iguaçu


O conjunto de cerca de 275 quedas d´água dividido entre o Brasil (Paraná) e a Argentina foi descoberto pelos europeus em 31 de janeiro de 1542 pelo espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca. O parque nacional argentino foi criado em 1934 e o brasileiro em 1939. A área total de ambos os parques é de 250 mil hectares de floresta subtropical e é considerada Patrimônio Natural da Humanidade (desde 1984 o do Brasil e 1986 o lado da Argentina).

Atualmente, é o segundo local mais visitado por estrangeiros no Brasil. Em época de chuva, as Cataratas do Iguaçu chegam a ser a 3ª maior do mundo em volume de água, mas por conta de secas pode ficar bem vazia também (como em 2021).








Fontes: posts do blog, wikipedia, revistas Aventuras na História, instagram Um Dia na Históriasite On This Dayreportagem Deutsche WelleHistory.


Viajando na História] O mês de Janeiro na História




Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontopesquisar passagens aéreas, comprar chip de internet para usar no exterior, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

6 comentários:

  1. Concordo totalmente que estar diante de um prédio, monumento ou que quer que nos leve a estar em determinado lugar a turismo, sabendo sobre sua origem, história, fatos que o tornaram importante/ famoso é outra coisa. A viagem torna-se muito mais rica.

    ResponderExcluir
  2. Ah que legal que Romeu e Julieta foram encenados pela primeira vez no mês do meu aniversário!

    ResponderExcluir
  3. Sou fã desta sua série Viajando na História. Gostei em particular de saber sobre a Ellis Island, muito simbólica a abertura no primeiro dia do ano. E o mês termina em beleza, com a descoberta das cataratas... imagina o maravilhamento do espanhol ao encontrá-las!

    ResponderExcluir
  4. Que interessante saber mais sobre os fatos históricos do mês de janeiro. Não sabia essa da descoberta das Cataratas do Iguaçu! Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  5. Acompanhei suas postagens sobre acontecimentos históricos em vários meses e curti muito. Relembrar fatos marcantes que aconteceram em janeiro foi top.

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.